Dentre as variedades de gado existentes atualmente, destaca-se o zebu - animal indiano de aparência incomum. A espécie não é comum na Europa e na América, mas os hindus criam a vaca despretensiosa e resistente há vários milênios e a consideram uma criatura sagrada. Os zebuínos são calmos, não agressivos, não necessitam de cuidados especiais, são imunes à maioria das doenças típicas da pecuária e fornecem leite e carne ao homem.
História de origem
Mais de 75 raças de zebuínos, diferenciadas por habitat, foram criadas. Mas a pátria das espécies antigas é a Índia. Os camponeses indianos foram os primeiros a começar a criar gado. Ao longo dos muitos séculos de sua existência, o animal permaneceu praticamente inalterado em aparência. A vaca indiana, adaptada para viver em um clima tropical quente, é descendente dos auroques que viveram no território do Hindustão e da Europa na antiguidade. De acordo com outra versão científica, o zebu é uma espécie separada que não tem parentesco com o auroque.
Nos séculos passados, os zebuínos foram ativamente importados para a África e a Europa, onde foram cruzados com raças locais, produzindo indivíduos resistentes e produtivos. O auge do trabalho de criação ocorreu em meados do século 20 e chegou a um ponto em que os zebuínos de raça pura praticamente desapareceram. Os criadores perceberam isso a tempo e conseguiram restaurar o número de representantes da raça milenar.
Descrição geral e características
Zebu é semelhante a uma vaca comum, mas existem diferenças perceptíveis em certas características de aparência. A principal característica da espécie é a corcunda na cernelha. Um touro com corcunda impressiona: o conteúdo interno da cernelha é tecido adiposo e fibras musculares, cujo peso em indivíduos grandes chega a 10 kg. A gordura acumulada é consumida quando a vaca se alimenta mal por muito tempo.
Uma descrição da aparência do zebu é dada na tabela:
Cabeça | proporcional ao corpo, formato clássico, pescoço longo, forte e musculoso |
Tronco | maciço, um pouco desajeitado, com músculos bem desenvolvidos (especialmente quando usado para tração), as costas são retas, o peito é largo e volumoso |
Membros | forte, com músculos desenvolvidos, adaptado para movimentos de longo prazo |
Chifres | longo, ligeiramente curvado, mais longo nas raças africanas do que nas raças asiáticas |
Pele | cinza escuro, quase preto nas áreas mais expostas ao sol, denso, áspero, com grande prega de pele pendurada no peito |
Lã | resumindo, a disposição dos fios é rara, o que tem efeito positivo na termorregulação |
Cor | branco, cinza, marrom claro, vermelho ou mosqueado |
Espécie de Zebu
Os zebuínos criados como gado de fazenda são divididos em 2 tipos:
- Anão, com menos de 1 m de altura.Uma vaca adulta pesa cerca de 150 kg. Visualmente, o animal parece decorativo, mas, assim como seus parentes de tamanho normal, fornece leite e carne aos humanos e possui um corpo forte e resistente.
- Comum, atingindo 1,5 m de altura na cernelha. O físico é enorme e atarracado. Os touros são carnudos, o peso corporal dos indivíduos maiores chega a 900 kg. As fêmeas pesam cerca de 600 kg. Predominam as cores claras da pelagem, protegendo o animal dos raios escaldantes do sol.
Prós e contras da raça
O zebu, embora seja uma raça milenar, apresenta muitas vantagens sobre inúmeras raças de gado criadas por seleção.
Habitats
Zebu são vacas adaptadas a climas tropicais. Historicamente, os representantes das espécies foram criados na Índia. Mais tarde, os animais espalharam-se por toda a África, chegando à ilha de Madagáscar, onde se tornaram as espécies agrícolas mais valiosas. Hoje, as vacas zebuínas também são comuns na China, na Península Coreana, no Uzbequistão, no Azerbaijão, na Indonésia e nos países da Ásia Ocidental. A pecuária é criada em países da América do Sul, há uma pecuária bastante grande no Brasil.
A espécie ainda não se espalhou pela Europa Oriental e pela Rússia. Comprar um animal é problemático, existem vários criadores de zebuínos e sem raça definida em todo o país. Um bezerro é caro, você terá que pagar cerca de 300 mil rublos por indivíduo.
Como manter e cuidar adequadamente dos animais
A vaca zebu não é caprichosa, contenta-se com condições primitivas de detenção, enquanto sua saúde e produtividade não sofrem em nada. Ela não precisa de muito espaço no celeiro. Cuidar do animal é simples, incluindo escovação regular e verificação de ferimentos e sujeira no corpo. Os cascos entupidos com seixos e sujeira são limpos periodicamente.
Os zebuínos raramente são atacados por parasitas porque sua pelagem é esparsa e suas glândulas cutâneas secretam ativamente um lubrificante gorduroso protetor. Zebu tolera o calor sem problemas; a luz solar direta não prejudica sua saúde. Portanto, o rebanho pode ficar ao ar livre o dia todo.A imunidade ao calor se deve à salivação abundante, orelhas grandes e caídas e abundância de glândulas sudoríparas na pele, que proporcionam excelente termorregulação.
Nutrição
Zebu come o que uma vaca comum não comeria, encontra comida onde outro animal nem pastaria. O alimento principal é o capim do pasto. Além disso, a vaca indiana consome prontamente galhos finos, folhagens de árvores e arbustos, brotos secos, lixo florestal, juncos e outras vegetações costeiras - e tudo isso é facilmente digerido pelo forte trato digestivo do animal.
Quando mantida em baias, a vaca consome feno, palha, farelo, bolo, raízes e grãos. Suplementos vitamínicos e minerais só devem ser incluídos na dieta após consulta com um veterinário. As especificidades da nutrição afetam a qualidade da carne: no zebu ela é dura, com maior teor de fibras, mas suculenta e doce.
Quando as vacas zebuínas pastam perto de reservatórios naturais, elas podem arrancar pequenos crustáceos da água. Esta é a sua iguaria favorita. As vacas, adaptadas a climas áridos, podem ficar muito tempo sem água. Seu estômago digere facilmente a comida seca e o animal não sente sede. Mas quando exposta à luz solar direta por muito tempo, a vaca precisa beber.
Reprodução
A gravidez em uma vaca zebu dura 280-285 dias, mas a duração da gestação depende da raça, das condições de vida, da qualidade da alimentação e do sexo do feto. O início da puberdade também é determinado pela raça. As vacas indianas tornam-se sexualmente maduras aos 45 meses, as vacas africanas aos 40 meses, as vacas indonésias aos 37 meses. As fêmeas são exploradas até os 12 anos de idade, os touros - até os 10 anos.Para o acasalamento, são selecionados touros machos que atingiram 2,5 anos de idade. E os machos não produtores são castrados aos 3-4 anos de idade.
A capacidade de reprodução depende das condições de vida e dos cuidados. O aparecimento de descendentes nem sempre é anual. As vacas asiáticas dão à luz uma vez a cada 1,5 anos, as vacas africanas - uma vez a cada 2 anos.
Ao longo de sua vida, uma vaca dá à luz de 8 a 10 bezerros. Sempre há um filhote em uma ninhada. Um animal recém-nascido pesa cerca de 35 kg, aos seis meses o peso aumenta para 150 kg. Desde os primeiros minutos de vida, o filhote é independente, fica de pé e segue a mãe. Aos 6 meses de idade, a cicatriz do bezerro está curada, o que significa que a dieta muda de criança para adulto.
Doenças frequentes
O zebu possui excelente imunidade e corpo resiliente. As vacas indianas, ao contrário dos seus parentes europeus, não estão infectadas com febre aftosa, brucelose e tuberculose. O trato digestivo também é forte, seu funcionamento só é interrompido quando se alimenta alimentos estragados e de baixa qualidade.
Em casos raros, os animais ficam doentes:
- leptospirose - uma doença bacteriana hereditária acompanhada de febre e danos capilares;
- eimeriose - uma patologia infecciosa que causa anemia;
- febre catarral maligna - inflamação aguda das membranas mucosas da cavidade oral, trato respiratório, órgãos digestivos;
- necrobacteriose – lesões necróticas purulentas da pele e cavidades das garras;
- demodicose – uma doença parasitária causada por carrapatos;
- sarna.
Zebus vive até 20 anos. Alguns indivíduos tornam-se fígados longos, vivendo até 35 anos.
Significado para humanos
Na Índia, os zebu são bovinos leiteiros. A vaca produz relativamente pouco leite, a produção média anual de leite é de 800-1000 litros.Mas a qualidade do leite é alta, o produto contém 8% de gordura do leite. Nenhum outro tipo de leite contém uma concentração tão elevada de ácido fosfórico. Na maioria dos países, o zebu é criado pela sua carne. A cor da carne é vermelha escura, a estrutura é dura, o teor de gordura é baixo, após o tratamento térmico o sabor torna-se elevado.
Na África e na Ásia, o zebu é usado como animal de tração. Um touro é ensinado a carregar cargas a partir dos 2 anos, e o animal é carregado ao máximo a partir dos 5 anos. Os camponeses procuram poupar o seu gado, utilizam-no para trabalhar de manhã e à noite, quando o sol não está forte, e não obrigam os touros a trabalhar mais de 6 horas.
Na Índia e em Madagascar, o zebu é um animal sagrado. Somente na Índia a vaca, simbolizando fertilidade e abundância, é respeitada e reverenciada; matá-la é considerado um pecado terrível. Os hindus nem sequer se permitem gritar e xingar o animal sagrado. Mas os habitantes de Madagascar comem carne de zebu, e a própria vaca é abatida como animal de sacrifício em funerais.