Dracaena é uma planta de interior popular, encontrada em quase todas as casas. Cada uma das variedades de cultura é considerada exótica. Esta planta apareceu originalmente no continente africano. Seu nome se traduz como “dragão fêmea”. Isso se deve ao fato de algumas variedades produzirem suco vermelho escuro, de consistência oleosa. Esta substância parecia para alguns semelhante ao sangue de dragões.
- Descrição da dracaena
- Vantagens, desvantagens e recursos
- Como cuidar dela em casa
- Configurações de iluminação
- Modo de alimentação
- Temperatura
- Com que frequência regar
- Aparar
- Transferir
- Instruções de reprodução
- Estacas
- De sementes
- Usando segmentos de caule
- Possíveis doenças
- Pragas
- Amarelecimento da folhagem
- A madeira está secando - o que fazer
- Causas da podridão
- Por que a dracaena cai?
- Tipos populares
- Dracena marginata
- Dracaena sanderiana
- Dracaena perfumada (Dracaena fragrans)
- Dracena compacta
- Dracaena Deremensis
- Dragão Dracaena (Dracaena draco)
- Dracaena reflexa, ou Dracaena reflexa
- Dracaena Godsefa (Dracaena surculosa)
Descrição da dracaena
Dracaena pertence à família dos espargos. Esta cultura apresenta-se sob a forma de árvores e arbustos suculentos. É mais frequentemente encontrado na África. No entanto, algumas espécies podem ser vistas no Sul da Ásia e na América Central tropical.
O dicionário de Dahl afirma que o nome "dracaena" é traduzido como "dragão fêmea" ou "pequeno dragão". Em casa, são cultivadas principalmente variedades da cultura semelhantes a árvores, que se assemelham visualmente a cordylines. Esta planta às vezes é chamada de palmeira falsa. Isto é devido às propriedades externas da cultura. Porém, na verdade, a planta não pertence às palmeiras.
Na maioria das vezes, variedades como Godsepha, bordered e dragon são cultivadas em casa. Outros tipos são considerados mais exigentes no cuidado.
Dracaena é caracterizada por uma aparência muito espetacular. Segundo informações obtidas em diversas fontes, existem 40-300 variedades desta cultura. Enquanto a planta é jovem, seus brotos fracamente ramificados são complementados por um grande número de lâminas sésseis de folhas, de textura coriácea. Eles são largos ou lanceolados. As folhas podem ser verdes sólidas, mas também existem variedades variegadas. Existem também plantas cujas folhas são complementadas com listras de diferentes larguras.Eles podem ser amarelos, brancos ou rosa.
À medida que a colheita cresce, o tronco fica nu e lenhoso. Como resultado, o arbusto ganha uma aparência majestosa. Algumas variedades produzem um tufo de folhas no topo da planta. Por conta disso, a cultura fica parecida com uma palmeira. Existem também culturas cujas lâminas foliares estão dispostas em espirais ou em espiral.
Raízes em forma de taco não formam brotos. Quando cortados, distinguem-se por uma tonalidade vermelho-amarelada. Esta cultura é caracterizada por um desenvolvimento lento. Ao mesmo tempo, ele vive bastante tempo. Quando cultivada em casa, a dracaena raramente floresce. Se isso acontecer, inflorescências paniculadas perfumadas aparecem nos arbustos, que incluem pétalas brancas ou rosa claro.
Esta planta parece bastante impressionante e é considerada muito despretensiosa. Dracaena é frequentemente usada para decoração de interiores. Pode ser colheita única ou utilizada para compor composições.
Vantagens, desvantagens e recursos
Dracaena é considerada uma planta segura que não contém substâncias venenosas ou tóxicas. Esta cultura é totalmente inofensiva para pessoas e animais de estimação. Além disso, a flor purifica o ar de impurezas e micróbios nocivos. Com sua ajuda, você pode acelerar o processo de recuperação após operações intestinais e intervenções cirúrgicas.
Dracaena também promove a cicatrização de lesões cutâneas e previne o desenvolvimento de patologias dermatológicas. Além disso, a cultura fortalece ossos e músculos. As pessoas que cultivam esta flor têm menos probabilidade de sofrer de patologias dentárias.
Além das vantagens óbvias, a dracaena também apresenta uma série de desvantagens.Assim, pode levar ao desenvolvimento de alergias em pessoas propensas a tais reações. Para minimizar o impacto negativo da dracaena na saúde, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- Cuide da flor em tempo hábil e limpe regularmente as folhas. É importante evitar o acúmulo de poeira na superfície da planta.
- Se você tem tendência a alergias, não coloque a dracaena perto da cama.
- Limite o acesso de crianças e animais de estimação à planta.
- Não coma folhas.
Como cuidar dela em casa
Para que a dracaena se desenvolva bem, ela precisa de cuidados adequados. Nesse caso, você deve seguir uma série de regras.
Configurações de iluminação
Dracaena é considerada uma cultura que adora luz. Muitos jardineiros consideram a cultura amante da sombra, mas isso é um erro. É melhor colocar a flor no parapeito de uma janela leste ou oeste. Recomenda-se evitar a luz solar direta. Portanto, a planta deve ser colocada em locais com iluminação difusa.
Se não for suficiente, a dracaena começará a perder sua cor atraente. Também vale a pena considerar que plantas com folhas verdes podem se desenvolver facilmente em sombra parcial, enquanto variedades variegadas necessitam de mais iluminação.
Modo de alimentação
No outono e no inverno, o crescimento da dracaena começa a desacelerar. Portanto, a planta não necessita de fertilização constante. Neste caso, de abril a agosto é necessário adicionar vários complexos minerais. Isso é feito em intervalos de 2 semanas. Tamanho, idade e estágio de desenvolvimento devem ser considerados antes de usar fertilizantes.
Temperatura
Ao cultivar dracaena em casa, deve-se fornecer uma temperatura de +20 graus. Se o ambiente estiver muito quente, a colheita murchará rapidamente e perderá sua atratividade.
Na estação fria, você pode manter os parâmetros em +15 graus. A influência do ar frio e das correntes de ar afeta negativamente o aspecto da dracaena.
Com que frequência regar
Dracaena é considerada uma cultura que adora umidade. Neste caso, a rega deve ser moderada. Se você usar muita umidade, as raízes apodrecerão. Portanto, recomenda-se controlar o ressecamento do torrão de solo. O solo deve ser umedecido quando a camada superior secar 3 centímetros.
No verão, recomenda-se umedecer o arbusto 3 vezes por semana e borrifar sempre. No inverno, o número de regas deve ser reduzido para 2 vezes. Porém, em altas temperaturas internas, é necessário umedecer o solo com mais frequência. Para irrigação, deve-se usar água filtrada ou decantada em temperatura ambiente.
Aparar
A poda da Dracaena geralmente é realizada durante a época de reprodução. Normalmente este procedimento é necessário quando a bucha perde suas propriedades decorativas. Isso se deve ao fato de que alguns tipos de dracaena podem atingir uma altura de 2 a 3 metros. Neste caso, as folhas estão presentes apenas na parte superior. Como resultado, o arbusto torna-se menos atraente.
Para lidar com esses problemas, os jardineiros cortam a parte superior da planta. Neste caso, a estaca resultante pode posteriormente ser enraizada. A parte da colheita que fica no vaso continua a se desenvolver e aparecem folhas. Isso possibilita a obtenção de duas plantas ornamentais.
Transferir
Este procedimento deve ser realizado conforme necessário. Isso deve ser feito em intervalos de 2 a 3 anos. Dracaena é caracterizada por um sistema radicular superficial. Portanto, uma espessa camada de drenagem deve ser colocada no fundo do vaso para evitar a estagnação da umidade. É melhor comprar solo pronto. Vale dar preferência a substrato para palmeiras.
Se o solo do recipiente não estiver esgotado, mas já for necessário replantar, o arbusto pode ser replantado transferindo-o para um vaso maior. Neste caso, é necessário deixar um pedaço de terra. Uma espessa camada de drenagem deve ser fornecida no fundo do recipiente. Após o transplante, o arbusto precisa ser regado abundantemente.
O transplante pode ser realizado em momento conveniente. Ao mesmo tempo, a época do ano não importa muito. Porém, a mola é considerada a opção mais adequada para a realização do procedimento. Antes de transplantar a dracaena, é recomendável despejar água fervente sobre um novo recipiente de argila. Depois disso, é necessário mantê-lo na água por um tempo. Isso ajudará a abrir os poros do material.
Em seguida, um caco de argila deve ser colocado no fundo da panela. Neste caso, recomenda-se apontar o lado convexo para cima. Devido a isso, o excesso de líquido fluirá constantemente para a panela. A drenagem é colocada no topo do fragmento. Sua espessura deve ser de 20 a 30 milímetros. Para isso, utiliza-se perlita ou areia grossa.
O substrato acabado precisa ser empilhado em uma panela. Depois deve-se retirar o arbusto do vaso anterior e colocá-lo no centro do novo. Então você precisa endireitar cuidadosamente as raízes e encher o recipiente com substrato. É necessário bater a panela no chão de vez em quando para que a terra assente bem e preencha todos os vazios.
Instruções de reprodução
Para a propagação da dracaena, é permitido o uso de diversos materiais de plantio obtidos da planta-mãe. Na maioria dos casos, cortes e camadas são usados para isso. No entanto, às vezes a flor é propagada por sementes. Cada método tem seus prós e contras. Além disso, dependem diretamente do acerto do trabalho de plantio.
Estacas
Este método de propagação da dracaena envolve o uso da parte superior do caule. O caule deve ser cortado com tesoura de poda junto com o cacho de folhas. O tamanho do segmento deve ser de pelo menos 10 a 15 centímetros. Isso simplificará o trabalho com material de plantio. Neste caso, o ângulo de corte pode ser qualquer. É plano ou inclinado. É importante evitar danificar a casca. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de apodrecimento do caule.
O enraizamento das estacas é feito em areia ou vermiculita. Também é permitido usar água comum em temperatura ambiente. Após a formação de raízes fortes, a parte preparada da planta pode ser movida para um recipiente de plantio separado com drenagem instalada.
Cada estaca precisa ser aprofundada no solo 2 a 3 centímetros, regada e coberta com uma garrafa cortada. Graças a isso, a fuga criará raízes mais rapidamente. A temperatura ambiente inicialmente não deve ser inferior a +22-24 graus.
De sementes
Este método de propagação é usado principalmente para variedades de folhas verdes, pois germinam mais rapidamente. É melhor plantar sementes de dracaena em março-abril. É permitido usar uma mistura à base de areia e turfa como substrato.
Para plantar uma planta, é recomendado fazer o seguinte:
- Retire a polpa das sementes maduras. Isto deve ser feito se os grãos tiverem sido colhidos recentemente da cultura mãe. Recomenda-se embeber as sementes compradas por um dia em solução de Epin ou Zircão.
- Prepare o substrato. Para fazer isso, misture turfa e areia em partes iguais.
- Distribua a terra em copos com furos de drenagem e umedeça levemente.
- Aprofunde cada grão no solo 0,5-1 centímetro e cubra-o com um saco.
- Leve os recipientes para um local quente e luminoso. A temperatura deve ser de +25-30 graus.
- Mantenha o solo úmido.
- Ventile as mudas todos os dias, protegendo-as da luz solar direta.
- Quando as plantas atingirem 4 a 5 centímetros, transplante-as para vasos com 7 centímetros de diâmetro e coloque-as em local permanente. Nesta fase, as plantações não precisam ser cobertas.
- Mantenha a temperatura ambiente entre +21-24 graus.
Ao propagar dracaena usando o método de sementes, você não deve esperar um rápido crescimento de brotos jovens. Freqüentemente, esse processo leva de 30 a 180 dias.
Usando segmentos de caule
As plantas precisam ser propagadas por estacas de caule na primavera. Este método é adequado para jardineiros que desejam produzir muitos arbustos em um curto período de tempo. Se você planeja transportar as mudas colhidas por um longo período, as áreas cortadas devem ser tratadas com parafina. Isso os ajuda a manter a capacidade de formar raízes por mais tempo.
Para plantar uma planta você precisa fazer o seguinte:
- Retire estacas do caule principal ou lateral da cultura mãe. Seu comprimento deve ser de pelo menos 5 a 20 centímetros. Portanto, é melhor colocar o corte ao longo das cicatrizes das folhas.
- Enraíze as estacas preparadas em turfa ou areia. Isso pode ser feito verticalmente ou horizontalmente.No primeiro caso, a parte inferior precisa ser aprofundada 2 a 3 centímetros no substrato, no segundo, as estacas são simplesmente colocadas no solo.
- Mantenha a temperatura ambiente entre +20-24 graus.
- Cubra os recipientes com vidro ou oleado.
- Quando raízes fortes aparecerem nas mudas, mova-as para um recipiente separado. É importante fornecer drenagem de alta qualidade e solo nutritivo. Geralmente leva 1 mês para o material de plantio germinar.
