As raças de carne de pombos, ao contrário das comuns, quase não voam, mas pesam de 0,5 a 1 kg. As aves são criadas por sua carne saborosa, nutritiva e dietética. Os pombos comem a mesma coisa que as galinhas ou as perdizes, ou seja, grãos de cereais. As vantagens da criação de pombos são custos mínimos de alimentação e rápido ganho de peso em aves de corte. A única desvantagem da criação de pombos é o preço muito alto dos indivíduos de raça pura.
Características da direção da carne
Os pombos de corte são criados há muito tempo nos países mediterrâneos. A criação de pombos é comum na Europa Ocidental e nos EUA. Na Rússia e na Ucrânia, as raças de pombos de carne são raras. Embora não se gaste muito dinheiro na criação dessas aves, a lucratividade desse tipo de negócio é alta, é claro, se houver mercado de vendas. A carne de pombo (peito) é um prato de restaurante popular em muitos países europeus.
As raças de pombos de carne são divididas em três tipos ou grupos:
- gigantesco (gigantes) - voadores grandes, pesados e pobres;
- galinhas - semelhantes às galinhas, férteis, têm peito largo;
- carne - semelhante aos pombos selvagens, mas maior.
Existem cerca de 70 raças de pombos de carne. Esses pássaros dificilmente voam. Todos eles se distinguem pela maturidade precoce, ou seja, rápido ganho de peso, bem como peso corporal relativamente grande (quando comparados com parentes voadores selvagens). Pombos de raças de corte pesam de 0,5 a 1 kg ou mais. O rendimento de abate da carne é de quase 70%. As aves são enviadas para abate dois meses após o nascimento. Para mantê-los, são construídos pombais especiais. As aves são alimentadas com misturas de grãos triturados.
Raças populares de pombos de carne
Para criação de carne, é importante adquirir raças especiais de carne de pombo. Essas aves ganham peso rapidamente com a alimentação normal e dificilmente ficam doentes.
Rei
Esta raça gigantesca foi criada nos EUA especificamente para a produção de carne de pombo. você rei pombo, via de regra, plumagem branca, mas há indivíduos de cor prateada e variegada. O peso das aves é de 850-1050 gramas. Os reis têm corpo compacto, cauda curta e levantada e peito largo.
Strasser
Segundo várias versões, os criadores desta raça gigantesca são considerados alemães, checos e australianos. Os pombos Strasser têm cores de penas interessantes: corpo branco, asas e cauda cinza-pretas variadas, cabeça escura. Eles pesam de 500 a 900 gramas e mais.
texano
Os pássaros desta raça gigantesca são semelhantes em aparência aos seus parentes selvagens - os pombos. Possuem cabeça pequena, plumagem cinzenta, mosqueada ou avermelhada. Apenas o corpo é maior e o peito largo. Os texanos foram criados nos EUA por sua carne. Eles pesam cerca de 705-900 gramas.
Gigante romano
Esta é uma antiga raça italiana de pombos, que mais tarde foi melhorada na França. Pertence a um grupo de gigantes. As aves serviram como material de reprodução para a criação de grandes raças de pombos de corte. Os romanos têm corpo oblongo, peito largo, longas penas de vôo nas asas e cauda longa. A plumagem dos gigantes romanos pode ser cinza, fulvo, mosqueada ou branca. Os romanos pesam 1-1,33 kg.
Carnot
Esta é uma raça de pombo gigante francês para criação de aviários. As aves têm corpo compacto, peito largo e cauda curta levantada. Carnos pesam cerca de 600 gramas. A plumagem pode ser heterogênea, fulva, branca, preta.
Monden
Esta é uma das melhores raças de carne gigante francesa. Criado no sul da França, na cidade de Mont-de-Marsan. Mondenas adultas pesam quase 1,3 kg. Aos 2 meses de idade, os pombos ganham 500 gramas. Os pássaros podem ter plumagem cinza, branca ou fulva. Mondens têm corpo compacto e peito largo.
Lince polonês
Esta raça do grupo da carne foi criada na Polónia no século XIX. As aves são valorizadas pelas suas características de carne e valor decorativo. O lince polonês pesa cerca de 750 gramas. A plumagem pode ser cinza, com penas verdes iridescentes no pescoço e uma fita transversal preta na cauda. Os poloneses têm corpo compacto e peito largo.
Prachensky Kanik
Esta é uma antiga raça de pombo checo do seu grupo de carne. As aves são criadas para obter carne na Europa Oriental. Os checos pesam cerca de 550-750 gramas.
Modena, ou pombo Modena
São pombos italianos criados no norte da Itália, na cidade de Modena. Na criação de aves Modena, não foram utilizadas raças asiáticas. De acordo com as características morfológicas, as modenas pertencem ao grupo dos pombos coloridos parecidos com galinhas. Eles pesam cerca de 750-950 gramas. As aves possuem peito largo e convexo, plumagem branca ou outras cores.
Sutilezas de manutenção e criação
As raças de carne dificilmente voam, acostumam-se rapidamente aos pombais e, se bem alimentadas, nunca saem do seu habitat. Os pássaros não gostam de dormir no chão. Nos pombais eles têm poleiros próximos ao teto. Deve haver ninhos na sala. Eles também estão localizados em elevações. A palha é colocada no chão, que é retirada quando suja. Os pombos geralmente só passam a noite no pombal. Eles passam o dia inteiro fora. Perto do pombal montaram um pátio de passeio cercado por rede com comedouro, bebedouro, areia e banheira.
Os pássaros comem grãos triturados (milho, arroz, trigo, cevada, aveia) e depois de comer bebem água imediatamente, gostam de nadar e deitar ao sol. O alimento da faringe passa pelo esôfago até o papo, onde amolece. As glândulas nas paredes desse órgão secretam um leite especial, que os pombos alimentam seus filhotes.
Para ganhar peso rapidamente, os pássaros recebem batatas cozidas, purê úmido, cenoura picada e abóbora. A dieta dos pombos deve conter verduras, peixe e farinha de carne e ossos, sal, giz, fermento e óleo de peixe.As aves podem ser alimentadas com produtos industriais (ração composta em grânulos, farinha, bolo).
Os pombos podem acasalar com representantes de sua própria raça ou de outra raça. O cruzamento de diferentes grupos é praticado para melhorar a produtividade da carne. Não é aconselhável acasalar parentes próximos. Para o cruzamento, recomenda-se selecionar pintinhos grandes, posteriormente os filhotes terão um peso corporal grande.
Métodos de cultivo
Existem duas formas principais de criação de pombos de carne - extensiva e intensiva. Em escala industrial, as aves são mantidas em gaiolas e alimentadas intensivamente para que ganhem o peso desejado o mais rápido possível.
Extenso
Este método de criação lembra o habitat natural dos pombos. Os pássaros pernoitam em pombais e passam o dia inteiro ao ar livre, na área de passeio. O método extensivo é adequado para a criação doméstica de pombos.
Intensivo
O método de engorda intensiva é adequado para raças de carne gigantes. Os pombos são colocados em gaiolas e alimentados 4 vezes ao dia com alimentos nutritivos (mingau, purê úmido, batata cozida) e vitaminas. Em um mês, as aves ganham quase 0,5 kg de peso.
Abate de pombos de carne
As aves são enviadas para abate quando seu peso atinge pelo menos 500 gramas. As raças de carne são caracterizadas pela maturidade precoce. Em apenas dois meses de vida ganham 0,5 kg.Aos seis meses, os pombos começam a botar ovos. Se um avicultor planeja criar pombos por conta própria, é recomendável deixar vários indivíduos grandes para reprodução. A produtividade das aves em termos de reprodução dura até 6 anos.