Truta é um termo geral para muitas espécies de peixes salmonídeos, como o salmão e o salmão do Atlântico e do Pacífico. Este peixe vermelho é muito procurado pelos pescadores desportivos e por todos os entusiastas da pesca devido à sua raridade e habitats seletivos, que dificultam a captura, bem como ao seu sabor delicioso, que o torna uma espécie comercial valiosa.
Como é a truta?
Estes peixes de rio apresentam-se em diferentes espécies, cada uma com características próprias e encontradas em diferentes habitats naturais. Várias espécies de peixes truta podem ser encontradas na Rússia, incluindo truta de lago, arco-íris e truta de riacho.
As características físicas dos peixes incluem:
- construção forte com laterais achatadas;
- focinho curto coroado por numerosos dentes (as fêmeas têm menos);
- olhos pequenos;
- maior tamanho das fêmeas em relação aos machos;
- a truta pode ter cores diferentes dependendo da subespécie e do habitat, mas geralmente são cinza-esverdeadas ou cinza-azuladas na parte superior e prateadas ou brancas na parte inferior;
- listras transversais claras e manchas escuras no corpo (em particular, uma faixa rosa ao longo do abdômen na variedade arco-íris);
- seu corpo é coberto por pequenas escamas de brilho metálico;
- na linha lateral, que se estende ao longo do corpo, são visíveis pequenos pontos escuros;
- muitas vezes a truta apresenta uma tonalidade avermelhada na região das guelras e do ventre.
A cor de um peixe pode ser determinada com base no ambiente em que vive. Os indivíduos que vivem em águas com fundo de turfa tendem a ser marrons, enquanto aqueles que vivem em águas calcificadas têm o dorso prateado. Se a comida for escassa, a truta pode perder listras e manchas devido à falta de nutrição.
O tamanho do peixe varia dependendo do tipo de corpo d'água em que vive; As trutas marinhas tendem a ser maiores do que as encontradas em água doce. Normalmente, a maioria dos indivíduos mede de 28 a 32 cm de comprimento e pesa entre 230 e 550 gramas.
Este peixe pode ser muito maior que a média. O maior indivíduo pode pesar até 2,3-5,5 kg e medir mais de 0,6 m de comprimento.Além disso, existem algumas enormes trutas que atingem 46 cm e até 13 kg de peso aos 10-13 anos de idade. A variedade arco-íris pode até ultrapassar seis quilos de peso.
O recorde oficial da maior truta capturada é um peixe de 6,3 kg, descoberto na Estônia. Espécimes ainda maiores foram relatados não oficialmente; Dizia-se que a maior truta do lago pesava até 16 kg, e havia relatos de indivíduos dos rios Bálticos pesando até 20 kg. No entanto, estes não são casos confirmados oficialmente.
A cor da carne da truta pode variar entre vermelho vivo, creme leitoso, branco, rosado, amarelado ou vermelho-laranja. A carne da maioria dos peixes de água doce é geralmente branca ou ligeiramente rosada, enquanto a truta marinha é geralmente vermelha brilhante. Todos os tipos apresentam textura de filé macia e cremosa com uma camada característica de gordura que confere sabor.
Às vezes é confundido com salmão, mas há uma série de critérios pelos quais a truta pode ser identificada com precisão:
- Em primeiro lugar, vive em rios, lagos e reservatórios de água doce, enquanto o salmão é encontrado nas águas do mar e nos rios que deságuam no mar.
- Em segundo lugar, tem uma cor mais brilhante que o salmão, com tonalidade vermelha ou rosa na face ventral e manchas mais escuras no dorso.
- Em terceiro lugar, tem uma consistência de carne mais macia e delicada, enquanto a carne de salmão é mais densa e gordurosa.
- Finalmente, é frequentemente cultivado em lagos e em aquicultura, enquanto o salmão é capturado em estado selvagem ou criado em aquicultura marinha.
Descrição do estilo de vida
A truta é um peixe de água doce que vive em rios e lagos de montanha rápidos. O estilo de vida da truta pode variar dependendo das condições do habitat e da idade dos peixes.
As trutas jovens vivem em riachos e rios de movimento rápido, onde se alimentam de insetos e pequenos invertebrados. Os adultos vivem em correntes mais lentas, lagos e lagoas, onde podem se alimentar de peixes maiores, camarões e crustáceos.
As trutas são ativas durante o dia e a noite, mas preferem atividades ativas no escuro. Os peixes podem percorrer distâncias consideráveis em busca de alimento e locais convenientes para descansar.
Durante o inverno, quando a água esfria, as trutas tornam-se menos ativas, hibernam ou mudam-se para áreas mais quentes do reservatório. Na primavera, quando a temperatura da água aumenta, os peixes começam a se alimentar e se reproduzir ativamente.
A truta é um peixe predador e alimenta-se principalmente de pequenos peixes, insetos aquáticos e suas larvas, crustáceos, além de diversas algas e vegetações. A dieta da truta pode variar dependendo da idade, habitat e condições ambientais. Em condições naturais, a truta captura ativamente as presas usando seus reflexos rápidos e visão aguçada. A truta adulta come muito facilmente os seus próprios descendentes.
Os ovos de truta já estão em risco antes mesmo de terem a chance de amadurecer. Este não é apenas um lanche saboroso para outros peixes, mas as próprias trutas também tentarão comê-los. De todas as trutas jovens, apenas 10% sobrevivem ao primeiro ano e metade delas não sobrevive aos anos subsequentes. As trutas adultas são frequentemente caçadas por ursos e focas, aves de rapina, e muitas são capturadas por humanos para alimentação. Em média, apenas 2,3% destes peixes sobrevivem até ao ponto de se reproduzirem.
A truta é uma grande família de peixes que inclui várias espécies, como salmão, salmão do Pacífico e carvão.A truta branca tem polpa rosa clara ou rosa clara e é encontrada na Noruega e nos Estados Unidos, enquanto a truta âmbar cultivada tem escamas laranja brilhante. As espécies de truta podem ser distinguidas com base na geografia (Carélia, Norueguesa) e no habitat (montanha, mar, lago, rio ou lagoa).
O valor nutricional
A polpa dos peixes do tipo salmão é macia e cremosa, com tonalidade amarelada ou rosada, que depende dos locais onde os peixes viviam. O filé contém uma fina camada de gordura, que exala um odor aromático. A truta pode ser preparada de várias maneiras, como fritar, defumar, ferver, marinar, refogar, cozinhar no vapor ou assar. Também pode ser seco e consumido como acompanhamento de bebidas alcoólicas.
As carnes frias costumam ser cozidas inteiras ou recheadas com nozes e frutas. Muitas sopas ricas e primeiros pratos são preparados a partir deste tipo de peixe; Além disso, é utilizado cru no preparo de pratos de sashimi, além de iguarias como tártaro ou sushi japonês.
100 gramas de carne de truta contêm muitas substâncias úteis, incluindo:
- Proteína: cerca de 20 gramas.
- Gordura: Cerca de 7 gramas, incluindo ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.
- Vitamina B12: 154% do valor diário recomendado.
- Vitamina A: 9% do valor diário recomendado.
- Vitamina D: 127% do valor diário recomendado.
- Vitamina E: 3% RDA.
- Ferro: 3% RDA.
- Fósforo: 16% RDA.
- Potássio: 6% do valor diário recomendado.
O peixe truta também é rico em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, que têm um efeito benéfico na saúde cardíaca e vascular, melhoram a atividade cerebral e o sistema imunológico.
O valor energético da truta varia dependendo da forma como é preparada.Cem gramas de peixe-rei cozido contém 90 quilocalorias, defumado - 129, enlatado - 163, levemente salgado - 187 e frito - 220.
Vantagens
A carne de truta marinha traz vários benefícios à saúde:
- Rica fonte de proteínas saudáveis necessárias para manter músculos e tecidos saudáveis.
- Contém ácidos graxos essenciais, como ômega-3, que ajudam a reduzir o colesterol no sangue e a melhorar a função cardíaca e vascular.
- É fonte de vitaminas do complexo B necessárias ao normal funcionamento do sistema nervoso e à produção de energia no organismo.
- Rico em minerais, incluindo cálcio, ferro, fósforo e selênio. Eles são essenciais para manter ossos, dentes, músculos e sistema imunológico saudáveis.
- Além disso, a carne do peixe truta tem sabor agradável e pode ser utilizada em diversos pratos, tornando-se um produto popular na cozinha.
Os médicos aconselham pessoas com depressão, osteoporose, psoríase, alergias, diabetes ou doenças cardíacas a consumir regularmente filé de truta. Cozinhar peixe reduz o teor de calorias, tornando-o um alimento ideal para quem quer perder alguns quilos.
