No cultivo de peixes, a carpa cruciana é considerada a melhor opção. Isto é devido à sua despretensão. Porém, algumas regras ainda precisam ser seguidas. É importante saber exatamente como a carpa cruciana cresce. Para isso, é necessário se familiarizar com as regras de preparo do reservatório e com as características da alimentação dos indivíduos. Se você seguir as recomendações básicas, poderá fazer da criação de carpa cruciana um negócio bastante lucrativo.
Estágios do ciclo de vida
Para que a criação da carpa cruciana seja um processo bem-sucedido, é necessário levar em consideração as principais características do ciclo de vida deste peixe. Inclui o seguinte:
- A fase de ovo dura 2 a 3 semanas desde o início da desova. Durante este período, o embrião se desenvolve a ponto de começar a nadar. É importante levar em consideração que a fêmea põe de 50 a 300 mil ovos, mas a maioria morre nesta fase. Eles são consumidos por habitantes de corpos d'água. Além disso, os ovos podem ser transportados para locais inadequados na área de água.
- Fritura precoce - esta fase dura de 1 a 2 meses após o peixe sair do ovo. Nesta fase, a carpa cruciana é altamente vulnerável e torna-se presa de qualquer predador. Se os indivíduos conseguirem sobreviver a esta fase, continuarão a desenvolver-se e a aumentar a massa.
- Carpa cruciana imatura - este estágio começa aos 2 meses e dura até 1,5-3 anos. Nesse período, em condições adequadas, o peixe consegue ganhar peso até 300 gramas. Quanto mais velhos e maiores os indivíduos, menos predadores perigosos são para eles.
- Carpa cruciana sexualmente madura - nos machos esse estágio começa aos 2-3 anos e nas fêmeas aos 3-4 anos. O momento em que começa a idade reprodutiva é determinado pelas condições de habitat dos peixes em um determinado corpo de água. A partir deste momento, a próxima etapa no desenvolvimento da carpa cruciana é a morte. Pode ser natural da velhice ou por ter sido comido por um predador ou capturado por uma pessoa.
Como escolher um viveiro de reprodução
Ao criar carpa cruciana, cada pessoa se depara com o problema de escolher um tanque. Em geral, mesmo um pequeno lago é adequado para esses indivíduos. No entanto, deve ser bastante profundo. No entanto, é improvável que alguém planeje criar 2-3 carpas crucianas. O tamanho do tanque determina quantos peixes você pode colocar nele.Além disso, a área do reservatório afeta o tamanho dos indivíduos, que atingirão por volta dos 3 a 4 anos.
A área mínima da lagoa é de 10 a 15 metros quadrados. Porém, é importante considerar que quanto maior o tamanho do reservatório, mais peixes poderão crescer nele. Criadores experientes recomendam usar o cálculo - 1 tonelada de peixe por 40 toneladas de água. É claro que, em condições naturais, a carpa cruciana não conseguirá viver nessas condições, pois simplesmente não tem comida suficiente. Porém, é muito mais fácil resolver esse problema em casa. É muito mais fácil fornecer alimentos aos indivíduos do que cavar um reservatório de vários hectares.
Como preparar
Ao organizar um lago para a criação de carpa cruciana, é recomendável levar em consideração as seguintes características:
- Lagoas pequenas requerem manutenção séria, enquanto a manutenção de lagoas grandes será cara. Portanto, o tamanho ideal é de 30 a 50 metros quadrados.
- É importante que uma das áreas do reservatório fique à sombra.
- Na primavera, a lagoa não deve ser inundada. Para isso, deve ser colocado em local elevado.
- É imperativo criar uma topografia de fundo complexa. Para o inverno, você precisará de um buraco em águas profundas. Também é importante fornecer uma área rasa onde os peixes receberão alimento.
- O solo deve ser selecionado dependendo do tipo de peixe. Por exemplo, a carpa cruciana precisa de lodo, pois em condições naturais prefere enterrar-se em uma almofada de lodo no fundo no inverno.
A água é considerada o componente mais importante para o cultivo bem-sucedido da carpa cruciana. Sem ele não será possível organizar uma minifazenda. Portanto, antes de decidir criar carpa cruciana em um lago particular, é necessário criar um reservatório artificial adequado.
Para organizar um reservatório em sua dacha, você precisa determinar sua localização.Recomenda-se escolhê-lo de forma que no verão sejam atendidos os seguintes requisitos:
- da madrugada às 10h o local deverá ser iluminado pelo sol;
- das 11h às 15h, o lago deverá ficar com sombra parcial.
A água quente faz mal à saúde dos peixes. Além disso, leva ao desenvolvimento de algas e à deficiência de oxigênio. Portanto, o futuro tanque deve estar localizado mais próximo da sombra das árvores. É melhor que a sombra caia sobre a água à tarde, quando está muito quente. Não é recomendado plantar árvores especificamente, pois durante o crescimento suas raízes podem danificar o tanque. Além disso, as folhas que caem começarão a apodrecer e estragar a água.
Ao construir um lago rural, é necessário levar em consideração as seguintes dimensões básicas:
- profundidade - pelo menos 1 metro, mas é melhor fazer um pouco mais, pois isso dará ao peixe oxigênio suficiente para respirar;
- comprimento – aproximadamente 5 metros;
- largura - cerca de 6 metros.
É necessário um tamanho significativo do reservatório para que a carpa cruciana não sofra deficiência de oxigênio. É produzido por culturas aquáticas. Porém, no inverno eles se desenvolvem com dificuldade. Para dar ar à carpa cruciana, é necessário colocar juncos e tufos de palha no tanque. Você também pode fazer reentrâncias através das quais o ar pode entrar na estrutura da água.
Além disso, um reservatório profundo ajuda a manter a saúde dos peixes. No inverno não congela e no verão as depressões profundas no fundo ajudam os peixes a se protegerem do calor, já que a água aquece de forma irregular. Além disso, seguir esta recomendação ajudará a desacelerar a proliferação de água associada ao desenvolvimento ativo de patógenos sob os raios solares.
Depois de decidir o tamanho do tanque para a piscicultura, você deve começar a cavar um buraco. Recomenda-se considerar o seguinte:
- Se você planeja fazer um lago grande, você deve usar uma escavadeira.
- Uma área densa e argilosa é adequada para o trabalho. É importante que o solo não se desintegre. A argila é considerada o melhor material que mantém bem a sua forma.
- Depois de cavar um buraco, ele precisa repousar por várias semanas. Isso irá compactar o solo.
- Para facilitar a manutenção posterior, o fundo do tanque deve ser arredondado. Isso ajudará a eliminar locais onde os detritos podem se acumular. Essas áreas serão difíceis de limpar.
- O fundo do reservatório deve ser compactado. É importante considerar que para a carpa cruciana o tanque deve ser irregular. Isto pode ser levado em consideração na fase de escavação ou após a concretagem do tanque. Nesse caso, vale a pena colocar ali uma camada de solo. Também é permitido cobrir o fundo do reservatório com filme. Isso ajudará a evitar a cimentação.
Além disso, você pode comprar tapetes sintéticos feitos de raspas de coco. Recomenda-se colocar esses produtos na parte inferior. Depois disso, você deve colocar lodo e algas sobre eles. Isso ajudará a saturar o tanque com oxigênio e fornecer abrigo aos alevinos.
Após a criação do reservatório, ele precisa ser enchido com água. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Encha o recipiente um terço. Neste caso, é permitida a utilização de água de poço, nascente ou rio.
- Melhore o fundo. Neste caso, é necessário despejar areia e plantar algas.
- Encha o tanque completamente com água.
- Comece a desenvolver a zona costeira. Ali é recomendado o plantio de junco e taboa.
- Para criar crustáceos, coloque pedras ou potes quebrados no fundo. Eles se tornarão um refúgio confiável para tais indivíduos.
É importante providenciar a limpeza química do tanque contra organismos prejudiciais. Para desinfecção, use cal viva.Para 1 hectare vale a pena usar 900-1125 quilos dessa substância. 5 a 10 dias antes do assentamento do reservatório, vale a pena aplicar adubo orgânico. Suas funções podem ser desempenhadas por composto ou esterco animal. Graças a isso, será possível aumentar a biomassa dos organismos alimentares naturais – o zooplâncton. Recomenda-se o uso de 3.000 kg de esterco ou 4.500 kg de composto por 1 hectare.
Depois de preparar o tanque, é necessário introduzir ali microflora benéfica. Um ambiente neutro é necessário para o seu desenvolvimento. Os parâmetros de acidez devem ser de 7 a 8 pH. Se este indicador for inferior a 5, vale a pena adicionar cal ao reservatório. Antes de introduzir os peixes no tanque, é necessário atingir o nível correto de acidez e aquecimento. Isso ajudará a evitar choques térmicos.
Quantas carpas crucian você precisa lançar?
A carpa Crucian é considerada um indivíduo muito despretensioso em termos de cuidados. Portanto, eles podem ser cultivados com segurança em lar condições. Não é de surpreender que tais indivíduos sejam frequentemente criados em reservatórios artificiais.
Você também pode adicionar os seguintes tipos de peixes a um lago caseiro:
- truta de água doce;
- tenca;
- peixe dourado.
A carpa se desenvolve bem em um lago pequeno e ganha melhor peso nesse lago. Você pode alimentá-lo facilmente e monitorar seu ganho de peso. A lagoa exigirá luz solar com água ligeiramente alcalina.
Ao mesmo tempo, para criar carpa cruciana, você precisará de um lago com água parada. Certamente deve conter um grande número de plantas diferentes. As dimensões do tanque devem ser as mesmas do cultivo da carpa. Deve-se ter em mente que é proibido abrigar carpa cruciana com tenca. Esses peixes competem pela mesma comida.
Em lagoas de baixo fluxo, é permitido manter a carpa cruciana em monocultura.Neste caso, por 1 metro quadrado deve haver 2 a 5 alevinos e 1 a 2 crianças de dois anos. Como peixe adicional, a carpa cruciana é cultivada em densidades populacionais esparsas. Via de regra, são observados os seguintes padrões: 0,5 peças para alevinos e 0,1 para crianças de dois anos por 1 metro quadrado.
Outras áreas de reprodução
Na maioria das vezes, a carpa cruciana é criada em casa, em um lago comum. Se houver um reservatório público próximo, você pode cercar parte de sua área com chapas de metal. É chamado de "gaiola". Porém, neste caso, existe a possibilidade de outros pescadores capturarem o peixe.
Para cultivar carpa cruciana, você pode até usar um recipiente de metal comum ou um barril grande. É importante levar em conta que não será possível criar muitos peixes nesses recipientes. Isso é mais adequado para o cultivo de carpa cruciana. Além disso, vale a pena considerar o seguinte:
- o recipiente deve ter tamanho suficiente para o peixe;
- é importante que haja uma camada de lodo no fundo;
- a profundidade deve ser de no mínimo 1,5 metros;
- É importante fornecer um número normal de plantas - sem isso, a carpa cruciana enfrentará deficiência de oxigênio.
Métodos de reprodução
Para lançar adequadamente uma minifazenda, vale levar em consideração as etapas de desenvolvimento dos peixes. Isso ajudará a melhorar o resultado:
- primeiro, a desova dos peixes;
- depois vira fritura;
- então os indivíduos ganham massa de aproximadamente 200 gramas;
- depois disso o peixe parte para o inverno;
- com o início da primavera, começa o próximo ano de desenvolvimento - muitas pessoas consideram esta fase a fase final e passam para a captura.
Hoje, a propagação artificial é considerada a principal fonte de obtenção da carpa cruciana. Para fazer isso, você precisará dos seguintes indivíduos:
- peixinho dourado;
- peixinho dourado.
Esses indivíduos podem cruzar e formar descendentes híbridos.De acordo com os ictiologistas, um macho dourado e uma fêmea prateada geram descendentes femininos. Além disso, a taxa de crescimento desses indivíduos é 30-40% superior à dos pais.
É necessário fornecer um local separado para desova no reservatório. Depois de um tempo, os peixes crescidos são transferidos para o lago principal. Também é permitido o uso de piscina de plástico para a criação de carpa cruciana.
A produção da incubação envolve as seguintes etapas:
- Os peixes maduros selecionados são liberados nos tanques para desova. Eles não precisam tomar injeções de hormônio, pois a carpa cruciana se reproduz bem como está. Se você ainda recorrer a esse método, os peixes começarão a se reproduzir de forma síncrona. Graças a isso, os alevinos eclodirão quase ao mesmo tempo.
- A fêmea fixa os ovos na vegetação aquática. Para acelerar a eclosão, pode-se colocar o indivíduo em um lago com água corrente. Neste caso, o substrato com os ovos fixados pode ser colocado em uma jarra com água. Isso ajudará a mantê-lo protegido de outros peixes. Quando os alevinos eclodem e crescem um pouco, podem ser soltos na água.
A densidade de plantio de caviar é geralmente de 1,5 a 2,25 milhões de peças por hectare. O valor específico é determinado pela duração do período de crescimento. Quanto mais tarde o peixe for recuperado, menos caviar será usado.
A carpa cruciana jovem cresce até 30 milímetros 2 a 3 semanas após a eclosão. Esses indivíduos são chamados de alevinos de verão. Depois de transferidos para um lago normal, eles precisam ser mantidos em um curral. Isso ajudará a minimizar o estresse.
Todos os animais jovens do ano em curso são chamados de alevinos. Os alevinos de verão não devem ser mantidos em tanques para adultos. Primeiro, eles precisam crescer até o tamanho desejado - 6 a 7 centímetros ou mais.
É permitido criar alevinos usando os seguintes métodos:
- Para produzir peixes comercializáveis, que crescem no primeiro ano, os alevinos são introduzidos no tanque. Ao mesmo tempo, são necessários 90-120 mil indivíduos por 1 hectare. Depois de um mês eles crescem até 6 centímetros. Depois disso, é recomendável mover os peixes para um grande lago.
- Você também pode criar os alevinos em seu próprio lago. Nesse caso, vale a pena plantar de 150 a 300 mil ovos por 1 hectare em um viveiro infantil. Esses alevinos serão usados comercialmente no próximo ano. Como resultado, os peixes com ciclo de desenvolvimento de dois anos atingem tamanhos maiores do que aqueles com ciclo de desenvolvimento de um ano. Além disso, seu custo aumenta.
Ao final do primeiro ano de desenvolvimento, os jovens crescerão para 150-400 gramas. Nesse caso, a produção pode chegar a 4.000 quilos por 1 hectare. No segundo ano, esse parâmetro é de 3.000 a 4.500 quilos por hectare. Como resultado, a produtividade geral está no nível de 6.000-10.000 kg por hectare.
Recomendações para iniciantes
Velocidade O crescimento dos peixes depende de muitos fatores. Para que a carpa cruciana se desenvolva normalmente, ela precisa ser alimentada adequadamente e ter condições adequadas.
Alimentando
Para criar peixes produtivos, eles precisam receber uma dieta adequada. Deve incluir misturas de rações. No entanto, alguns piscicultores constituem a sua dieta apenas com produtos naturais. Grãos, legumes e cereais são usados para isso.
O peixe também necessita de uma proporção ideal de minerais e vitaminas. Para fazer isso, a lagoa precisa ser mineralizada e fertilizada. Aditivos alimentares devem ser usados dependendo da idade. Também é importante prestar atenção ao fortalecimento do sistema imunológico. Para isso, é necessário usar suplementos para tratar o estresse e se engajar na prevenção de doenças.
Os alevinos que acabaram de eclodir possuem um saco vitelino. Ele fornece recursos por pelo menos 2 dias. Os peixes então começam a absorver microorganismos na água. Via de regra, os alevinos distinguem perfeitamente o fitoplâncton do zooplâncton e dão preferência a este último. Se faltar plâncton natural, os peixes devem ser alimentados com farinha. Recomenda-se misturar trigo, soja, carne e ossos e espinha de peixe.
Os agricultores costumam usar alimentos granulados para alimentar a carpa cruciana. Além disso, possui diferentes tipos. Para os alevinos vale a pena usar ração inicial, para os adultos - alimento produtivo, que promove ganho de peso.
Preparando-se para o inverno
À medida que a temperatura da água no país diminui, os peixes avançam para as profundezas. Protuberâncias e buracos no fundo são adequados para o inverno. Esses indivíduos podem cavar no lodo e cochilar ali até que o sol comece a aquecer a água.
No outono, sob a influência das mudanças de temperatura, os peixes começam a acumular glicogênio no cérebro. Isso permite manter o desempenho e a saúde de fevereiro a abril, quando há deficiência de oxigênio na lagoa. Esta substância ajuda a lidar com a falta de oxigênio.
É importante levar em consideração a atividade dos peixes. A carpa cruciana natural reduz a sua atividade com a chegada do inverno. Ao mesmo tempo, os híbridos das variedades prateada e dourada permanecem ativos por muito tempo. Portanto, é importante fornecer-lhes comida e oxigênio suficientes.
Nuances do cultivo
Para que o peixe se desenvolva normalmente, é importante monitorar sua saúde. A carpa Crucian pode ser cultivada tanto em um lago quanto em barril. Em qualquer caso, eles precisam criar o regime hídrico correto.Nesse caso, você precisa se concentrar nos parâmetros de temperatura, mineralização, acidez e quantidade de oxigênio. É importante garantir que o reservatório não contenha metano ou sulfeto de hidrogênio. Estas substâncias podem ser libertadas em condições apropriadas.
As plantas aquáticas são consideradas um elemento essencial. Contribuem para a saúde do reservatório, absorvem fitopatógenos e promovem a filtração. Cuidar dos peixes em si inclui alimentar e limpar periodicamente o tanque. Porém, o procedimento é realizado quando os indivíduos anteriores já foram capturados e os novos ainda não foram lançados.
Quão lucrativo é esse negócio?
Conter A carpa cruciana é bastante lucrativa porque é considerada pouco exigente e onívora. Outras vantagens de tais indivíduos incluem o seguinte:
- ausência de canibalismo;
- resistência a doenças;
- rápido ganho de peso;
- nenhuma competição por comida;
- alimentação com ração barata;
- movimentar e obter alimentos em diferentes camadas de um reservatório.
Muitas pessoas cultivam peixes para si mesmas. No entanto, este negócio também pode ser considerado um negócio lucrativo. Se não for possível cavar um lago, você pode usar uma piscina de plástico. Precisa ser instalado em estufa de policarbonato. Você também precisará comprar equipamentos de filtragem e compressores, o que exigirá alguns custos. Quantidades específicas dependem da potência das unidades.
Então, para criar peixes você precisará do seguinte:
- Biofiltro é um dispositivo que ajuda a purificar a água. Levará apenas alguns minutos para instalá-lo. Graças à filtração, os peixes não morrerão devido às toxinas que se formam durante a decomposição dos alimentos, criaturas vivas e algas.
- Compressor – fornece movimento da água.
- Esterilizador ultravioleta - ajuda a enfrentar a floração.
- Alimentador de peixes - ajuda a evitar o desperdício de alimentos e a evitar a sua desintegração no tanque.
O desenvolvimento da carpa cruciana apresenta vários traços característicos. Para que a criação destes peixes seja bem-sucedida, é importante conhecer as principais etapas do seu ciclo de vida. Fornecer condições adequadas e uma dieta adequada não é de pouca importância.