Uma vacina associada ou de componente único para coelhos contra MCM e VGBV é um medicamento que ajuda a prevenir surtos de doenças perigosas. É impossível proteger os animais de infecções e vírus. Até os insetos podem infectar coelhos. Depois de receber a vacina, os animais tornam-se imediatamente resistentes a um determinado vírus. A vacinação é realizada no máximo uma vez a cada seis meses.
Por que é usado para mixomatose?
Uma doença como a mixomatose é viral e pode levar à morte não apenas de um coelho, mas de toda a população. A taxa de mortalidade é superior a 70 por cento. Animais doentes podem ser curados se você começar a combater o vírus no estágio inicial. O melhor é prevenir o desenvolvimento da doença e vacinar-se. Não existe outro método para se salvar do vírus.
Um patógeno perigoso é transmitido por insetos sugadores de sangue, bem como por alimentos ou grama contaminados por roedores. Surtos de doenças são registrados na primavera e no verão. Um animal doente desenvolve exsudato purulento dos olhos e olhos lacrimejantes, e inchaços e nódulos vermelhos se formam na cabeça e nas orelhas. A carne de um animal infectado é impossível de comer, pois está repleta de novos crescimentos que causam nojo.
A única salvação da mixomatose é a vacinação obrigatória. Graças à vacinação, o coelho desenvolve uma forte imunidade ao vírus que dura muito tempo. Apenas os animais saudáveis são vacinados; os animais doentes são tratados ou enviados para abate.
Importante! Após a vacinação, os coelhos não contrairão mixomatose, mesmo que infectados, ou sobreviverão à doença sem complicações. A imunidade ao vírus é formada 3-7 dias após a vacinação. Nas primeiras semanas após a injeção, os coelhos domésticos sofrerão de uma forma leve de mixomatose.
Com que idade eles gastam?
O período recomendado para vacinação é de 28 a 45 dias após o nascimento. Os animais geralmente são vacinados na primavera. Você mesmo pode administrar a injeção ou levar seus coelhos a um hospital veterinário. É preciso ficar atento ao peso do pet. Os coelhos que ganharam mais de 500 gramas de peso vivo são vacinados.
Frequência de vacinação
Os coelhos são geralmente vacinados contra duas doenças perigosas: mixomatose (MM) e doença hemorrágica viral (VHD). As vacinações contra diferentes cepas são feitas alternadamente ou simultaneamente. Assim, existem vacinas mono (para um vírus) e associadas (para MKM + VGBV).
Esquema de vacinação associado:
- pela primeira vez - aos 45 dias;
- repita - após 2-3 meses;
- revacinação - a cada 5-6 meses até o fim da vida.
Esquema de monovacinação:
- aos 28-45 dias é administrada a primeira vacinação contra a VGBV;
- após 14 dias - vacinação contra mixomatose;
- após mais 14 dias - a vacinação contra a VGBV está assegurada;
- após mais 14 dias, a vacinação contra a mixomatose está garantida.
Repita o esquema de vacinação fracionada - após 2-3 meses. Revacinação com monovacina - a cada 6 meses (conforme cronograma 14 após 14). Você deve sempre começar com a vacinação contra a VGBV, pois esta é uma doença mais perigosa.
Importante! Se não houver surto epidêmico na área onde vivem os coelhos, a vacinação associada será realizada uma vez. O peso do animal deve ser de no mínimo 0,5 kg.
Tipos de vacinas
Existem três tipos de vacinas: monocomponente, complexa e associada. Existem diferentes opiniões sobre qual é o melhor. Geralmente compram a vacina que está disponível na farmácia. As preparações de vacinação devem ser armazenadas na geladeira a uma temperatura de +2...+4 graus.
Tipos de vacinas:
- componente único para doença hemorrágica viral;
- componente único para mixomatose;
- associado (de VGBK + MKM);
- complexo (de VGBK e MKM).
O associado é feito de cepas de dois vírus. A droga em si é uma substância seca porosa. O pó marrom claro é encontrado em pequenas ampolas de vidro ou frascos de capacidades variadas.Para realizar a vacinação, também é necessário adquirir solvente (solução de cloro sódico ou água para preparações injetáveis), seringas descartáveis, algodão e álcool para desinfecção. Uma ampola ou frasco é suficiente para vacinar vários indivíduos. O medicamento é denominado: Vacina associada ao VGBV + MKM.
A monovacina para mixomatose também é um pó seco vendido em ampolas ou frascos. A substância é diluída com solvente antes de ser injetada no animal. Tipos de medicamentos: Mixomatose Pokrov, Lapimun contra mixomatose.
A monovacina contra VGBV é uma suspensão incolor, pronta para uso. Tipos comuns: VGBK Pokrov, Lapimun contra doença hemorrágica de coelhos, Pestorin. Uma vacina complexa é uma embalagem que contém medicamentos de componente único contra MCM e VGBV. Uma caixa contém duas ampolas com vacinas contra duas doenças diferentes.
A vacinação com cada agente é realizada alternadamente ou simultaneamente (dependendo do tipo e das instruções). É proibido misturar medicamentos diferentes.
Regras para se vacinar
A forma de vacinar corretamente está escrita nas instruções de uso de cada vacina. O fato é que os medicamentos têm embalagens e formatos diferentes. Não existe uma instrução universal. A vacinação é feita de três formas: por via subcutânea, intradérmica e intramuscular. O local da injeção deve ser desinfetado com uma solução alcoólica. A vacina é administrada por via oral com uma seringa descartável estéril. Cada método e medicamento tem sua dosagem própria. É verdade que existem várias regras gerais que é aconselhável lembrar antes de ousar se vacinar (sem a ajuda de um médico).
Como fazer vacinas para coelhos domésticos:
- vacinar exclusivamente animais saudáveis;
- A temperatura corporal do coelho deve ser de 38,5 a 39,5 graus;
- realizar medidas antiparasitárias antes da vacinação;
- A vacinação é proibida no calor (acima de +28 graus);
- 10 dias antes da vacinação, são adicionados coccidiostáticos à ração;
- a vacina, que é um pó seco, é dissolvida com um solvente;
- vacina - suspensão líquida - pronta para uso;
- uma ampola pequena geralmente contém pelo menos 10 doses (o conteúdo é suficiente para vários coelhos);
- dosagem do medicamento dissolvido para 1 animal - 0,2...0,5 ml (dependendo do tipo de vacina e método de vacinação);
- dosagem do medicamento totalmente preparado para 1 coelho - 0,5...1,0 ml (dependendo do tipo de medicamento e do local da injeção);
- a vacina é administrada por via intramuscular ou subcutânea na região da coxa;
- Uma injeção intradérmica é administrada no ouvido ou sob a cauda.
A maneira mais fácil é ligar para um veterinário em casa ou levar o coelho à clínica. Se isso não for possível, você mesmo pode injetar o animal. As vacinas são adquiridas em farmácia. Lá ou na clínica veterinária você pode perguntar como vacinar seu animal de estimação sozinho.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Antes de se vacinar, é preciso lembrar que a vacina não é uma cura para uma doença, mas um meio de preveni-la. A condição do animal pode piorar com o tempo, por isso apenas coelhos saudáveis são vacinados.
As vacinas únicas são mais fortes do que os medicamentos associados. Recomenda-se que medicamentos monocomponentes para diferentes cepas sejam administrados em etapas. É contra-indicado misturar os medicamentos entre si. Os animais são desparasitados 2 semanas antes e 2 semanas após a vacinação.
Existem várias nuances a serem lembradas. Em primeiro lugar, é recomendável prestar atenção à qualidade da vacina.É proibido comprar drogas nos mercados. Afinal, a vacina deve ser armazenada constantemente na geladeira e até transportada em recipiente térmico. Para evitar surpresas desagradáveis, é aconselhável examinar cuidadosamente a ampola antes de comprar. Preste atenção ao prazo de validade, à integridade da embalagem e ao estado do pó (existe mofo). Recomenda-se guardar a vacina adquirida em casa, na geladeira. O pó seco é diluído somente antes da injeção.
Existem várias regras que devem ser seguidas após a vacinação. Animais vacinados requerem cuidados e alimentação especiais. A quarentena deve durar 14 dias após a vacinação.
Como cuidar dos coelhos após a vacinação:
- não tome banho;
- garantir condições normais de temperatura;
- não mude a alimentação, mas adicione suplementos vitamínicos;
- não mova animais;
- Não trate contra parasitas.
Importante! Normalmente um frasco do medicamento é suficiente para vacinar vários animais. A ampola aberta é armazenada na geladeira, mas não mais que 7 dias.
Isso pode ser feito para coelhas grávidas?
Muitas vacinas domésticas associadas podem ser administradas até mesmo em animais prenhes. A maioria desses medicamentos é totalmente segura. Os fabricantes de vacinas geralmente indicam nas instruções se coelhas grávidas podem ser vacinadas ou não. Antes da injeção, é aconselhável estudar cuidadosamente as recomendações.
É melhor vacinar primeiro e acasalar após 3 semanas. Nesse caso, nascerão descendentes 100% saudáveis com imunidade já desenvolvida ao vírus.
A vacinação sempre ajuda?
Os veterinários não garantem que a vacinação protegerá 100% os coelhos dos vírus. Às vezes, até a própria vacina pode causar doenças.É verdade que isso só acontece com coelhos enfraquecidos e magros. A maioria das vacinas não representa uma ameaça à saúde do animal. Porém, tudo depende não tanto do medicamento, mas da reação do organismo do coelho à vacinação. A vacina é pior tolerada por animais idosos afetados por helmintos.
A vacinação de coelhos é realizada com preparações monovalentes e bivalentes. As vacinas de componente único são mais fortes. Às vezes, essas drogas podem causar deterioração na saúde dos animais. A vacinação com monovacina é recomendada apenas para coelhos jovens e saudáveis.
As vacinas associadas são mais suaves. O animal recebe uma dose menor de cada cepa. Essas vacinas são recomendadas para coelhas idosas ou grávidas. A probabilidade de complicações ou doenças é mínima.