A criação de coelhos possui certas características que são recomendadas para todos os iniciantes levarem em consideração. Deve ser dada especial atenção ao comportamento dos animais domésticos e ter em conta o instinto maternal dos coelhos após o parto. Criadores inexperientes costumam fazer a pergunta: por que uma coelha espalha seus bebês imediatamente após o parto?
Por que uma mãe coelha expulsa seus filhotes do ninho?
Muitas vezes surge uma situação quando, imediatamente após o parto, a fêmea começa a espalhar seus filhotes.Segundo especialistas, esse problema só pode ser eliminado após uma identificação clara dos fatores provocadores. Por isso, o criador deve analisar o cumprimento das regras de cuidado com os animais de estimação e, se necessário, mostrar o coelho ao veterinário.
Alimentação inadequada
Se o coelho deu à luz e espalhou seus filhotes, pode-se suspeitar de irregularidades na dieta. A falta de vitaminas e minerais afeta negativamente o comportamento da mulher. Isto é especialmente verdadeiro alguns dias após o parto. Uma dieta desequilibrada deixa o coelho excessivamente medroso e excitável. Nesse caso, ela começa a equipar o ninho e depois o destrói. Neste caso, a fêmea também pode jogar fora os coelhos.
Se a fêmea estiver com sede durante e após o parto, ela poderá comer os coelhos jovens para repor a falta de líquidos.
Estresse
O comportamento da mulher é influenciado por uma série de fatores externos. Isso inclui ruído de reparo, latidos de cães, operação do motor e entrada de ratos na sala. Isso provoca um aumento na excitabilidade do coelho e pode fazer com que os bebês se espalhem.
O motivo pelo qual a fêmea não abriga e expulsa os coelhos pode ser a atenção redobrada dos donos. Se os bebês forem manuseados com muita frequência, eles perderão o cheiro natural. Como resultado, a mãe não conseguirá identificá-los.
Às vezes, um coelho passa por estresse que não está relacionado a fatores externos. Pode ser causada por transtornos mentais congênitos. Não há como resolver esse problema. Não é recomendado permitir que tais animais acasalem.
Infecções e outros fatores
Se uma fêmea abandona seus filhotes, pode-se suspeitar de mastite.Este termo refere-se a uma lesão inflamatória da glândula mamária, que é acompanhada de desconforto. Nesse caso, a fêmea pode se recusar a alimentar seus filhotes.
Na fase inicial da mastite, os mamilos afetados incham e ficam vermelhos. Eles podem se tornar mais ásperos e densos. Um animal doente perde o apetite e sente muita sede. Também existe o risco de aumento da temperatura corporal. O comportamento do coelho também muda - ele pode ficar letárgico ou, inversamente, excessivamente ativo.
O fator provocador da mastite pode ser a infecção. Estagnação do leite, anormalidades endócrinas e hipotermia também levam ao problema.
Os problemas também são causados por violações das condições de criação de animais:
- ausência da parede frontal na cela real;
- quantidade insuficiente de feno para fazer ninho;
- temperatura muito baixa;
- violação da estrutura da célula rainha - fezes e impurezas entram nela através de áreas danificadas;
- calor intenso e entupimento.
O que nós temos que fazer?
Se o coelho não demonstrar preocupação com sua prole, medidas oportunas devem ser tomadas. Nesse caso, você pode tentar despertar o instinto maternal no coelho ou colocar os filhotes com outra fêmea. Também existe a opção de você mesmo alimentar os coelhos.
Desperte o instinto maternal
Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- mova temporariamente o coelho para outra gaiola;
- recolher os coelhos com luvas descartáveis;
- pegue a penugem da fêmea;
- embrulhe os coelhinhos com ele - isso deve ser feito por todos os lados;
- depois de meia hora, coloque o coelho na cela real;
- segurando a fêmea de lado, prenda os filhotes aos mamilos.
Após retirar a fêmea da gaiola, é necessário inspecionar cuidadosamente o ambiente em busca de filhotes mortos - às vezes eles permanecem no feno. Se a mulher deu à luz pela primeira vez, pode haver necessidade de estimular a lactação. Para isso, massageie suavemente os mamilos até aparecerem gotas de leite.
Antes de colocar os filhotes na mãe, é necessário massagear suavemente a barriga com um pano úmido. Recomenda-se fazer isso na direção dos órgãos excretores. Graças a isso, as fezes sairão. Os coelhos bebês precisam ser aplicados na mãe uma vez por dia. A duração do procedimento deve ser de um quarto de hora.
Coloque com outro coelho
Caso não seja possível despertar o instinto, recomenda-se colocar os animais jovens com outra fêmea. Recomenda-se levar coelhos da mesma idade. Para que a fêmea possa aceitar os filhotes, ela deve ser transferida para outra gaiola por um determinado período.
Os coelhos devem ser apanhados com as mãos limpas. É permitido tratar as palmas das mãos com absinto. Em seguida, é recomendável limpar bem os filhotes da penugem e do feno restante e colocá-los no ninho. É aconselhável colocá-los no centro - entre os coelhos nativos.
Após 20 minutos, a fêmea pode retornar ao ninho. Nesse período, os filhotes de outras pessoas conseguem adquirir o cheiro desejado. Como resultado, a fêmea não será capaz de distingui-los dos seus próprios coelhos.
Alimente-se
Se não houver uma fêmea adequada, você mesmo pode tentar alimentar os filhotes. Para isso, é permitido o uso de leite de vaca integral. Também pode ser misturado com leite condensado. Isso deve ser feito na proporção de 3:1.
Recomenda-se alimentar os coelhos bebés 4-6 vezes ao dia. Isso deve ser feito com uma pipeta. Após 20 dias começam a beber na chupeta e com 1 mês começam a lamber no pires.
A dispersão dos filhotes após o nascimento pode ser causada por vários fatores. Na maioria das vezes, as causas dos problemas são condições de vida inadequadas ou várias doenças. Para fazer frente a esta situação, é necessário identificar o fator provocador e tomar medidas para eliminá-lo.