Descrição e características dos coelhos angorá, regras de manutenção

A aparência dos coelhos angorá agrada aos olhos. Eles se assemelham a uma nuvem fofa e parecem brinquedos. Esses animais podem ser usados ​​não apenas para obter penugem fina e valiosa, mas também como animais de estimação flexíveis. A raça consiste em diversas variedades que diferem em aparência, tamanho e peso corporal. Os angorás anões em miniatura pesam um quilo ou um e meio, os grandes representantes da espécie chegam a 6 quilos.


Origem da espécie

Pela primeira vez, os coelhos angorá, como representantes da raça peluda, foram criados na Turquia, então Império Otomano. Eles vieram para a Europa na década de 20 do século XVIII junto com marinheiros da França. Este país estabeleceu contactos políticos e económicos com os sultões turcos. Junto com cargas de tecidos, joias, tapetes e especiarias, marinheiros incomuns chegaram à corte dos reis franceses - os progenitores da raça moderna.

O nome da raça vem de um topônimo distorcido de Ancara - uma cidade na Turquia. O mesmo nome foi dado à raça de gatos brancos, que se distingue pela fofura e pelo leve e volumoso (Angorá Turco).

Tendo se tornado populares, os coelhos angorá começaram a se multiplicar rapidamente e a cruzar com outras raças locais e importadas. Como resultado dessa seleção de longo prazo e séculos, foram obtidas diversas variedades, incluindo o coelho anão angorá, que se tornou um dos favoritos entre os representantes da alta sociedade.

Agora, os animais desta raça são usados ​​​​tanto como animais de estimação quanto como animais produtivos, fontes de valiosa penugem fina.

Descrição e características do coelho angorá

A principal opção de cor dos representantes da raça Angorá é o branco puro. Mas o padrão também inclui outras cores:

  1. Cinza.
  2. Bege.
  3. Azul.
  4. Preto.

coelho angorá

Indivíduos de cabelos compridos parecem uma bola de penugem com orelhas e olhos vermelhos brilhantes (nas variedades brancas). Possuem corpo redondo ou oval compacto, cabelos longos e claros que chegam a 25 centímetros de comprimento. A densidade da pelagem é significativa - até 90-92%. As orelhas são encurtadas, os olhos são grandes.

O peso médio chega a 2,5-4 kg, representantes de grandes variedades podem pesar de 5 a 6 kg.Os jovens crescem com extrema rapidez, atingindo 2 quilos de peso aos sete meses. A expectativa de vida com cuidados adequados e alimentação adequada chega, em média, a 7 anos.

Tipos de raça

Ao longo de décadas de seleção, as seguintes raças foram desenvolvidas:

  1. Coelho decorativo anão. Usado como animal de estimação da família. Distingue-se pelo seu tamanho diminuto, boa índole, disposição descontraída e simpatia para com as pessoas e outros animais de estimação. Uma variedade é o angorá dobrado - uma raça de orelhas dobradas.
  2. Cetim, ou cetim, é um coelho grande, de até 5 kg, que não produz grande quantidade de penugem, mas sua qualidade é excelente. A penugem é durável e possui um alto grau de suavidade.
  3. Coelho inglês, pesando até 3 quilos, sem penugem longa apenas no nariz. Em um ano, são obtidos até 450 gramas de penugem.
  4. Um coelho com penugem branca pesa até 4 kg e produz até 500 gramas de penugem por ano. Quase sem espinha.
  5. O coelho francês pesa até 4,5 kg e pode ganhar até 550 gramas de penugem em 12 meses.
  6. O gigante é uma raça com indivíduo que pesa até 6 kg, que se distingue pela presença de tufos nas orelhas. Produtividade anual – 1,2 quilogramas.
  7. A raça alemã é um animal que pesa até 3,5 quilos, que pode ser cortado uma vez a cada dois meses e meio. O mais produtivo, produz anualmente 1,5 quilo de penugem.

coelho angorá

A variedade é escolhida de acordo com a sua finalidade: para obter penugem ou como moradora de casa.

Condições de detenção e cuidados

Os coelhos angorá são mantidos em gaiolas em casa e em recintos espaçosos nos quintais. Eles precisam ser mantidos limpos e arrumados, pois seu pelo leve e fofo se emaranha facilmente e fica emaranhado difícil de pentear. Este procedimento é necessário em qualquer caso, mas os cabelos emaranhados podem se tornar fonte de irritação da pele e parasitas.

Os animais têm medo de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura, são sensíveis às mudanças de umidade e à luz solar muito forte. É preciso garantir a segurança escondendo fios elétricos, documentos, sapatos e tudo o que possam mastigar. Os coelhos angorá não têm reflexo de vômito, então podem engoli-los. Isso é perigoso e pode levar à morte do animal. A condição da pelagem do seu animal de estimação deve ser monitorada de perto.

Quando criados para baixo, os animais de estimação são mantidos sozinhos em gaiolas. Isso se deve ao fato de serem animais territoriais e defenderão seu território literalmente até a morte. Além disso, é muito mais fácil manter objetos valiosos em perfeitas condições.

coelho angorá

O que alimentar um coelho

O objetivo da criação de coelhos angorá é obter penugem de alta qualidade, por isso na hora da alimentação é necessário monitorar a qualidade da alimentação e sua saturação com nutrientes e vitaminas. Para isso, a alimentação é enriquecida com grama verde e vegetais na estação quente e no inverno - com feno. Não dê ervas com espiguetas espinhosas, como capim-pluma, que pode ficar preso no esôfago ou machucar a boca, assim como repolho branco, pois causa fermentação no intestino.

Os alimentos que não são consumidos imediatamente devem ser removidos porque os resíduos em decomposição podem causar doenças. Além disso, os coelhos devem sempre ter água limpa e fresca.

Reprodução

Os coelhos angorá entram na puberdade tarde, então as fêmeas só podem acasalar depois de completarem um ano. A duração da gravidez e o número de coelhos por ninhada são padrão - até 8 indivíduos.Durante a gestação e posterior alimentação, as fêmeas contam com silêncio, ambiente calmo e protegidas de mudanças de temperatura e alta umidade.

coelho angorá

Doenças e métodos para combatê-las

Coelhos de todas as raças têm maiores necessidades nutricionais e de condições de vida, mas os coelhos angorá são especialmente exigentes. Sua saúde precisa ser acompanhada de perto, pois podem adoecer se as regras de higiene não forem seguidas, devido às correntes de ar e à umidade.

Os coelhos angorá podem sofrer das seguintes doenças:

  1. Resfriados - pneumonia, infecções respiratórias agudas que surgem devido ao não cumprimento das condições de detenção. A lã não deve molhar, pois é densa e densa e demora muito para secar, levando à hipotermia. Os rascunhos funcionam da mesma maneira.
  2. Doenças do trato gastrointestinal causadas por alimentos estragados, água ou abundância de alimentos suculentos que promovem flatulência.
  3. Infecções de várias origens (conjuntivite, rinite, dermatite e assim por diante). As causas das infecções são estafilococos e outros patógenos.
  4. Infestações – coccidiose, fasciolíase, sarna e outras doenças causadas por parasitas. A fasciolíase em coelhos é incurável.

Ao menor sinal de problemas de saúde, o coelho deve ser levado ao veterinário. Estas criaturas são muito frágeis e sensíveis, as suas doenças desenvolvem-se rapidamente. Se você não se apressar, poderá perder seu amigo.

coelho angorá

Fatos interessantes

No início do século 21, a China tornou-se líder na criação industrial de coelhos angorá. A maior quantidade de penugem de angorá do mundo é produzida aqui para produzir valiosos tecidos de lã. Mas na Europa, os coelhos desta raça também são populares, embora não na mesma escala que no Reino Médio.Eles são criados na Hungria, Polônia, República Tcheca e França. Acima de tudo, aqui estão os coelhos anões - os alegres e lindos favoritos de toda a família.

Dicas para escolher um coelho

Ao adquirir um animal, independentemente da finalidade (para criação, para pele ou como animal de estimação), antes de mais nada, deve-se prestar atenção à aparência e ao comportamento do coelho. Ele deve ter olhos claros, nariz e orelhas limpos, e não ter pêlo emaranhado ou oleoso. O animal deve ser amigável, alegre e bastante ativo.

Não é aconselhável comprar um coelhinho com menos de 2 a 2,5 meses, pois só nessa idade ele se torna independente da mãe e pode se alimentar sozinho.

Comprar animais de vendedores desconhecidos é perigoso. É melhor focar em viveiros, criadores experientes e representantes de fóruns profissionais. Os coelhos angorá reprodutores devem possuir documentos que comprovem a pureza do sangue. Seguindo as regras, você poderá conseguir um amiguinho adorável, alegre, brincalhão, de bom caráter, que viverá de 6 a 8 anos, fazendo as delícias dos donos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim