A castração de coelhos visa a retirada dos órgãos reprodutivos dos animais, o que elimina a atividade sexual dos animais de estimação. Esta manipulação é realizada para animais ornamentais ou de fazenda. Para evitar que tenha consequências negativas para a saúde do seu animal de estimação, é importante escolher o método adequado e prestar-lhe os cuidados adequados.
Vantagens e desvantagens da castração
A castração de coelhos tem certos prós e contras.A vantagem indiscutível da técnica é que o animal não sente calor sexual. Graças a isso, ele fica mais calmo e para de lutar pelo coelho. Este procedimento também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aumentar a expectativa de vida. Coelhos castrados são menos suscetíveis a inflamações e lesões malignas dos órgãos genitais.
Esses animais ganham bem peso corporal e adquirem pêlo liso. A realização do procedimento ajuda a deixar o animal mais limpo. Ele vai parar de marcar seu território.
Ao mesmo tempo, realizar a manipulação também apresenta muitas desvantagens. Se você fizer isso sem anestesia, existe o risco de estresse severo e até de choque doloroso. O procedimento com anestesia não causa desconforto. No entanto, os coelhos não respondem bem à anestesia.
Além disso, após a castração, existe o risco de inflamação da área danificada, danos aos órgãos digestivos e disbacteriose. Durante a recuperação, seu animal de estimação pode tentar coçar a área afetada. Isso geralmente causa infecção e ruptura da estrutura da sutura.
Com que idade os coelhos são castrados?
Para garantir que a castração não traga consequências negativas à saúde dos pets, é importante escolher o momento certo para a realização do procedimento.
Idade ideal
Recomenda-se castrar a fêmea na época da puberdade, que começa aos 4 meses. No entanto, a maioria dos veterinários prefere esperar seis meses. Realizar o procedimento em animais muito jovens é considerado perigoso.
Os machos devem ser castrados no momento da descida testicular. Este período dura de 3 a 4 meses.Na Europa, os coelhos são frequentemente castrados já às 6 semanas de idade. Ao mesmo tempo, é aconselhável realizar o procedimento não só para coelhos de fazenda, mas também para coelhos decorativos.
Quando não fazer
É importante castrar os coelhos na idade certa. A violação desta regra pode provocar consequências negativas. A remoção de órgãos reprodutivos de animais com mais de 4 anos de idade pode causar grave deterioração da saúde. Se o procedimento for realizado com mais de 6 anos de idade, existe um alto risco de morte.
Além disso, as contra-indicações para a manipulação incluem sensibilidade individual aos analgésicos. As alergias a esses medicamentos não ocorrem com muita frequência, mas antes de realizar a intervenção vale a pena consultar um veterinário e eliminar possíveis restrições.
Não é recomendado castrar se o coelho estiver acima do peso. Primeiro, o animal deve ser colocado em boa forma e só então os órgãos reprodutivos devem ser removidos.
Métodos de castração de coelhos
Existem 2 métodos principais de realização do procedimento - fechado e aberto. Cada um deles possui alguns recursos.
Método fechado
Com a esterilização fechada, não é necessário cortar a pele. Caso contrário, recomenda-se fixar as patas do coelho na vertical. É importante garantir que a cabeça dele esteja no topo.
O escroto deve ser puxado horizontalmente para o lado e depois apertado firmemente com um nó cirúrgico. Isso é feito até que se ouça um estalido nos cordões espermáticos. Nenhuma ação adicional deve ser tomada. Nos dias 3-6, o escroto e os testículos secarão e cairão.
Caminho aberto
Para esterilizar um coelho com corte na pele, recomenda-se limpar a área de tratamento com tintura de iodo. Sua concentração deve ser de 5%.Em seguida, deve ser feita uma pequena incisão longitudinal entre os 2 pólos do testículo. Depois disso, esprema o testículo junto com a membrana vaginal. É necessário aplicar um nó cirúrgico próximo ao anel inguinal externo e cortar os testículos com tesoura ou bisturi.
Ao realizar este procedimento, é importante manter uma certa distância em altura da área do curativo. Deve ter 2-3 milímetros. Depois disso, recomenda-se tratar a área danificada com um anti-séptico e antibacteriano. “Streptocid”, “Tricillin” ou outra composição são adequados para isso.
Se um coelho tiver uma hérnia inguinal-escrotal, será necessário torcer várias vezes a membrana vaginal comum com os cordões espermáticos.
Preparação
O coelho deve parar de se alimentar 12 horas antes do procedimento. Se o animal comer normalmente, existe risco de complicações. Um dos distúrbios mais comuns é o prolapso intestinal. Como último recurso, é permitido dar um pouco de feno ao seu animal de estimação. Também é permitido o uso de grama seca. Neste caso, deve haver muita água no bebedouro.
Antes da operação, a célula é desinfetada com produtos químicos especiais. Você também deve lavar o comedouro e bebedouro e trocar a roupa de cama.
Poucos dias antes do procedimento, o animal deve receber acidophilus na forma seca. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de disbiose após a cirurgia. Antes de realizar a manipulação, o animal deve ser examinado para garantir sua saúde.
Fazendo cirurgia em casa
A castração pode ser feita com as próprias mãos. Para fazer isso, é recomendável preparar ferramentas. Você também precisará de fio de seda ou náilon.O bisturi e a agulha devem ser completamente desinfetados. O tratamento da mesa cirúrgica não é de pouca importância. As mãos devem ser bem lavadas e tratadas com solução de iodo.
Em seguida, coloque o coelho sobre a mesa com a barriga para cima e fixe-o com segurança. Pegue o escroto com a mão esquerda e puxe-o para baixo. Faça uma incisão na pele da parte superior das costas, retire os testículos, faça um curativo e corte-os.
Polvilhe a área danificada com estreptocida e costure. A operação deve ser realizada com extremo cuidado. É proibido puxar os túbulos. Isso ajudará a evitar danos à cavidade abdominal.
Que cuidados o animal precisa ter?
A castração aberta é geralmente usada para animais de estimação decorativos. Após a cirurgia, o coelho deve ser alimentado em pequenas porções e seu estado monitorado. Normalmente o procedimento não causa complicações. Depois de apenas alguns dias, o coelho está pronto para retornar ao seu estilo de vida normal.
Às vezes, após a castração, ocorre prolapso do omento ou dos intestinos. Em tal situação, será necessária a ajuda de um veterinário. Se o animal morder ou tentar arranhar a ferida, é colocada uma coleira de plástico. Neste caso, recomenda-se tratar a área danificada com água oxigenada.
Quanto custa o procedimento?
O custo da castração depende de vários fatores. Se o procedimento for realizado em uma clínica, pode custar de 700 a 3.000 rublos. A castração de um coelho é considerada um procedimento importante que ajuda a eliminar o desejo sexual e a acalmar o animal. Recomenda-se escolher o método correto e seguir rigorosamente as regras de preparo e cuidados.