Possíveis doenças
Para que o cultivo da dracaena tenha sucesso, é necessário prevenir o desenvolvimento de patologias e ataques de pragas. Na maioria das vezes, a dracaena sofre das seguintes patologias:
- Praga de Alternaria - acompanhada pela formação de manchas marrom-claras com centro claro. Eles podem ser localizados não apenas na folhagem, mas também no tronco da cultura. Depois de algum tempo, os tecidos desses locais começam a morrer e murchar.
- Heterosporose - caracterizada pelo aparecimento de áreas claras alongadas com borda clara. Posteriormente, eles ficam cobertos por uma camada cinza-esverdeada.
- Bacteriose - neste caso, as pontas das folhas da planta tornam-se marrom-escuras e o tronco e os pecíolos ficam cobertos por pequenos defeitos ulcerativos redondos. Os fragmentos saudáveis são geralmente separados do tecido afetado por uma larga faixa amarela. Tem uma superfície oleosa.
- Fusarium - acompanhado pelo aparecimento de áreas amarelas na planta. Neste caso, uma borda aquosa localiza-se ao longo do contorno das folhas. A parte superior do tronco desaparece rapidamente. Ele próprio fica mais fino e seca. Às vezes, o fusarium causa a propagação de manchas marrons na planta.
- Podridão bacteriana - pode ser identificada por manchas aquosas em todos os fragmentos da cultura. Com o tempo, provocam o encharcamento completo dos elementos danificados.
Estas não são todas as doenças que a dracaena pode encontrar.Muitas vezes você pode ver vestígios de podridão marrom ou cinza nos arbustos. A cultura também pode sofrer manchas marrons. Às vezes, a planta é afetada pelo oídio, que se manifesta na forma de uma camada marrom na folhagem.
Pragas
Quando cultivada dentro de casa, a dracaena é resistente a parasitas. No entanto, às vezes a planta ainda sofre de pulgões, tripes e cochonilhas. A cultura também pode ser afetada por ácaros e cochonilhas.
Se um dos parasitas se instalar na planta, ele poderá perder folhas danificadas. Para um pequeno número de insetos, pode-se usar uma solução de sabão. Recomenda-se limpar constantemente a superfície dos caules e folhas com este produto.
Se a dracaena for afetada por ácaros, você deve usar uma solução quente com sabão a uma temperatura de aproximadamente +50 graus. Depois disso, é necessário tratar o arbusto com uma substância inseticida adequada.
Amarelecimento da folhagem
As folhas da parte inferior do arbusto podem amarelar como resultado de processos naturais. A vida útil média de cada folha é de 2 anos. Ao mesmo tempo, as folhas velhas não morrem tão rapidamente. Se os fragmentos amarelados reduzirem as propriedades decorativas da colheita, devem ser removidos com cuidado.
A madeira está secando - o que fazer
Se as bordas das folhas começarem a secar e as pontas adquirirem uma tonalidade marrom, isso indica aumento da secura do ar no ambiente. Neste caso, é necessário umedecer sistematicamente a cultura com um pulverizador.
Se o arbusto não for replantado por 3 ou 4 anos consecutivos, os sais podem se acumular no substrato. Eles interferem na absorção de nutrientes pelo sistema radicular. Às vezes, as pontas das folhas novas ficam escuras ou ressecam devido ao uso de quantidades excessivas de fertilizante. Neste caso, o substrato torna-se impróprio para o posterior desenvolvimento da bucha. Neste caso, as raízes de sucção morrem. Se a dracaena começar a secar, mas não apresentar deficiência de umidade, é necessário substituir o substrato.
Causas da podridão
Inicialmente, a podridão atinge as partes superiores das folhas, depois se espalha gradativamente. Esse problema pode ser causado por bacteriose, que é uma patologia infecciosa.
Além disso, os processos de apodrecimento das plantas são causados pela falta de luz, baixa temperatura do ar e constante estagnação da umidade do solo. Além disso, um fator provocador é um substrato muito denso, pesado ou sem estrutura. Depois de eliminar os problemas existentes e aparar as folhas afetadas, provavelmente será possível salvar a colheita.
Se a bacteriose se desenvolver, as folhas ficam cobertas de manchas úmidas e podres. Nesse caso, uma faixa amarela aparece entre os tecidos saudáveis e afetados. Provavelmente não será possível curar uma dracaena infectada. O desenvolvimento da bacteriose pode estar associado à influência de vários fatores. Isso inclui alta umidade, deficiência de potássio e fósforo e substrato alcalino. A temperatura elevada do ar também pode ser um fator provocador.
Por que a dracaena cai?
Às vezes as folhas ficam pálidas e perdem o turgor. Depois disso eles morrem. O motivo pode ser a influência de temperaturas muito baixas.Neste caso, o arbusto precisa ser movido para um local aquecido e borrifado com borrifador. Recomenda-se usar água morna. Depois deve-se transplantar a dracaena para um substrato fresco, cortando as raízes podres. Recomenda-se também cortar a parte superior do arbusto para salvar a flor. Depois disso, ele pode ser enraizado.
As folhas muitas vezes voam devido à estagnação sistemática da umidade e à hipotermia do coma terrestre. Esse processo é causado pelo aparecimento de podridão nas raízes. Depois disso, processos patológicos provocam o apodrecimento do caule. Para salvar o arbusto, você precisa cortar fragmentos saudáveis dele. Eles precisam estar enraizados.
Várias patologias infecciosas também podem causar danos às plantas. Estes incluem filosticose e alternária. Outro problema comum são manchas marrons claras. Normalmente arbustos velhos que não recebem os cuidados necessários enfrentam problemas semelhantes.
Para tratar a dracaena afetada, ela deve ser borrifada com solução fungicida. Para fazer isso, você pode misturar 2 gramas de Fundazol com 1 litro de água. O líquido resultante deve ser usado para pulverização. O procedimento é realizado três vezes com intervalo de 1,5 semanas.
Tipos populares
Existem algumas variedades de dracaenas, cada uma com certas características.
Dracena marginata
Este gracioso arbusto não ultrapassa os 3 metros de altura. Depois de algum tempo, o caule fica lenhoso. As placas foliares têm formato curvo e podem atingir um comprimento de 50 a 70 centímetros. Sua cor é influenciada pela variedade. As folhas podem ser verdes ou apresentar uma faixa roxa escura na superfície. Eles também são frequentemente complementados por uma larga faixa amarela ou vermelha.
Dracaena sanderiana
Este arbusto tem um tronco fino e curto. Ao contrário de outras variedades, as folhas são de cor cinza esverdeada. Eles são curtos e torcidos. Esta planta é bastante compacta e não ultrapassa os 80 centímetros de altura. As estacas cortadas de um arbusto criam raízes facilmente na água. Esta variedade dispensa umedecimento das folhas com borrifador.
Dracaena perfumada (Dracaena fragrans)
Esta espécie é caracterizada por inflorescências de cheiro agradável. O pedúnculo atinge 90 centímetros de comprimento. No topo formam-se inflorescências que lembram pequenas bolinhas fofas. Quando cultivada dentro de casa, esta variedade floresce muito raramente. A folhagem coletada em roseta pode atingir 100 centímetros de comprimento e 10 centímetros de largura. As folhas brilhantes são complementadas por uma larga faixa amarela.
Dracena compacta
Esta planta graciosa é uma variedade de dracaena perfumada. A sua folhagem estreita é de cor verde escura e forma tufos densos e brilhantes. Alguns representantes desta espécie são bastante grandes.
Dracaena Deremensis
Esta linda planta cresce até 1,5 metros. É complementado por grandes folhas verdes escuras. Eles se distinguem por sua estrutura coriácea. Existem 2 faixas longitudinais brancas na superfície.
Dragão Dracaena (Dracaena draco)
Visualmente, o arbusto lembra um grande cacto. Seus galhos grossos apresentam folhas pontiagudas que se formam em cachos. Esta espécie é caracterizada por crescimento lento e às vezes ramificações. Quando a colheita é danificada, começa a liberação de suco resinoso incolor. Quando exposto ao ar, adquire uma tonalidade vermelho-sangue.
Dracaena reflexa, ou Dracaena reflexa
Este arbusto vigoroso é complementado por um grande número de folhas. Existem várias rosetas em cada ramo. As folhas longas curvam-se para baixo e apontam para o topo. São caracterizados por uma cor verde azeitona e uma borda creme.
Dracaena Godsefa (Dracaena surculosa)
Visualmente, a cultura difere de outras variedades. A altura do arbusto não ultrapassa 60 centímetros. Possui folhas ovais pontiagudas para o topo. Sua superfície é coberta por manchas brancas ou creme. Essa variedade também é chamada de dracaena dourada.
Dracaena é uma cultura bastante comum, muitas vezes cultivada em casa. Para que a planta se desenvolva normalmente, é importante cuidar bem dela. A proteção contra doenças e pragas também é de grande importância.