Descrição do bagre comum e quanto tempo vive o peixe, onde vive e o que come

Os bagres são conhecidos e amados por vários motivos, sendo o principal deles a sua aparência distinta; É verdade que você definitivamente não pode chamá-lo de comum. Além disso, a maioria das espécies deste peixe são fáceis de manter. Os filés de bagre são frequentemente usados ​​​​na culinária. Esta espécie também é valiosa para a pesca devido ao seu peso. O bagre atrai a atenção dos pescadores pelo seu tamanho, força e potencial para se tornar um valioso troféu.


Descrição

A família dos bagres consiste em centenas de espécies que variam em tamanho, forma e cor. Todas essas criaturas são encontradas em ambientes de água doce. A maioria deles são caçadores e alguns comem plantas e animais. Além disso, muitas espécies são ativas à noite.

Aparência

Os bagres são facilmente identificados pela presença de um ou dois pares de antenas na mandíbula inferior. Possuem corpo marrom opaco, às vezes com tons de cinza ou verde, e ventre branco. Além disso, são caracterizados pela presença de uma cabeça invulgarmente larga, achatada e desprovida de escamas. Além disso, muitas espécies possuem uma nadadeira adiposa no dorso, com a qual se movem pelo fundo dos corpos de água doce, fazendo movimentos ondulatórios. Seus olhos também estão distantes um do outro.

Dimensões

O tamanho e o peso corporal podem variar significativamente dependendo da espécie e das condições ambientais. Via de regra, têm cerca de 20 cm de comprimento, mas infelizmente, devido ao clima rigoroso, seus corpos raramente atingem o tamanho máximo. Os bagres que se alimentam de animais aquáticos são maiores do que outros predadores na mesma área.

Curiosidade: uma das espécies mais populares é o bagre comum - ele se estende por até 3 metros de comprimento e é considerado uma captura valiosa para os pescadores de todos os lugares. Por outro lado, também existem variedades pequenas, como o chabrosus, o bagre pigmeu ou passeriforme do género Coridoras, que não chegam nem aos 3 centímetros!

Origem do peixe

São alguns dos peixes mais antigos que existem, o que influenciou a sua aparência, reprodução e comportamento. Por exemplo, algumas espécies desses ribeirinhos possuem uma abertura pineal para a epífise; protuberâncias pontiagudas nas nadadeiras e na cabeça; dentes no corpo como tubarões reais.Três famílias de fósseis (Andinihthyidae, Bachmaniidae, Hypsidoridae) estão incluídas no gênero Catfish.

Características da estrutura corporal

As características físicas do bagre variam muito dependendo da família e do gênero a que pertencem. Os peixes machos e fêmeas apresentam apenas diferenças sutis de tamanho, sendo as fêmeas um pouco maiores. A maioria das espécies tem tamanho modesto, mas algumas espécies podem atingir vários metros de comprimento, como o bagre comum, que pesa até 400 kg. O físico é semelhante ao do burbot, mas sua cabeça é mais plana e muito mais larga.

Descrição do bagre comum e quanto tempo vive o peixe

Esta espécie é facilmente distinguida pela ausência de barbatana adiposa posterior e cauda longa e achatada que constitui metade do corpo. Outras características distintivas incluem olhos arregalados localizados próximos ao lábio superior, mandíbula inferior saliente com inúmeros dentes pequenos. Não há espinhos nas barbatanas e a barbatana anal funde-se suavemente com a barbatana caudal. É importante ressaltar que esse tipo de peixe tem características corporais semelhantes ao bagre de Soldatov, o que causa confusão entre os pescadores inexperientes.

Recursos do ciclo de vida

Os bagres, via de regra, levam um estilo de vida solitário e imóvel. Raramente se afastam de suas casas e se instalam em locais profundos e desordenados, por exemplo, sob troncos, margens, raízes de árvores ou em poças perto de represas. Esses peixes podem permanecer no mesmo local por muitos anos e só sair no inverno para subir o rio e desovar em várzeas ou lagos de várzea.

O processo desde o despertar da hibernação até a desova leva cerca de um mês, durante o qual eles se alimentam com muita frequência.Após a conclusão da desova, os bagres migram de volta aos seus habitats originais, onde permanecem durante todo o verão antes de hibernar novamente no inverno.

Antes que chegue o frio, os membros do grupo tornam-se ativos e saem para caçar com mais frequência. Grandes indivíduos já em setembro começam a procurar um local conveniente para o inverno que se aproxima. Em outubro ou meados de novembro eles param completamente de caçar. Os bagres procuram refúgio em tocas e, via de regra, reúnem-se em grupos de cinco a dez indivíduos. Eles tentam se enterrar na lama para se protegerem do frio.

Descrição do bagre comum e quanto tempo o peixe vive foto

As espécies grandes podem viver até 55 ou 63 anos, embora devido à degradação ambiental a sua esperança de vida seja reduzida. Os bagres pequenos muitas vezes não vivem até os 10 anos, e esse período varia dependendo da espécie específica. Por exemplo, as cordoras douradas viverão de 5 a 10 anos, enquanto os representantes anões têm uma expectativa de vida de apenas três anos.

Estilo de vida

Quase todas as espécies de bagres são predadores ativos à noite e se escondem em tocas ou sob as raízes das árvores durante o dia. Os adultos desta espécie tendem a ser territoriais e podem ocorrer disputas territoriais entre membros da mesma espécie; no entanto, os jovens muitas vezes vivem juntos em grupos.

Durante os períodos de reprodução e inverno, a agressividade dos peixes adultos diminui sensivelmente. Ao contrário do bagre comum, as espécies pequenas tendem a formar cardumes maiores e a mostrar muito menos agressividade entre si. Quantos “membros” haverá no seu rebanho depende da espécie e do habitat.

Uma característica interessante encontrada em algumas espécies – como Corydoras goldenis – é que elas possuem uma habilidade conhecida como respiração intestinal, que lhes permite respirar fora da água.

Descrição do bagre comum e quanto tempo o peixe vive foto

Área de distribuição

É possível encontrar bagres em qualquer parte do mundo, exceto nas regiões polares. Existem 10 espécies de bagres que vivem na Rússia, como o bagre comum ou europeu, que é encontrado em abundância na Europa e prefere climas quentes. Vive em rios como o Volga e o Don. E também nos mares Cáspio, Azov, Negro e Aral.

O bagre Amur é popular no Japão, China e Coréia, mas vive principalmente na bacia do rio Amur, alguns indivíduos são encontrados no Lago Khanka e no Lago Baikal. O bagre de Soldatov é semelhante ao seu antecessor, mas, além da bacia do Amur, também vive no Lago Khanka e no Rio Ussuri.

Os bagres vivem em ambientes de água doce, embora haja uma exceção na forma de bagres do canal, que sobrevivem em água salgada. Eles geralmente vivem perto do fundo desses corpos d’água e preferem lama ou areia como habitat. Quando se encontram em águas rasas, isso lhes causa estresse e eles tentarão se esconder da luz entre plantas, pedras ou detritos.

O que o bagre come?

Os bagres, que podem ser bastante grandes, não conseguem perseguir suas presas, por isso ficam emboscados para outros peixes. A coloração do corpo permite que se misturem ao fundo e à vegetação do lago. Os adultos se alimentam principalmente de crustáceos, aves aquáticas, camundongos e ratos. Eles não desdenham sapos, peixes e insetos grandes, enquanto os bagres jovens se alimentam de sanguessugas, larvas de mosquitos, girinos de sapos e pequenos insetos.

Descrição do bagre comum

Inimigos do bagre

O perigo para a colônia é o homem: todo pescador quer pegar um peixe takub. No entanto, os bagres jovens são frequentemente afetados negativamente, pois tendem a engolir rapidamente a isca.Às vezes, os caçadores chegam a mergulhar na água com equipamento de mergulho com a intenção de capturar os exemplares mais fortes.

Além disso, as pessoas prejudicam significativamente os bagres ao poluir os cursos de água. Afinal, os alevins e os ovos de peixes grandes são uma iguaria desejável para qualquer peixe predador, por exemplo, o lúcio, que muitas vezes se alimenta deles. Os adultos podem não ter medo de outras aves e predadores aquáticos.

Reprodução

Os bagres reproduzem-se durante os meses quentes, com algumas espécies acasalando na primavera e outras no verão. Nesse período, nadam para locais onde possam permanecer escondidos, por exemplo, em lagos com abundância de plantas e água, ao abrigo da luz solar direta.

Especialista:
O bagre comum forma cardumes, como outras espécies grandes. Se o macho for significativamente menor que a fêmea, ela o comerá durante o namoro. Os machos protegem os ovos de outros peixes predadores.

Durante o namoro, os bagres europeus machos perseguem potenciais parceiras e fazem barulho ao bater as suas enormes barbatanas caudais na superfície da água. Eles também usarão a cabeça para tentar separar a fêmea de outros machos que disputam sua atenção.

Descrição da foto do bagre comum

Tipos

Existem 3.801 espécies de bagres. As espécies que vivem em aquários são bastante pequenas, de cores vivas e possuem um tipo de corpo distinto. Eles não são muito exigentes com as condições de vida e raramente mostram agressividade. O tamanho desses peixes pode variar de 35 cm a 5 m (embora isso não seja comum, principalmente na Rússia).

Bagre comum (espécie europeia)

O comprimento desta espécie nunca ultrapassa 2,9 metros e o peso dos indivíduos não ultrapassa 52 kg; no entanto, alguns podem atingir o peso de 390 kg.A cor deste bagre é um castanho protector com um toque de verde, sendo a parte inferior muito clara em comparação com a tonalidade principal. Espécimes albinos também são encontrados ocasionalmente. Além disso, a pigmentação varia dependendo do habitat.

É interessante notar que espécies grandes, como o bagre comum, são conhecidas por serem agressivas com as pessoas, especialmente com as crianças.

Bagre americano (espécie anã)

Esta espécie é nativa da América do Norte, mas foi introduzida na Europa e o peixe pode ser visto no oeste da Rússia. Os entusiastas adoram criar bagres americanos porque estes são capazes de sobreviver em cativeiro mesmo em águas não muito limpas. Às vezes pode crescer até 1 metro de comprimento, embora geralmente seja bem menor, com peso máximo de 300 gramas. A coloração deste peixe é castanha ou preta com o dorso mais escuro e a zona do ventre mais clara.

Bagre elétrico

Esta espécie original existe apenas em águas africanas. Cresce até 1,19 metros de comprimento e é de cor marrom, ocasionalmente com manchas escuras de tamanhos variados nas laterais do corpo e no dorso. É considerado um dos habitantes mais perigosos dos corpos d'água devido ao seu poderoso choque elétrico, que utiliza tanto para defesa quanto para caça.

Descrição do bagre comum e quanto tempo o peixe vive

Bagre de cauda gorda

Existem cerca de 30 variedades, todas originárias da Ásia. Muitos desses bagres cavala são adequados para serem mantidos em aquários. Via de regra, o comprimento do corpo não ultrapassa 15-17 cm, além disso, algumas raças apresentam espinhos venenosos.

Bagre salpicado

O bagre salpicado é um peixe de aquário que pertence ao gênero Coridoras. Originário da América do Sul e conhecido pela sua adaptabilidade em cativeiro, a média de vida é de 6 a 8 anos.A coloração é marrom clara com manchas escuras indistintas e, como todos os predadores, possui forte brilho metálico.

Bagre cabeça chata

Indivíduos pertencentes a esta família vivem na América do Sul. Eles são conhecidos por sua tonalidade brilhante e longas antenas. Apesar disso, as pessoas raramente os mantêm em casa como peixes de estimação. O bagre atinge 1,2 metros de comprimento e se distingue pela capacidade de fazer barulho, cuja função permanece obscura, embora se acredite que seja um método de espantar predadores.

Bagre de vidro

Esta espécie é mantida em aquários. O bagre de vidro, quando mantido em cativeiro, não cresce mais que 10 cm, o corpo é incolor e emite luminescência sob certas condições de iluminação. É muito sensível à luz, dificultando a observação de peixes durante o dia. Além disso, é impossível criar esta espécie em casa.

Descrição do bagre comum e quanto tempo o peixe vive foto

Peixe-gato antena

Esta família inclui centenas de espécies, algumas das quais são muito pequenas, enquanto outras podem atingir um metro de comprimento. Os aquaristas valorizam o bagre-antena por causa de suas cores brilhantes e movimento constante. Zebra microglanis, pimelodus ornamentalis e bagres de cauda vermelha são frequentemente mantidos em aquários.

Características da carne de bagre

Este predador dentuço é altamente valorizado pelo seu sabor e valor nutricional. A carne tem poucas calorias - 98 kcal por 0,100 kg - e contém vitaminas, minerais e oligoelementos úteis, como vitamina D (13,2 mcg), B12 (2,1 mcg), fósforo (211 mg) e selênio (13,1 mcg).

Este peixe é preparado de diferentes formas: guisado, frito, assado ou seco; porém, devido ao seu habitat natural, apresenta um odor forte e característico, que deve ser combatido mergulhando os filés em suco de limão ou sal, bicarbonato de sódio ou leite antes de cozinhar.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim