Recentemente, mais e mais pessoas estão criando pombos. Essas aves podem trazer prazer estético e ser uma fonte de renda real. Existem vários tipos de aves - decorativas, de carne, esportivas, voadoras. Dependendo do tipo específico de aves, dependem as finalidades da sua criação e as características da sua manutenção. Para que os pombos se desenvolvam bem, é importante cuidar bem deles.
Por que os pombos são criados?
As pessoas criam pombos para resolver vários problemas. Na maioria dos casos, as aves são criadas para prazer estético. Muitas das aves têm uma aparência atraente e belas penas. Existem também raças criadas para competição. As aves são frequentemente criadas para produzir carne dietética saborosa - ela contém muitas vitaminas e minerais necessários para a saúde.
Qual raça devo escolher?
Para que a criação de pombos seja bem-sucedida, é importante escolher a raça certa e determinar a finalidade da criação das aves.
Decorativo
Esta categoria inclui pássaros especiais que se distinguem pela bela plumagem. Esses pombos participam de diversas exposições. Muitas vezes são lançados em casamentos. As raças decorativas mais comuns são o pombo pavão, a farpa e o padre saxão.
Esportes
Anteriormente, essas raças eram consideradas raças de correio. Hoje, a correspondência de pombos perdeu relevância. Ao mesmo tempo, competições de velocidade de voo são realizadas constantemente em todo o mundo. As raças populares neste grupo incluem o Carteiro Belga, o Postal Russo e a Pedreira Inglesa.
Voo
Esta espécie de ave é caracterizada por certas características de voo. Eles são criados justamente para um lindo verão. Além disso, os pássaros são capazes não apenas de voar rapidamente, mas também de realizar vários truques - quedas, cambalhotas, curvas. As raças mais comuns incluem o pombo Nicholas, o monge cruzado e o copo de Berlim.
Carne
Em muitos países ao redor do mundo, a carne dessas aves é muito popular. Além disso, as primeiras raças foram criadas especificamente para a produção de carne. Nos pombos tem excelente sabor e contém fibras finas. Representantes de raças de carne incluem rei, carnot e pombo romano.
Características de manter em casa
Criar pombos tem vários recursos. Para que as aves se desenvolvam normalmente e não adoeçam, elas precisam de cuidados de qualidade.
Organizando um pombal
Você não pode criar pássaros em um apartamento. Os pássaros precisam construir uma sala especial. É importante fornecer tudo que você precisa. A casa deve ter poleiros onde os pássaros possam descansar.
A presença de comedouros e bebedouros é de grande importância. É importante garantir que nenhum excremento ou detritos entre neles. O número de comedouros e bebedouros é selecionado levando em consideração o número de pombos. Deve haver pelo menos 60 centímetros de comprimento do comedouro por ave.
Os pombos adoram tomar banho. O banho é especialmente importante na estação quente ou durante a muda. Para tratamentos de água, recomenda-se a utilização de recipientes pequenos. Deve haver uma entrada no pombal. É um buraco para a saída dos pássaros. Seu tamanho deve corresponder às dimensões das aves. Via de regra, são feitas 1 a 2 entradas em um pombal.
Condições
É importante manter os pombos adequadamente. Para isso, é recomendável controlar os parâmetros de temperatura, iluminação e fluxo de ar fresco. A saúde das aves e sua capacidade de reprodução dependem da temperatura ambiente. No inverno, a temperatura deve ser de pelo menos +5-7 graus, no verão – máximo de +20. Neste caso, os parâmetros de umidade devem ser de 65 a 70%.
No calor, os pombos não devem voar, pois isso aumentará o estresse em seu corpo.
Definitivamente vale a pena organizar um sistema de ventilação no pombal.Ao mesmo tempo, não deve haver correntes de ar na sala. A uma altura de 10-15 centímetros do chão, recomenda-se fazer um furo de ventilação e cobri-lo com uma grelha. Vale a pena fazer um capô próximo ao teto. A ventilação adequada evita o aparecimento de umidade, infecções e mofo no ambiente.
A luz é de grande importância para os pássaros. Com a falta de luz, observa-se uma desaceleração no desenvolvimento dos animais jovens. Ao mesmo tempo, as aves desenvolvem-se melhor fisicamente. O horário de verão deve ser de 13 horas. Para controlar este parâmetro, é importante fornecer iluminação artificial no ambiente.
É necessário providenciar roupa de cama no pombal. Pode ser feito de feno, palha, turfa seca, serragem. A espessura da camada deve ser de 5 centímetros. Graças à presença de roupa de cama, a limpeza é simplificada. É importante garantir que a cama esteja limpa. Recomenda-se trocá-lo completamente duas vezes por ano - no outono e na primavera. Isso é feito durante a desinfecção. Caso ocorra umidade ou apodrecimento, recomenda-se a troca imediata da cama.
Carnudo e decorativo pombos precisam de um aviário Para caminhar. Neste local, as aves podem habituar-se ao ar livre, aproveitar o sol ou desfrutar do ar puro. É permitida a disposição do invólucro no solo ou por cima, instalando estruturas de suporte.
Como cuidar de pássaros para iniciantes
Para que as aves se desenvolvam normalmente, elas necessitam de cuidados de alta qualidade. Num pombal, é importante remover sistematicamente os excrementos. Recomenda-se atenção especial a este procedimento em ninhos com filhotes. Também é importante ressaltar que os ovos devem estar limpos. Se estiverem sujos, a carcaça não permitirá a passagem de ar. Como resultado, o embrião pode morrer. A limpeza leve deve ser feita todos os dias e a limpeza mais completa uma vez por semana.
As aves devem ser inspecionadas diariamente.Esta manipulação deve ser realizada durante a alimentação. Com saúde normal, os pombos voam rapidamente até a comida e mostram apetite enquanto comem. Quando as doenças se desenvolvem, os pássaros mordem mal ou recusam completamente a comida. Recomenda-se isolar imediatamente os pombos doentes.
As garras dos pombos são frequentemente cobertas por pedaços de excrementos, o que prejudica a atividade motora. Recomenda-se remover cuidadosamente essas bolas.
O que alimentar os pombos
Para que as aves cresçam e se desenvolvam normalmente, elas necessitam de uma dieta balanceada. É importante seguir algumas regras e levar em consideração a idade do pombo.
Pássaro adulto
Recomenda-se fazer dos vegetais, frutas e cevada a base da dieta das aves. Os pássaros podem dar maçãs, cenouras e batatas. Em média, a dose diária de ração por ave deve ser de 50 gramas. Se você planeja alimentar pombos com carne, é recomendável incluir ovos cozidos em sua dieta. Eles também precisam de ervilhas picadas. Para manter a elasticidade das penas das aves, é permitido introduzir em sua dieta linho e colza, que contêm muitas vitaminas. A presença de água limpa nos bebedouros não é de pouca importância.
Animais jovens
O desenvolvimento dos animais jovens depende de uma alimentação balanceada. As aves jovens são consideradas mais suscetíveis a patologias em comparação aos adultos. Se o alimento contiver uma quantidade suficiente de vitaminas e elementos úteis, o risco de desenvolver doenças é significativamente reduzido.
Nas primeiras semanas após a separação dos pais, os filhotes precisam de muita comida. Vale a pena considerar a aparência da íris. Quando fica igual ao das aves adultas, as porções podem ser reduzidas.Ao preparar a dieta para aves jovens, recomenda-se considerar o seguinte:
- de manhã as porções devem ser menores do que à noite;
- os grãos devem ser misturados com óleo de peixe;
- Para que as aves cresçam melhor, deve-se dar-lhes uma composição à base de ervilha, cevada e ervilhaca.
Sutilezas de reprodução
Os pombos se reproduzem na primavera. Para isso, recomenda-se preparar um aviário separado no aviário. Deve ser bem lavado e seco. Também é recomendado instalar soquetes.
Os pássaros se reproduzem das seguintes maneiras:
- endogamia;
- acasalamento aleatório;
- método linear;
- cruzando pombos semelhantes.
Na natureza, o acasalamento aleatório domina. Ao criar você mesmo, é melhor usar outros métodos. O acasalamento de pombos aparentados é chamado de endogamia. Neste caso, os pais são cruzados com descendentes. O acasalamento entre irmãos também é possível. Com esta opção de criação é possível melhorar a qualidade da raça e preservar as vantagens das aves. A endogamia pode ser usada por muito tempo, emparelhando várias gerações entre si.
Neste caso, os avicultores costumam usar o acasalamento de pombos semelhantes. Nesse caso, 2 indivíduos saudáveis conseguem transferir suas qualidades para os filhotes.
Cruzar pombos não aparentados é considerado o oposto da endogamia. Ao mesmo tempo, o material genético estranho pode transmitir qualidades que não são inerentes à raça, o que ajudará a melhorá-la. Este método deve ser usado com muito cuidado. Com o advento de novos genes, existe o risco de desenvolver características negativas, que afetarão negativamente a família.
O método de melhoramento linear ajuda a avaliar com precisão as consequências do cruzamento e herança de características. Difere da endogamia pelo relacionamento mais distante das aves progenitoras.
Possíveis doenças e métodos de tratamento
Os pombos são suscetíveis a várias patologias. Os mais comuns incluem o seguinte:
- Tricomoníase - espalha-se pela água. O agente causador da doença é considerado Trichomonas. A doença leva à morte de aves.
- A psitacose é uma infecção aguda. Muitas vezes afeta aves jovens, o que leva à sua morte.
- A campilobacteriose é considerada uma consequência da atividade de bactérias que vivem de forma assintomática no corpo. Drogas antibacterianas são usadas para tratamento.
A criação de pombos é considerada um processo complexo que exige o cumprimento de uma série de recomendações. Para que as aves se desenvolvam normalmente, é importante que criem condições adequadas e escolham uma alimentação equilibrada.