A carpa Crucian é considerada uma das espécies de peixes mais famosas. É encontrada em quase todos os corpos de água doce, caracterizados por água estagnada ou fluxo lento. Existem também espécies que vivem nos mares e oceanos. Os representantes mais famosos desta família incluem a carpa cruciana dourada e prateada, mas existem outras espécies. Ao mesmo tempo, nem todas as pessoas sabem exatamente o que a carpa cruciana come e que tipo de vida ela leva.
Descrição do peixe
A origem exata deste peixe não foi estabelecida.Existe uma versão de que os indivíduos de água doce são considerados os ancestrais dos habitantes marinhos. No entanto, do ponto de vista científico, não foi confirmado de forma alguma. Acredita-se que a primeira carpa cruciana prateada viveu na região do Extremo Oriente e depois se estabeleceu no continente. Os indivíduos dourados formaram um ramo separado, que apareceu na parte européia do continente e depois veio para a Ásia.
Os crucianos foram mencionados pela primeira vez nos livros dos escribas de Novgorod no século XV. O nome deste peixe está em consonância com a palavra latina “carassius” e com o antigo alemão “karas”. Assim, podemos concluir que o nome russo foi emprestado de outras línguas. Informações mais precisas sobre este assunto não estão disponíveis.
Este peixe pertence à família Karpov. Alguns exemplares podem crescer até 50 centímetros e pesar mais de 5 quilos. No entanto, o peso médio do peixe é de 200 a 500 gramas. A vida útil da carpa cruciana pode chegar a 15 anos. No entanto, na natureza geralmente não excede 7 a 9 anos. Este peixe é difícil de classificar como predador, apesar de ser onívoro.
Aparência
A carpa cruciana do rio se assemelha à carpa nas características visuais. A principal diferença é o formato da cabeça. Na carpa cruciana é menor e tem a boca mais estreita. Também uma característica distintiva é a ausência de bigode.
A carpa cruciana é caracterizada por um corpo alto e alongado, que se parece um pouco com um diamante. Ele também tem olhos pequenos. O corpo é ligeiramente achatado nas laterais. Ao mesmo tempo, a barbatana dorsal distingue-se pelo seu grande tamanho e contornos suaves. As escamas são grandes e lisas. A cor pode variar - tudo depende da variedade. Na maioria das vezes, a carpa cruciana tem cores douradas e prateadas.
Habitat
A carpa cruciana é considerada uma espécie de peixe surpreendentemente despretensiosa.Ocorre mesmo onde, à primeira vista, não há vida alguma. O habitat desses indivíduos é verdadeiramente impressionante. As espécies douradas se espalharam em territórios desde o centro da Europa até Yakutia. As variedades prateadas viviam originalmente nos rios da bacia do Pacífico e nos reservatórios da Sibéria, mas graças aos esforços das pessoas, espalharam-se por todos os reservatórios europeus.
A carpa Crucian é capaz de viver onde outras espécies de peixes morrem. Isto se deve ao fato de que os indivíduos podem cair em animação suspensa. Eles sobrevivem mesmo quando a água congela completamente. Além disso, a carpa cruciana é capaz de suportar aumentos significativos de temperatura - até +36 graus.
Estilo de vida
A carpa Crucian se parece com muitos representantes da família Karpov, mas difere deles por sua resistência e despretensão. Essas características afetam o estilo de vida dos peixes. É capaz de sobreviver em quase qualquer corpo de água e se adaptar às mudanças nas condições. Para esses indivíduos, o teor de oxigênio nas diferentes camadas de água não importa. Graças a isso, a carpa cruciana consegue sobreviver aos invernos frios, quando o reservatório congela quase até o fundo.
A carpa Crucian vive principalmente em locais onde não há corrente. A variedade lacustre é considerada a mais numerosa. Porém, esses indivíduos também são encontrados em rios e córregos. A carpa Crucian prefere locais com abundância de lodo. Além disso, adoram a vegetação costeira e aquática. Para encontrar abrigo ou comida, a carpa cruciana consegue cavar na lama a uma profundidade de mais de 50 centímetros.
Outras características de tais indivíduos incluem o seguinte:
- A carpa Crucian tem um olfato bem desenvolvido. É capaz de detectar um leve odor mesmo a uma distância de várias dezenas de metros.
- A atividade máxima dos indivíduos é observada pela manhã e à noite. Ao mesmo tempo, preferem descansar durante o dia.O peixe é caracterizado por uma disposição calma e pacífica. Quando surge uma ameaça, ela tenta se esconder.
- A carpa Crucian vive em escolas. As únicas exceções são os espécimes especialmente grandes, que tentam ficar longe de seus companheiros.
- Peixes prefere levar um estilo de vida sedentário. Eles são considerados bastante cautelosos. Somente durante a desova esses indivíduos entram nos canais dos rios ou em outras áreas do reservatório.
Dieta
A carpa Crucian é considerada um peixe onívoro. Às vezes até se alimenta do que é comumente chamado de lixo orgânico. Depois que os alevinos nascem, durante a primeira semana eles vivem do que está no saco biliar. Após um determinado período de tempo, eles começam a comer os microrganismos mais simples que habitam lagos e lagoas.
A comida preferida dos alevinos nesta fase são microrganismos bacterianos, dáfnias e algas. Quando os peixes atingem 1 mês de idade, sua dieta se expande. Ao mesmo tempo, vermes e larvas de insetos aquáticos substituem organismos unicelulares.
Os adultos têm uma dieta variada. Comem larvas, anelídeos, moluscos e crustáceos. Existem também carpas crucianas que vivem em lagoas profundas. Lá eles consomem organismos bentônicos.
Segundo os ictiólogos, reservatórios profundos, que contêm muitos alimentos de fundo, dão à carpa cruciana a oportunidade de crescer mais rápido e atingir tamanhos grandes. Em pequenos lagos cobertos de pântanos e juncos, a carpa cruciana não consegue crescer normalmente porque se alimenta exclusivamente de plâncton e protozoários. Vale ressaltar que esses indivíduos se alimentam não apenas de alimentos animais, mas também vegetais. Eles comem grama aquática e até lama.
Existem inimigos?
Na natureza, a carpa cruciana é caçada por quase todos os grandes predadores que vivem em corpos de água doce.O principal inimigo é considerado o lúcio, uma vez que os habitats destes peixes muitas vezes se sobrepõem. Poleiros, víboras e lúcios também caçam carpa cruciana.
Os alevinos desses peixes são consumidos ativamente por tritões e sapos. Os recém-nascidos são comidos por nadadores, insetos e stripers. Os peixes adultos que nadam até a superfície do reservatório são frequentemente comidos por gaivotas, garças e martins-pescadores.
As carpas também são caçadas por animais predadores. Entre eles, vale destacar furões, ratos almiscarados e lontras. Às vezes, os peixes tornam-se presas das raposas. No entanto, os humanos são considerados o principal inimigo da carpa cruciana. Pegar este peixe é fácil e interessante. Não requer nenhuma habilidade específica. Além disso, a carpa cruciana possui excelentes qualidades gastronômicas, o que a torna ainda mais atrativa para as pessoas.
Benefícios para humanos
Espécies lacustres e fluviais trazem grandes benefícios à saúde humana. Este peixe contém muitas proteínas que contêm aminoácidos importantes para o corpo. Se você comer 100 gramas de carne de carpa cruciana, poderá obter 30% de sua necessidade diária de proteína. Além disso, o produto contém muitas vitaminas e minerais. Entre os componentes mais valiosos, vale destacar o flúor, o fósforo, o potássio e o iodo.
Ao utilizar este produto você poderá obter os seguintes resultados:
- Melhore o ritmo cardíaco e normalize os parâmetros da pressão arterial.
- Aumenta o apetite e estimula a secreção de sucos digestivos.
- Lide com o inchaço.
- Aumentar os parâmetros de hemoglobina.
Recomenda-se consumir carne de carpa cruciana durante a gravidez e lactação. O peixe contém muitas substâncias valiosas que têm um efeito benéfico para a criança.
Reprodução de carpa cruciana
O período de desova difere dependendo das características regionais e do clima. Porém, a primeira onda geralmente ocorre no final de maio ou na primeira quinzena de junho. Às vezes, as datas são alteradas devido ao frio ou à precipitação.Isso também leva ao aumento da atividade dos predadores. Os Crucians começam a se reproduzir aos 3-4 anos de idade. Além disso, seu peso deve ser de no mínimo 300 gramas.
O número máximo de ovos que uma fêmea pode botar em uma temporada é de 20 mil. Além disso, seu tamanho não ultrapassa 1 milímetro. Depois de botar os ovos, os machos os cobrem com leite. Já no terceiro dia, os embriões começam a se desenvolver ativamente.
É importante considerar que apenas mulheres vivem em alguns reservatórios. Sua reprodução é realizada através do mecanismo da ginogênese. Neste caso, as fêmeas utilizam machos de outras espécies. Isso inclui carpa, dourada e carpa.
Tipos de peixes
A principal população hoje consiste em duas variedades de carpa cruciana - prata e ouro. Cada um deles possui características próprias. Na China, novas espécies foram criadas artificialmente e adequadas para serem mantidas em aquários.
Ouro
Este é um dos representantes mais comuns da família das carpas, que vive em quase todos os corpos de água doce com água parada ou fluxo lento. Esses indivíduos pesam em média 300-500 gramas. O peso máximo é de 4 quilos. O comprimento do corpo desses indivíduos é de 30 a 40 centímetros. Está achatado em ambos os lados. Nesse caso, a altura da linha do abdômen até a protuberância dorsal é de 10 a 15 centímetros. Esses indivíduos se distinguem por um focinho arredondado.
A maturidade sexual dessas variedades ocorre aos 3 anos. Além disso, a sua esperança de vida é, em média, de 8 a 10 anos. Se houver grandes predadores no reservatório, esse período é reduzido para 5 a 8 anos. Ao mesmo tempo, a taxa de sobrevivência dos jovens não ultrapassa 20%.
Vale considerar que esta variedade é considerada a mais tenaz entre as carpas crucianas.Indivíduos dourados toleram mais facilmente mudanças nas condições de vida e podem resistir normalmente a desastres naturais.
A variedade dourada é caracterizada por escamas relativamente grandes que se ajustam perfeitamente ao corpo. Tem uma cor dourada ou cobre. As barbatanas são avermelhadas ou castanhas escuras.
Prata
Esta subespécie de carpa cruciana de água doce é considerada muito comum. Indivíduos prateados são encontrados em todos os corpos de água doce russos. Eles também podem ser encontrados em outros países da Eurásia.
Esta subespécie é caracterizada por um corpo achatado. Tem largura menor que a dourada e é mais arredondada. Os representantes da variedade prateada distinguem-se pelo focinho alongado, que apresenta uma ligeira ponta.
A barbatana dorsal é coberta por serrilhadas e a barbatana caudal é claramente pronunciada e tem formato regular. O peso médio dos representantes desta variedade é de 300 a 600 gramas. Além disso, os indivíduos adultos podem pesar 3 quilos. Quanto ao comprimento do corpo, é de 30 a 45 centímetros.
Esta variedade é caracterizada por grandes escamas que crescem sobrepostas e se adaptam perfeitamente ao corpo. As escamas são prateadas na parte superior e pretas na parte inferior. Na natureza existem carpas crucianas com escamas douradas. Neste caso, as barbatanas combinam na cor ou são escuras.
Recursos de pesca
Nenhum equipamento ou habilidade especial é necessário para capturar a carpa cruciana. Este peixe morde perfeitamente mesmo em uma vara flutuante comum. É permitido usar iscas vegetais como isca. Pode ser ração, mingau ou bolo. Também é permitido o uso de artes de fundo e elásticos para a pesca. Neste caso, a isca pode ser minhocas, larvas, cevadinha.
Recomenda-se capturar este peixe perto de canaviais. Isso deve ser feito em águas rasas, onde a água esquenta bem. No entanto, em climas quentes, os peixes podem escolher locais com sombra.
Para pescar você deve usar anzóis pequenos. Neste caso, a espessura da linha de pesca não deve ultrapassar 0,15 milímetros. Vale a pena escolher o equipamento levando em consideração um corpo d'água específico. As grandes carpas crucianas são consideradas bastante poderosas. Portanto, vale a pena utilizar equipamentos duráveis para capturá-los.
O pico da mordida ativa é observado antes da desova, quando a temperatura da água no reservatório atinge +14-18 graus. No resto do tempo, as mordidas serão incertas. Isto é especialmente verdadeiro quando há uma grande quantidade de alimentos naturais disponíveis.
Inverno
A carpa Crucian é considerada um peixe que gosta de calor. No inverno, hiberna ou reduz visivelmente a atividade. Portanto, a pesca de inverno está limitada a limites claros. É permitido capturar este representante da família Karpov antes do início do congelamento - em dezembro. Então é recomendável fazer isso no início de março, quando o gelo começa a derreter.
Uma boa captura é possível durante o degelo, quando a temperatura sobe para 0 graus. No inverno, você deve pegar a carpa cruciana pela manhã. Porém, é inútil fazer isso no escuro. O mesmo se aplica a fortes geadas e tempestades de neve.
Primavera
A primavera é considerada a melhor época para a pesca. Quando a temperatura do reservatório aumenta para +8 graus, os peixes começam a deixar seu abrigo de inverno e começam a procurar comida. A atividade máxima ocorre quando a água aquece a uma temperatura de +15 graus.
Quando a vegetação aquática está apenas começando a florescer, a carpa cruciana é encontrada em todas as áreas dos corpos d'água. Porém, preferem locais onde a água esquenta mais rápido. Isso geralmente acontece em águas rasas.
Verão
No verão, a carpa cruciana é mais ativa e se alimenta intensamente. Ao mesmo tempo, a alta temperatura da água e a abundância de alimentos podem afetar negativamente o interesse dos peixes pela isca.
Vale a pena escolher local, equipamento e isca dependendo do clima. Em clima quente, a carpa cruciana se move para as profundezas. Neste caso, usar uma haste flutuante é inútil. Um alimentador seria muito mais adequado. Também é aceitável pescar em barco. Em tempo nublado e com pouco vento, a carpa cruciana morde melhor. Ao mesmo tempo, a água fica saturada de oxigênio, o que aumenta o apetite dos peixes.
Outono
No outono, a temperatura da água diminui gradativamente e observa-se a morte da vegetação aquática. Neste momento, a carpa cruciana tenta ficar a uma profundidade de pelo menos 3 metros. Em climas quentes, os peixes podem ser encontrados nas áreas de alimentação no verão. Quando os parâmetros de temperatura diminuem, a carpa cruciana começa a se movimentar pelo reservatório em busca de condições de conforto. As chances de pescar aumentam em climas quentes e nublados.
A carpa cruciana é considerada um peixe muito comum e encontrado em todos os lugares. Ao mesmo tempo, é considerado um indivíduo onívoro, cuja dieta contém alimentos vegetais e animais. A vantagem deste peixe é considerada uma carne valiosa, que contém muitas proteínas e vitaminas. Graças ao uso regular deste produto, você pode melhorar sua saúde.