Produzir carne e peles macias é a principal tarefa da cunicultura. Por isso, os agricultores estão especialmente interessados nos coelhos chamados gigantes - animais que têm muito peso e pele grande. Os animais são valorizados não só pela sua produtividade, mas também pela sua natureza fleumática. Os gigantes incluem raças para fins de carne e pele. Consideremos raças populares de coelhos grandes, características de criação e criação de animais.
descrição geral
A principal diferença entre o gigante e seus companheiros é o impressionante tamanho e peso corporal.O peso médio dos gigantes é de 5 a 6 quilos, os maiores exemplares chegam a 10 a 12 quilos. Os criadores criaram propositalmente raças grandes. A primeira espécie foi criada na Flandres; informações sobre o coelho flamengo são encontradas em documentos de 1860. O padrão completo da raça Flandres foi formado em 1893, o gigante foi incluído no Registro.
Agora a lista de gigantes aumentou. Os representantes das raças diferem na aparência, na cor da pelagem, alguns são criados apenas para carne, outros são criados para carne e peles.
As características comuns dos gigantes são:
- ossos fortes e fortes;
- Corpo longo;
- rápido ganho de peso;
- fertilidade (até 8-10 por ninhada);
- resistência a baixas temperaturas.
Alguns agricultores acreditam que os gigantes comem demais, mas em termos de peso esse valor está dentro da média dos coelhos comuns.
Quais raças podem ser classificadas como gigantes?
Algumas das raças gigantes mais populares e amadas pelos criadores de coelhos incluem:
- Gigante cinza. Criado por criadores ucranianos, uma das melhores raças de coelhos para regiões frias. O peso normal é de 5 quilos, muitas vezes chegando a 7. A cor usual é cinza, mas agora outras cores são permitidas. Tem excelente saúde.
- Gigante branco. O coelho foi criado na URSS e pertence às raças de pele. Corpo alongado, pele branca como a neve com pêlo denso e uniforme. A pele aceita bem a tintura; milhões de crianças cresceram usando casacos de pele e chapéus feitos de pele de coelho. Albino de olhos vermelhos, o gigante pesa 5,5 quilos.
- Alemão ressuscitado. Peso – 8-10 quilogramas, alguns indivíduos – 14 quilogramas. As cores são variadas – do branco ao preto. Carne e pele apresentam alta qualidade de ambos os produtos.
- Flandre (gigante belga). Verdadeiros gigantes entre seus irmãos. O peso atinge um recorde de 9 a 12 quilos.Esta espécie é considerada uma espécie de carne, o pelo não brilha com nenhuma qualidade especial.
- Chinchilas soviéticas. Coelhos grandes crescem até 8-9 kg. Eles têm uma linda pele prateada intercalada com branco e preto. Pele de excelente qualidade, carne de categoria média. Amadurecem aos 4-5 meses, as fêmeas são férteis.
- Angorá gigante. Um milagre branco e fofo com pêlo de até 15 centímetros de comprimento. Os coelhos pesam de 5 a 6 kg. Essas belezas são cortadas a cada 3 meses, obtendo até 200 gramas de penugem de alta qualidade. O conteúdo é complexo; o pelo requer cuidados especiais para não emaranhar.
- Carneiro francês. Seu nome deve-se ao formato de seu crânio, semelhante ao de uma ovelha. A pele agradável ao toque e as orelhas caídas conferem aos coelhos uma aparência fofa. Eles são frequentemente usados como animais de estimação. Peso – 6-7 kg, cor de pele cinza, azul, preta e manchada.
- Arminho russo. Nem o maior dos gigantes (4-5 kg) tem a coloração dos gatos siameses - patas e cabeça escuras. Criado por sua pele de alta qualidade, semelhante ao arminho.
- Borboleta. A pele manchada de branco e preto é a principal diferença entre os gigantes de tamanho médio (5 quilos).
Outras raças conhecidas incluem carneiro do Alasca, vienense preto, prateado e alemão.
