Criar coelhos é uma atividade divertida e lucrativa. A criação de animais é praticada há séculos. Animais grandes com pêlo valioso são especialmente populares entre os criadores de coelhos. O Carneiro Francês é uma raça de coelho de orelhas caídas, conhecida desde o século XIX. Os coelhos desta raça apresentam muitas vantagens e são valorizados pelos agricultores pelo seu grande tamanho, pelagem de alta qualidade, boa disposição, facilidade de cuidado e aparência fofa.
História da raça
O trabalho de seleção para desenvolver a raça começou em 1850.A inspiração para a nova espécie veio de coelhos defeituosos com orelhas caídas (mutação auricular). Um certo Condeniere cruzou carneiros ingleses (uma raça de coelho) e coelhos gigantes de Rouen.
Como resultado de seu trabalho, os criadores conseguiram consolidar as propriedades desejadas, obter animais com orelhas longas e caídas, corpo grande e pele macia e durável. Os coelhos tinham uma disposição amigável, cresciam rapidamente e reproduziam-se regularmente.
Graças às suas óbvias vantagens, os animais espalharam-se rapidamente pela Europa e serviram de base para seleção de muitas raças de coelhos de orelhas caídas na Alemanha, Holanda. O carneiro francês recebeu reconhecimento oficial em 1922.
Características e padrão, recursos
A aparência de um carneiro francês, segundo os padrões da raça, possui as seguintes características:
- peso – 4-7 quilogramas, indivíduos grandes chegam a 10 quilogramas, os machos são um pouco menores que as fêmeas;
- corpo – alongado, 60-70 centímetros;
- cor da pele – diferentes são permitidas, incluindo uma combinação (2-3 cores);
- a estrutura do pelo é delicada e sedosa, com subpêlo pronunciado e denso;
- o formato da cabeça lembra o de um cordeiro - com osso frontal pronunciado e pêlo encurtado, as bochechas são rechonchudas e pesadas;
- as famosas orelhas crescem até 20-40 centímetros, caem vários centímetros abaixo do queixo do coelho, largura - 10-15 centímetros;
- as patas traseiras são poderosas e alongadas, as anteriores são tradicionalmente curtas;
- A garupa é larga e redonda.
Informação: as orelhas dos coelhinhos caem com um mês e meio a dois meses de idade; ao nascer, as orelhas caídas ficam invisíveis.
Os criadores valorizam os carneiros por sua natureza não conflituosa e fleumática. Defeitos na aurícula tornam os coelhos surdos, por isso eles reagem pouco ao ruído, não tremem com sons estranhos e não se agitam sem motivo.
Para evitar problemas de reprodução nesta raça, é preciso monitorar a dieta alimentar, pois o carneiro francês tem tendência à obesidade, o que diminui a já baixa fertilidade. Os coelhos desta raça tornam-se apegados aos seus donos, amam o carinho e apreciam o cuidado e a companhia humana.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da raça incluem:
- rápido ganho de peso, o que caracteriza a raça como altamente produtiva, aos três meses o coelho pode ser abatido;
- peles de alta qualidade em várias cores;
- disposição amigável, caráter não agressivo;
- Eles comem qualquer alimento - não necessitam de dietas especiais.
Os animais são apreciados por sua aparência divertida, agradável ao toque da pele que você deseja acariciar.
A raça tem muitas desvantagens:
- doenças frequentes devido à baixa imunidade;
- baixa fertilidade em comparação com outras raças, causada pela diminuição da função sexual devido ao peso elevado;
- aumento da área para manutenção;
- isolamento especial de instalações.
As ovelhas francesas sofrem de gula (principalmente os bebês) e, devido à alimentação excessiva e aos problemas endócrinos, reproduzem-se ainda pior.
Tipos de raça
Após o aparecimento do carneiro francês, começou a seleção ativa de coelhos de orelhas caídas. Várias raças de ovelhas foram desenvolvidas:
- Inglês. Tipo de coelho de pêlo curto, pêlo denso e orelhas alongadas que impedem o animal de andar, deitado no chão.
- Meissen. Peso – 3-5 kg, orelhas muito pubescentes. Cultivada na Alemanha, o número de representantes da raça diminui constantemente, a espécie está à beira da extinção.
- Anão. Um grupo de espécies decorativas com orelhas caídas, pêlo bonito e caráter calmo. Peso – 1,5-2 quilogramas.
- Holandês. Animais pequenos (1,2-1,8 kg) são criados como animais ornamentais.
- Alemão. Raça de carne de coelho com peso até 9 quilos.
A raça Corduroy Fold está em sua infância; os padrões ainda estão sendo formados.
Como manter e cuidar adequadamente
Para uma vida confortável, um carneiro precisará de uma gaiola maior do que a dos coelhos comuns. Um animal grande deve ter espaço para se movimentar livremente. Os seguintes tamanhos de gaiola são recomendados:
- 100x90 centímetros, altura – 70-80 centímetros;
- para mulheres grávidas – 120x90 centímetros, altura – 80 centímetros.
