A cereja de pássaro, deslumbrante pela floração abundante no início do verão, delicia-se com valiosos frutos ricos em polissacarídeos, pectina, microelementos e fitoncidas. Uma bebida feita de frutas vermelhas reduz a inflamação e o calor, elimina a indigestão. Eles fazem em casa vinhos leves e fortes de cereja de passarinho, a receita simples não requer muitos ingredientes, mas revela o sabor da fruta.
Tecnologia de cozinha
A cereja de pássaro não é tão suculenta quanto a groselha ou a groselha, mas o vinho feito com ela não é pior do que com essas frutas.Porém, para que a bebida não decepcione com um sabor muito ácido, é preciso seguir a receita e seguir algumas regras. Para fazer vinho não se deve colher frutas verdes, deve-se usar apenas frutas bem maduras, mas não lavadas. Os microrganismos que causam a fermentação vivem na superfície da cereja de pássaro.
O recipiente da bebida deve ser regado com água fervente, não é recomendado o uso de recipientes para leite. Quando os micróbios entram, os frutos ficam mofados e azedos. Os bagos são servidos com calda doce, mas não quente, mantidos aquecidos, mexendo várias vezes ao dia até o mosto fermentar.
Em seguida, o líquido é enviado para um recipiente de vidro, coberto com uma luva furada, e deixado em uma sala com temperatura de 18 a 25 ° C.
Como fazer vinho em casa
A bebida pode ser preparada independentemente dos frutos frescos e secos do mato.
De frutas vermelhas
Devido à presença de propriedades adstringentes e adstringentes, o vinho cereja de pássaro tem um sabor único. Para preparar uma bebida forte com frutas vermelhas, você costuma tomar:
- 5 litros de água;
- 70–80 g de passas;
- 5kg de frutas;
- 9 copos de açúcar.
Primeiro é preciso lavar a garrafa com refrigerante e enxaguar com água fervente, cobrir com gaze para evitar a entrada de germes. Os bagos devem ser secos cuidadosamente com toalha, sem tirar a placa, e colocados numa tigela, esmagando cada fruto com uma colher.
Para preparar a calda:
- O açúcar é colocado em uma bacia esmaltada e misturado com água.
- Ferva o líquido por 5 minutos, retire a espuma.
- Após retirar do fogo, deixe esfriar a 20°C.
Em um recipiente separado, despeje a mistura gelada sobre a cereja e acrescente as passas. O gargalo do prato é coberto com gaze dobrada em camadas. Manter a peça em local aquecido e protegido da luz por pelo menos três dias.Quando surge um cheiro azedo, bolhas sibilantes e espuma do recipiente, a bebida é colocada em uma garrafa, uma luva é colocada no pescoço ou um canudo é colocado dentro.
Quando o líquido clareia e se forma um sedimento, o que geralmente leva pelo menos três semanas e a temperatura ambiente está em torno de 22 graus, a bebida é colocada em outra garrafa, misturada com açúcar e mantida por até seis meses a 10–11 ° C .
De frutas secas
A bebida aromática fortificada é feita não só com frutas recém colhidas, mas também com cereja de passarinho, que é vendida seca em qualquer época do ano.
A partir de 10 litros de água e 4 kg de açúcar é preciso ferver uma calda, colocar um quilo de fruta nela. Quando o líquido com os frutos silvestres esfriar, misture com o fermento e deixe fermentar. Quando aparece sedimento no mosto, a bebida é colocada em uma garrafa e guardada em ambiente aquecido e protegido da luz. As garrafas são enchidas com vinho infundido e colocadas na geladeira.
Opção com vodca
No preparando uma bebida de cereja de pássaro Por si só, sua força não ultrapassa 11%. Para aumentar este indicador, a vodka é colocada no mosto fermentado e coado. Ao usar 5 kg de frutas vermelhas e a mesma quantidade de água, são necessários 500–600 ml de bebida alcoólica.
Com maçã
As frutas retiram a adstringência da cereja de passarinho e conferem notas agradáveis ao vinho. Fica especialmente saboroso quando você ingere 10 quilos de maçãs agridoces por 1 kg de frutas vermelhas:
- Os frutos são cortados em pedaços, a cereja fresca preta ou vermelha é moída.
- O xarope é feito com 10 litros de água e 2 kg de açúcar.
- O líquido resfriado é preenchido com uma mistura de frutas e bagas.
Para garantir que o vinho fermenta bem, instale uma mangueira fina ou coloque uma luva furada no gargalo do recipiente. O mosto limpo é filtrado e engarrafado.
Com álcool
O vinho fortificado aromático feito de cereja de pássaro não só tem sabor agradável, mas também propriedades curativas e protege contra resfriados em caso de hipotermia. Para preparar uma bebida alcoólica utilize:
- 2,5 colheres de sopa. Saara;
- 0,8 kg de frutas vermelhas;
- 1000 ml de álcool etílico.
A cereja de pássaro é amassada suavemente e deixada quente. Poucos dias depois, quando aparecem bolhas na superfície do mosto, os bagos são misturados ao açúcar, guardados por mais uma semana, acrescentando-se álcool, após o que o líquido é filtrado.
Com ameixas
Os frutos agridoces das ameixas frescas melhoram o sabor do vinho, aceleram o processo de fermentação e acrescentam notas interessantes à bebida de cereja de passarinho. Os frutos são lavados, as sementes são retiradas, picadas e combinadas com os frutos silvestres, que são esmagados com uma colher. O recipiente com a mistura de vitaminas é misturado à calda e deixado em local aquecido por vários dias. Para fazer vinho a partir de 1 kg de cereja de passarinho, leve:
- 1 litro de água;
- 10 quilos de fruta;
- 2kg de açúcar.
O mosto fermentado é filtrado para que não haja sedimentos. Para posterior infusão, o vinho é colocado em um novo recipiente e guardado em local fresco.
Com groselha
Como as bactérias vivem na superfície das bagas de cereja de pássaro e agem como fermento, a fermentação ocorre quando diferentes frutas são adicionadas. Ao colher 10 kg de groselha e 1 kg de cereja de pássaro silvestre ou cultivada, você pode fazer um vinho com um aroma muito agradável e um sabor incomum.
As frutas são amassadas e combinadas. O xarope resfriado feito com 7,5 xícaras de água e 3–4 kg de açúcar é colocado em um recipiente com a massa vitamínica e deixado em local aquecido para fermentação, coberto com gaze. Após três dias, a massa é filtrada e colocada em um novo recipiente.
De folhas de cerejeira
Não só os frutos, mas também outras partes do arbusto ou pequena árvore possuem propriedades benéficas.O vinho é feito com folhas frescas e aromáticas, mas como não contêm fermento selvagem, adiciona-se amônia para acelerar a fermentação.
As verduras são colocadas em água fervente, tampadas e deixadas por três dias. No 4º dia, o líquido é colocado em um recipiente de vidro, misturado com açúcar, passas, acrescenta-se uma colher de amônia e insere-se um tubo ou selo d'água. Após quatro dias, o mosto é adoçado novamente e após cinco dias é adicionado o restante do açúcar.
O vinho é deixado em infusão por 1,5 meses e depois de filtrado por mais 3 meses.
Para preparar uma bebida a partir de 400 g de folhas você precisará de:
- 7 litros de água;
- 100 gramas de passas;
- 4kg de açúcar.
O vinho feito com a massa verde da cereja de passarinho melhora a digestão dos alimentos e acelera a recuperação de resfriados. Para aumentar o apetite, beba em pequenas doses.
Regras de armazenamento
Para garantir que o vinho feito independentemente dos frutos silvestres não envelheça rapidamente, perca força e sabor agradável, na hora de escolher onde colocar as garrafas é necessário levar em consideração os requisitos básicos:
- A bebida deve ser armazenada em local fora do alcance da luz solar.
- Antes de servir, recomenda-se que o vinho feito de cereja vermelha ou preta seja mantido entre 12 e 15 graus Celsius. Flutuações de temperatura são permitidas dentro de 2,5 °C.
- A umidade no porão, adega ou varanda fechada deve ser de no mínimo 60, no máximo 80%.
- Recomenda-se que as garrafas de bebidas alcoólicas seladas com rolha sejam colocadas horizontalmente.
Em recipientes de plástico, o vinho perde aroma e sabor.