Antes de comprar coelhos, você precisa decidir com que finalidade pretende criá-los: para obter pele ou carne. A raça escolhida deve ser adequada à finalidade. Se um animal de estimação ornamental que mora em casa não exige grandes gastos, então para a criação industrial de coelhos você terá que gastar muito na arrumação de uma coelheira, alimentação, vacinação, produtos de cuidado e higiene, além de despender muito tempo e esforço .
- Escolhendo uma raça para reprodução
- Para carne
- Para peles
- Para carne e pele
- O que considerar ao comprar
- Métodos de conteúdo
- Células
- Aviários
- Poços
- Galpões
- Mini fazendas
- Nuances de cuidado
- Características da dieta para alimentação
- Acasalamento, gravidez e parto
- Criação de animais jovens
- Métodos para abate de coelhos
- Doenças dos coelhos: sintomas e seu tratamento
- Erros de agricultores inexperientes
Escolhendo uma raça para reprodução
A criação de coelhos para carne predomina; a criação de coelhos para produção de peles não é comum. A carne de coelho é saborosa, nutritiva, de fácil digestão e adequada para nutrição dietética. Roupas de pele e chapéus são costurados com peles, e capuzes e sapatos são aparados.
Para carne
As raças mais populares para criação de carne são:
- Coelho da Califórnia;
- Nova Zelândia (vermelho e branco);
- Carneiro francês;
- Flandres
Dados tipos de coelhos Eles são caracterizados por um rápido ganho de peso, a criação não requer grandes quantidades de ração. Aos 4-6 meses, o jovem pesa cerca de 5 kg.
Para peles
As seguintes raças são selecionadas para criação de peles:
- coelho prateado;
- Azul vienense;
- Preto amarronzado;
- Chinchila soviética;
- Arminho russo.
Para carne e pele
Raças de coelhos populares para criação de pele e carne:
- borboleta;
- gigante (branco e cinza);
- chinchila.
O que considerar ao comprar
Para começar um negócio do zero com sucesso, você deve saber quais critérios usar na escolha de coelhos para criação:
- a pelagem é lisa, brilhante, sem emaranhados ou manchas calvas;
- o corpo é flexível, os músculos estão desenvolvidos;
- as costas são alongadas, sem flacidez;
- as orelhas são cobertas por pêlo curto por fora e rosa claro por dentro;
- cartilagens da orelha intactas;
- a mordida está correta, o maxilar superior se projeta acima do maxilar inferior;
- os olhos estão limpos, sem vermelhidão ou secreção;
- o nariz está limpo, fresco e úmido ao toque;
- o coelho não entra em pânico quando uma pessoa se aproxima e se comporta de maneira adequada;
- a área ao redor do ânus está limpa, o pelo não está manchado com fezes secas;
- a barriga é macia, nenhum caroço é sentido;
- os órgãos genitais estão limpos, sem secreção, a pele é rosada.
Para ter coelhos saudáveis e de raça pura, você deve comprar de um fazendeiro experiente que se preocupa com sua reputação.
Métodos de conteúdo
A criação industrial de coelhos exige não só muito dinheiro e mão de obra, mas também um grande espaço: uma fazenda, uma casa de veraneio. Os animais de estimação são mantidos em coelhos fechados ou em gaiolas abertas, covas e recintos.
Células
O equipamento de gaiola é a opção mais conveniente e comum de todos os métodos possíveis de criação de coelhos. Suas vantagens:
- a capacidade de dosar alimentos com precisão;
- facilidade de monitoramento da condição dos indivíduos;
- exclusão da reprodução descontrolada;
- facilidade de criação, cuidado, desinfecção, vacinação.
É conveniente manter as gaiolas em um celeiro, em uma coelheira especialmente construída e até mesmo em uma casa particular se houver poucos coelhos. As estruturas podem ser portáteis para permitir que os animais sejam levados para o quintal durante os meses mais quentes.
Regras para fazer gaiolas em casa para agricultores iniciantes:
- O tamanho ideal da gaiola por indivíduo é de 1 m2.
- A gaiola deve ser dividida em duas seções: aberta e interna.
- Uma célula rainha é colocada na gaiola de uma coelha grávida - uma caixa para coelhinhos medindo 50x30x25 cm, o diâmetro do buraco deve ser de 18-20 cm.
- Divisórias e portas facilitam a limpeza e desinfecção das células.
- As paredes traseira e lateral da gaiola são de madeira, a frontal é de malha.
- O fundo é de madeira ou plástico, mas não de malha de metal, caso contrário os coelhos cortarão as almofadas das patas.
