O corpo do coelho está adaptado às condições do inverno, mas ainda assim, para manter os coelhos no inverno com sucesso, é necessário preparar a coelha e seguir as recomendações de cuidados e alimentação. Durante os meses frios, os animais não devem ser mantidos em ambientes úmidos e com correntes de ar, com flutuações repentinas de temperatura. O não cumprimento das condições leva à perda de peso e ao aparecimento de constipações nos coelhos.
É possível manter os coelhos ao ar livre no inverno?
É possível manter animais de estimação dentro de casa no inverno.Isso até beneficiará os animais, mas sujeito a condições adequadas e alimentação de qualidade.
Vantagens
Manter os coelhos ao ar livre tem as seguintes vantagens:
- O clima gelado ajuda a fortalecer o sistema imunológico do seu animal de estimação.
- Gasta-se menos dinheiro no isolamento de gaiolas do que na construção de uma coelheira enterrada.
- Durante o período gelado, muitos microrganismos patogênicos morrem, reduzindo assim a probabilidade de o gado ser afetado por patologias infecciosas.
- Os animais respiram ar fresco o tempo todo.
Imperfeições
Também existem desvantagens em manter os coelhos ao ar livre no inverno, mas são menores; com uma disposição adequada da gaiola e uma nutrição de qualidade, não interferem na capacidade dos animais de viver uma vida plena:
- Em geadas intensas, chegando a -30 °C, a imunidade dos coelhos é prejudicada.
- Para produzir descendentes no inverno, é necessária a instalação de fontes de iluminação artificial para prolongar o horário de verão, o que dificulta o custo da energia elétrica.
- A água para beber deve ser constantemente aquecida para que os animais de estimação não resfriem ao beber.
Que temperatura os coelhos podem suportar?
Os coelhos parecem tenros e fracos, e os agricultores inexperientes naturalmente se perguntam se os seus animais de estimação têm medo da geada. Eles têm medo, mas apenas dos fortes.
Graças à sua pelagem fofa com subpêlo denso, o corpo do coelho pode suportar facilmente temperaturas até -12 °C. Dentro de 2-3 dias, um coelho pode suportar temperaturas que caem até -18 °C. Se as gaiolas estiverem bem isoladas, os animais tolerarão uma queda de temperatura de curto prazo até -25 °C. No entanto, a exposição prolongada dos animais a condições extremas de temperatura é inaceitável. Se houver previsão de geadas prolongadas, é melhor levar seus animais de estimação para dentro de casa.
A temperatura ideal para o corpo do coelho é de +10 a +18 °C e a umidade é de 60%. Condições microclimáticas desfavoráveis causam deterioração do bem-estar.
Preparando células para o tempo frio
Dicas para agricultores iniciantes sobre como isolar gaiolas de coelho para o inverno:
- O primeiro passo é isolar o piso das gaiolas. Para isso, é coberto com uma espessa folha de compensado. Ou eles fazem um calçadão. Uma espessa camada de palha ou serragem é colocada por cima. Não devemos esquecer a troca regular da cama durante o inverno.
- As portas da gaiola são revestidas com folha de compensado ou filme de policarbonato.
- As paredes traseira e lateral são isoladas com placas de espuma, feltro ou fibra sintética. Além disso, é melhor colocar o isolamento na superfície externa da parede e cobri-lo com feltro ou outro material de filme denso por cima.
O revestimento isolante é removido na primavera, assim que o tempo quente volta. Caso contrário, o mofo começará a se multiplicar dentro das células devido ao aumento do vapor.
As gaiolas no quintal no inverno devem ser posicionadas de forma que fiquem cobertas por uma construção no lado norte. É aconselhável fazer duas filas com uma passagem estreita entre elas para que as portas da gaiola fiquem voltadas uma para a outra. Com esta solução de design, você pode até fazer um telhado inclinado, sob o qual pode anexar uma fonte de iluminação. E no lado norte você pode colocar uma cerca temporária de compensado.
É aconselhável manter gaiolas com indivíduos jovens em casa, em celeiro ou estufa. Para manter os coelhos em casa de vegetação no inverno, você nem precisa de gaiolas, basta construir um recinto de malha no interior, com 0,5 m de profundidade no solo. Mas é preciso levar em conta que na primavera as fêmeas podem cavar buracos e criar descendentes.
Como alimentar e dar água?
Se você mantiver os coelhos incorretamente no inverno, seu corpo não será capaz de manter o funcionamento normal em baixas temperaturas: o sistema imunológico enfraquecerá, seguido de exaustão e perda de peso corporal.
Portanto, os animais de estimação devem ser bem alimentados no inverno; a comida deve ser rica em calorias e quente.