Interessante: o recordista de tamanho e peso é um gigante da raça Flandres: o coelho Ralph cresceu até um metro de comprimento e pesa 22 quilos.
As vantagens de tais coelhos
Os agricultores que criam coelhos gigantes observam os seguintes aspectos positivos das raças:
- carcaças grandes, rendimento de produtos cárneos – 55-60%;
- caráter complacente e não agressivo;
- pele e carne de alta qualidade;
- a coelha dá até 6 ninhadas por ano, alta fertilidade;
- as fêmeas não abandonam seus coelhos, alimentam todos por até um mês;
- maturidade precoce - os coelhos podem ser abatidos aos 3-4 meses;
- crescem bem mesmo em regiões frias.
Os criadores de coelhos que criam raças comuns precisam estar preparados para organizar gaiolas especiais maiores e organizar o espaço corretamente.
Características de manutenção e cuidados
Os gigantes costumam ser mantidos em gaiolas individuais, onde o animal se sentirá livre e poderá subir nas patas traseiras. Tamanho recomendado – 100-120x80x60 centímetros. A casa da mãe é ampliada - com área de 120-170x100 centímetros.
Regras básicas de cuidado ao criar gigantes:
- As gaiolas são mantidas em local ventilado, mas sem correntes de ar ou luz solar direta.
- Os coelhos de raças grandes adoram deitar-se, para fazer exercício é útil mandá-los para um recinto onde os animais possam correr.
- O chão da gaiola está coberto de feno e serragem. Não são utilizados materiais celulares, considerados higiênicos. Devido ao seu grande peso, os coelhos machucam as partes moles das patas na malha.
- Durante o inverno, nas regiões frias, os celeiros são aquecidos para evitar resfriados. Observe que os gigantes também não toleram bem o calor. Muitas raças gigantes adaptadas à Rússia são mantidas em celeiros sem aquecimento; os animais devem ser protegidos contra queimaduras pelo frio.
- A roupa de cama é trocada regularmente, os comedouros e bebedouros são lavados e o celeiro onde vivem os animais é limpo. Uma vez a cada seis meses, as células e equipamentos são desinfetados (solução de cal apagada, água sanitária). Em caso de infecções, desinfete com mais frequência.
A vacinação do gado ajuda a eliminar doenças infecciosas. A partir de um mês, os animais jovens começam a receber vacinas.
O que alimentar coelhos gigantes
Muitas raças de gigantes tendem a mastigar constantemente, por isso sofrem de obesidade. Isso reduz a função sexual. Selecione uma dieta balanceada e dose porções.
Para uso alimentar:
- Desde o início da primavera, produzem ervas - bardana, trevo, banana, urtiga, alfafa. A grama cortada é deixada descansar e alimentada seca.
- O feno é dado quando não há grama fresca.
- Ramos de árvore.
- De grãos - cevada, aveia.
- No inverno, os animais são fortificados com agulhas de abeto e pinheiro.
- As leguminosas são uma fonte de proteína necessária para raças grandes.
- Legumes, frutas, melões - raízes, maçãs, purê de vegetais.
- Ração especial, bolo, farelo.
Para manter a saúde e fortalecer o sistema imunológico, principalmente no inverno, suplementos vitamínicos e farinha de ossos são incluídos na dieta alimentar. Não é recomendado alimentar gigantes com trigo e produtos feitos a partir dele.
Os coelhos são alimentados 2 a 3 vezes ao dia, de preferência no mesmo horário. Isso estabiliza a digestão e ajuda a evitar problemas no trato gastrointestinal. Alimentos podres e velhos não são usados. Na alimentação de pré-misturas e outros produtos acabados, o prazo de validade é levado em consideração.
No inverno, certifique-se de que a água e os alimentos suculentos não congelem e não tenham gelo. Água limpa deve estar sempre nos bebedouros. Coelhos pesados muitas vezes derrubam pratos leves, é melhor escolher comedouros pesados ou fixá-los na parede ou no chão.
Técnica de criação
A puberdade dos gigantes ocorre um pouco mais tarde do que a das raças pequenas. Os coelhos são capazes de acasalar aos 6-7 meses, mas é melhor esperar até a fêmea completar 8 meses para que o animal atinja a plena condição. A coelha, na expectativa dos bebês, monta um ninho e é previamente transferida para uma gaiola maior. O tamanho médio da ninhada é de 7 a 8 coelhos, mas às vezes aparecem 10 a 12 bebês.
As fêmeas gigantes não comem crianças, apesar de seu grande tamanho, não as pisoteiam e manuseiam os filhotes com cuidado. Até 90% da ninhada sobrevive.
O peso dos filhotes de coelho ao nascer é de 80-95 gramas, eles crescem rapidamente e, às duas semanas de idade, os bebês mais desenvolvidos deixam o ninho.O coelho alimenta os bebês por 30-45 dias, depois os animais jovens são transferidos para gaiolas separadas. Aos 4 meses, o crescimento ativo termina; eles se tornam sexualmente maduros aos 7-8 meses.
Os gigantes vivem de 6 a 8 anos; animais de estimação decorativos geralmente vivem até essa idade. Nas fazendas, a maior parte do gado é abatido aos 3-4 meses, restando apenas os produtores.
Doenças e seu tratamento
A maioria das raças de gigantes tem níveis médios de imunidade e não adoecem com mais frequência do que outros tipos de coelhos.
Informação: vacinação, cuidados adequados e condições de vida previnem o desenvolvimento de doenças.
As doenças infecciosas e parasitárias (contagiosas) mais comuns dos gigantes incluem:
- mixomatose - não há tratamento, os coelhos são abatidos, as instalações e equipamentos são desinfetados;
- espiroquetose, pasteurelose - antibióticos;
- rinite infecciosa, estomatite, mastite - enxágue das mucosas e da pele, antibióticos;
- infestações helmínticas – remoção de parasitas de coelhos com preparações especiais, desinfecção;
- micose – agentes antifúngicos, pomadas;
- pulgas, sarna - tratamento antiparasitário para coelhos.
As doenças não infecciosas surgem devido a erros nutricionais e lesões. Os coelhos pegam resfriados com correntes de ar, falta de aquecimento no inverno, devido à cama molhada e fria. É necessário isolar o ambiente, incluir vegetais frescos na dieta alimentar e fazer fortificações.
Para prisão de ventre, diarréia, cólicas e outros distúrbios do trato gastrointestinal, os coelhos passam a comer alimentos de alta qualidade, a dieta é cuidadosamente controlada e eles são colocados em dieta.
Seleção e aquisição
É melhor comprar gigantes de criadores confiáveis, em fazendas de criação. Caso contrário, o coelho pode acabar sendo uma orelha fofa comum de tamanho médio.Na hora de escolher leve em consideração as características da raça - carne, pêlo, decorativo. A maioria dos agricultores prefere espécies de carne e peles com pele e carne de alta qualidade. Coelhos de pais de raça pura custarão mais caro, mas apresentarão as melhores características da espécie.
Após verificação do cumprimento dos requisitos da raça, os coelhos são examinados, tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- pêlo liso, sem carecas ou emaranhados;
- tamanho e peso por idade;
- mobilidade;
- condição dos dentes superiores;
- olhos saudáveis, sem muco no nariz e babando.
Verifique a limpeza das orelhas e a ausência de parasitas. Antes de ingressar na pecuária, os novos coelhos são colocados em quarentena.
Seu tamanho excepcional e sua natureza bem-humorada tornam os gigantes fáceis de criar. A carne desses animais é saborosa e nutritiva, as peles são maiores que o tamanho normal. A alta produtividade garante lucro nas fazendas de coelhos; sua disposição não agressiva e simpatia muitas vezes transformam os gigantes em animais de estimação favoritos.