- Uma bandeja removível para urina e fezes é instalada sob o piso da gaiola.
Aviários
Para manter os coelhos em condições próximas do natural, são construídos recintos.
Vantagens de criar nessas condições:
- atividade de coelho;
- garantindo forte imunidade;
- baixos custos de manutenção.
A cerca do recinto é enterrada 60 cm no solo, sua altura acima do nível do solo deve ser de 1,5 m. É necessário um espaço de pelo menos 1 m para um indivíduo2. A cerca é feita de malha, tábuas, placas de ardósia. Uma cobertura é instalada sobre o recinto para proteger da precipitação e do sol.
Poços
A opção de criação em cova é escolhida por agricultores que criam coelhos para carne. Criar coelhos para obter a pele desta maneira é inaceitável. As covas são feitas tanto no campo como nas áreas urbanas. O principal é o baixo nível do lençol freático e o solo sem pedras.
Para criar 20 coelhos, cave um buraco de 2x2x1 m, o chão pode ficar vazio, ou pode ser coberto com uma rede ou tábuas, sob as quais se pode fazer um declive para resíduos (ou colocar um palete). Se o chão ficar vazio, é forrado com palha, que deve ser substituída regularmente.
Este método de criação de coelhos é conveniente, mas existem várias desvantagens significativas:
- incapacidade de controlar a reprodução;
- o aparecimento de descendentes com anomalias por endogamia;
- feralização gradual de coelhos;
- brigas frequentes entre homens.
Galpões
É conveniente criar coelhos em galpões - galpões longos nos quais as gaiolas não portáteis são colocadas em fileiras em vários níveis. Este método de criação economiza significativamente espaço, possibilitando a criação de um grande número de indivíduos ao mesmo tempo. Nos meses quentes as sombras não são aquecidas, no inverno o sistema de aquecimento deve estar ligado.
Mini fazendas
O acadêmico Igor Nikolaevich Mikhailov desenvolveu projetos que são convenientes em fazendas onde se planeja criar gado de grande porte. Gaiolas espaçosas são instaladas em 2 a 3 níveis, acomodando de 20 a 25 indivíduos. Projeto de célula:
- telhado inclinado;
- piso em tela para saída de fezes e urina;
- tubo externo para troca gasosa;
- parede norte isolada;
- abertura na parede sul para ventilação.
Para simplificar o cuidado dos coelhos em gaiolas, são instalados sistemas automáticos de alimentação e abastecimento de água e remoção de resíduos.
Nuances de cuidado
Os coelhos são sensíveis às condições ambientais, adoecem se o agricultor não quiser cuidar deles adequadamente ou ignora as regras de higiene. É necessário limpar o coelho 2 vezes por semana, trocar a roupa de cama da gaiola, desinfetar equipamentos, lavar bebedouros e comedouros diariamente, trocar água, retirar alimentos podres e fezes. É melhor usar palha ou serragem como cama.
Os coelhos devem ser mantidos em ambiente com temperatura de +18 a +20 °C, umidade do ar em torno de 50%, boa ventilação, mas sem correntes de ar.
Nos meses de verão, a luz solar é suficiente e, se o tempo estiver bom, utiliza-se uma cobertura de sombreamento. No inverno, é necessária a instalação de fontes de iluminação adicionais.
Características da dieta para alimentação
Para criar coelhos saudáveis, você precisa preparar adequadamente uma dieta para eles. Deve ser equilibrado e variado, incluindo:
- feno;
- grama;
- vegetais, raízes, galhos;
- alimentos compostos para animais;
- alimento de grãos.
A superalimentação de coelhos é inaceitável. Isso leva à obesidade, devido à qual os animais se tornam menos ativos e produzem poucos descendentes. Durante o período de frio, os coelhos recebem mais raízes e vegetais (abobrinha, cenoura, abóbora, beterraba forrageira, batata cozida) e silagem. Feno e alimentos vegetais suculentos devem representar 30% da dieta, e rações mistas e grãos – 70%.
Você não deve alimentar coelhos:
- leguminosas;
- nozes;
- batatas cruas e beterrabas alimentares;
- repolho;
- massas e produtos de panificação;
- doces;
- carne e enchidos;
- resíduos da mesa do mestre.
Acasalamento, gravidez e parto
Nos coelhos, a reprodução ocorre fora das estações. Graças à sua alta fertilidade, é possível criar uma grande população em pouco tempo. No verão, o estro de uma coelha dura 8-9 dias, no inverno – 5-6. Os indivíduos são distribuídos de forma que um macho cubra 8 fêmeas.
