Quanto tempo dura a gravidez em coelhos e como determinar a gravidez, cuidados

Na criação de coelhos, a criação é uma etapa importante da sua vida. Um criador novato deve conhecer todas as nuances desse processo, incluindo quanto tempo dura a gravidez em coelhos. Depois que os animais acasalam, a fêmea é fertilizada. Neste momento, o cuidado adequado do indivíduo e a nutrição adequada são importantes. Com os devidos cuidados, você pode obter uma prole saudável e madura.


Por quanto tempo os coelhos geram filhotes de coelhos?

Uma mulher grávida permanece por 28 a 35 dias.A duração da gestação depende de vários fatores:

  1. Número de embriões. Quanto mais bebês houver no útero, mais difícil será seu desenvolvimento. Portanto, o nascimento ocorre mais cedo do que o esperado.
  2. Idade da mulher em trabalho de parto. Pela primeira vez após o acasalamento, a fêmea dá à luz um pequeno número de descendentes. A produtividade também diminui em indivíduos idosos. Os animais jovens apresentam maior número de coelhos e, consequentemente, o período de gestação é reduzido.
  3. Raça de coelhos. Nas raças de pequenos roedores, a reprodução ocorre mais rapidamente. Quanto maior o indivíduo, maior será o período de gestação dos coelhos.
  4. A saúde da mamãe. Durante todo o período da gravidez, a coelha necessita de cuidados especiais, condições de vida e boa alimentação. O cumprimento de tais medidas contribui para o curso normal da gravidez e o nascimento de bebês saudáveis.

Em uma ninhada, uma fêmea é capaz de produzir de 4 a 12 filhotes. Em média, coelhos de raças grandes dão à luz seus filhotes entre 30 e 34 dias. Por exemplo, representantes das raças gigante branca, californiana e soviética de chinchila. Os coelhos nascem com peso médio de 70-80 gramas.

Especialista:
A maturidade da raça Marder Soviética dura de 29 a 30 dias. Os coelhos pesam 60 gramas após o nascimento. Depois de quantos dias uma fêmea dá à luz depende das características da raça e do peso do indivíduo.

Como determinar a gravidez de uma coelha?

Após o acasalamento, a gravidez é determinada no 14º ao 15º dia. Para isso, é realizada uma inspeção visual e utilizado o método de palpação.

coelha grávida

Mudanças fisiológicas

Você pode verificar o sucesso do acasalamento apalpando o abdômen da fêmea. É aconselhável confiar essas manipulações a um veterinário experiente. Para realizar a palpação, o coelho é pego pela nuca e pelas orelhas e segurado com a outra mão. O polegar é colocado de um lado do animal, os demais dedos do lado oposto.Se houver gravidez, os embriões serão sentidos no abdômen da mulher. Para efeito de comparação, um criador de coelhos inexperiente pode apalpar a barriga de um indivíduo que não está esperando descendência.

Você pode determinar o sucesso da fertilização de um coelho por sinais externos, ou seja, uma barriga arredondada. Uma mudança notável ocorre 7 dias após o acasalamento. Embora tal sinal nem sempre seja determinado visualmente. Quanto maior o período, maior fica a barriga e se torna mais perceptível.

coelha grávida

Antes do acasalamento, a coelha é pesada. O peso é então verificado durante duas semanas após o acasalamento. Se o acasalamento for bem-sucedido, a fêmea ganha peso de 200 a 400 gramas em duas semanas e parece maior do que o normal.

Mudanças de comportamento

Existem outros sinais de gravidez em um animal orelhudo que estão relacionados ao comportamento. Após a fecundação, o indivíduo evita contato com o macho. O agricultor pode descobrir a posição da coelha colocando um coelho próximo a ela 7 a 9 dias após o acasalamento. Uma mulher grávida começará a mostrar agressividade contra ele, atacar e até morder.

Alguns indivíduos ficam tímidos e começam a arrastar grama seca para dentro de casa. Uma coelha faz um ninho. Ela arranca a penugem do peito e cobre o fundo da cela da rainha para os futuros descendentes.

Uma coelha que dá à luz começa a consumir mais água e comida. Ela pode jogar comida fora do comedouro, sinalizando que é hora de mudar sua dieta.

coelha grávida

Como cuidar de uma coelha grávida?

Para manter a saúde do coelho e de seus futuros filhotes, é necessário proporcionar cuidados adequados, alimentação balanceada e ambiente favorável.

Alimentando

Imediatamente após o acasalamento, a fêmea recebe nutrição de alta qualidade.Uma alimentação balanceada garante o pleno desenvolvimento dos frutos e o aparecimento de bebês saudáveis. A dieta inclui vários alimentos de alta qualidade. Se o coelho estiver comendo boa comida, não é aconselhável mudar a dieta, o criador apenas aumenta o número de porções.

Criadores experientes recomendam dar feno fresco à fêmea grávida pela manhã. Após o almoço, o cardápio inclui comida concentrada. Certifique-se de incluir vitaminas, minerais, micro e macroelementos benéficos na dieta. O cálcio é fornecido na forma de giz e farinha de ossos.

coelha grávida

A comida deve incluir os seguintes componentes:

  • alimentos compostos, aveia;
  • alimentos ricos em proteínas;
  • vegetais frescos e firmes;
  • gordura de peixe;
  • minerais.

Importante! Se faltar sal, a coelha consegue comer os filhotes. Portanto, o comedouro deve conter suplementos minerais.

Cuidado

À medida que o nascimento se aproxima, o criador prepara a cela da rainha - local onde a fêmea construirá o ninho. Geralmente é construído na forma de uma caixa na qual o animal pode ser colocado com segurança. O recipiente é feito com laterais para que as crianças não caiam dele. O fundo da cela da rainha está coberto com grama seca, jornal e serragem.

coelha grávida

A casa deve estar sempre limpa e confortável para o animal. Para a gaiola, escolha um local tranquilo e sem ruídos estranhos. É aconselhável escurecer o local onde está instalada a casa, pois a luz forte pode assustar uma mulher grávida.

Problemas associados à gravidez

Se os cuidados adequados não forem prestados ou o roedor não for alimentado adequadamente, podem surgir problemas de saúde que levam à morte da prole. Existem vários problemas associados à gravidez de um coelho:

  1. A mastite ocorre quando há falta de higiene e limpeza na casa. O leite contaminado representa uma ameaça real para os bebês, que pode ser fatal.Se tal perigo ocorrer, você deve procurar imediatamente a ajuda de um veterinário.
  2. Toxicose - a intoxicação do corpo não é típica de todas as raças de coelhos. Ocorre devido à falta de nutrientes na dieta. O problema é eliminado administrando-se um gotejamento de glicose ao animal.
  3. Comer coelhos recém-nascidos pode ser causado por vários fatores. Estes incluem: má nutrição, falta de sal no corpo, desnutrição, estresse.

Durante o parto, é importante monitorar o estado do coelho. Se a duração do parto ultrapassar as normas permitidas, será necessária a ajuda de um veterinário.

A criação de coelhos é um tipo de negócio popular, já que a criação de animais orelhudos é considerada lucrativa e simples. Mas também aqui é necessária atenção por parte do agricultor, a fim de obter descendentes regulares e saudáveis.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim