Shamayka é um peixe amplamente distribuído nos mares Negro e Azov. Tem excelente sabor e contém muitos componentes valiosos. É por isso que tanto pescadores profissionais como amadores pescam este peixe. A intensificação da pesca levou ao seu desaparecimento quase total. Em 2006, foi incluído no Livro Vermelho. No entanto, os caçadores furtivos continuam a capturá-los até agora.
Descrição do peixe
Este peixe é conhecido desde a antiguidade. Foi mencionado pela primeira vez no estado persa.O nome do indivíduo é traduzido do farsi como “peixe real”.
Aparência
Em termos de características visuais, o peixe-rei lembra mais um deserto comum. Suas características incluem:
- escamas prateadas – nas laterais tem a cor mais viva;
- cor da pele esverdeada;
- corpo achatado lateralmente;
- tons azulados na cabeça;
- maxilar inferior grande;
- cor laranja-avermelhada das nadadeiras dianteiras.
Uma característica do shamaika é a barbatana dorsal fortemente retraída. O peixe o endireita quando precisa se mover rapidamente ou quando surge o perigo.
Habitat
A principal condição para a existência normal deste peixe é considerada água limpa, que contém muito oxigênio. Shamayka mora nos seguintes lugares:
- as bacias dos mares Cáspio, Azov e Negro e os rios que neles deságuam;
- Mar Aral;
- os rios Kuban e Don;
- bocas do Kura e do Terek.
As espécies do Mar Negro são capazes de se deslocar para o Dnieper e o Dniester. Pequenas populações destes peixes são encontradas na Europa Ocidental. Eles vivem na bacia do Danúbio. Esses indivíduos também são encontrados no reservatório da Baviera.
Nutrição
O shamaika parece ser um peixe onívoro. Mas à medida que os indivíduos crescem, eles começam a comer cada vez mais alimentos de origem animal. Aos poucos, pequenos besouros e minhocas começam a dominar a dieta alimentar. A shamaika também come pequenos peixes de outras espécies. Além disso, absorve prontamente as larvas do mosquito. Ao mesmo tempo, os pescadores que pescam shamaika notam que ela morde bem o pão e vários tipos de mingaus.
Inimigos naturais
Os principais inimigos naturais dos peixes, muitas vezes erroneamente chamados de xamã, são considerados grandes predadores. Estes incluem principalmente bagres e lúcios.Ao mesmo tempo, na água do mar o peixe se sente muito mais confortável e seguro, pois o número de predadores em relação à área torna-se menor. Ao mesmo tempo, os peixes predadores marinhos também ameaçam a população shamaika. Isto, em particular, diz respeito à esterlina, cuja população no Mar de Azov é muito grande.
Desova
A desova é particularmente influenciada pelo habitat dos peixes. As características climáticas também são importantes. Por exemplo, no rio Kuban, o shamaika se reproduz de setembro a abril. No entanto, no Don isso acontece apenas na primavera.
Os indivíduos são capazes de se reproduzir a partir do terceiro ano de vida. Antes deste período, os peixes viviam no mar - por exemplo, na bacia do Azov-Mar Negro. Depois de atingir a maturidade sexual, um bando de shamaikas segue para o local de desova. Ao mesmo tempo, levam muito tempo para encontrar um local adequado.
Na maioria das vezes, os shamaikas preferem locais com fundo rochoso, correntes ativas e água fria. As fêmeas põem ovos à noite. Ao mesmo tempo, é distribuído no fundo pela corrente e gruda nas pedras. Após completar o processo de desova, as fêmeas retornam ao mar. Nesse caso, os alevinos aparecem somente após 5 dias. Eles entram no ambiente marinho somente após 1 ano. Neste ponto, o peso do peixe não ultrapassa 1 grama.
Por que isso é uma iguaria?
Tanto na Rússia como no Médio Oriente, a shamaika sempre foi considerada uma iguaria. É caracterizado por sabor delicado e alto teor de gordura. Com isso, os peixes passaram a fazer sucesso entre as cabeças coroadas. O próprio nome vem da Pérsia. Ao mesmo tempo, os monarcas russos o aceitaram de bom grado. Não se sabe quem exatamente começou a chamar o rei dos peixes. No entanto, no século 19, esta frase específica foi usada para designar a shamaika do Mar Negro.
Razões para o preço alto
Hoje o peixe está listado no Livro Vermelho.No entanto, nem sempre esteve à beira da extinção. Shamaya já foi muito comum. No entanto, seu habitat eram os reservatórios do sul da Rússia. Até meados do século XIX, chegar lá era difícil e caro. Porém, não foi possível criar esses indivíduos em reservatórios artificiais. O peixe simplesmente não criou raízes. É por isso que sempre foi muito caro.
Variedades
Os biólogos distinguem 2 tipos principais de indivíduos e aproximadamente 30 subespécies. As principais variedades de shamaika incluem:
- Cáspio - distingue-se pelo seu tamanho bastante grande. Possui nadadeiras cinzentas e de cor escura. Este peixe distingue-se pelo excelente sabor.
- Azov-Mar Negro - considerado mais raro. Além disso, este peixe é muito mais saboroso que o peixe do Cáspio, o que o torna ainda mais procurado. Possui nadadeiras brilhantes e corpo mais curto.
Peixe semelhante
Na aparência, o peixe-rei lembra muitos representantes da família Karpov. Ao mesmo tempo, é mais semelhante ao peixe peixe. No entanto, ele tem um corpo mais alto e estreito. Além disso, o pescador demora menos. Não é tão colorido quanto o shamaika. Por essas características, os peixes podem ser facilmente distinguidos uns dos outros se você os examinar cuidadosamente.
Outro peixe semelhante é o arenque do Volga. No entanto, é caracterizado por diferenças mais perceptíveis. Esses indivíduos pertencem a famílias diferentes. Como resultado, eles apresentam diferenças anatômicas mais perceptíveis, incluindo a estrutura esquelética. O arenque é caracterizado por uma testa mais pronunciada. Além disso, possui barbatanas escuras visíveis.
A pesca é permitida
As pessoas são consideradas os principais inimigos naturais da shamaika. Há algum tempo, a captura deste peixe tornou-se uma atividade cara e perigosa. O custo desses indivíduos excede o preço do esturjão - principalmente no Mar de Azov.
Há cerca de cem anos, pequenos peixes eram capturados com redes de cerco. A carne única era uma pescaria para a população local, pisciculturas e turistas pesqueiros. Gradualmente, a população de peixes começou a diminuir. A razão para isso foi a construção de usinas, bem como a pesca descontrolada.
Gradualmente, começaram os trabalhos para restaurar a população. Em viveiros especiais, as pessoas começaram a criar alevinos e soltá-los em reservatórios naturais. A shamaika foi introduzida artificialmente nos corpos d'água da Calmúquia e Stavropol. O mesmo foi feito nas regiões de Rostov e Volgogrado. Desde 2014, os alevinos têm sido soltos continuamente. Ao longo de um ano, esse número chega a 3,5 milhões.
Gradualmente, a população de peixes começou a crescer. Recentemente, a questão da exclusão de shamaika do Livro Vermelho começou a ser levantada. Mas os trabalhadores do Instituto de Pesquisa de Pesca de Azov decidiram não ter pressa. Eles transferiram este peixe de espécies ameaçadas para espécies em recuperação.
Gradualmente, a posição do shamaika começou a melhorar. No entanto, é impossível pegá-la agora. Existem multas elevadas para a caça ilegal dessas espécies. Por 1 peixe você terá que pagar de 2 a 5 mil rublos. Com a pesca em massa com redes, você pode ser condenado à prisão perpétua. Se forem encontradas fêmeas na captura, a multa dobrará.
Apesar dos regulamentos adoptados, os caçadores furtivos continuam a envolver-se em actividades ilegais.Portanto, quem compra peixes raros em segunda mão torna-se automaticamente cúmplice do crime.
Vale a pena considerar que algumas subespécies podem ser capturadas hoje. Eles foram retirados do Livro Vermelho à medida que a população se recuperava. É importante saber quem capturar, caso contrário você terá que pagar multa por caça furtiva. Seu tamanho depende da situação do criminoso:
- para pessoas físicas, a multa é de 5.000 rublos;
- para funcionários, o valor aumenta para 15.000 rublos;
- Existe responsabilidade criminal para a mineração para fins industriais;
- A captura durante a desova pode resultar em responsabilidade criminal.
Use na culinária
Donskaya e quaisquer outros tipos de shamaika têm sabor excelente. É por isso que são frequentemente usados na culinária.
Qual é o gosto do peixe?
Este peixe é considerado relativamente gorduroso e tem uma textura delicada e quebradiça. Quando preparada corretamente, a carne derrete literalmente na boca. Os fãs deste produto notam que ele adquire um sabor especial durante a desova dos peixes. No entanto, é impossível capturá-la durante este período - para isso está prevista responsabilidade criminal.
A única desvantagem do peixe é a abundância de pequenos ossos. Eles devem ser removidos manualmente antes do uso. No entanto, peixes muito pequenos podem ser comidos diretamente com as espinhas - isso não causará nenhum dano.
Propriedades úteis e prejudiciais
100 gramas de polpa de peixe contêm apenas 88 quilocalorias. Portanto, pode ser chamado com segurança de produto dietético. Ao mesmo tempo, contém um grande número de proteínas, que incluem aminoácidos essenciais. Também é útil para os atletas comerem shamaika. Isso os ajuda a construir tecido muscular.Comer este peixe permite queimar um grande número de calorias e manter os processos metabólicos em níveis normais. Isso ajuda a eliminar o excesso de peso.
Shamayka é muito útil durante a gravidez e lactação. Além disso, deve ser utilizado por pessoas que enfrentam estresse constante ou aumento da atividade física. É melhor dar às crianças peixe em forma de costeleta, pois contém muitos ossos pequenos.
Vale a pena considerar que shamaika contém grande quantidade de fósforo. Este elemento fortalece o tecido ósseo e os dentes. Esta substância também tem um efeito benéfico na função cerebral. O flúor é considerado outro componente valioso do shamaika. Fortalece perfeitamente os ossos e ajuda a prevenir cáries dentárias.
O peixe também contém zinco, que está envolvido na síntese de hormônios. A falta desta substância no organismo prejudica o estado da pele, unhas e cabelos. Nos representantes do sexo forte, a deficiência de zinco provoca problemas na síntese de testosterona. Como resultado, isso afeta negativamente a potência. Além disso, o zinco fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência das pessoas ao estresse.
Shamayka é considerado um peixe absolutamente inofensivo. Mas as pessoas com intolerância à proteína de peixe e frutos do mar devem comê-los com cuidado. Além disso, você não deve consumir um produto que não tenha sido submetido a tratamento térmico completo. Isto se deve ao risco de parasitas no corpo deste peixe.
Para melhorar a saúde, a shamaika deve ser consumida assada ou cozida. Ao mesmo tempo, recomenda-se evitar peixes secos e defumados em caso de hipertensão, doenças hepáticas e renais. O fato é que esses produtos contêm muito sal, o que piora o prognóstico dessas patologias.
Receitas
Shamayka é caracterizada por um sabor excelente. Ela é considerada uma representante de elite da família Karpov. Os peixes fumados e secos são especialmente apreciados. Ao mesmo tempo, o melhor sabor é típico dos peixes capturados durante a desova.
Uma desvantagem importante do peixe rei é o grande número de pequenos ossos na carne. Para eliminá-los, vale marinar o peixe em uma solução fraca de vinagre. Isso precisa ser feito por 6 a 8 horas.
Encontrar peixe fresco ou congelado para venda pode ser difícil. Na maioria dos casos é vendido fumado ou seco. Se conseguir adquirir um produto fresco, é recomendável assá-lo. Isso pode ser feito em uma manga ou papel alumínio. Graças a isso, você poderá obter um prato bem suculento.
Para preparar shamaika frita, além do peixe, é necessário levar suco de limão, farinha, sal e óleo vegetal. Você também pode adicionar molho de soja, se desejar. Primeiro, o peixe deve ser bem limpo, as entranhas e as guelras removidas. Caso contrário, o amargor estará presente no prato acabado.
Esprema o limão no peixe limpo. Se desejar, pode ser untado com molho de soja e colocado na geladeira por 1,5 a 2 horas. É importante ressaltar que não se deve salgar a carne nesta fase. Enquanto a shamaika marina, é preciso misturar a farinha e o sal. Antes de começar a cozinhar, é necessário colocar óleo na frigideira e aquecê-la. Em seguida, o peixe precisa ser enrolado em uma mistura de farinha e sal, colocado em uma frigideira e frito dos dois lados até dourar.
O método mais comum de preparação de shamaika na Rússia era a secagem. Primeiramente é recomendável colocar as carcaças na geladeira e depois polvilhar com camadas de sal. Isso deve ser feito em um recipiente de metal. Em seguida, o produto deve ser colocado novamente na geladeira por 3-4 dias.
Após o tempo especificado, recomenda-se lavar o peixe e pendurá-lo em local bem ventilado. Depois de uma semana, o prato estará pronto. Shamaika seca será um excelente lanche para cerveja.
Shamaika defumada a frio também é muito popular. A fase preparatória coincide com a preparação do peixe seco. Porém, em vez de uma semana em rascunho, o shamaika deve ser mantido sob um ventilador por 12 horas. Além disso, deve ser colocado de cabeça erguida. Caso contrário, toda a gordura sairá do peixe, o que afetará negativamente o sabor do peixe.
Após a salga, recomenda-se colocar as carcaças em fumeiro sob fumaça fria. Sua temperatura não deve exceder +30 graus. Na hora de escolher as aparas de madeira, pode-se dar preferência ao amieiro ou à faia. Lascas de qualquer árvore frutífera também funcionam. No verão, fumar dura 4 horas e no inverno – 7.
Não é à toa que Shamika é chamada de peixe do rei. Tem carne saborosa e saudável. No entanto, a pesca é proibida porque a sua população está a diminuir rapidamente.