A lavanda é uma famosa planta de interior originária do Mediterrâneo. Este arbusto requer muito espaço livre e boa iluminação. As variedades de lavanda para cultivo em vaso não ultrapassam 80 centímetros de altura. Eles são caracterizados por folhas verde-prateadas e flores roxas. Para que a colheita floresça lindamente constantemente e encante com um verde brilhante, é importante seguir as regras de cuidado.
Descrição da planta
A lavanda de interior é uma planta herbácea perene da família Lamiaceae. Os fragmentos da cultura acima do solo contêm muitos óleos essenciais. A flor apresenta rebentos fortes e folhas lanceoladas opostas. Em diferentes variedades, eles podem diferir na gravidade da vazante.
A cor da folhagem varia desde tons frios e quase esmeralda até tons herbáceos quentes. Existem também arbustos com folhas cinza-prateadas. Dependendo do tipo, os arbustos podem atingir de 50 a 80 centímetros ou ter tamanhos mais compactos. Em qualquer caso, parecem bastante densos e elegantes.
A lavanda geralmente floresce no verão. No entanto, você pode encontrar plantas com flores de interior à venda já na primavera. Nesse período, aparecem nelas pequenas flores tubulares, que formam espiguetas complexas de inflorescências. Devido à distância bastante grande entre as espirais, elas parecem muito elegantes. A gama de cores da lavanda inclui uma variedade de tons de azul-violeta - desde brancos pastéis até tons escuros e ricos.
É adequado para cultivo?
Esta planta que gosta de calor é perfeita para crescer dentro de casa. É importante fornecer água e luz suficientes à cultura. É imprescindível garantir que o ambiente esteja aquecido e que não haja correntes de ar.
Quais variedades usar
Nem todos os tipos de plantas podem ser cultivados em casa. Para plantar em vasos, deve-se escolher as seguintes variedades de lavanda:
- Inglês - também frequentemente chamado de folhas estreitas ou espiguetas. A cultura atinge a altura de 1 metro. A floração ocorre no início do verão. Esta variedade é um arbusto verde ornamental que fica bem em um vaso ou plantador largo.
- Folha larga - Este híbrido é frequentemente chamado de lavandin. É caracterizado pela baixa resistência ao frio. Portanto, a cultura é frequentemente cultivada em terraços ou varandas. Não é recomendado plantar em terreno aberto. Esse tipo de lavanda possui grandes e lindas inflorescências que aparecem nos arbustos no final de julho.
- Cortada - esta lavanda tem um aroma pronunciado. Possui flores grandes de rica cor roxa. Em condições naturais, esta espécie é encontrada na Turquia e na Espanha. Na Rússia é cultivado apenas em vasos.
- Stekhadskaya - esta espécie é caracterizada por arbustos de tamanho compacto. A floração da cultura começa bem cedo. As inflorescências decorativas aparecem entre março e junho. No final do verão, esse tipo de lavanda pode florescer pela segunda vez.
- Dentada - esta variedade de planta é caracterizada por um tamanho pequeno e elegante. Possui folhas prateadas e flores grandes. Essa variedade precisa de calor, por isso geralmente é cultivada em casa.
Preparando condições para a planta
A lavanda é considerada uma cultura bastante exigente. Portanto, para o seu desenvolvimento normal é importante criar condições ideais. Vale a pena considerar o seguinte:
- Tamanhos de potes – A lavanda cresce bem em recipientes grandes. Seu volume deve ser de no mínimo 2 litros. Os potes de cerâmica são considerados a melhor opção. Recipientes cilíndricos altos são adequados para arbustos individuais. Ao mesmo tempo, para plantios em grupo vale a pena escolher recipientes longos. É importante que cada recipiente tenha orifícios de drenagem para retirar o excesso de umidade.
- Qualidade do solo – solo leve e solto é adequado para o plantio da cultura. Um substrato adequado pode ser adquirido em uma loja de jardinagem. Você também pode fazê-lo sozinho.Para isso, o solo do jardim deve ser misturado com areia e húmus na proporção de 3:1:2. O substrato preparado deve ser peneirado e regado com uma solução de permanganato de potássio. Isso ajudará a desinfetá-lo e a deixá-lo mais solto.
- Iluminação da sala - é importante fornecer luz suficiente à cultura. Caso contrário, não será possível atingir o seu florescimento. Em tempo nublado, a planta precisa de iluminação adicional. No inverno também vale a pena usar iluminação artificial. A melhor opção para isso seria uma lâmpada fluorescente. É importante que o horário de verão seja de 8 a 10 horas.
Métodos de plantio
Você pode plantar lavanda de diferentes maneiras - sementes, mudas, camadas. O método da muda também é uma boa solução. Vale a pena considerar que cada uma das opções tem seus prós e contras.
Estacas
Neste caso, é necessário separar os brotos de um arbusto adulto e fazer estacas com eles. Posteriormente, podem ser plantados no solo. Para plantar uma planta, você precisa fazer o seguinte:
- Corte os brotos anuais de uma colheita adulta.
- Divida as mudas em pequenos fragmentos medindo 10 centímetros.
- Corte a parte inferior em um ângulo de 45 graus. Precisa ser tratado com um estimulador de crescimento radicular.
- Plante as mudas em substrato à base de areia e turfa, que se misturam em partes iguais. Eles precisam ser cobertos com filme e deixados para criar raízes.
- Após a formação das raízes, prepare os recipientes. Para isso, é necessário pegar potes de barro com diâmetro de 25 a 30 centímetros e colocar a drenagem no fundo.Suas funções podem ser desempenhadas por serragem, cascas de nozes, pequenas pedras ou cacos.
- Prepare o solo. Para fazer isso, você precisa misturar solo foliar, areia e húmus na proporção de 3:1:2. Também vale a pena adicionar um pouco de limão à composição.
- Despeje o substrato preparado na panela.
- Plante estacas enraizadas.
Este método tem uma série de vantagens. Isso inclui o seguinte:
- fácil de usar;
- não há necessidade de conhecimento ou experiência especial;
- alta taxa de sobrevivência de mudas e rápido início de floração.
No entanto, este método também apresenta desvantagens. A principal desvantagem é a necessidade de uma cultura adulta para a obtenção de mudas.
Sementes
A maneira mais fácil de cultivar lavanda é a partir de sementes. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Realize o procedimento de estratificação no frio. Demora 30-40 dias. Para isso, é necessário transferir os grãos com musgo ou turfa, umedecê-los um pouco e colocá-los na adega ou na geladeira. Neste caso, a temperatura deve ser de +5-6 graus.
- Encha os recipientes de mudas com uma composição à base de areia e turfa. Recomenda-se também adicionar ao substrato uma pequena quantidade de cascas trituradas. É importante garantir que o solo tenha uma consistência uniforme. Portanto, precisa ser bem amassado e peneirado em uma peneira. Se permanecerem caroços no solo, as sementes não brotarão.
- Plante sementes de lavanda 2 a 3 centímetros no solo.
- Cubra as plantações com filme e coloque-as em local fresco.
- Após 2 semanas, mova o recipiente para um local bem iluminado. Neste caso, a temperatura ambiente deve ser de +15-18 graus.
Dependendo do número de sementes, as mudas aparecerão após 30-40 dias. Mudas com 2 a 3 semanas de idade precisam ser plantadas em um recipiente maior para cultivo. Depois disso, eles precisam ser transplantados para vasos separados.
Mudas
Esse método é utilizado na compra de lavanda em forma de mudas. A tecnologia também é adequada para o cultivo por sementes. Normalmente os arbustos neste caso são pequenos. Por isso, exigem inicialmente o uso de vasos pequenos. Seu tamanho deve ser 3-4 centímetros maior que o pedaço de solo.
Para plantar lavanda usando o método de mudas, você precisa fazer o seguinte:
- Despeje a drenagem no fundo do recipiente. Pode ser argila expandida ou cascalho. Deve ser colocado com cuidado para que os orifícios permaneçam abertos. Graças a isso, a água para irrigação não se acumulará na panela e o ar permanecerá abaixo.
- Encha o recipiente com substrato.
- Faça um buraco no centro e regue o solo.
- Plante um arbusto no buraco e polvilhe com substrato de solo.
- Regue a lavanda com um estimulador de crescimento. Para isso você pode usar Zircão.
Este método é considerado bastante simples. Ao mesmo tempo, fornece resultados rápidos. A cultura cria raízes em pouco tempo.
Em camadas
As camadas são os brotos externos de um arbusto de lavanda, que estão especialmente enraizados no solo. Para propagar uma cultura usando este método, você precisa fazer o seguinte:
- Dobre o broto no chão em março ou abril e prenda-o com um estilingue especial.
- Cubra esta área com terra e regue.
- A formação de raízes começará em breve. Após 2 meses, esta área pode ser separada da planta mãe.
Este método tem uma série de vantagens. É simples e confiável. A reprodução da lavanda por camadas sempre dá bons resultados.
As nuances do transplante
A lavanda precisa ser replantada regularmente em um novo recipiente. Neste caso, o sistema radicular poderá se desenvolver normalmente e não ficará encostado no fundo. O arbusto precisa ser replantado anualmente. Isso é feito antes do início do crescimento ativo.
No entanto, às vezes a lavanda pode ser replantada a qualquer momento. Nesse caso, a flor precisa receber cuidados de qualidade, temperatura moderada e alta umidade. O transplante promove o rejuvenescimento da cultura e ativa seus processos de crescimento.
Ao replantar uma cultura e escolher o recipiente ideal, é importante considerar o tamanho das raízes. O novo contêiner deve ser 5 a 7 centímetros mais alto que o anterior. É importante que o sistema radicular não atinja as paredes do recipiente. Isso garantirá o desenvolvimento normal da raiz.
O diâmetro mínimo do vaso é de 30 centímetros e o volume é de 2 litros. A profundidade do recipiente deve ser tal que as raízes possam se desenvolver normalmente até o próximo ano. Neste caso, a profundidade deve ultrapassar ligeiramente o diâmetro do recipiente. É importante considerar também que a lavanda é mais indicada em vasos naturais – feitos de barro ou cerâmica. Os buracos neles devem ser bem grandes ou frequentes.
Se falamos de substrato, a planta precisa de solo alcalino leve e não ácido. Ao fazer seu próprio substrato, você precisa usar os seguintes componentes:
- solo universal para flores;
- areia;
- turfa;
- cal ou cinza de madeira - adicionada na quantidade de 1-2 colheres de chá.
Tecnologia
Para que o transplante de lavanda seja bem-sucedido, você precisa preparar o seguinte:
- um pote de tamanho adequado;
- drenagem - para isso é permitido o uso de argila expandida;
- mistura de solo;
- estimulador de crescimento “Zircon” - usado para umedecer o solo após o replantio.
Primeiro você precisa prestar atenção no preparo da panela. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Organize uma camada de drenagem. Para fazer isso, coloque 2 a 4 centímetros de argila expandida no fundo do recipiente.
- Adicione um pouco de terra e faça um buraco. Deve corresponder ao diâmetro e profundidade do recipiente anterior.
Depois disso, você pode começar a transplantar. Para ter sucesso, você deve fazer o seguinte:
- Remova a bucha do recipiente antigo. Para isso, é recomendável virar as folhas de lavanda para baixo. É aconselhável regar primeiro o solo.
- Coloque o arbusto na depressão preparada para que a superfície do solo antigo não fique coberta com substrato novo.
- Polvilhe com terra preparada.
Ao final, o arbusto transplantado precisa ser regado. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Faça uma solução de Zircão. Para isso, recomenda-se tomar 10 mililitros do medicamento para 5 litros de água em temperatura ambiente.
- Regue generosamente o solo. Isso deve ser feito ao longo das bordas da panela.
- Após a drenagem da umidade, preencha os vazios com terra e compacte-os um pouco.
Cuidados com lavanda
As plantas adultas precisam de cuidados de qualidade. Para que a lavanda se desenvolva normalmente e produza cores abundantes, é necessária muita umidade. Se necessário, você pode colocar um pequeno recipiente com água próximo.
A temperatura do ar na sala é de grande importância. Deve estar +20 graus. A sala deve ser ventilada regularmente. No inverno, é recomendável retirar a flor longe de fontes de calor. Caso contrário, os verdes começarão a amarelar e a secar.
O cuidado da lavanda também inclui os seguintes componentes:
- Rega – recomenda-se regar as mudas de lavanda diariamente. Isso deve ser feito com um borrifador. Recomenda-se regar as plantas adultas com menos frequência. Isso é feito enquanto o solo seca.Para regar, deve-se usar água morna e sedimentada. Após este procedimento, a terra do recipiente deve ser solta. Isso evitará a formação de uma crosta densa e fornecerá nutrientes e umidade ao sistema radicular.
- A fertilização ajuda a preservar a decoratividade da cultura. Na estação quente, os fertilizantes devem ser aplicados em intervalos de 15 a 20 dias. Com a chegada do outono, o uso de fertilizantes é interrompido. Preparações de flores combinadas devem ser usadas como fertilizante. Na primavera, a lavanda é alimentada com substâncias nitrogenadas. Na fase de emergência dos botões, os arbustos necessitam de componentes como potássio e fósforo.
- Poda – as plantas maduras precisam de poda sistemática. Isso estimula o desenvolvimento de novos brotos e a floração da cultura. Para poda, você deve usar ferramentas desinfetadas.
Controle de pragas
Pequenas pragas representam um grande perigo para as flores de interior. Os parasitas mais perigosos incluem:
- Ácaros-aranha - eles entram em casa com roupas e sapatos. Quando os arbustos estão infectados, uma fina teia de aranha branca aparece neles. Depois de algum tempo, as plantas secam. Fitoverm e outros medicamentos semelhantes irão ajudá-lo a lidar com os carrapatos.
- Pulgões - geralmente atacam a lavanda. Os remédios populares ajudam a lidar com os insetos. Normalmente a flor é tratada com infusões de malmequeres ou erva-moura. Se isso não ajudar, você deve usar produtos químicos.
Prós e contras da planta
Os principais benefícios da lavanda incluem o seguinte:
- aroma agradável - ajuda a combater dores de cabeça e tem efeito calmante;
- alto teor de óleos essenciais - são utilizados em medicina, perfumaria, cosmetologia;
- Possibilidade de utilização na culinária - a lavanda é frequentemente adicionada em saladas, assados, peixes e pratos de vegetais.
Ao mesmo tempo, a cultura praticamente não apresenta desvantagens. A única desvantagem é o risco de intolerância individual ao aroma amargo e acentuado das flores.
A lavanda é uma planta bastante comum que pode ser cultivada em casa. Para que a cultura se desenvolva normalmente, é necessário realizar corretamente o trabalho de plantio e cuidar bem da planta.