Raramente se vê carne de coelho em supermercados e mercados. Muitos proprietários de casas de campo e residentes rurais criam coelhos, mas em pequenas quantidades, para consumo próprio. A rentabilidade da produção para venda suscita dúvidas entre muitos. Vejamos as características da criação de coelhos como negócio, se esse negócio é lucrativo ou não, se os custos valem a pena e quais as dificuldades que você terá que enfrentar.
- É lucrativo criar coelhos?
- prós
- Desvantagens e possíveis dificuldades
- Criação de coelhos na Rússia e no exterior
- Preparação e organização do cultivo
- Seleção de raça
- Células
- Alimentando
- Equipamento doméstico
- Cálculo de rentabilidade e receita
- Elaboração de plano de negócios com cálculos para criação de coelhos em casa
- Como evitar erros
É lucrativo criar coelhos?
A vantagem óbvia de uma fazenda de coelhos como negócio é que há pouca concorrência no mercado. Carne de porco e aves são vendidas em todos os lugares, mas você terá que correr atrás de carne de coelho. Os nutricionistas falam constantemente sobre os benefícios da carne de coelho: a pelagem, embora não seja durável, é macia e delicada. Não é difícil encontrar compradores para todos os tipos de produtos para coelhos. Vejamos outras vantagens de administrar um negócio de coelhos, bem como possíveis dificuldades.
prós
Os especialistas destacam as seguintes vantagens da criação de coelhos:
- rápido crescimento e maturidade - ciclo de vida curto, após 2-3 meses os coelhos podem ser abatidos e receber o primeiro lucro;
- o registro da fazenda é simples - um pequeno conjunto de documentos;
- capital inicial insignificante;
- Todos os produtos de coelhos são vendidos - carne, pele, pele;
- baixos custos de manutenção e alimentação, despretensão dos coelhos na alimentação;
- fertilidade (6-8 litros por ano), custos mínimos para animais jovens.
Os coelhos são fáceis de manter, não desagradam aos vizinhos - não fazem barulho, não pisoteiam plantações e canteiros.
Desvantagens e possíveis dificuldades
Possíveis dificuldades e perigos da criação de coelhos:
- a necessidade de vacinações regulares - coelhos jovens e velhos podem morrer de infecções (mixomatose, outras);
- Na venda de carne para mercados e estabelecimentos de restauração, serão exigidos certificados sanitários.
Os maiores riscos estão associados à morte da população de coelhos e à falta de esquemas de comercialização fiáveis.
Criação de coelhos na Rússia e no exterior
A carne dietética de coelho é valorizada em todo o mundo; a produção é mais desenvolvida na China, Itália e França. A principal diferença na criação é a recusa do feno e o uso predominante de ração granulada.As fazendas de coelhos proporcionam bons lucros devido à demanda não só por carne, mas também por couro (usado em retrosaria), peles e penugem.
O sistema soviético de criação de coelhos foi perdido no final do século 20 devido a uma epidemia de doença hemorrágica viral (70-80% da população morreu). Desde então, os coelhos foram criados em pequena escala e em propriedades rurais. Nos últimos anos, o interesse pela criação de animais tem crescido.
Preparação e organização do cultivo
Antes de iniciar a criação de coelhos, é necessário se familiarizar com a tecnologia de cultivo, as peculiaridades de criação e alimentação e adquirir os equipamentos necessários para o cuidado. Com base no número de rebanhos e no aparecimento de descendentes, garanta a compra ou aquisição de ração. Um passo importante é escolher uma raça.
Seleção de raça
Como resultado da seleção, foram desenvolvidas muitas raças de coelhos, às quais são atribuídas certas características. Ao iniciar a criação, é importante determinar o mercado de venda e a possibilidade de comercialização de diversos tipos de produtos culinários. As raças são divididas:
- Carne. Pele de qualidade média, rápido ganho de peso, carne saborosa. As melhores raças são carneiros gigantes brancos e cinzentos, Flandres, Nova Zelândia e alemães.
- Pele e penugem. Peles de alta qualidade, carne de valor nutricional médio. Populares - Angorá, Rex, penugem branca, fogo negro. Esses animais precisam ser mantidos em gaiolas grandes, garantindo que a pele não se deteriore devido ao atrito e ferimentos.
- Pele de carne. A combinação harmoniosa de peles de alta qualidade e carne saborosa torna estas raças as mais populares. Os melhores representantes são prata, azul vienense, borboleta, marder soviético e chinchila soviética.
Nos últimos anos, as raças ornamentais mantidas como animais de estimação, cuja criação é lucrativa para venda, tornaram-se difundidas. As espécies mais compradas são a dobra holandesa, o carneiro anão e a cabeça de leão.
Células
A maioria das fazendas pratica criação de coelhos em gaiolasusando 3 tipos de células:
- para animais jovens - são mantidos vários coelhos;
- para machos reprodutores;
- para mulheres - levando em consideração a gravidez e os coelhos.
Regras para selecionar ou construir células:
- tamanho - de acordo com a raça (para gigantes maiores), em média 4 vezes o tamanho de um coelho;
- o animal deve caber nas patas traseiras;
- a malha do piso garantirá a retirada das fezes;
- utilizar estruturas fixas ou móveis, externas ou internas.
As tecnologias de cultivo populares estão, segundo Mikhailov, segundo Zolotukhin, em sombras. Essas tecnologias envolvem sistemas especiais de gaiolas que facilitam a criação e mecanizam os processos de cuidado dos animais e limpeza das casas.
Alimentando
Embora os coelhos estejam entre os animais de estimação menos exigentes no que diz respeito à alimentação, apenas uma dieta nutritiva garantirá um rápido crescimento, saúde e reprodução. Inclui:
- alimentos suculentos - ervas no verão, raízes, vegetais, frutas durante todo o ano;
- alimentar;
- grosso - feno, palha, galhos e cascas de árvores;
- suplementos animais – farinha de peixe e ossos;
- vitaminas, pré-misturas.
Se os coelhos forem alimentados com um alimento composto, serão necessários 100-120 gramas por indivíduo por dia. Com alimentação mista (com ervas e ração suculenta), o volume da ração é reduzido para 40-50 gramas.
Equipamento doméstico
O equipamento adequadamente selecionado durará muito tempo e não machucará os coelhos nem danificará seus dentes. A gaiola deverá ter:
- bebedouro pesado ou fixo;
- alimentador;
- bandeja para excrementos e resíduos de ração;
- canto isolado;
- sennik.
Só é possível criar coelhos saudáveis se a limpeza for mantida, por isso a gaiola deverá ser limpa, retirada do esterco e o equipamento lavado. Na hora de escolher o design e o equipamento da gaiola, deve-se dar preferência àqueles que sejam fáceis de desmontar e desinfetar.
Cálculo de rentabilidade e receita
Ao iniciar um negócio de criação de coelhos, você pode contar com uma renda decente se considerar cuidadosamente a tecnologia, eliminar a mortalidade significativa e economizar em ração. As fêmeas são férteis, a geração dos filhotes dura cerca de um mês e logo após o parto as coelhas estão prontas para acasalar. Uma fêmea dá de 6 a 8 ninhadas por ano, ou seja, em média, até 60 coelhos.
Em uma fazenda com cem fêmeas, são produzidos anualmente de 5 a 6 mil coelhos, que, quando abatidos, produzem, em média, 2 quilos de carne limpa. Ao manter gigantes, o peso da carcaça sobe para 4-5 kg. Se você criar coelhos de peso médio, de 100 fêmeas poderá obter até 12 toneladas de produtos cárneos e ganhar até 2,5 milhões de rublos (a preços médios).
Para garantir que os números do cálculo da rentabilidade não fiquem no papel e que a fazenda gere renda, é importante encontrar vendas para todos os tipos de produtos:
- doar peles;
- vender esterco para residentes de verão;
- encontrar compradores regulares de carne;
- vender animais jovens;
- alugar machos reprodutores para pequenas fazendas.
A renda aumenta com a venda de coelhos para animais de estimação e vísceras do matadouro para fertilizantes.
Elaboração de plano de negócios com cálculos para criação de coelhos em casa
Uma grande ajuda para os criadores de coelhos iniciantes é ter um terreno próprio onde possam construir uma fazenda. Em seguida, determinam o tipo de registro do empreendimento. Várias formas são possíveis:
- empreendedorismo individual (PI) - benéfico para pequenas propriedades, impostos baixos, relatórios mínimos, mas se não tiver sucesso, o proprietário arrisca bens pessoais;
- A agricultura camponesa (agricultura camponesa) é a opção mais conveniente para a criação de coelhos, imposto de 6%, oportunidade de receber apoio governamental.
Quando cultivado em parcela subsidiária pessoal (LPH), surgirão dificuldades na comercialização dos produtos devido à falta de registro estadual.
As despesas para iniciar uma fazenda consistem nos seguintes componentes:
- Pagamentos de impostos sobre terras e fazendas, prêmios de seguros, documentos de licenciamento.
- Construção de fazenda, compra de gaiolas, equipamentos. Se você mantiver os coelhos do lado de fora, os custos de construção e operação das instalações serão reduzidos. Arranjo do território da fazenda - fossa, matadouro, rações, armazenamento de carne.
- Pagamento por serviços veterinários.
- Compra ou produção de ração. Se você tiver seu próprio suprimento de ração na fazenda, os custos serão reduzidos.
- Compra de coelhos.
Você terá que gastar dinheiro em publicidade e divulgação de informações sobre os produtos da fazenda. Na elaboração do plano de negócios, prevêem locais de venda - restauração pública, clientes habituais, pontos de venda ou redes.
Os custos de construção de uma fazenda e de alojamento para o gado são individuais e dependem de seus próprios recursos e métodos de manutenção. Com uma população agrícola de 20 mulheres, você pode esperar os seguintes resultados para o ano:
- rendimento de descendentes – 1200 cabeças;
- custo médio por carcaça (preço de custo) – 230 rublos;
- preço da carcaça – 900 rublos;
- renda por carcaça – 670 rublos;
- faturamento anual – 1.080.000 rublos;
- lucro do ano - 804.000 rublos.
A renda depende de muitos fatores - o uso de trabalhadores contratados e o nível de salários, a capacidade de vender integralmente todos os produtos de coelho.Infeccioso doenças de animais jovens e as fêmeas reduzem a rentabilidade da fazenda, por isso não se deve economizar em vacinas e serviços veterinários.
Ajuda: As fazendas de coelhos, se bem organizadas, se pagam e obtêm lucro em um ano.
Como evitar erros
Criadores de coelhos experientes dão as seguintes recomendações para iniciantes:
- as raças de coelhos mais lucrativas são os coelhos com pele de carne;
- antes de iniciar um negócio, determine os mercados de vendas para todos os tipos de produtos, métodos de transporte, leve em consideração os custos de vendas e publicidade no plano de negócios;
- para reduzir custos, prever a aquisição independente de rações na fazenda;
- gaiolas prontas e convenientes para minifazendas reduzirão os custos de mão de obra no cuidado de coelhos;
- Os maiores riscos estão associados a infecções - compre coelhos apenas em fazendas de criação, vacine o gado da fazenda dentro do prazo recomendado.
O sucesso é mais provável se o organizador de uma fazenda de coelhos tiver pelo menos uma habilidade - a capacidade de administrar um negócio ou criar coelhos.
A demanda por carne natural nas fazendas está crescendo constantemente. Os nutricionistas confirmam os benefícios da carne de coelho, por isso cada vez mais pessoas procuram deliciosas carnes frescas nas lojas. Ao construir um plano de negócios, você pode obter lucratividade rapidamente e obter um lucro decente com sua fazenda de coelhos.