Criando um viveiro de peixes - como construir e cavar você mesmo

A criação de um lago para criação artificial de peixes possui vários recursos. Você pode implementar essa ideia para seu próprio prazer ou usá-la para implementar um projeto comercial lucrativo. É importante estudar todas as nuances. Isso lhe dará a oportunidade de obter um bom resultado. Hoje, existem várias opções para a disposição desses tanques - com ou sem concretagem, com plástico ou filme.


Que tipos de lagoas existem?

Antes de montar um viveiro de peixes em sua dacha, é recomendável decidir o tipo.Tais reservatórios são classificados de acordo com os seguintes critérios:

  1. O objetivo do tanque é que ele possa ser usado para desova, inverno, alimentação e crescimento.
  2. Abastecimento de água - os reservatórios podem ser de nascente, riacho ou escavados.
  3. Material inferior - existem variedades naturais e artificiais.

As lagoas também são divididas em tipos de acordo com as tecnologias de fabricação:

  1. Concreto – considerado prático e durável. Ao mesmo tempo, a criação de tal reservatório é um processo muito trabalhoso.
  2. Sem concretagem - neste caso, os limites da cava devem ser forrados com grama e argila.
  3. Com filme de PVC - considerada uma solução simples, mas com vida útil limitada.
  4. Plástico - tamanho limitado. Esta solução deve ser utilizada para o cultivo de peixes pequenos e ornamentais.

Qual área é adequada para um lago?

Para fazer um lago com as próprias mãos, você precisa escolher o local certo. É importante que este local atenda a uma série de requisitos. Isso inclui o seguinte:

  1. Elevação – é importante que o tanque esteja localizado em local alto. Graças a isso, as águas residuais não entrarão no reservatório, causando sua poluição. Se a lagoa estiver planejada para ser concretada, as águas subterrâneas não a destruirão. Você pode criar uma colina artificialmente. Para isso, é recomendável retirar terra da cova.
  2. Iluminação - é importante que o lago fique iluminado de 5 a 6 horas pela manhã. Neste caso, é permitido organizar artificialmente barreiras nos lados sul e oeste. Na completa ausência de luz, as plantas não se desenvolverão no tanque. Isso afetará negativamente o crescimento dos peixes.
  3. Solo - a solução ideal é uma sola argilosa que retém bem a água. Noutros casos, a cova deve ser cavada de forma a que as futuras paredes não desmoronem.
  4. Árvores – não deve haver árvores ou arbustos perto do lago. Caso contrário, folhas caídas e outros detritos cairão no lago. Este fator pode ser ignorado se for possível limpar sistematicamente o tanque.
  5. Tamanho do terreno - neste caso, você deve focar na finalidade do tanque. Se você planeja criar peixes para venda, um pequeno terreno não será adequado.

É importante considerar que o poço, a rede de esgoto e demais estruturas devem ser colocadas o mais longe possível do reservatório. O tamanho ideal de um futuro tanque para o cultivo de peixes é de 30 a 60 metros quadrados. Se forem criadas condições naturais ideais, você poderá construir um lago maior. Neste caso, a forma não importa muito. Neste assunto, você pode se concentrar em suas capacidades e conforto.

tanque de peixes

Métodos de criação

É perfeitamente possível criar um lago no seu terreno com as próprias mãos. Neste caso, é importante escolher a opção de arranjo correta.

Sem concreto

Este tipo deve ser usado quando o solo está alagado e o nível do lençol freático é alto. Para cavar um lago artificial e equipá-lo, você deve preparar o seguinte:

  • território;
  • pá;
  • argila;
  • água;
  • tubos de saída;
  • espátula.

Primeiro você precisa marcar os limites e cavar um buraco com profundidade adequada. É permitida a criação de um lago na área de uma ravina natural do local. Ao mesmo tempo, deverá ser ampliado e aprofundado, criando uma barragem de terra. Deve ser despejado em todo o comprimento em camadas de 15 a 20 centímetros, compactando bem. É importante que a barragem esteja localizada 50 centímetros acima do nível da água da lagoa. Sua extremidade deverá ser cercada por uma vala. Isso ajudará a drenar a enchente.

Após preparar a cova, recomenda-se fazer o seguinte:

  1. Faça furos para os tubos e instale-os.
  2. Cubra as paredes e o fundo do tanque com argila diluída.Neste caso, a espessura dessa camada deve ser de 10 a 15 centímetros. Depois disso, as paredes precisam ser tratadas uniformemente com grama. Também é permitido misturar argila com grama em partes iguais e diluir a composição com água. A massa deve ser tão espessa que não se espalhe. Precisa cobrir uniformemente o fundo e as paredes do poço.
  3. Encha a lagoa com água. No entanto, é proibida a introdução de peixes nesta fase. É importante que o tanque permaneça em pé por pelo menos 1 mês. Graças a isso, o fundo ficará coberto de lodo e será possível plantar plantas. Nessas condições, eles criarão raízes com sucesso.
  4. Depois de um mês, drene a água e reabasteça o reservatório. Uma vez criadas as condições adequadas, os peixes podem ser libertados.

Caso sejam feitas valas de abastecimento e de desvio, recomenda-se a instalação de calhas de concreto. No caso de utilizar um desfiladeiro natural na crista da barragem, vale a pena fazer uma orla. Para isso, recomenda-se colocar uma camada de areia de 10 a 15 centímetros. Neste caso, a largura do litoral deve ser de 1 metro.

foto de lago de peixes

Com filme

Fazer um lago desta forma é bastante simples. Este método é considerado o mais flexível e não requer o cumprimento de requisitos especiais de construção. Para implementar esta ideia, recomenda-se preparar os seguintes materiais:

  • ferramentas de escavação;
  • tubos de drenagem;
  • filme preto - sua espessura deve ser de 0,5 a 1 milímetro;
  • pedras ou estacas.

Este método permite obter limites de qualquer formato irregular. O filme será colocado em todo o perímetro e, quando a reentrância for preenchida com água, assumirá o formato desejado. Para organizar um lago desta forma, é recomendável fazer o seguinte:

  1. Descreva os limites do futuro reservatório.
  2. Cave um buraco.
  3. Faça canais para drenagem.
  4. Forre a reentrância com filme e faça furos na junção dos tubos.
  5. Prenda as bordas do filme. Isso pode ser feito com pedras ou estacas.

A solução ideal para isolar uma lagoa é o polietileno. Se o tanque for grande, recomenda-se a utilização de um filme feito sob medida e com parâmetros de alta resistência.

A impermeabilização de polietileno apresenta as seguintes vantagens:

  • preço acessível;
  • facilidade de instalação;
  • a lagoa está pronta para uso imediatamente após a instalação;
  • durabilidade do material;
  • facilidade de reparo;
  • seguro para peixes e algas.

foto de lago de peixes

Com concretagem

A vantagem desta opção de lago artificial em casa de veraneio é o período significativo de operação. No entanto, a sua implementação exigirá muito esforço e tempo. Para montar tal lagoa, é recomendável preparar o seguinte:

  • pedra britada;
  • areia;
  • pá;
  • malha de reforço;
  • cimento;
  • água;
  • espátula;
  • tubos;
  • filme.

Recomenda-se que você mesmo faça a composição de concretagem. O abastecimento por máquina é adequado para a disposição de reservatórios de grandes áreas, pois haverá muito concreto.

Para criar um lago usando este método, é recomendado fazer o seguinte:

  1. Marque os limites. Neste caso, pode-se escolher qualquer formato para o futuro reservatório, mas é importante levar em consideração as características da próxima obra. Você não deve fazer curvas acentuadas, pois serão muito difíceis de concluir.
  2. Cave um buraco. Nesta fase, recomenda-se levar em consideração que a camada de concreto ocupa algum espaço, o que reduzirá a capacidade do reservatório. A conformidade com o ângulo de inclinação das superfícies laterais não é de pouca importância. Seu tamanho deve ser de 20 graus.
  3. Livre-se de detritos e raízes de árvores.
  4. Faça furos para que o reservatório possa ser enchido com água e drenado. Eles exigem a instalação de tubos.
  5. Compacte o solo.Isso pode ser feito com os pés, mas é muito mais eficaz usar um dispositivo especial.
  6. Para construir um lago em solo macio, coloque uma fina camada de brita. Então você deve organizar uma almofada de areia com 1 centímetro de espessura. É necessário iniciar a compactação do solo somente após esse preparo.
  7. Construir impermeabilização. Para isso, recomenda-se pegar o filme, colocá-lo no fundo e pressioná-lo contra as paredes. Use pedras ou estacas para fixar as bordas no topo.
  8. Prepare a composição do concreto. Para 1 parte de cimento, recomenda-se levar 3 vezes mais filler - areia e brita. Ao adicionar água, é importante garantir que a massa seja suficientemente espessa.
  9. Disponha a primeira camada de concreto e espere até que endureça completamente. Recomenda-se repetir este procedimento várias vezes. Como resultado, você precisa obter uma camada de concreto com 10 centímetros de espessura.
  10. Sem esperar que o concreto seque, aplique malha de reforço nas paredes. Precisa ser aplicado na área desejada e pressionado um pouco. Esta etapa é considerada opcional, mas permite obter um forte apoio.
  11. Aplique outra camada de concreto na armadura. Sua espessura deve ser de 5 centímetros.
  12. Alise as superfícies irregulares com uma espátula.
  13. Espere a composição secar. Em tempo ensolarado e seco, recomenda-se cobrir o concreto com serapilheira ou grama umedecida. Em climas quentes, vale a pena borrifar o revestimento com água comum. Isso ajudará a evitar a formação de rachaduras no material.

