A carpa prateada branca ou comum é um peixe da família das carpas. É conhecida por outros nomes como carpa prateada, cabeçuda e carpa prateada. É encontrada em corpos de água doce da Europa e da Ásia. Este grande peixe é de grande importância como objeto de pesca comercial e pesca, sendo também popular entre os entusiastas da pesca. Vamos dar uma olhada mais de perto no estilo de vida da carpa prateada, seus tipos e outras características interessantes.
- Descrição do peixe
- Com o que se parece
- Onde ele é encontrado?
- Estilo de vida
- Desova
- Inimigos naturais
- Tipos de peixes
- Branco
- Variado
- Híbrido
- Peixe semelhante
- Amur
- Carpa
- Como criar carpa prateada
- Como pescar
- Selecionando um local
- Tempo
- Que isca usar
- Pesca de tecnoplâncton
- Usando engrenagem inferior
- Enfrente “Silver Carp Killer” – o que é?
- Sobre carne
- Fatos interessantes
Descrição do peixe
Este é um peixe de cardume da família das carpas. É conhecido pela sua força, velocidade e agilidade, o que o torna um alvo interessante para pescadores entusiastas.
Quando introduzida em lagos artificiais de aquicultura, a carpa prateada ajuda a garantir água limpa e sem proliferação de algas.
Com o que se parece
A carpa prateada tem um crânio grande e uma testa estendida, daí o seu nome. Possui uma barbatana dorsal fina e pontiaguda e uma grande barbatana anal. O cabeçudo distingue-se pelo seu tamanho e características físicas pronunciadas:
- olhos pousados na cabeça;
- falta de bigode;
- uma boca que parece "de cabeça para baixo".
A carpa prateada é o único peixe cuja boca está localizada acima dos olhos.
A tonalidade das escamas às vezes difere entre as espécies, mas geralmente a cor é prateada, mais escura perto do dorso e mais clara ao redor da barriga. À medida que os peixes envelhecem, a sua cor muda; nos indivíduos mais velhos, via de regra, o dorso adquire tonalidade esverdeada.
O peixe tem uma boca grande, sem dentes e lábios enormes. Essa estrutura foi desenvolvida durante a evolução, pois a carpa prateada se alimenta exclusivamente de fitoplâncton.
Os cabeçudos atingem tamanhos impressionantes - um metro de comprimento e pesando até trinta quilos, e alguns indivíduos podem crescer até um metro e meio e pesar cinquenta quilos. Isto faz com que a captura de um espécime tão grande seja uma experiência gratificante para qualquer pescador.
A carpa prateada tem uma taxa de crescimento rápida. Em um ambiente ideal e com bastante comida, ele ganha peso rapidamente.Conseqüentemente, em circunstâncias favoráveis, os jovens atingem um quilo e meio de peso aos dois anos; aos cinco a seis anos, esses peixes atingem o peso e o comprimento máximos, após os quais o crescimento cessa.
Aos três anos de idade, a carpa prateada geralmente cresce de trinta a sessenta centímetros de comprimento e pesa de dois a quatro quilos.
Onde ele é encontrado?
O cabeçudo é um peixe de água doce nativo do Norte e Nordeste da Ásia. Foi trazido para a Europa para fins de reprodução artificial.
Este peixe é atraído por corpos d'água calmos com águas paradas. Durante o dia, geralmente permanece em uma profundidade menor, onde os sons altos da superfície não são ouvidos. À noite ela retorna ao litoral em busca de comida.
A temperatura máxima preferida da água para a carpa prateada é entre 20-25°C, de modo que os peixes tendem a permanecer nas camadas intermediárias da água em vez de nadar mais perto do fundo, onde a temperatura é mais fria. À noite, a carpa prateada geralmente se reúne em áreas rasas onde a água esquenta durante o dia. A carpa prateada também prefere habitats com fundos macios e lamacentos e alta cobertura vegetal. Pescadores experientes utilizam com sucesso este conhecimento para identificar antecipadamente locais prováveis de pesca.
Estilo de vida
O ponto principal a saber é que as carpas prateadas não são criaturas solitárias. Em vez disso, eles tendem a se reunir em pequenos bandos. Seus grupos geralmente consistem em peixes de diferentes idades e tamanhos.
Ao pescar, é recomendável procurar carpas prateadas em corpos d'água calmos que não estejam localizados perto de estradas principais ou locais com sons altos da cidade - cabeçudos não são encontrados em águas “barulhentas”.
O áspero pode tolerar uma ampla gama de temperaturas, de 0 a 40 graus Celsius, bem como baixos níveis de oxigênio e água ligeiramente salgada.
O comportamento dos peixes muda dependendo da estação:
- No outono, quando a temperatura da água cai abaixo de oito graus, a carpa prateada ganha uma camada de gordura.
- No inverno, hiberna e procura locais no fundo dos reservatórios.
- Na primavera, ao acordar com abundância de plâncton na água, procura alimento em águas profundas e depois, quando a temperatura chega a vinte e quatro graus, sobe mais alto à superfície. Nesse período, o peixe é fácil de pescar devido à forte fome, pois corre para tudo que se assemelhe mesmo remotamente a comida. No final de maio, os pescadores capturam carpa prateada com apenas um pedaço de filtro de cigarro ou espuma de borracha.
Em condições ideais, os peixes podem viver duas décadas. Porém, com a criação comercial isso não é lucrativo do ponto de vista financeiro, por isso os peixes são encaminhados para as prateleiras dos armazéns aos dois a três anos de idade, quando seu tamanho se torna suficiente.
As duas doenças mais comuns entre a carpa prateada encontrada em seu habitat natural são a pseudomonose e a difilobotríase.
A primeira doença causa sangramento local na pele e se espalha rapidamente pela população, levando à morte de grupos inteiros de peixes. A segunda é uma doença parasitária que ocorre devido à infecção de peixes por uma tênia larga. Comer peixe contaminado mal cozido ou cru representa um risco para a saúde humana.
Desova
A carpa prateada atinge a maturidade sexual e está pronta para procriar entre os dois e os quatro anos de idade. Neste ponto, os peixes já cresceram o suficiente para chegar facilmente à área de desova.
A desova da carpa prateada começa quando a temperatura da água sobe para níveis adequados no início do verão. Se chegarem dias mais frios, a desova será atrasada de duas a quatro semanas. Esses peixes preferem rios com águas barrentas para reprodução. Para encontrar um local adequado, eles começam a migrar. Durante esse período, eles às vezes se movem por distâncias consideráveis de seu habitat habitual.
Os peixes que estão em processo de desova podem ser facilmente identificados pela sua cor. Durante este período, as escamas ficam cinza-azuladas.
A carpa prateada escolhe reservatórios rasos, gramados e iluminados pelo sol para desova, é nesses locais que os filhotes são mais bem preservados. Os ovos não se fixam em nenhuma vegetação, mas flutuam na superfície do lago. Por serem praticamente invisíveis entre a vegetação, ficam protegidos de serem comidos por pássaros e outros peixes.
Uma fêmea produz até meio milhão de ovos e, depois de uma semana, emergem deles alevinos. Nos primeiros dias consomem zooplâncton porque suas bocas ainda não estão totalmente desenvolvidas. Depois de quatro dias eles conseguem digerir alimentos vegetais, mas ainda preferem proteínas animais por algum tempo.
Inimigos naturais
A carpa prateada é um peixe de tamanho impressionante e se comporta de forma extremamente cautelosa, porém possui muitos inimigos em seu habitat natural.O mais comum deles é o lúcio, que adora se deliciar com carpas prateadas de qualquer idade.
Os alevinos correm perigo por causa dos pássaros e dos grandes poleiros, dos quais são uma iguaria preferida.
A carpa prateada, ao se tornar adulta, pode levar à perturbação do ecossistema do reservatório. Isso acontece porque, devido ao seu apetite insaciável, a carpa prateada consome todos os tipos de plâncton, não deixando alimento para outros peixes.
No entanto, são as pessoas as principais responsáveis pelo declínio do número deste peixe. Isto se deve à sobrepesca em escala industrial.
Tipos de peixes
Existem três espécies de carpa prateada, cada uma com características físicas, hábitos alimentares e tamanho próprios. Além disso, existem grandes diferenças na taxa de crescimento e no peso.
Branco
O olho-de-vidro branco distingue-se facilmente pelo seu comprimento mais curto e escamas claras, quase reminiscentes da cor prateada. Esta espécie fluvial possui corpo grande e cabeça volumosa. Sua dieta principal é composta por fitoplâncton, pois a estrutura de suas brânquias não permite consumir zooplâncton. Devido à falta de proteína animal na dieta, esta espécie é menor que a variedade mosqueada. Seu comprimento chega a 100 cm e seu peso máximo não passa de vinte quilos.
A variedade branca da carpa prateada é especialmente vantajosa para a propagação artificial devido à composição da sua carne. O filé contém grande quantidade de gordura, o que o torna uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3.
Variado
A carpa prateada cabeçuda, também conhecida como olho-de-vidro do sul, é um peixe de tamanho e peso significativos. Suas placas branquiais são projetadas de forma que seja capaz de se alimentar de zooplâncton, permitindo-lhe crescer até tamanhos impressionantes.
Esta carpa prateada tem uma cabeça grande e uma cauda alongada.As escamas dos peixes são predominantemente escuras, quase pretas na parte superior do corpo. Nas laterais é mais claro, mas intercalado com manchas escuras, que determinaram o nome da espécie. Os juvenis, via de regra, são de cor clara, mais parecidos com o dourado.
O áspero malhado pode suportar uma ampla faixa de temperaturas, de 0° a 36°C. Atinge 100-150 cm e pesa até sessenta quilos. Devido à sua capacidade de melhorar a qualidade da água, esta espécie tornou-se uma escolha popular e economicamente importante para a piscicultura em lagos artificiais.
Híbrido
Esta subespécie de cabeçudo é um híbrido criado pelo cruzamento de variedades de carpa prateada branca e cabeçuda. Ele herdou as melhores características de ambas as espécies, incluindo:
- a capacidade de ganhar peso rapidamente;
- suportar mudanças de temperatura;
- consumir fitoplâncton;
- suportar temperaturas frias enquanto permanece ativo e preserva carne nutritiva e saborosa.
As suas características permitem a criação deste tipo de carpa prateada para fins agrícolas em zonas de clima frio.
Peixe semelhante
O cabeçudo possui muitas características semelhantes a outros peixes ciprinídeos, sendo a principal delas o seu corpo grande. No entanto, existem diferenças claras entre eles, tanto na aparência como no sabor e composição da carne. É especialmente importante levá-los em consideração ao planejar a criação de peixes em reservatórios artificiais.
Amur
A principal diferença entre essas duas espécies de peixes é a quilha ventral. A carpa tem uma quilha longa, começando na garganta, enquanto a carpa prateada tem uma quilha que se estende desde as barbatanas peitorais. Cupido é facilmente reconhecido por seu corpo alongado e grandes escamas, bem como por seu tamanho geral maior.
Cupido se alimenta apenas da vegetação que cresce no fundo do reservatório.Sua carne é considerada mais suculenta e macia que a da carpa prateada e também possui menos ossos. Ambas as espécies têm hábitos semelhantes no que diz respeito à desova e aos princípios de vida.
Carpa
A estrutura física da carpa e da carpa prateada é um pouco diferente. Características da carpa:
- a cabeça não é tão grande quanto a da carpa prateada;
- corpo fusiforme;
- grandes escalas, embora sejam todos da mesma cor.
O formato da boca da carpa é adaptativo e sua boca pode ser expandida, tornando esses peixes onívoros. A carne desta espécie é macia e de sabor agradável.
Como criar carpa prateada
A carpa prateada é um peixe enjoado que requer condições especiais de reprodução. A temperatura é especialmente crítica para ele. A carpa prateada adora calor, por isso a temperatura no lago deve ser de pelo menos 25°C. Isso deve ser levado em consideração ao criar na Rússia. Os peixes cabeçudos também têm requisitos para a profundidade do reservatório. Uma profundidade de três a quatro metros é adequada para isso.
É importante seguir algumas orientações ao criar em um lago artificial para obter os resultados desejados. É importante atender às necessidades de espaço e oxigênio dos peixes. O tanque deve ter área de no mínimo duzentos metros quadrados, mesmo que contenha pequeno número de peixes, e não deve haver mais de novecentos peixes por hectare.
Para prevenir doenças generalizadas, recomenda-se dividir os habitantes do lago em faixas etárias. Um lago deve ter uma variedade de plantas para fornecer uma boa fonte de alimento; e certas áreas são alocadas para desova. A temperatura da água na lagoa não deve cair abaixo de dezoito graus.
É importante limpar e desinfetar regularmente os tanques para prevenir doenças nos peixes.Deve-se evitar manter peixes num tanque por mais de dois a três anos, pois desta forma não será possível recuperar os custos.
Obviamente, existem muitas sutilezas associadas à manutenção e criação da carpa prateada em um lago, mas é importante seguir os princípios básicos.
O prato principal da dieta da carpa prateada é considerado o fitoplâncton, que leva ao florescimento da água. Para evitar que os peixes morram de fome, o lago artificial deve ter abundância de vegetação baixa e alta. Ao introduzir peixes em um lago pela primeira vez, forneça-lhes comida até que se acostumem com as condições. Após a maturação e sob condições favoráveis no tanque, como temperatura ideal e presença de vegetação, o cabeçudo não necessita de alimentação.
Os principais custos associados à piscicultura incluem a construção e manutenção de um tanque, a compra de alimentos e a introdução de peixes jovens no mesmo. Além disso, vale considerar custos de transporte, dinheiro para publicidade e segurança. Também não se esqueça dos impostos; o seu cálculo depende de vários fatores, por exemplo, o tipo de registo comercial.
Devido ao rápido crescimento e à ausência de doenças, a piscicultura continua a ser um negócio lucrativo. Isto é especialmente verdadeiro quando se cria carpa cabeçuda ou híbrida, uma vez que esses indivíduos têm uma taxa de crescimento rápida e são fáceis de vender no mercado.
Como pescar
A carpa prateada não é um peixe marinho, isso deve ser levado em consideração ao planejar sua pescaria. A pesca do cabeçudo em seu habitat natural é permitida de maio até o final de setembro.Com exceção do período de desova, durante o qual a pesca é proibida por lei.
A pesca da carpa prateada é difícil devido ao seu comportamento. A melhor altura para tentar a sorte é quando a temperatura da água sobe para os 18-20°C, pois é nesta altura que os peixes nadam nas camadas intermédias da coluna de água. Se ficar muito quente, eles tendem a ir mais fundo. Portanto, se você decidir pescar em um dia de sol e sem vento, o melhor é começar ao nascer do sol.
Selecionando um local
Os locais mais ideais para a pesca são pequenos reservatórios com topografia de fundo variada, onde águas rasas alternam com áreas profundas. Os reservatórios há muito estabelecidos também são bons para a pesca.
Pescadores experientes falam sobre a tendência da carpa prateada de escolher o mesmo caminho quando estão em seu reservatório “natal”. Eles aconselham você a reconhecer e tomar nota desses “caminhos”, posicionando seu equipamento de pesca ao longo deles.
Capturar carpa prateada no rio é uma tarefa inútil porque os peixes estão constantemente em movimento.
Tempo
As condições de pesca variam dependendo da época. Durante os meses mais quentes, é melhor pescar de manhã cedo ou no final do dia, quando as temperaturas caem ligeiramente. A pesca com maior sucesso ocorre quando não há vento ou nuvens, pois os peixes são sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Na estação fria, a carpa prateada pode ser encontrada imediatamente após o derretimento do gelo ou durante o degelo e após a deriva do gelo na primavera.
Dado o peso do peixe, são necessários equipamentos de pesca duráveis. Recomenda-se o uso de varas de carpa. Além disso, é aconselhável escolher uma linha de pesca grossa com diâmetro de pelo menos 0,3-0,4 mm.
É importante lembrar que a lei proíbe a pesca durante os períodos de reprodução da carpa prateada.
Que isca usar
Pescadores experientes costumam usar diferentes tipos de iscas. Milho enlatado ou ervilhas frescas são especialmente preferidos porque são pesados e densos, permitindo que fiquem presos ao anzol. Além disso, sua tonalidade brilhante os torna visíveis em águas turvas. Mingau de cevada, massa e migalhas de pão grandes também costumam ser eficazes.
A chave para o sucesso na pesca com isca é criar um efeito de “spray” que imite o plâncton e, assim, atraia os peixes. Para isso, a isca é feita a partir de uma combinação de farinha, sêmola, leite em pó e outros ingredientes, que quando molhados se transformam em uma espécie de nuvem de poeira na água. O leite condensado também ajuda a criar a “turvação” desejada que atrai os peixes.
Pesca de tecnoplâncton
O tecnoplâncton é um tipo de isca que, quando submersa em água, se dissolve em minúsculas partículas e forma uma estrutura semelhante a uma nuvem. Devido à sua semelhança com os acúmulos de plâncton, a carpa prateada morde muito bem. Via de regra, o tecnoplâncton é feito na forma de um pequeno barril com um orifício em todo o seu comprimento. Este tipo de isca é ideal para lançamentos longos.
Na pesca com esta técnica, é utilizada uma ferramenta específica - o bastão cabeçudo. É necessário para que a isca permaneça no mesmo lugar. As chumbadas são ajustadas para que a isca fique pelo menos trinta centímetros debaixo d'água.
Em vez do tecnoplâncton, os pescadores podem escolher alimentadores de mola que contêm uma mistura especial. O mesmo equipamento é adequado para seu uso como no caso do tecnoplâncton.
Usando engrenagem inferior
O equipamento inferior (donka) é um tipo de alimentador de mola que contém uma mistura alimentar especial. Ela afunda até o fundo. Nele são fixados dois ou três ganchos, nos quais são colocadas bolas de espuma. A ideia é que quando o peixe consumir as partículas de alimento, ele também engula os pellets e fique fisgado.
A desvantagem dessa técnica é que na hora de preparar a comida em casa é fácil errar na receita e a isca não se dispersa nas nuvens. Por segurança, um comprimido efervescente é colocado no alimentador. Ao reagir com a água, ajudará a dispersar as partículas de alimentos na água.
Porém, a principal desvantagem desta espécie é que é quase impossível capturar peixes grandes, pois eles, via de regra, permanecem nas camadas superiores do reservatório e não tendem a afundar.
Enfrente “Silver Carp Killer” – o que é?
A vantagem de usar este equipamento é que você pode pescar vários peixes ao mesmo tempo. Além disso, a capacidade de auto-gancho não permite que a carpa prateada escorregue do anzol. Além disso, todos os anzóis ficam escondidos no tecnoplâncton, o que os torna invisíveis aos peixes. Vale ressaltar que o tecnoplâncton para este equipamento foi especialmente desenvolvido para torná-lo especialmente atraente para os peixes.
A flutuação deste equipamento de pesca também é de grande importância. Possui formato semicircular com furo no centro para proporcionar estabilidade.
Sobre carne
A carne da carpa prateada é um produto altamente calórico e com valor nutricional significativo. É rico em proteínas, contém vitaminas B, vitaminas A, D e E, além de oligoelementos como ferro, fósforo e iodo.
100 gramas de carne de carpa prateada cozida contêm cerca de 20 gramas de proteína e 90 calorias.Além disso, a carne cabeçuda tem baixo teor de gordura e colesterol, o que a torna ainda mais saudável. O alto teor calórico da carne é acompanhado por um alto teor de proteínas, comparável em digestibilidade à proteína de aves.
No entanto, como todos os produtos pesqueiros, a carpa prateada às vezes contém mercúrio, portanto, ao comê-la, você deve monitorar a quantidade de peixe que consome.
100 gramas de filé de carpa prateada contêm as seguintes substâncias benéficas:
- Proteínas: 20g.
- Gordura: 1,2g.
- Carboidratos: 0g.
- Calorias: 90kcal.
Além disso, 100 gramas de filé contém uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, incluindo:
- Vitamina B12: 3,5 mcg.
- Vitamina B6: 0,2 mg.
- Vitamina E: 0,8 mg.
- Vitamina D: 11 mcg.
- Ferro: 0,9 mg.
- Fósforo: 275 mg.
- Potássio: 360 mg.
- Magnésio: 43 mg.
- Sódio: 50 mg.
A carne é macia, suculenta e tem um sabor adocicado sutil. O sabor do peixe permanece inalterado mesmo após o congelamento, mas há uma desvantagem significativa - a sua estrutura óssea. A carne contém muitos ossos pequenos, que podem se tornar um obstáculo na hora de consumi-la.
A carpa prateada é caracterizada pela mesma coisa que quase todos os peixes de água doce - muitos ossos. Para evitar que isso se torne um problema, opte por peixes grandes, com peso mínimo de três quilos. Embora ainda haja muitos ossos nele, pelo menos eles serão grandes e podem ser facilmente removidos.
Recomenda-se que a carpa prateada seja incluída na dieta de idosos, pessoas que sofrem de diabetes, gota e gastrite. Para preservar as propriedades benéficas do peixe, é ideal cozinhá-lo fervendo ou estufando.
Fatos interessantes
O que é notável sobre a carpa prateada:
- Para a desova, via de regra, preferem as águas barrentas dos grandes rios.
- Embora quase nunca migrem longas distâncias, houve casos em que os indivíduos nadaram para longe dos seus habitats habituais.
- Os pescadores acreditam que os peixes às vezes saltam da água devido ao barulho alto, por exemplo, de um barco a motor.