Os criadores de coelhos valorizam a raça chamada Poltava Silver pela espessura do pelo e pelo sabor da carne. A raça apresenta altos níveis de resistência à geada e tolera temperaturas abaixo de zero sem perdas. A peculiaridade desta espécie é a presença de pêlo prateado. Os coelhos prateados Poltava foram o resultado de uma seleção seletiva e ocuparam uma posição de liderança entre outras raças.
Origem da raça
Poltava Silver é uma raça que surgiu na segunda metade do século XX após o trabalho de criadores soviéticos. Os ancestrais da raça foram 2 tipos de animais:
- Champagne Silver é uma raça criada na França. A raça recebeu o nome da província onde foram criados indivíduos com pêlo prateado, Champagne. A desvantagem desta raça era o pequeno tamanho dos machos e das fêmeas, bem como a sua incapacidade de resistir às geadas.
- Os coelhos Poltava da Ucrânia não tinham uma bela cor prateada, mas apresentavam resistência ao gelo.
Desde 1952, a raça está oficialmente registrada no Registro. Ainda é procurado por criadores privados ou pequenas propriedades.
Descrição e características dos coelhos prateados
Uma característica distintiva da raça é a cor do pelo. Tem uma tonalidade prateada. A pele pertence à categoria de reversão. É um tipo de pele que possui características de qualidade. O pelo é grosso e elástico, por isso a pelagem de um coelho fica sempre bem cuidada.
Características da raça:
- o peso de um coelho chega a 7 quilos, mas geralmente é de 5 a 6 quilos;
- constituição proporcional, ossos fortes;
- o comprimento do corpo é de 55 centímetros;
- uma ninhada traz até 9 indivíduos;
- cor da garra – marrom;
- as orelhas ficam retas, proporcionais ao corpo, não muito longas;
- o rendimento da carne é de cerca de 60%.
Interessante! Os coelhos nascem com pelo preto. Torna-se prateado após 4 meses de vida do animal.
Principais prós e contras
A raça está em alta. A principal vantagem dos coelhos prateados Poltava é a qualidade de suas peles. No mercado, as peles prateadas são muito mais valorizadas do que as peles de outras raças.
prós | Desvantagens |
Resistente ao gelo, comporta-se bem em gaiolas externas | É preciso controlar a composição da dieta |
Pele de alta qualidade | |
Excelente sabor de carne dietética | |
Alta taxa de fertilidade | |
Despretensão na comida | |
Os indivíduos atingem a maturidade sexual aos 4 meses de idade. |
Referência! Os coelhos Silver Poltava são muito equilibrados e não demonstram agressividade uns com os outros.
Variedades de raça
Existem variações de moedas de prata. A prata de Poltava é chamada de prata soviética. As demais variedades diferem no tipo de pele e em algumas características físicas:
- Prata europeia ou prata clara grande. Uma raça criada a partir de uma raça da região de Champagne. O tom da pelagem dos indivíduos é claro, aguado e inelástico.
- Blues húngaro. Ao contrário do HSS, os coelhos húngaros criados na Áustria são escuros. O pelo prateado é perceptível nas costas.
Referência! A raça BSS é muito popular na Europa.
Como manter e cuidar adequadamente dos animais
Após a compra de animais jovens, deve-se levar em consideração que os coelhos atingem rapidamente a maturidade sexual. Isso significa que após a aquisição os animais devem ser mantidos em gaiolas diferentes e o comportamento das fêmeas deve ser monitorado.
Para criar animais saudáveis é necessário cumprir requisitos básicos de manutenção. As gaiolas para animais devem ser altas, ou seja, elevar-se acima do nível do solo a uma altura de 80 centímetros a 1 metro. As gaiolas são feitas de madeira ou compensado e equipadas com barras.
Requisitos de conteúdo:
- Devido à estrutura do sistema respiratório, os coelhos necessitam de ventilação constante.
- Os coelhos precisam de luz solar natural.
- Uma camada de palha com 7 a 10 centímetros de espessura é colocada no fundo da gaiola.
- O comedouro e o bebedouro são colocados dentro da gaiola para que o animal tenha livre acesso à comida e bebida.
Dieta de coelho
É dada especial atenção à nutrição dos coelhos.Apesar da raça Poltava Silver ser despretensiosa na alimentação, os indivíduos precisam receber uma alimentação variada e rica em vitaminas. 75% da dieta é feno. Os coelhos comem bardana, urtiga, trevo e cardo. Ramos jovens de árvores frutíferas e de frutos silvestres são adequados para alimentação. Coelhos precisam de galhos para afiar os dentes.
Vegetais de folhas verdes são adicionados à dieta sazonalmente. A norma diária para folhas verdes é de 200 gramas. Os coelhos digerem bem as folhas de repolho, as folhas de beterraba, as cenouras e a salada.
Cardápio de verão:
- feno – 200 gramas;
- grama de prado – até 700 gramas;
- vegetais – 150 gramas;
- alimento sólido – 200 gramas;
- concentrados – até 200 gramas.
Os complexos vitamínicos são prescritos aos coelhos conforme necessário quando são diagnosticados com doenças.
Atenção! Não dê batatas, salsa ou mostarda aos coelhos.
Regras de criação
Poltava Silver é uma raça que atinge a maturidade sexual por volta dos 4-4,5 meses. Características do processo de criação:
- O homem deve ser mais velho que as mulheres. Os criadores recomendam escolher um macho com mais de 6 meses.
- Para 10 fêmeas, um macho é selecionado.
- O macho não é carregado até a fêmea.
Regras que permitem obter descendentes saudáveis:
- Indivíduos da mesma raça são emparelhados. A prole é considerada reprodutora quando o sangue de uma raça não se mistura com o sangue de outras raças por 4 gerações.
- Os animais não devem ser acasalados se houver sinais de diarreia ou outras doenças.
- O acasalamento é proibido em temperaturas do ar acima de +22 graus. Durante este período, os machos tornam-se estéreis.
Ao selecionar machos e fêmeas para acasalar, eles se orientam por características diferentes. Indivíduos bem alimentados são selecionados entre duas ninhadas.O acasalamento de uma fêmea com um macho costuma ser repetido 2 vezes: primeiro a fêmea é colocada com o macho para o primeiro acasalamento, depois após 5 dias são trazidas para o segundo acasalamento. Se a fêmea já estiver grávida neste momento, ela recusará o acasalamento.
A gravidez do coelho dura de 28 a 32 dias. Durante esse período, ela precisa de nutrição adicional e vitaminas adicionadas à sua dieta. 3 ou 5 dias antes do parto, a fêmea começa a construir um ninho para a prole. Ela faz um viveiro de palha de até 6 centímetros de altura.
Doenças e prevenção delas
As doenças mais comuns da espécie são as doenças infecciosas. Em segundo lugar, segundo as estatísticas, estão as doenças invasivas.
- Coccidiose. Esta é uma doença causada pelo parasita coccídia. Esta doença mata até 70% dos animais. A coccidiose tem 2 formas: hepática e intestinal. A forma hepática dura até 50 dias, na forma intestinal o coelho morre em 10 dias.
- Cisticercose. A larva cestóide infecta o fígado. Se as medidas de tratamento não forem tomadas, começa a peritonite. Não há cura para esta doença.
- Pasteurelose. Afeta o gado, os portadores da doença podem ser pássaros ou roedores.
- Mixomatose. Doença perigosa caracterizada pela formação de tumores no corpo de um animal. Não há tratamento, o coelho doente é eliminado e o gado fica em quarentena.
- Tularemia. A doença é transmitida por pequenos roedores. Os coelhos contraem tularemia se os padrões sanitários básicos não forem seguidos.
- Listeriose. Coelhas grávidas são suscetíveis à doença. A listeriose é aguda e afeta o gado ao longo de uma cadeia. Não há cura para a listeriose.
- Pododermatite.É uma doença que se caracteriza pela formação de feridas nas almofadas das patas. As feridas abertas infeccionam. A causa da pododermatite é ser mantida em condições insalubres.
- Problemas gastrointestinais. Os coelhos domésticos são suscetíveis a distúrbios do trato digestivo. Os animais reagem aos erros alimentares com prisão de ventre ou diarreia. O distúrbio pode ser causado pela separação dos animais jovens da mãe e pela transição para alimentos sólidos.
A prevenção de doenças é a vacinação regular. As vacinações começam aos 1,5 meses de idade. Após 6 meses, é feita a revacinação.
Além da vacinação, os criadores recomendam a realização de eventos especiais e o cumprimento das normas.
Medidas de prevenção | Características do evento |
Limpeza e desinfecção regulares | Gaiolas, bebedouros e comedouros são lavados semanalmente. Se o coelho estiver doente, a gaiola e as superfícies são completamente desinfetadas. |
Quarentena | Animais jovens adquiridos de outros criadores vivem em quarentena por 3 semanas. Aqueles indivíduos que estiveram em contato com um animal doente também ficam em quarentena. |
Exames regulares | Uma inspeção rápida é realizada diariamente e os animais são examinados minuciosamente semanalmente. |
Informação! É necessário cumprir os prazos de vacinação e monitorar a qualidade da vacina.
Como escolher o ourives certo
A prata Poltava é uma raça comum na Rússia. Os criadores aconselham a compra de animais em fazendas confiáveis, especializadas na criação desta raça. A pelagem de um coelho jovem é espessa e densa. Se houver arranhões ou manchas calvas na pele, é verdade que o animal não é saudável.
Ao examinar pratas, é recomendável prestar atenção à cor dos olhos. Os olhos dos animais com pedigree são castanhos.Se os olhos do animal tiverem uma tonalidade diferente, então é uma mistura de raças. Os prateados ficam felizes em fazer contato com as pessoas; são calmos e equilibrados. Os jovens não mordem nem demonstram agressividade. Os criadores recomendam escolher indivíduos com 3 ou 4 meses de idade.