Se possível, é melhor manter os animais em recintos fechados. Fêmeas e machos são mantidos separadamente, abrigando até 3 indivíduos juntos. É melhor não usar gaiolas feitas de malha, pois os animais são propensos à pododermatite.
Recomendações de conteúdo:
- O piso da gaiola é liso (tábuas), com ligeira inclinação.
- As casas dos coelhos são colocadas em cantos protegidos das correntes de ar e do sol direto.
- O chão é forrado com feno ou serragem.
- Mantenha uma temperatura de 18 a 23 °, umidade - 50 a 75%. As ovelhas são animais amantes do calor; no inverno instalam aquecedores, não permitindo que o ar desça abaixo de 10°.
- Comedouros e bebedouros feitos de metal ou outro material que não possa ser mastigado são fixados na gaiola (na parede). É melhor levantá-los acima do chão para que as orelhas não fiquem sujas ou molhadas.
As gaiolas são limpas regularmente, a roupa de cama é trocada e os alimentos velhos e as fezes são removidos. A cada poucos meses é realizada a desinfecção, bem embebida em água sanitária, deixada por várias horas e depois lavada.
O que alimentar uma ovelha francesa
Uma ovelha francesa pode mastigar o tempo todo enquanto não está dormindo. A ração deve ser dosada, 3 vezes ao dia, com porções calculadas. Esta raça acumula gordura rapidamente em detrimento da massa muscular.
A dieta inclui:
- verão - grama seca por várias horas (bardana, dente de leão, trevo, urtiga);
- feno – sem sinais de podridão, seco, de gramíneas diversas;
- cereais – principalmente aveia e trigo;
- vegetais – cenoura, beterraba, pepino;
- frutas (maçãs, peras);
- melões;
- no inverno - alimentos compostos para animais.
Tomates, legumes e ruibarbo devem ser excluídos da dieta. No inverno, o feno e a ração são complementados com vegetais para que as ovelhas possam mastigar frutas suculentas. Galhos de árvores e biscoitos ajudam a saciar a sede de mastigar.
A completude da dieta de inverno é sustentada por complexos vitamínicos com micro e macroelementos. Se não houver vegetais e frutas, você pode adicioná-los à comida pré-misturas para coelhos. Giz e sal são dados em pequenas quantidades. Dê água morna aos coelhos; é conveniente usar bebedouros tipo chupeta.
Recursos de reprodução
As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 9 meses e os machos aos 5-6 meses. Os melhores representantes da raça são selecionados para o acasalamento, tentando excluir relacionamentos próximos. Os coelhos devem ser saudáveis, atender aos padrões e não estar acima do peso.
A fêmea recebe uma gaiola espaçosa e maior nutrição durante a gravidez e alimentação. A gestação dura cerca de um mês, nascem 5-8 coelhos (raramente 10-12).
Os carneiros fêmeas são famosos por seu instinto maternal desenvolvido, cuidam de seus bebês, não comem e alimentam a todos com paciência. A primeira ninhada está prevista até a fêmea completar um ano de idade, aos 3 anos o acasalamento é interrompido por possíveis complicações.
A expectativa de vida dos representantes da raça chega a 10 anos. Aos 3-4 meses, as ovelhas são abatidas em criações de coelhos, a carne é famosa pelo seu sabor e qualidades dietéticas, tenra e suculenta. O rendimento dos produtos cárneos é de até 60% do peso do coelho.
Doenças e prevenção
O carneiro francês não possui imunidade forte. Os problemas de saúde mais comuns em coelhos desta raça incluem:
- doenças gastrointestinais;
- infecções;
- doenças das partes moles das patas - calosidades, úlceras (pododermatite);
- resfriados;
- lesões nos ouvidos devido a espaço mal organizado.
As vacinações (inclusive contra a mixomatose) realizadas dentro do prazo recomendado ajudam a evitar muitas infecções. A substituição oportuna da roupa de cama e a manutenção do calor e da umidade nas instalações protegerão os coelhos de infecções e resfriados. O piso da gaiola é feito de materiais lisos (não são utilizados materiais felpudos ou de malha) para prevenir pododermatite.
Importante: os coelhos começam a ser vacinados com um mês e meio de idade, o que garante o pleno crescimento e desenvolvimento dos filhotes, ganho de peso e manutenção da produtividade.
Onde posso comprar coelhos jovens desta raça?
Os criadores de coelhos domésticos consideram o alto custo uma desvantagem da raça. O preço dos animais jovens de raça pura da seleção europeia chega a vários milhares de rublos. Você pode comprar um coelho bebê de fabricantes comuns por 500-1000 rublos.
Na hora de comprar, é preciso focar na reputação da fazenda, verificar os dados genealógicos, o cumprimento dos padrões da raça e a disponibilidade de vacinas. Animais de raça pura devem possuir documentos de origem.
Observe que é mais lucrativo criar outras raças de coelhos mais produtivas que as ovelhas francesas.
Os coelhos são criados por causa de sua carne e pele, e muitos os mantêm como animais de estimação. O carneiro francês tem um caráter amigável, sendo um excelente companheiro. Tendo dominado as regras de cuidado e manutenção, você poderá criar a raça para fins comerciais e obter saborosas carnes caseiras.