Os coelhos nascem completamente indefesos. Eles nascem cegos e carecas. Portanto, no início da vida, os animais necessitam de cuidados maternos. Ao mesmo tempo, um coelho adulto pode alimentar simultaneamente no máximo 8 filhotes. Quando nascem mais coelhos, o excesso é transferido para outro ninho. Muitos agricultores estão interessados em: qual é a melhor altura para separar os coelhos bebés de uma coelha fêmea?
- Com que idade os filhotes de coelho são separados da mãe?
- Entrega no dia 28
- Desmame aos 35-40 dias
- Em 40-45 dias
- Criação de frangos de corte
- Como posicionar corretamente os coelhos bebês
- Jigging Simultâneo
- Desmame com recarga periódica
- Classificando por grau de desenvolvimento
- Equipamento de um novo local de residência
- Comida para coelhos separados
Com que idade os filhotes de coelho são separados da mãe?
Durante 14 a 20 dias, os filhotes se alimentam de leite materno. Isto promove o desenvolvimento da imunidade normal e fortalece o corpo dos coelhos. Chega um momento em que eles precisam ser transferidos para um novo local. Existem várias opções para realizar este procedimento.
Entrega no dia 28
Recomenda-se deixar os coelhos de um mês com a mãe. Neste momento, seus órgãos digestivos estão apenas começando a se adaptar à alimentação de animais adultos. É permitido desmamar os filhotes no 28º dia se o macho cobrir a fêmea no dia seguinte ao nascimento. Graças a isso, a coelha terá a chance de descansar 2 a 3 dias antes da próxima ninhada. Mas esta opção é considerada a menos lucrativa.
Desmame aos 35-40 dias
Separar os filhotes da mãe aos 35-40 dias tem certas características. Recomenda-se garantir que os coelhos não comam demais. Se você negligenciar esta recomendação, há uma grande probabilidade de problemas digestivos e diarréia. Além disso, a fêmea fica coberta por 10 a 20 dias. Quanto mais tarde isso for feito, mais descanso ela terá dos coelhos.
Em 40-45 dias
A acidez gástrica cai significativamente nos primeiros 10 dias dos coelhos recém-nascidos. Isso se deve à diminuição da força do suco e ao aparecimento de sintomas catarrais em animais que estão apenas começando a se adaptar aos alimentos grosseiros. Portanto, é melhor mover os coelhos para um novo local dentro de 40-45 dias. Isso garante uma melhor utilização da planta e de outros alimentos. Ao mesmo tempo, vale a pena fazer a transição gradual dos animais para novos alimentos. É muito importante cuidar cuidadosamente dos animais nos primeiros 1,5-2,5 meses após a separação.
Criação de frangos de corte
A eclosão dos frangos é realizada aos 56-60 dias.Neste caso, os animais são imediatamente abatidos. Antes do abate, é permitido cultivá-los por mais 15 a 20 dias com ração protéica. Esta opção de criação é considerada ideal para espécies de carne. As carcaças desses animais contêm mais proteínas e gordura em comparação com coelhos de 4 meses criados da maneira usual.
Como posicionar corretamente os coelhos bebês
Existem várias opções para realizar este procedimento. Cada método possui certos recursos.
Jigging Simultâneo
Este método é utilizado no caso de criação compactada. Neste caso, os animais são separados aos 30 dias. Durante o procedimento, vale levar em consideração o estado de cada coelho. Todos os filhotes deverão ter o mesmo desenvolvimento. Indivíduos mais fracos devem receber nutrição adicional e cuidados mais cuidadosos.
Devido à falta de competição entre os animais, será possível obter indivíduos saudáveis.
Ao colocar os coelhos em gaiolas, vale levar em consideração a gordura e as características sexuais. Os animais são atribuídos por sexo no máximo 3 meses. É permitido colocar de 3 a 7 indivíduos em gaiolas.
Desmame com recarga periódica
Se alguns dos animais soltos não estiverem se desenvolvendo bem e a mãe tiver muito leite, os filhotes podem ser devolvidos a ela periodicamente. Isso garante seu fortalecimento.
Vale considerar que este método não é considerado o mais eficaz e, portanto, raramente é utilizado. Os coelhos devem desenvolver-se de forma independente a partir do momento em que são dispostos. Se os animais apresentarem baixa estatura, devem ser alojados separadamente e imediatamente criados para a produção de carne. Esses indivíduos têm maior probabilidade de enfrentar doenças que ameaçam infectar toda a família.
Classificando por grau de desenvolvimento
Este método envolve colocar primeiro os bebês maiores e mais fortes.Após 2-3 dias, o restante é transferido para um novo local. Isto é feito por sua vez, tendo em conta o crescimento e o desenvolvimento. Este método pode ser usado se a fêmea tiver leite suficiente.
Equipamento de um novo local de residência
As gaiolas são feitas para 3 a 7 indivíduos. É permitido colocar de 10 a 15 animais em recintos. 1 coelho requer um mínimo de 0,2 metros quadrados de espaço. Você não deve manter coelhos de ninhadas diferentes juntos. Se não houver outras opções, você deve usar uma gaiola nova que não seja familiar aos animais de nenhuma das ninhadas. Isso ajudará a evitar brigas e danos. Se isso não for possível, os coelhos briguentos são mantidos sozinhos.
Na hora de escolher um novo local, vale considerar que deve ser seco e quente. Os coelhos têm dificuldade em resistir a condições restritas e à exposição a correntes de ar. Antes do transplante dos animais, o alojamento deve ser tratado com um anti-séptico. O fundo da gaiola pode ser de madeira ou plástico. A organização de uma roupa de cama adequada não é de pouca importância. Isso ajudará você a se manter aquecido. A roupa de cama pode ser feita de papelão, feno, tecido, serragem.
Comida para coelhos separados
Recomenda-se alimentar adequadamente os filhotes, pois possuem um sistema digestivo subdesenvolvido. Os primeiros alimentos complementares são dados às 3 semanas. Ao mudar para uma nova dieta, o pH do estômago diminui significativamente.
Os coelhos removidos devem receber uma dieta variada. Porém, a princípio é permitido consumir apenas os alimentos consumidos pela nutriz. Caso contrário, os bebês enfrentarão diarreia grave ou doença inflamatória intestinal.
Novos alimentos devem ser introduzidos gradualmente. Isto é especialmente verdadeiro quando se usa verduras. É proibido dar grama fresca aos coelhos. Recomenda-se secar primeiro.É proibido colocar muita comida na tigela, pois os coelhos podem comer demais. Criar coelhos bebês tem vários recursos. Existem várias opções para realizar este procedimento. Para que tudo corra bem, é recomendável proporcionar condições adequadas aos animais.