Os compostos contidos no peixe vermelho têm um efeito curativo no corpo humano. Entre as razões pelas quais você definitivamente deve incluir este peixe em sua dieta estão:
- Ajuda a eliminar o excesso de colesterol e regula os níveis de açúcar no sangue, a produção de ácido estomacal e o metabolismo da água.
- Aumenta a circulação sanguínea, apoia a saúde do coração, decompõe as gorduras, ajuda no metabolismo de aminoácidos e hormônios e metaboliza a energia.
- Previne ou reduz o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
- Aumenta a atividade mental.
- Fortalece o sistema imunológico, bem como os sistemas nervoso e cardiovascular.
- Retarda o processo de envelhecimento do corpo, combatendo os radicais livres que podem levar à formação de tumores malignos.
Além disso, o filé de truta promove melhor absorção de ferro, o que melhora o estado da pele e dos cabelos, além de fortalecer o esmalte dos dentes. As substâncias benéficas nele contidas decompõem os agentes cancerígenos, reduzindo os níveis de estresse e tendo um efeito restaurador no bem-estar geral. Finalmente, tem um efeito benéfico na função reprodutiva, reduzindo os níveis de pressão arterial.
Imperfeições
As trutas de montanha e de rio são consideradas antialérgicas, por isso não causam danos graves aos indivíduos. Porém, esses peixes podem conter mercúrio, que é extremamente prejudicial para mulheres grávidas e lactantes, pois polui o corpo do bebê e pode até causar aborto espontâneo.
A truta pode ser encontrada tanto em seu habitat nativo quanto em pisciculturas, onde os proprietários usam aditivos sintéticos para fazer o peixe crescer mais rápido e dar à carne uma cor mais atraente. Quem tem alergia deve ter cuidado ao consumir esse tipo de peixe, pois corantes artificiais podem causar reação.
O peixe não deve ser consumido se a pessoa tiver alguma doença do fígado, rins ou órgãos digestivos de forma aguda ou crônica. E também se houver intolerância a isso.Além disso, devido ao seu baixo teor calórico, não deve ser consumido por quem pratica atividades físicas extenuantes, bem como por atletas, caso contrário pode levar à perda de força, perda de vitalidade e falta de força. Para prevenir o cansaço, quem come truta deve comê-la em combinação com vegetais, grãos ou legumes.
Como pegar truta
O pescador esportivo se sente mais atraído pelos seguintes tipos de truta: de riacho, de mar e de lago. Esses peixes geralmente permanecem em um local quase toda a vida, embora possam se deslocar em busca de locais de desova (rios). A truta põe ovos quando o tempo esfria, com temperaturas variando de 1 a 6 graus Celsius (outubro a fevereiro).
A truta pode ser pescada durante todo o ano, embora atraí-la e capturá-la exija considerável resistência e experiência. No inverno, seu estado de alerta aumenta. Apesar de neste momento os peixes estarem letárgicos, eles ainda reagem rapidamente a qualquer som ou ação do pescador. Sentindo uma ameaça, eles recuarão rapidamente para as profundezas do lago e permanecerão no fundo. Para capturar trutas com eficácia, os pescadores precisam pescar perto de buracos novos, pois não podem ser encontrados perto de buracos antigos.
À medida que a neve derrete e aparecem áreas sem gelo, a atividade dos peixes aumenta. Na primavera, os peixes permanecem nas suas “covas de inverno” ou migram para rios onde o oxigênio está mais disponível. Durante os meses de verão, raramente é encontrado perto da costa.
Os locais ideais para a pesca da truta incluem riachos com afluentes cuja temperatura da água não ultrapassa os 18 graus Celsius. Nos dias quentes costumam sair à noite, quando a água esfria.
A desova recomeça no outono e durante esse período eles estão constantemente ativos, alimentando-se de forma a aumentar o peso. Nesta fase, diversas iscas funcionam bem, como girinos, varas giratórias, wobblers e peixes juvenis. No entanto, as iscas favoritas da truta são larvas, ovas de peixe, crustáceos e insetos.
Como criar peixes
Para a indústria alimentícia e para fins industriais, as trutas são criadas em pisciculturas, por exemplo, variedades lacustres ou arco-íris. Leva um ano e meio para elevar cada indivíduo ao peso de 0,5 kg, sendo os exemplares grandes retidos como matriz para a produção de caviar vermelho, que é salgado para venda. Não só tem uma ótima aparência, mas também é considerado um produto valioso que pode melhorar a saúde de quem o utiliza regularmente.