Plástico

Na construção de um tanque de plástico no local, as principais dificuldades surgem na fase de adaptação da forma do poço ao relevo do plástico. Essas molduras geralmente são feitas sob encomenda.Portanto, é importante pensar com antecedência como você deseja que seja o seu lago e obter aconselhamento especializado.

tanque de peixes

As ferramentas necessárias não são muito diferentes da construção de uma estrutura usando outros métodos. O dispositivo principal é uma moldura de plástico. É necessário ajustar os demais parâmetros na construção de um tanque.

Para construir uma estrutura, é recomendado fazer o seguinte:

  1. Meça o quadro.
  2. Faça marcações no solo levando em consideração o tamanho e formato da moldura plástica.
  3. Cave um buraco.
  4. Faça uma margem de 6 a 7 centímetros em todo o perímetro para poder fazer ajustes.
  5. Coloque o molde e faça canais para acomodar os tubos de abastecimento de água.
  6. Conecte os tubos e nivele o espaço ao redor do perímetro da estrutura.

Como preparar uma lagoa para assentamento

Depois de construir um lago, é importante enchê-lo de água e deixá-lo por pelo menos um mês. Graças a isso, será criado um ambiente ideal no reservatório. Depois disso, a água deve ser drenada e reabastecida. Somente depois disso o reservatório poderá ser preenchido. Além do assentamento, na fase preparatória recomenda-se o plantio de vegetação e a instalação de determinados equipamentos. Inclui o seguinte:

  • filtro – usado para limpar o reservatório de contaminantes;
  • arejador – garante a saturação da água com oxigênio;
  • aquecedor - necessário no inverno;
  • skimmer – ajuda a purificar a água e torná-la límpida;
  • sugador de lodo - usado para limpar o fundo do tanque;
  • Esterilizador UV – ajuda a prevenir o florescimento e a turvação.

Recomenda-se escolher o tipo de equipamento levando em consideração o tamanho do tanque e sua população. Neste caso, um grande número de situações são possíveis. Portanto, antes de adquirir este ou aquele equipamento, é recomendável consultar um especialista.

tanque de peixes

Antes de construir e povoar uma lagoa, é recomendável determinar o tipo de seus habitantes. Isso afeta a disposição do reservatório, seu tamanho e os equipamentos que se pretende utilizar. Os seguintes peixes podem ser estocados em um lago decorativo:

  1. As carpas Koi preferem corpos d'água profundos. Têm tolerância média ao inverno e são considerados muito vorazes. Portanto, a vegetação deve ser abundante.
  2. Os peixes dourados precisam de muito espaço. Eles têm dificuldade em sobreviver ao inverno. Portanto, o reservatório precisa ser equipado com aquecedores.
  3. Os peixinhos são considerados peixes de cardume que não exigem condições. Ao mesmo tempo, precisam de muito oxigênio.

Ao construir um lago para peixes comestíveis, deve-se dar preferência às seguintes variedades:

  1. A perca e a carpa cruciana são pouco exigentes em termos de condições de vida e alimentação.
  2. A carpa não suporta temperaturas de água fria inferiores a +10 graus.
  3. Tench é considerado um peixe pouco exigente, mas requer um espaço significativo.

A construção de um lago artificial em uma casa de veraneio apresenta certas características. É importante determinar seu propósito. A disposição do reservatório vai depender disso.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim