Coelhos anões (decorativos) são um conjunto de raças de coelhos criados para serem mantidos em ambientes fechados. Os animais distinguem-se pela sua natureza dócil e pelo seu pequeno tamanho, o que permite criar condições de vida confortáveis tanto na sua própria casa como num apartamento na cidade. Coelhos são treináveis, são treinados para usar a bandeja e são capazes de se tornarem membros plenos de uma família amorosa e atenciosa.
Raças populares de coelhos anões
As variedades anãs de coelhos incluem todos os representantes decorativos criados para serem mantidos em apartamentos e casas. Esses animais são leves (até 2,5 kg) e o comprimento da pelagem pode variar.
As raças mais populares incluem:
- Carneiro de orelhas caídas.
- Anão rex.
- Coelho anão Foxy.
- Coelho anão angorá.
- Anão hotot.
- Coelho anão japonês.
- Minilop.
- Lebre anã.
- Hermelin.
- Coelho anão holandês (dinamarquês ou holandês).
- Coelho com cabeça de leão.
Atualmente, ao adquirir um coelho decorativo, uma pessoa pode conhecer representantes de mais de 60 raças, diferindo no comprimento das orelhas (de 5 a 20 centímetros), tamanho corporal (de 700 gramas a 3 quilos) e outros parâmetros.
Vida útil
A esperança média de vida de um coelho decorativo pode variar de 6 a 11 anos, dependendo das condições de detenção e da hereditariedade.
Como aumentar vida útil de um coelho:
- Antes de comprar, leia o pedigree do animal e as avaliações de outros compradores. A endogamia frequente ou o não cumprimento dos padrões de criação podem levar ao aparecimento de doenças hereditárias graves e à morte rápida da enfermaria.
- Proteja-se de lesões físicas e doenças infecciosas, entre em contato com um veterinário em tempo hábil.
- Observe os padrões de manutenção, monitore a dieta e o estado do coelho.
- Não limite a atividade.
- Comunique-se, não deixe o animal sozinho por muito tempo.
- Realizar vacinação e esterilização em tempo hábil.
O confinamento em uma pequena jaula, a má nutrição e a falta de comunicação levam à morte rápida, assim como as doenças infecciosas.
Recursos de escolha
Escolher o seu primeiro coelho, como qualquer outro animal, pode parecer assustador. Porém, existem certas regras que aumentam a garantia de aquisição de um animal saudável. Regras para comprar um coelho:
- Escolha um viveiro com boas críticas e vasta experiência na criação de animais. Com o vendedor responsável você pode visualizar o pedigree, passaporte veterinário e atestados dos procedimentos médicos realizados (esterilização, vacinas, tratamento para pulgas e helmintos).
- Não retire coelhos dos mercados ou através de anúncios.
- Evite comprar coelhos com menos de seis meses.
- Os olhos do animal devem estar limpos, a respiração deve ser sem chiado, a pelagem deve ser densa, sem calvície, as orelhas devem estar limpas, sem sinais de infestação por carrapatos.
- Decida com antecedência o sexo e a raça, familiarize-se com as características.
Ao comprar um animal de outra pessoa, o menor problema é comprar um coelho comum. Comprar em pet shops também não é recomendado devido ao risco de contrair um animal doente, velho ou uma fêmea grávida.
Regras para cuidados e manutenção em casa
Os coelhos são animais limpos que são facilmente treinados em casa e na ninhada. Para proporcionar condições dignas ao animal, é importante estar atento ao tamanho do recinto, à boa alimentação e à proteção contra doenças.
Arranjo da casa
A preparação da casa e do recinto é feita com antecedência, antes da compra do animal.Isso é necessário para transportar confortavelmente o animal para um novo território e fornecer tudo o que é necessário no apartamento. Características do aviário:
- O tamanho da gaiola deve ser 5 vezes ou mais maior que o do coelho.
- Palete de plástico.
- As hastes não são pintadas.
- O recinto deverá ter casinha coberta, bandeja, bebedouros, comedouros para diversos tipos de alimentos, manjedoura para feno, brinquedos e roupas de cama substituíveis (reposição após 1 dia).
- A gaiola deve estar longe da luz solar direta e de correntes de ar.
- Quando a temperatura ambiente estiver acima de +19 graus Celsius, garrafas com gelo devem ser colocadas no recinto e as orelhas da enfermaria devem ser limpas regularmente com um pano úmido.
No caso de manter coelhos do mesmo sexo e não esterilizados, é melhor separar os animais, pois eles marcarão ativamente o território.
O que alimentar
Como outros herbívoros, os coelhos anões tendem a mastigar e comer com frequência. Para um pleno desenvolvimento e boa saúde, o animal necessita de uma dieta bem formada e com todas as substâncias necessárias.
O cardápio diário do coelho consiste em:
- 150-200 gramas de feno (8% de grama fresca e cereais);
- 200-250 gramas de vegetais frescos esmagados (cenoura, brócolis, rutabaga, couve-flor, pepino, rabanete);
- frutas na quantidade de 1 colher de sopa por 2 dias (bananas, maçãs, peras, passas, damascos secos);
- comida pronta na quantidade de 3% do peso do coelho;
- sal na quantidade de 0,5% do peso total do alimento (pode-se borrifar o feno com solução salobra);
- suplementos vitamínicos após verificar a dosagem com um veterinário.
Não se esqueça da importância da reposição oportuna da água e do monitoramento de sua qualidade. O bebedouro deve ser mantido perfeitamente limpo.
Importante! Em nenhum caso se deve adicionar à comida batata, couve branca e roxa, ameixa, frutas cítricas, confeitaria e leite (para adultos).
Higiene e banho
Os coelhos são muito limpos e, quando emparelhados, podem cuidar uns dos outros.
Os procedimentos de higiene incluem:
- tomar banho em casos de poluição severa (diarréia);
- cortar as unhas até 2 vezes por mês;
- pentear peles;
- exame dos dentes e adição de alimentos sólidos em caso de trituração insuficiente.
Importante! O banho de coelhos é realizado apenas em casos extremos. Após o procedimento, o animal deve ser enxugado e deixado secar em local protegido de correntes de ar para evitar respingos e resfriados.
Treinamento e jogos
Os coelhos decorativos são muito ativos e receptivos ao treinamento, percebendo as tarefas como um jogo. Para treinar um animal, é preciso utilizar métodos de recompensa, sem de forma alguma assustar ou prejudicar o pet. O treinamento começa 2 meses após a compra, quando o coelho se acostuma com o novo local. Para ficar em um apartamento, é melhor começar com o treinamento na caixa sanitária.
Doenças e tratamento
Os coelhos anões são exigentes em termos de cuidados, cuja violação pode levar à doença ou morte do animal. Raças decorativas têm imunidade fraca e precisam de atenção e cuidados.
Possíveis sinais de doença:
- inchaço, vômito;
- constipação;
- fezes moles;
- mal hálito;
- arrotar;
- roncando no estômago;
- letargia, fadiga, letargia;
- sangue na urina;
- lacrimejamento, pus nos olhos;
- manchas calvas no pelo, irritação na pele;
- espirrar, tossir;
- temperatura.
O criador de coelhos deve ter em mãos o número de uma boa clínica veterinária cujos especialistas tenham experiência no trabalho com coelhos. Caso apareça um ou mais sintomas, o animal deve ser examinado o mais rápido possível.
Vacinação
A vacinação ajuda a proteger o seu animal de estimação do desenvolvimento de doenças que podem levar à morte ou consequências irreversíveis para a saúde do coelho. Em primeiro lugar, os rolos são vacinados contra:
- raiva;
- salmonelose;
- listeriose;
- mixomatose;
- VHBK (doença hemorrágica viral).
Os procedimentos são realizados já na 6ª semana de vida do coelho em clínica veterinária. Antes da vacinação é necessária uma semana de preparação do animal, incluindo prevenção de infecção por helmintos, monitoramento do estado geral e ausência de banho.
Esterilização e castração
Esterilização e castração de coelho – um procedimento importante para raças anãs de coelhos adquiridos para morar em apartamento. A operação tem um efeito benéfico na duração e na qualidade de vida do coelho.
Vantagens e desvantagens da esterilização:
Vantagens | Imperfeições |
Aumento da expectativa de vida. | Desequilíbrio hormonal. |
Eliminar o risco de gravidez indesejada em mulheres (caso o dono tenha vários animais de estimação de sexos diferentes). | Estresse. |
Eliminando o risco de falha periódica do sistema endócrino e do estado de “falsa gravidez”. | Necessidade de cuidados adicionais. |
Reduzindo o risco de desenvolver câncer. | Custos financeiros e procura de um especialista. |
Agressividade reduzida. | |
Os coelhos (machos e fêmeas) não marcam território. |
A esterilização dos coelhos é realizada quando o animal atinge os seis meses de idade.
Como pegar um coelho corretamente
Um coelho é uma criatura viva que, como uma pessoa, pode ser dolorosa ou desconfortável.
Posição correta das mãos:
- Uma mão segura suavemente o peito, a outra apoia sob as patas traseiras.
- A metade frontal do corpo e a cabeça são mais altas que as costas (caso contrário, o animal irá explodir).
- Permita que o tímido coelho esconda o rosto sob a axila.
- Para entregá-lo a outra pessoa, o coelho deve ser baixado sobre uma superfície horizontal e segurado até ser cuidadosamente apanhado. Quando transmitido pelo ar, existe o risco de queda do animal e consequente lesão.
O animal deve se sentir confiante e confortável. Se o coelho estiver com medo ou nervoso, é melhor soltar o animal ou agachar-se e esperar que ele se acalme.
Importante! Depois de conhecer o dono, o coelho precisa de tempo para se acostumar e confiar na pessoa. Para acelerar esse processo, você precisa pegar o animal regularmente por um curto período de tempo e soltá-lo se o animal começar a ficar nervoso. Após cada sessão de treinamento, o coelho recebe uma guloseima.
Criação de coelhos anões
Coelhos anões com bom pedigree participam de exposições e são um bom investimento para criar e montar seu próprio viveiro. É importante lembrar que criar animais é uma grande responsabilidade que exige experiência e paciência por parte do proprietário.
Características da criação de coelhos:
- idade da puberdade – de 6 a 9 meses;
- o número de coelhos por ninhada é de até 7 indivíduos;
- idade gestacional – 31 dias;
- após o parto, a mulher precisa de descanso, os partos frequentes prejudicam a sua saúde e o estado da prole;
- durante a gravidez e a lactação, a mulher precisa de mais nutrição do que o normal;
- A coelha e seus filhotes devem ter um ninho quente e protegido.
Se a criação de coelhos não é o objetivo da compra de um animal, é melhor recorrer à esterilização. O animal não sente desconforto e a convivência com a pessoa fica muito mais tranquila.