Os coelhos decorativos são animais de estimação populares há muito tempo. Uma vantagem especial dos coelhos Rex é o seu pêlo. A capa é tão densa e elástica que parece veludo ao toque. Na aparência, os coelhos lembram brinquedos de pelúcia, já que o pêlo dos animais é o mesmo em toda a superfície do corpo. Para evitar que seu animal de estimação cause problemas, você precisa fornecer-lhe as condições adequadas.
História da origem da raça
A França é considerada o berço do anão raças de coelho. Em 1924, a raça Rex recebeu reconhecimento oficial. Seu aparecimento não é resultado de uma seleção complexa ou demorada. Indivíduos de pêlo curto surgiram devido a uma mutação interna acidental da raça gigante belga. Através dos esforços do criador, as gerações seguintes de animais adquiriram uma característica - pêlo curto.
Descrição e características da raça Rex
Na maioria das vezes, os coelhos Rex são mantidos como animais de estimação. Porém, devido ao seu pêlo excepcional, a raça também é criada em fazendas.
Aparência e padrão
Várias características externas principais podem ser distinguidas: o corpo alongado parece redondo, tem comprimento de 40-55 cm, orelhas de tamanho médio localizadas verticalmente, circunferência do tórax profundo é de 31-35 cm Peso padrão dos indivíduos, de acordo com a idade :
- aos três meses – 1,4 kg;
- aos nove meses – 2,5-3 kg;
- coelhos adultos – 3-4,5 kg.
A cabeça é pequena, o pescoço é largo e de aparência musculosa. As pernas são curtas e fortes. O rabo de cavalo é de tamanho modesto e se ajusta perfeitamente ao corpo.
Personagem
Os coelhos Rex têm um caráter amigável e calmo. Os rexes anões decorativos são mais frequentemente mantidos como animais de estimação. Ao se encontrar pela primeira vez, o animal pode demonstrar medo e cautela. Às vezes, os coelhos demoram muito para se acostumar com o novo ambiente. Se esses bebês forem alimentados à mão, eles rapidamente se apegam aos seus donos. Os coelhos podem ser facilmente treinados para usar uma bandeja sanitária; eles podem ser treinados e ensinados a responder a um apelido.
Características fisiológicas
Os coelhos Rex distinguem-se pelo seu físico proporcional e harmonioso. Características distintivas dos indivíduos:
- Os machos têm uma cabeça poderosa e arredondada. As fêmeas se distinguem pelo focinho alongado;
- o bigode, via de regra, está ausente ou fica muito curto;
- orelhas eretas de tamanho médio crescem de 11 a 12 cm de comprimento e as pontas são suavemente arredondadas;
- assemelhando-se a pelúcia densa e pele lisa. Ao acariciar, o pelo não muda de direção;
- Em uma ninhada, uma fêmea dá à luz de 5 a 6 coelhos.
Orelhas com mais de 13 cm e pêlos ralos são considerados desvios dos padrões da raça. Indivíduos com peso superior a 5 kg também estão sujeitos ao abate. Os desvios incluem pêlo alto (os pêlos crescem mais de 2,5 cm).
Pelo de coelho
A pele dos animais tem um valor especial (pêlos grossos, lisos e sedosos, não maiores que 1,5-2 cm, crescendo verticalmente). Às vezes você encontra animais que têm pelos crespos ou ondulados na barriga ou na nuca.
De acordo com a paleta de cores da pelagem, a raça possui cerca de 30 subespécies, e não existe uma cor padrão. Os mais valiosos são os coelhos brancos e parecidos com a chinchila. A procura por animais brancos se explica pelo fato do pelo ser fácil de tingir na tonalidade desejada.
Características econômicas
Os animais com oito meses de idade são geralmente abatidos e abatidos. Os coelhos desta idade podem ganhar peso de 3 a 4 kg, mas a carne é considerada um produto secundário. O principal valor é a pele. Por isso, o abate é realizado no inverno, quando o pelo adquire densidade especial e belo aspecto.
Devido à sua pelagem densa, os coelhos toleram bem as baixas temperaturas e são adequados para reprodução em áreas frias. Os animais não requerem condições especiais de vida. Uma temperatura de 15-25 °C é adequada para o desenvolvimento normal. Para a construção dos recintos são utilizados materiais que os coelhos não mastigam. O local de detenção deve estar equipado com uma cobertura protetora.Os gabinetes devem ser adaptados para limpeza regular e limpeza úmida. Os animais são lavados periodicamente e penteados regularmente.
Vantagens e desvantagens
A demanda e popularidade da raça são determinadas pela qualidade da pele. Qualidades positivas também são consideradas: os benefícios econômicos da criação de animais, a despretensão na alimentação, o caráter amigável e a capacidade de serem mantidos em baixas temperaturas.
A desvantagem da raça é a baixa fertilidade. Antes de comprar um coelho em casa, você precisa se familiarizar com as desvantagens dessa criação. Por serem roedores, é importante retirar todos os fios do chão. O papel de parede e os móveis podem ser danificados, por isso as crianças recebem imediatamente tábuas e galhos especiais.
Sutilezas de manutenção e cuidado
Para criar coelhos em domicílios, as gaiolas são instaladas em várias fileiras. Estruturas de metal ou metal-madeira são adequadas. Além disso, o piso deve ser liso e sólido. A superfície da malha machucará as delicadas patas dos coelhos, o que causará infecções.
As gaiolas são mantidas secas e limpas. A limpeza e desinfecção são realizadas duas vezes por semana. O alimentador não deve ser muito profundo, recomenda-se fixá-lo na parede. Uma boa opção é instalar um bebedouro a vácuo para evitar que a água respingue na gaiola.
Importante! Os coelhos domésticos devem correr ativamente pelo apartamento ou casa todos os dias durante 2 a 3 horas.
Dieta
A base da nutrição deve ser misturas complexas contendo minerais e vitaminas nas proporções necessárias. Para o período de inverno, é selecionada uma dieta composta por 70% de ração, feno e galhos. Os 30% restantes consistem em vegetais duros.Para alimentar animais de estimação, a melhor escolha seria a ração seca (na proporção de 30-45 g por dia por quilograma de peso do animal). Grama fresca, vegetais e frutas acrescentam variedade à dieta.
Conselho! O repolho branco e a beterraba podem provocar flatulência, por isso são alimentados em pequenas porções.
Regras de criação
Para criar coelhos com sucesso, você precisa ganhar experiência e paciência. Os veterinários recomendam que os criadores de gado iniciantes prestem atenção a vários pontos. O parto nas mulheres ocorre à noite ou nas primeiras horas da manhã e dura de 45 a 60 minutos.
É importante garantir que os bebês recebam porções iguais de leite materno ou que os coelhos sejam suplementados com fórmula artificial. Para evitar que as crianças congelem, é construído um ninho na gaiola e instalada uma lâmpada de aquecimento.
Possíveis doenças e prevenção
Para prevenir o desenvolvimento e propagação de doenças, os animais são regularmente apresentados a um veterinário. Uma doença comum em roedores é a rinite (espirros constantes, secreção nasal). O veterinário deve escolher o regime de tratamento correto. Para fins preventivos, os coelhos Rex são vacinados contra mixomatose e febre hemorrágica. Animais de 2 a 3 meses são vacinados contra a raiva.
Escolhendo um coelho Rex
Via de regra, são adquiridos indivíduos ativos e com pelagem densa e brilhante, com idade a partir de um mês e meio. Os principais sinais de um animal de raça pura: corpo maciço, distribuição uniforme de pêlo e ausência de manchas calvas, pêlo inferior a 1,7-2 cm, bigodes enrolados ou curtos, patas traseiras grandes cobertas por pêlo macio e denso.
Você provavelmente não encontrará uma pessoa que não se emocionaria ao ver um rex de pelúcia. Os coelhos não são muito caprichosos em sua dieta e cuidados.Graças à sua aparência incomum e natureza dócil, são excelentes animais de companhia.