Os coelhos não devem receber água fria. Ele precisa ser reaquecido regularmente para atingir uma temperatura confortável para beber. Alguns agricultores facilitam o seu trabalho dando neve aos seus animais de estimação em vez de água. Mas esta é uma má opção, repleta de resfriados em coelhos.
A base da dieta de inverno é o feno. No inverno, os coelhos devem receber alimentos suculentos (legumes e raízes), galhos, silagem - são fontes de vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico. Você precisa ter certeza de que o purê e os vegetais suculentos colocados no comedouro não congelam. Os alimentos congelados são retirados, descongelados e colocados de volta no comedouro.
Recursos de reprodução
No inverno você pode ter coelhos, mas sujeito a certas condições:
- Coelhos que já deram à luz são selecionados para o acasalamento.
- As fêmeas selecionadas devem estar em boas condições de saúde.
- Os animais são encontrados em uma sala quente.
- O acasalamento é organizado nos dias em que não há geadas fortes.
- Antes do nascimento, a célula rainha é desinfetada.
No inverno, uma coelha grávida é movida diretamente em uma gaiola com ninho para uma estufa. A cela da rainha deve permanecer limpa e o ambiente ventilado, mas sem correntes de ar. Enquanto a fêmea está gerando filhotes, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de +5 °C.
Para que os coelhos nascidos no inverno permaneçam saudáveis, a temperatura ao seu redor deve ser de cerca de +30 °C.É importante controlar que a fêmea não abandone os filhotes por muito tempo e que os alimente pelo menos 2 vezes ao dia.
Possíveis problemas
Embora cuidar de coelhos no inverno não seja particularmente difícil e raramente ocorram patologias infecciosas, com isolamento insuficiente da gaiola e dieta de baixa qualidade, os animais de estimação começam a ter problemas devido à hipotermia e enfraquecimento do corpo.
Freqüentemente, quando são cometidos erros na manutenção do inverno, os coelhos ficam expostos ao congelamento. O problema ocorre quando a temperatura do ar cai para -25 °C. Os primeiros a congelar são as patas e as orelhas. O animal ferido fica preocupado, lambe as áreas afetadas do corpo e senta-se em posições não naturais.
Existem 3 estágios de congelamento:
- 1º – a pele fica vermelha, incha em certas áreas, o animal doente deve ser levado para um quarto aquecido, e as áreas danificadas do corpo devem ser lubrificadas com gordura;
- 2º – formam-se bolhas, o coelho afetado é mantido aquecido, a área afetada é lubrificada com óleo de cânfora;
- 3º – a área afetada fica deformada e ressecada, neste caso os cuidados veterinários não podem ser evitados.
No inverno, os coelhos costumam desenvolver rinite. Mais frequentemente é um resfriado, menos frequentemente é infeccioso. Os principais sintomas são secreção nasal mucosa, espirros, letargia e falta de apetite. Se o muco nasal estiver claro, a rinite é um resfriado. Se for verde ou branco-amarelado, é infeccioso. O coelho doente é transferido para uma sala aquecida, bem alimentado, recebe vitaminas e as fossas nasais são lavadas com solução de Furacilina (1:100). Um veterinário trata do tratamento da rinite infecciosa.
Em dias gelados, seu coelho pode desenvolver calos sangrentos e dolorosos nas solas das patas. A patologia é chamada pododermatite.O animal doente é mantido em ambiente aquecido, bem alimentado e as feridas são tratadas com medicamentos prescritos pelo veterinário.
Raças de coelhos resistentes à geada
Todos os coelhos se adaptam rapidamente às condições de inverno em climas temperados. Com cuidados e nutrição de qualidade, os animais podem sobreviver ao ar livre sem problemas. As raças de coelhos criadas para obter pêlo e penugem são especialmente resistentes ao frio. Mas as raças de carne também estão bastante adaptadas a condições desfavoráveis, pois também possuem um subpêlo denso.
As seguintes raças de coelhos são adequadas para criação ao ar livre no inverno:
- Californiano;
- Chinchila soviética;
- a Nova Zelândia branca;
- Azul vienense;
- borboleta;
- Borgonha;
- angorá felpudo;
- branco felpudo;
- gigante branco;
- Preto amarronzado;
- Arminho russo;
- prata;
- Marder soviético.
A manutenção adequada, os cuidados de qualidade e a boa alimentação são fatores que contribuem não só para a manutenção da saúde da população de coelhos durante o inverno, mas também para o aparecimento de descendentes com forte imunidade. Ao cuidar bem dos coelhos no inverno, o agricultor recebe animais saudáveis e com bom peso na primavera e garante a rentabilidade do negócio.