As indústrias de carne e laticínios da agricultura são áreas restritas que são tratadas em escala industrial. Os animais fornecem apenas leite ou carne, mas apresentam alta produtividade. O setor de carnes e laticínios é uma especialização mista. O gado que produz leite e carne é criado em explorações privadas para as suas próprias necessidades. Antes de comprar, você precisa aprender mais sobre as raças de vacas de corte e leite e em que áreas elas são criadas.
Características da direção
A produtividade das vacas de duplo propósito pode diferir em favor da carne ou dos laticínios, e os defeitos de conformação reduzem a qualidade da carne. Diferenças entre vacas de corte e leite e vacas de perfil estreito:
- versatilidade;
- despretensão na nutrição;
- mantendo a produtividade em climas frios.
Raças de carne e laticínios podem ser cruzadas com outras de foco restrito.
As melhores vacas de carne e leite
As fazendas nacionais costumam criar 10 raças de carne e laticínios.
Bestuzhevskaia
A raça surgiu no século 18 na aldeia de Repyevka, na fazenda do criador Bestuzhev. Vacas locais foram cruzadas com raças Shorthorn, Holandesa e Simental. Os indivíduos resultantes se distinguiram por corpo alongado, tamanho maior e ossos fortes. Cor - todos os tons de vermelho, inclusive cereja, com manchas brancas no ventre, cabeça e peito.
Os animais são altamente reprodutivos e despretensiosos no cuidado e na alimentação. A carne valiosa é obtida de vacas com dorso reto e largo. As desvantagens do exterior classificam a raça Bestuzhev mais como um tipo leiteiro. É criado em sua terra natal - na região de Ulyanovsk, bem como em fazendas nas regiões de Samara e Penza.
Krasnogorbatovskaia
A raça foi criada na região de Nizhny Novgorod como resultado do cruzamento de vacas locais e tirolesas.O mestiço tem uma constituição forte e densa. Cor: vermelho cereja. A raça Krasnogorbatovskaya é principalmente uma raça de carne.
A raça Krasnogorbatovskaya é criada em fazendas nas regiões de Nizhny Novgorod, Ivanovo e Vladimir.
Raça Kostroma
A variedade de vacas de duplo propósito foi aprovada após o fim da Grande Guerra Patriótica. Ela foi criada na fazenda Karavaevo. As raças Yaroslavl, Swiss e Algaus foram utilizadas na seleção. Como resultado, surgiram indivíduos com corpo largo, esqueleto poderoso e músculos proeminentes. A lã é colorida em tons claros e escuros de cinza. As vacas Kostroma são uma raça altamente produtiva.
As vacas Kostroma estão adaptadas ao clima rigoroso e aumentam sua produção de leite com ração barata e barata.
Raça Schwyz
Os ancestrais das vacas suíças são os suíços locais e o antigo gado oriental de chifres curtos. Como resultado da seleção seletiva, surgiu a raça suíça com músculos volumosos e soltos, peito largo, corpo mais curto e chifres grandes. A pelagem é de cor cinza claro, sendo a cor marrom escura menos comum. O dorso da cernelha à cauda é mais claro que os flancos e a barriga.
As fêmeas têm úberes subdesenvolvidos, então o leite é extraído a uma taxa muito baixa para máquinas de ordenha - 1,3 litros por minuto. As vacas Schwyz precisam de pastagem livre no verão em campos semeados com leguminosas e trevo vermelho. Portanto, para uma alimentação adequada, será necessário organizar um pasto artificial. A dieta também deve incluir feno, silagem, vegetais frescos e farelo, além de quantidade suficiente de água.
Fazendas nas regiões de Tula, Bryansk, Smolensk, Nizhny Novgorod, bem como no território de Krasnodar, estão criando a raça suíça.
Raça Simental
O nome vem do Vale Simental, onde a raça foi desenvolvida a partir de bovinos suíços e escandinavos. Criadores russos cruzaram animais estrangeiros com vacas locais e criaram modificações regionais da raça - Ural, Extremo Oriente, Siberiano, Volga. A cor é fulvo, manchado de vermelho, com ponta da cauda branca, chifres e cascos claros.
As fêmeas estão prontas para o acasalamento no segundo ano de vida. A ingestão diária de ração seca para Simmentais é de 7 quilos e de ração suculenta - 4 quilos. Vacas grávidas e em lactação necessitam de mais comida. Raça Simental distribuído nos Urais, no sul da Sibéria e em todas as regiões da parte europeia da Rússia, exceto no distrito noroeste.
Castanho caucasiano
A pátria das vacas é o Cáucaso, e seus ancestrais são Kostroma, Lebedinsky e Swiss. Os animais distinguem-se pela sua constituição forte e cor castanha.
Vacas caucasianas dão à luz até três bezerros em seus filhotes. A variedade caucasiana requer pastagem artificial com trigo, centeio e alfafa em áreas montanhosas. Portanto, é comum no Daguestão.
Arautskaya
A raça cazaque é caracterizada por uma constituição forte, com pernas curtas e cor marrom.
A vaca Araut é um animal despretensioso, adequado para pastar sem coleira.
Lebedinskaya
A raça foi desenvolvida por criadores ucranianos através do cruzamento de vacas Sumy e vacas suíças. As características da variedade Swan são músculos bem desenvolvidos, pernas retas e um úbere grande.Cor: cinza claro ou marrom claro.
As vacas Lebedinsky são comuns nas regiões centrais da Rússia.
Iakutskaia
Os ancestrais da raça são as jubartes sagradas vacas zebuínas, comum na Índia. Portanto, o exterior dos animais se distingue pela cernelha convexa e pelos longos e quentes. O gado Yakut está à beira da extinção. Para preservação parcial, foram cruzados com Simmentalianos.
O gado de raça pura está disponível apenas no viveiro de Novosibirsk, no Instituto de Pesquisa Agrícola e em fazendas privadas individuais. Vacas Yakut - os mais despretensiosos, sobrevivem em geadas de -50 graus e com uma dieta escassa.
Raça Yorkshire
A variedade foi desenvolvida por agricultores escoceses no século XIX. Chifres de touro com pontas curvas lembram o formato de uma lira. Cor - vermelho-variegado, menos frequentemente preto, chocolate.
Para produzir um litro de leite, uma vaca Yorkshire necessita de 880 gramas de ração, enquanto outras raças necessitam de 5 quilos. As vacas grávidas devem receber sal e giz. A área de distribuição são as regiões do norte da Rússia.
Sutilezas de manter em casa
Informações básicas sobre a manutenção de vacas de corte e leite são apresentadas na tabela:
Tipo de conteúdo | Pasto |
Modo de alimentação | No inverno 3-5 vezes ao dia, no verão há livre acesso à alimentação no pasto; durante a engorda a comida deve estar sempre disponível
|
Modo de rega | No verão 1-2 vezes ao dia, no inverno - após as refeições |
Engorda para carne | De quatro a dez meses |
Ordenha | 2-3 vezes ao dia, se houver muito leite - com mais frequência, mas sempre em intervalos regulares e ao mesmo tempo
|
Vacinação | Salmonelose - com um mês de idade.
Antraz - 1,5-4 meses. Febre aftosa - a partir dos 3 meses e anualmente ao longo da vida. Raiva - aos 6 meses.
|
O gado de dupla finalidade pode ser mantido em pastagem livre e passar o inverno em baias, ou mantido permanentemente em um celeiro e levado para passear. A limpeza do celeiro deve ser monitorada cuidadosamente e a roupa de cama deve ser trocada com a freqüência necessária para manter o ar fresco no ambiente.