Uma coelha fêmea pode acasalar 5 vezes durante o ano e produzir até 40 filhotes. Existem 6 a 12 coelhos em uma ninhada. Alguns dias após o parto, a fêmea está pronta para uma nova procriação. Devem ser reproduzidas fêmeas com 5 meses de idade e machos com 7 meses. A fêmea é colocada em uma gaiola com o macho por 10 a 15 minutos.
A gravidez dura 28-30 dias. A gestante torna-se agressiva e não se deixa tocar. O coelho é cuidado com cuidado, protegido do estresse e a porção diária de comida é aumentada. Antes do parto, a coelha constrói um ninho com palha e penugem arrancada do peito. Não há necessidade de ajudar a mulher durante o parto.
Criação de animais jovens
Os coelhos nascem cegos e nus, começam a enxergar após 10 dias e ficam cobertos de pelos após um mês. A partir da 3ª semana de vida, os dentes de leite começam a se transformar em permanentes.
Um jovem pesa:
- 50-60 g imediatamente após o nascimento;
- 80-120 g após 2 dias;
- 2-3 kg após 3-4 meses.
Os coelhos não devem ser tocados até que estejam cobertos de pelos, caso contrário, um coelho nervoso pode destruí-los. Após 50-60 dias do nascimento, os filhotes são separados da mãe. Os coelhos jovens devem ser criados nas mesmas condições que os coelhos adultos. A gaiola deve ter bastante espaço para manter seu animal ativo.
Métodos para abate de coelhos
Quando criados para carne, os coelhos são abatidos aos 4 meses de idade. Para obter peles, o período de abate é adiado para 6 a 7 meses. Existem vários métodos de abate:
- mecânico (o mais comum);
- Descarga elétrica;
- Francês (ruptura vascular);
- usando um pino automático;
- embolia (introdução de bolhas de ar num vaso sanguíneo);
- torção do pescoço.
No método mecânico de abate de carne ou pele, um objeto pesado é atingido com força na testa, na nuca ou no nariz do animal, que fica suspenso de cabeça para baixo. A carcaça é enganchada em um espalhador, a pele é arrancada, eviscerada e o sangue é sangrado.
Doenças dos coelhos: sintomas e seu tratamento
Os coelhos são suscetíveis a muitas doenças infecciosas e não infecciosas, das quais as mais comuns são:
- A pneumomicose é uma doença pulmonar fúngica acompanhada de espirros, dificuldade para respirar e amarelecimento das membranas mucosas. Associado à falta de higiene. Não há tratamento, os doentes morrem, as células são tratadas com formol.
- A mixomatose é uma doença viral fatal que se manifesta por formações nodulares na cabeça e na região genital-anal. Para prevenção, os animais são vacinados.
- A doença viral hemorrágica é outra doença incurável. Portanto, não devemos esquecer a vacinação oportuna.
- Sarna, manifestada por descamação da pele. O corpo afetado é lubrificado com terebintina. A gaiola é desinfetada.
- A bronquite surge devido a flutuações de temperatura e correntes de ar. Os medicamentos adequados são Brovaseptol, Tromexin, Brovafom.
- A helmintíase ocorre devido à falta de higiene. O medicamento “Naftamon” é usado para tratamento.
- A conjuntivite ocorre devido a lesões oculares ou deficiência de retinol no corpo do coelho.
- A mastite em uma coelha lactante se manifesta pelo endurecimento e vermelhidão dos mamilos e pelo aparecimento de úlceras. A doença é grave e deve ser tratada por um veterinário.
Para evitar uma possível epidemia, o coelho adquirido é mantido em quarentena por 3 semanas.
Erros de agricultores inexperientes
Os agricultores iniciantes cometem erros primitivos na criação de coelhos, razão pela qual o seu negócio entra em colapso. Você não pode fazer o seguinte:
- esqueça de manter a higiene na coelheira;
- coloque as gaiolas no calor e na corrente de ar;
- ignorar vacinações e visitas preventivas ao veterinário;
- dar comida aos coelhos sem verificar a presença de ervas venenosas (leiteira, trepadeira, tanásia, espora, cicuta, alho selvagem, datura);
- ignore o subdesenvolvimento do instinto maternal na coelha (as fêmeas que recusam seus filhotes e os devoram não podem procriar).
Além disso, um agricultor novato deve levar em conta o lado moral da criação de coelhos. Nem todo mundo pode matar animais e estripá-los. Você pode confiar esse assunto a outro agricultor, mas aí o custo de produção aumentará, o que afetará negativamente a rentabilidade do negócio.