O bagre esclareia africano é um peixe popular entre muitos criadores de peixes. Com a elaboração adequada de um plano de negócios, aquisição de todos os equipamentos necessários, alimentos e frituras, tal atividade se tornará uma fonte de alto lucro. O fato é que o custo de um quilo desse peixe é bastante alto. Para que um projeto empresarial seja bem-sucedido, é importante levar em consideração uma série de características e nuances.
Descrição do peixe
O nome do peixe fala diretamente do continente onde vivia originalmente o bagre.Na África, a água muitas vezes seca. Portanto, os peixes são obrigados a viver sob uma crosta de lama seca. Portanto, o bagre conseguiu se adaptar a condições difíceis. Como resultado, possui um órgão epibranquial único denominado claria. Com sua ajuda, os peixes conseguiram respirar o ar da atmosfera. Outros indivíduos não têm nada parecido com isto. Devido à presença desse elemento único, o bagre passou a ser chamado de clarium.
Como ela é
Com base nas características visuais, o bagre africano se assemelha às espécies comuns que vivem nos rios russos. Este peixe distingue-se por um corpo alongado, ligeiramente comprimido lateralmente. O bagre africano é considerado um peixe saboroso e pouco exigente, que cresce rapidamente. Além disso, possui guelras e pulmões, por isso pode viver sem água por 2 dias, utilizando ar comum para respirar.
Este tipo de bagre caracteriza-se por uma cabeça grande e ligeiramente comprimida. Possui também olhos pequenos e uma grande boca terminal, acima da qual existem 4 pares de antenas. Outra característica é a presença de barbatana caudal arredondada. Neste caso, as barbatanas dorsal e anal são consideradas bastante longas. A cor do bagre varia. Pode ser amarelo arenoso ou cinza com manchas verde-oliva ou marrom-esverdeadas. O abdômen é branco.
Onde isso vive?
Na África, este peixe é encontrado em toda parte. Pode ser encontrada em Israel, Líbano, Turquia, Jordânia. O peixe também vive em vários países europeus. Também é encontrado na América do Sul e na Ásia. Este bagre vive em lagos, riachos, rios e pântanos que secam constantemente.
Além disso, espécies de clariídeos podem ser encontradas em pântanos e riachos de várzea. Eles vivem em grandes piscinas por até um ano, mas depois se mudam para reservatórios temporários localizados perto da costa. É aqui que esses peixes se reproduzem.Além disso, muitas pessoas os criam em condições artificiais.
Mantendo em condições artificiais
Este peixe é considerado pouco exigente. Mas ao criá-lo, você ainda precisa seguir uma série de regras. Os piscicultores precisam manter a temperatura ideal da água e fornecer aos peixes uma nutrição adequada.
Selecionando um local
Assim como o bagre da Califórnia, o bagre africano é adequado para temperaturas de +18 graus. No entanto, é bastante aceitável cultivar este peixe na faixa de +8-35 graus. Ao mesmo tempo, os bagres só conseguem se reproduzir em temperaturas acima de +18 graus. Para alimentação, é necessário um regime de temperatura acima de +25 graus.
Para encher lagoas artificiais, não se deve utilizar água de rios ou lagos. Pode conter agentes infecciosos com os quais o bagre não consegue lidar. Portanto, uma solução adequada seria utilizar água comum de poço. Você também pode usar instalações especiais que ajudam a reduzir a alcalinidade.
Características de alimentação
Ao criar bagre em casa, é importante fornecer-lhe uma alimentação adequada. Para preparar bem uma dieta alimentar, vale a pena determinar a idade e o tamanho dos peixes. Misturas prontas, compradas em lojas, podem ser usadas como fonte de energia. Peixes e tripas também são adequados para esse fim.
Para que os alevinos do bagre africano ganhem peso rapidamente, eles precisam ser alimentados até 10 vezes ao dia. Desde o nascimento até vários dias, as larvas comem zooplâncton. Na segunda semana, podem ser trocados por alimentos compostos, que são vendidos em forma de pasta.
Para frituras a partir de 100 miligramas, os mingaus profissionais são considerados o principal componente do cardápio. Eles precisam ser alimentados pelo menos 10 vezes por dia. É importante respeitar as normas, que equivalem a 10% do peso corporal.
Quando os alevinos atingem 1 grama, alimentos prontos e baço triturado são introduzidos na dieta.Ao mesmo tempo, o número de mamadas nesta fase é reduzido para 8. Após 1,5 meses, os animais jovens ganham 20 gramas. Depois disso, a frequência das mamadas pode ser reduzida para 5.
Os peixes com mais de 2 anos precisam ser alimentados 2 a 3 vezes ao dia. Recomenda-se incluir carcaças descongeladas e resíduos de peixes nas misturas. O alimento combinado para trutas também é adequado como fonte de alimento. Cada indivíduo deve comer pelo menos 4% do seu peso por dia. É importante considerar que os bagres famintos são capazes de comer seus companheiros. Durante a reprodução, as fêmeas precisam de uma dieta aumentada.
Reprodução
Ao criar bagres africanos em condições artificiais, é necessário aderir a uma tecnologia especial para obtenção de descendentes. Tais métodos foram desenvolvidos em vários países desenvolvidos, mas são patenteados e, portanto, não estão disponíveis ao público.
No espaço pós-soviético, essa tecnologia ainda não foi totalmente desenvolvida. Portanto, todo material de plantio é importado de outros países. Como resultado, os custos de produção aumentam 15%. Atualmente, um alevino desse peixe de 10 gramas custará 50 centavos.
Os produtores de indivíduos são criados separadamente dos animais jovens comerciais. Para formar um reprodutor, vale a pena escolher os melhores exemplares. Depois disso, são orientados a proporcionar condições ideais e alimentação de qualidade.
Os bagres africanos são capazes de desovar mensalmente. No entanto, isso requer estimulação das rainhas. Depois disso, os óvulos devem ser fertilizados com espermatozoides masculinos. Isso é feito artificialmente. Em seguida, o material deve ser colocado em incubadoras tipo aquário. Quando os alevinos crescem um pouco, eles precisam ser transferidos da incubadora para as piscinas. Esta técnica é usada em grandes fazendas.
É muito difícil obter ovos fertilizados quando se cultiva bagre em uma área pequena. Portanto, os residentes de verão que criam esse peixe simplesmente compram caviar em fazendas especiais.
Características de desova
Para que os ovos amadureçam com sucesso, é importante proporcionar às fêmeas condições adequadas. Neste caso, a água com temperatura superior a +25 graus é benéfica. A ovulação é observada 12 horas após a injeção na glândula pituitária. Este tipo de bagre é caracterizado por uma disposição inquieta. Portanto, os piscicultores são obrigados a sacrificar as fêmeas para obter ovos. Para isso, os peixes recebem uma injeção de anestésico. Na maioria dos casos, o Propiscin é utilizado para esse fim.
O caviar deve ser obtido de cada fêmea separadamente. Pelas normas, sua massa deve ser de no mínimo 20% do peso do indivíduo. Após a manipulação, as fêmeas devem ser colocadas em solução de KMnO4 por uma hora. No preparo, é necessário ingerir 0,5 gramas do produto para cada 100 litros de água.
Depois de receber o caviar, ele deve ser dividido em várias partes. Não é recomendado misturar ovos de fêmeas. O peso de uma porção é de aproximadamente 300 gramas. Depois disso você precisa tomar 3 mililitros de leite. É melhor tirá-los de vários homens. Graças a isso será possível aumentar a eficiência da fertilização. Leite e caviar precisam ser imersos em água e bem misturados por 5 minutos.
Como criar bagre
A primeira etapa dura de 20 a 25 dias. Ao mesmo tempo, o bagre africano adquire a capacidade de inalar o ar atmosférico. Neste momento, vale a pena plantar aproximadamente 100 larvas por 1 litro de água. A água é gradualmente preenchida com oxigênio. Isso ajuda a estabelecer processos metabólicos na piscina.
Durante este período, recomenda-se alimentar as larvas com tubifex. Também é permitido usar artêmia descapsulada.Depois de uma semana, o alimento inicial é adicionado à dieta. É importante cumprir os requisitos de iluminação. É importante que esteja silenciado. As larvas são propensas ao canibalismo, portanto, ao final do primeiro estágio, em cada cem indivíduos, geralmente não mais do que 25-50 sobrevivem.
Os futuros peixes precisam ser classificados na terceira semana. A intervenção em um corpo de água representa um sério estresse para os peixes. Portanto, a classificação deve ser feita com extremo cuidado. Depois disso, recomenda-se colocar os indivíduos em solução antibacteriana por uma hora.
A segunda etapa leva 35 dias. Inicialmente, 300-500 miligramas de larvas selecionadas precisam ser colocadas na piscina. A classificação envolve a divisão em 2 partes. Ao mesmo tempo, larvas pequenas e grandes são separadas. Recomenda-se replantar os alevinos de acordo com o peso e o tamanho da piscina. A alimentação é realizada 3 vezes ao dia. Neste caso, o volume de ração é determinado à razão de 5% do peso do peixe.
A terceira etapa leva vários meses. Neste momento, o peso do peixe é de 130 a 200 gramas. A taxa de desenvolvimento dos alevinos é afetada pela densidade populacional. Para uma piscina com capacidade de 5 mil litros é necessário utilizar 2,5 indivíduos por 1 litro. É importante manter os parâmetros de temperatura da água em +27 graus. Nesta fase, os alevinos precisam de comida flutuante. A água precisa ser trocada em intervalos de 2 horas.
Possíveis doenças
As doenças causam grandes danos ao bagre africano e podem levar a consequências negativas. Os problemas mais comuns incluem o seguinte:
- Molde aquático - neste caso, as guelras, barbatanas, pele e olhos ficam cobertos de manchas brancas ou cinzentas. A infecção geralmente se espalha rapidamente.Para lidar com a patologia, os peixes precisam ser colocados em banhos com solução de cloreto de sódio a 5% por 1-2 minutos.
- Doença do botão branco - neste caso, os indivíduos ficam próximos à superfície da água e seus corpos ficam na posição vertical. Com o desenvolvimento da patologia, os bagres nadam de forma bastante lenta. Além disso, a pele próxima à boca e às guelras fica coberta de manchas brancas. Para matar as bactérias, devem ser adicionados antibióticos à ração. Medicamentos eficazes incluem Terramicina, Oxitetraciclina e Cloranfenicol.
- Deformação da cabeça - neste caso o peixe perde o apetite e morre. A doença é acompanhada por inchaço dos tecidos de ambos os lados da cabeça. Na maioria das vezes, a patologia ocorre em bagres de até 10 centímetros de comprimento. Os peixes mortos apresentam o crânio espessado e deformado, o que indica o aparecimento de fissuras. Para evitar tais problemas, vale a pena adicionar sistematicamente vitamina C aos alimentos para peixes.
- Úlcera péptica - com o desenvolvimento da patologia, a pele dos maxilares e da barbatana caudal fica coberta por úlceras brancas ou vermelhas. Além disso, os peixes ficam letárgicos. Para evitar patologias, é importante monitorar a qualidade da água. Precisa ser mudado sistematicamente.
- Síndrome de lesão intestinal - neste caso, há inchaço do abdômen. Ao mesmo tempo, a cor do abdômen fica mais escura e a região anal fica vermelha. Na fase final, são observados danos na parede abdominal. Alimentos de alta qualidade e bem digeríveis ajudarão a lidar com o problema.
Quão lucrativo é criar bagres?
O cultivo de bagres africanos é considerado uma atividade bastante promissora. Já em seis meses eles podem ser capturados e vendidos. Nesta fase, o peso comercial dos indivíduos chega a 1 quilo.Ao mesmo tempo, os parâmetros exatos de produtividade dependem da qualidade e quantidade da ração.
O bagre africano está ganhando peso conforme o planejado. Assim, o empresário consegue calcular antecipadamente quanto o peixe ganhará ao utilizar uma determinada quantidade de ração. Isso torna possível calcular o lucro.
Os empreendedores iniciantes devem usar métodos de cultivo extensivos ou semi-intensivos. Empresários com bom capital inicial geralmente escolhem o método intensivo.
Antes de entrar neste negócio, é importante criar um plano de negócios. Baseia-se no cálculo de custos e lucros anuais. Vale a pena considerar que numa fase inicial será necessário investir dinheiro na construção de um pequeno reservatório e na criação de um ecossistema adequado. Também é necessária a instalação de equipamentos auxiliares, incluindo sistemas de iluminação e filtros. Além disso, é necessário obter licenças, calcular os custos de aquisição de alimentos e frituras e estabelecer relacionamento com fornecedores.
Que problemas os proprietários enfrentam?
O principal problema no cultivo do bagre africano é a necessidade de reduzir os custos de produção. Ao mesmo tempo, é importante permanecer competitivo. Os especialistas dizem que é melhor melhorar o ecossistema do lago do que recorrer a métodos de cultivo cada vez mais intensivos.
O bagre africano é considerado uma espécie de peixe bastante popular, cultivada para venda. É valorizado por suas condições pouco exigentes, onívora e resistência a doenças.