O peixe atinge a maturidade sexual após quatro anos, e uma fêmea pode produzir até três mil ovos, o que torna este produto uma iguaria muito apreciada.
Recomendações para salga
A receita clássica de conserva de truta selvagem é bastante simples e inclui apenas alguns ingredientes. Veja como cozinhar.
Ingredientes:
- truta (de preferência fresca);
- sal grosso;
- açúcar;
- Pimenta preta;
- Folha de louro;
- água.
Passos:
- Limpe a truta das escamas, retire a cabeça e as vísceras, deixando apenas a carne e o rabo.
- Prepare a salmoura misturando sal grosso, açúcar e pimenta-do-reino com água na proporção de 1:1:1. Adicione a folha de louro à salmoura e mexa.
- Coloque a truta num recipiente de vidro ou cerâmica e encha com salmoura até cobrir completamente o peixe.
- Cubra o recipiente com tampa ou filme e leve à geladeira por 24-48 horas (dependendo da espessura do peixe e do grau de salga desejado).
- Após a salga, retire o peixe da salmoura, enxágue com água fria, seque em papel toalha e corte em pedaços ou porções.
A truta salgada está pronta para comer e servida como aperitivo ou como ingrediente de diversos pratos.
Boas receitas
Uma receita simples de truta assada com legumes.
Ingredientes:
- 2 trutas.
- 2 batatas.
- 1 cebola grande.
- 1 tomate grande.
- 2 dentes de alho.
- 1 limão.
- 3 colheres de sopa de azeite.
- Sal e pimenta a gosto.
Instruções:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Corte as batatas e as cebolas em rodelas finas e os tomates em pedaços. Coloque os vegetais em uma assadeira grande.
- Corte o peixe em duas partes, retire os intestinos e as espinhas. Coloque o peixe por cima dos vegetais.
- Corte o limão em rodelas e coloque-as sobre o peixe.
- Corte o alho em rodelas finas e distribua sobre o peixe.
- Regue o peixe e os legumes com azeite e polvilhe com sal e pimenta.
- Asse o peixe no forno por cerca de 20-25 minutos até ficar pronto.
Quando o peixe e os legumes estiverem prontos, retire a panela do forno e sirva quente. Este é um prato muito simples e nutritivo que vai decorar qualquer mesa.
Receita de torta de peixe com carne de truta.
Ingredientes para a massa:
- 250g de farinha.
- 125g de manteiga.
- 1 ovo.
- 1/4 colher de chá de sal.
- 2 colheres de sopa de água fria.
Ingredientes de recheio:
- 2 trutas (limpas e cortadas em pedaços pequenos).
- 1 cebola (picada).
- 1 talo de aipo (cortado em cubos).
- 1 copo de creme.
- 2 ovos.
- Sal e pimenta a gosto.
- 1 colher de sopa de farinha.
Instruções:
- Para a massa, em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e a manteiga até formar migalhas grossas. Adicione o ovo e a água fria e sove a massa.
- Enrole a massa em filme e deixe por 30 minutos na geladeira.
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Em uma frigideira grande, cozinhe a cebola e o aipo em fogo baixo até ficarem macios.
- Adicione os pedaços de truta picada à frigideira e frite até dourar.
- Polvilhe farinha sobre o peixe e os vegetais e misture bem.
- Em uma tigela separada, bata os ovos e as natas, adicione sal e pimenta a gosto.
- Abra a massa e coloque-a na forma de torta. Recheie a massa com a mistura de peixe e despeje por cima a mistura de creme de ovo.
- Asse a torta no forno por 35 a 40 minutos até que a crosta fique dourada e o recheio enrolado e torrado.
Deixe a torta esfriar por 5 a 10 minutos, depois corte e sirva.
Fatos interessantes
Gengibre, ervas e limão dão sabor picante aos pratos de truta. No Cáucaso, o peixe vermelho costuma ser servido acompanhado de molho de romã. Na culinária do Leste Asiático é utilizado para fazer sashimi, pãezinhos, sushi, ensopados e sopas.
O peixe salgado acompanha bem bebidas alcoólicas fortes e o peixe fumado acompanha bem vinhos secos e cerveja.
Curiosamente, no Japão, a truta geralmente não é cozida por longos períodos de tempo, enquanto nos países ocidentais ela costuma ser bem fervida ou frita.
Na Europa, as pessoas assam-no com nozes e frutas e marinam-no em especiarias como vinagre ou suco de limão antes de grelhar ou grelhar.