Descrição da castanha d'água ou chilim, uso de frutos de plantas em lagos

A castanha d'água ou chilim é uma planta incomum que possui características benéficas distintas. Pode ser encontrada em várias regiões da Rússia. Ao mesmo tempo, as propriedades curativas da planta foram notadas pelas pessoas nos tempos antigos. Isto é devido ao alto teor de componentes úteis. Ao mesmo tempo, beber água com castanha tem uma série de contra-indicações.


Descrição da planta

A castanha d'água é uma cultura anual que cresce em corpos d'água. Na aparência, seus frutos parecem pequenas nozes que não ultrapassam 2 centímetros de comprimento. Na superfície da cultura existem processos que lembram chifres. Outros nomes para a planta estão associados a esta - “noz de bagel” ou “noz do diabo”. A cultura também é frequentemente chamada de chilim ou castanha-d'água.

Cada noz contém uma semente branca de sabor agradável. Vale ressaltar que sua germinação pode durar até 50 anos. No entanto, idealmente, as nozes devem ser plantadas por 10 a 15 anos.

A castanha-d'água é caracterizada por um caule longo e fino, que rasteja na região do sistema radicular. A raiz também é fina e ramificada. A planta tem folhas verdes com dentes grandes.

A floração da castanha-d'água começa em junho e continua até meados de julho. Nesse período, aparecem nos arbustos pequenas inflorescências de tonalidade leitosa. Florescem por no máximo 2 horas. No outono, em vez de inflorescências, formam-se frutos nos arbustos - 6 a 12 pedaços cada. No final do outono, a planta morre e os frutos afundam. Com a chegada da primavera começam a crescer.

Área de crescimento

Esta cultura é encontrada em corpos rasos de água doce e água parada. Chilim pode ser visto no sul e no Extremo Oriente. Anteriormente, os frutos da planta eram vendidos em mercados e feiras. Hoje, a castanha d'água está incluída no Livro Vermelho, por isso é muito menos comum.

Nos tempos antigos, o chilim era muito difundido na Rússia e era usado para uma variedade de tarefas. Esta situação persistiu até a primeira metade do século XX. No entanto, posteriormente, suas plantações começaram a declinar rapidamente. Os cientistas atribuem isso à liberação de resíduos químicos na água.

castanha de água ou pimenta

Propriedades úteis para pessoas

Chilim é usado ativamente na medicina popular asiática. Monges tibetanos e médicos chineses usam castanha-d'água para tratar uma variedade de patologias. É caracterizado pelas seguintes propriedades benéficas:

  • diurético – o chilim pode ser usado no combate a patologias dos rins e do aparelho geniturinário;
  • antiviral e antimicrobiano - chilim elimina com sucesso herpes, dor de garganta e gonorréia;
  • antitumoral - a planta elimina formações de diversas etiologias;
  • fixador - frutas frescas ou suco são recomendados para diarréia;
  • colerético – rogulnik estimula as funções da vesícula biliar e do fígado;
  • tônico – aumenta a vitalidade e melhora o desempenho;
  • antiespasmódico – elimina dores e espasmos;
  • adstringente – estimula a cicatrização de feridas;
  • sedativo – tem efeito calmante e elimina o estresse;
  • restaurador – promove a recuperação após doenças complexas.

Instruções crescentes

Em condições naturais, o chilim é bastante raro. No entanto, pode ser cultivado em casa. Isso requer um pequeno corpo de água que não congele. Recomenda-se colocar as nozes no solo ou em recipientes e depois baixá-las até o fundo.

A cultura é propagada por sementes. Primeiro, aparecem o sistema radicular e os fragmentos subaquáticos, após os quais as folhas começam a crescer acima da água. Chilim pode suportar o transplante sem problemas. Portanto, ele sempre pode ser movido para um corpo d’água mais profundo.

Para o cultivo bem-sucedido de culturas, recomenda-se seguir as seguintes recomendações:

  1. Certifique-se de que a temperatura da água no reservatório seja de +25 graus ou superior.
  2. Um pequeno lago não é adequado para o cultivo de chilim. Sua folhagem pode atingir 4 metros.
  3. A lagoa deve ser iluminada pela luz solar.
  4. Primeiro você precisa limpar o fundo do reservatório e colocar areia ou lodo ali. É importante que não haja impurezas estranhas no solo. Também vale a pena certificar-se de que não há moluscos grandes na água. Eles levarão à destruição de Chilim.

foto de castanha de água ou pimenta

Recomendações de coleção

Para obter a composição medicinal, o bagel deve ser recolhido corretamente. Para isso, durante a floração recomenda-se coletar diretamente as folhas e inflorescências. Em seguida, devem ser usados ​​​​para preparar tinturas e sucos. Para uso posterior, a grama deve ser espalhada em camada fina e seca.

Recomenda-se a colheita dos frutos exclusivamente no outono - período de morte da colheita. Eles precisam ser colocados em sacos de lona e guardados em local fresco. É importante considerar que as nozes sem casca perdem rapidamente o sabor e os benefícios.

Aplicação de chilim

A castanha-d'água pode ser usada na culinária e a partir dela podem ser preparadas diversas composições medicinais. Ao mesmo tempo, não só os frutos, mas também as raízes, caules e folhas trazem benefícios. Ao mesmo tempo, as frutas ainda são consideradas as mais valiosas. Podem ser fritos, assados ​​ou cozidos. As nozes também podem ser consumidas cruas. Eles são frequentemente usados ​​para fazer doces, cereais e farinha.

Indicações de uso

Na maioria das vezes, o chilim é usado para fins medicinais. Deve ser consumido cru para as seguintes patologias:

  • disenteria;
  • patologias do sistema digestivo;
  • envenenamento;
  • aterosclerose.

O uso da castanha d'água varia de país para país. Na Índia e na China, o chilim é usado como diaforético. No Japão, o produto é usado para eliminar a insuficiência renal e aumentar a potência.

castanha de água ou pimenta

O suco das folhas da planta também é considerado muito útil. Ajuda a eliminar certas patologias oculares, curar dores de garganta ou melhorar o estado das picadas de mosquitos.

Contra-indicações

Em casos raros, pode ocorrer intolerância individual ao produto. A noz contém selênio, que possui propriedades imunoestimulantes. Porém, o excesso do mineral provoca perturbações no funcionamento dos órgãos internos, cirrose e outras doenças.

Quantidades excessivas de chilim levam aos seguintes problemas:

  • náusea;
  • dor de cabeça;
  • tontura;
  • vomitar.

Porém, é proibido consumir castanha d'água nos seguintes casos:

  • alergia;
  • intolerância individual;
  • gravidez;
  • lactação;
  • exacerbação de gastrite e úlcera péptica;
  • constipação crônica.

Se forem detectadas patologias crônicas ou recidivas de doenças, você deve consultar um médico antes de consumir chilim.

castanha de água ou chilim dacha

Prescrições de medicamentos

Para lidar com várias doenças, você pode usar as seguintes receitas:

  1. Infusão de chilim. Para fazer isso, você precisa pegar 20 gramas de folhagens e inflorescências e despejar 200 mililitros de água quente. Deixe a composição em infusão por um quarto de hora em banho-maria. Depois deixe esfriar por meia hora e coe. Tome um terço de um copo 3 vezes ao dia. Recomenda-se que isso seja feito antes das refeições. Para uso externo, a concentração deve ser aumentada 2 a 3 vezes.
  2. Suco de castanha d'água. Esta composição é utilizada principalmente para combater patologias dos órgãos visuais. Para isso, é necessário espremer o suco da cultura e misturá-lo com água fria na proporção de 1:10. Tome 30-40 gotas da substância 3-4 vezes ao dia. Isso deve ser feito antes das refeições. Para uso externo da composição, ela é misturada com água na proporção de 1:3.
  3. Tintura de vodka para limpeza de vasos sanguíneos. Para prepará-lo, recomenda-se pegar 10 nozes e misturá-las com um copo de vodka. Depois deixe em infusão por 10 dias e tome três vezes ao dia.Dose única – 1 colher de sopa. Neste caso, o curso do tratamento dura 10 dias. Então você precisa interromper por 10 dias e repetir a terapia.
  4. Suco fresco para patologias sexualmente transmissíveis. Neste caso, recomenda-se tomar 1 colher de sopa da substância. Esta composição lida com sucesso com a gonorréia.
  5. Refrigere para diarréia. Neste caso, recomenda-se pegar algumas nozes, despejar água fervente sobre elas e comê-las depois de esfriarem. Após 1 hora, o procedimento deve ser repetido. Você também pode beber suco espremido na hora para eliminar a diarreia.
  6. Suco de castanha de água contra infecção por herpes. Para lidar com o problema, é recomendável usar suco fresco. Eles deveriam tratar bolhas nos lábios. Você também pode aplicar uma noz cortada na área afetada.
  7. Chilim contra dor de dente. É necessário derramar água fervente sobre ele, cortar um prato de 3 milímetros e colocá-lo entre o dente dolorido e a bochecha. Depois de um quarto de hora, você conseguirá se livrar da dor nos dentes. O fluxo pode ser eliminado de maneira semelhante.
  8. O suco da planta alivia a coceira após picadas de abelhas e mosquitos. É útil tratar as áreas afetadas com suco fresco ou usar folhas de castanheiro amolecidas.
  9. Suco para amigdalite. Esta composição ajuda a enfrentar até as formas purulentas e foliculares da doença. Neste caso, recomenda-se misturar suco de pimenta fresca com água na proporção de 1:10. Depois disso, deve ser usado para gargarejar. As gengivas afetadas podem ser tratadas de maneira semelhante.

Use para fins cosméticos

Chilim é caracterizado por características tônicas pronunciadas. É por isso que é adicionado a muitos produtos cosméticos. A castanha d'água é ótima para tratar a acne.Também pode ser usado para cuidar de peles oleosas e mistas.

Especialista:
Ao utilizar o suco da cultura para fins cosméticos, é possível deixar a pele mais lisa e elástica. É claro que esta substância não dará os mesmos resultados que cremes caros. No entanto, ajudará a limpar a derme e a torná-la mais atraente.

Receitas de pratos

A castanha d'água é frequentemente usada na culinária. Este produto tem um sabor excelente, pelo que a partir dele pode preparar uma variedade de pratos.

Ensopado

Para preparar este prato saboroso e saudável, recomenda-se levar os seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de frutas chilim descascadas;
  • 250 gramas de maçãs;
  • açúcar;
  • manteiga.

Para começar, recomenda-se descascar e picar as frutas. Coloque os grãos das nozes em uma panela e cozinhe até ficarem macios. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e cozinhe até as maçãs amolecerem.

castanha de água ou pimenta

Noz em bacon

Para preparar este prato, recomenda-se preparar os seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de nozes – o melhor é levar as enlatadas;
  • 1,5 kg de bacon curado.

Primeiro você precisa cortar o bacon em rodelas e embrulhar uma noz em cada uma delas. Recomenda-se fixar a estrutura com palitos. Os grãos muito grandes devem ser cortados primeiro.

Depois disso você pode preparar o molho. Exigirá os seguintes componentes:

  • 1 copo de extrato de tomate – este componente pode ser substituído por ketchup;
  • 1 xícara de açúcar de cana;
  • 1 colher pequena de molho inglês.

Todos os componentes devem ser colocados no fogão e esperar até ferver. Depois disso, é preciso retirar o molho do fogão e despejar sobre as nozes embrulhadas no bacon. Leve o recipiente ao forno por 1 hora. Neste caso, deve ser aquecido a +180 graus.A prontidão deve ser verificada periodicamente. O tempo de cozimento é determinado pelas configurações de potência do forno.

Purê

Este é um prato muito inusitado que sem dúvida irá agradar a qualquer gourmet. Para fazer isso, você precisará preparar o seguinte:

  • 200 gramas de nozes;
  • 150 mililitros de leite.

As nozes precisam ser descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Em seguida, eles precisam ser colocados em uma panela e enchidos com leite. Cozinhe por meia hora tampado. Após o cozimento, é necessário retirar as nozes, passar na peneira ou fazer um purê no liquidificador de imersão. Depois disso, você pode adicionar leite e manteiga ao purê. Você também pode adicionar açúcar, se desejar.

castanha de água ou pimenta

Talismã de castanha de água

Chilim foi dotado de propriedades mágicas desde os tempos antigos. É por isso que as pessoas o usam ativamente para fazer talismãs. As pessoas em Altai prestam atenção especial ao chilim.

A população local acreditava que isso poderia proteger o lar do mal e trazer boa sorte. Os artesãos de Altai ainda fazem lembranças e decorações com chilim. Para isso, os frutos são primeiro secos, depois abertos com verniz e às vezes pintados. Pequenas nozes também são usadas para fazer interessantes estatuetas, ímãs e até talismãs. Artesãos experientes usam até chilim para criar acessórios incomuns e decoração de casa.

Chilim é uma planta bastante interessante que se encontra em corpos d'água. Esta cultura contém um grande número de componentes valiosos e, portanto, traz grandes benefícios à saúde. Esta planta pode ser usada para tratar uma ampla variedade de patologias. Porém, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso e levar em consideração as contra-indicações.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim