Muitas pessoas preparam bebidas alcoólicas caseiras a partir de bagas e frutas, mas o vinho feito a partir de compotas é muito menos comum, embora tenha um sabor bastante agradável, que depende do material utilizado. O aroma também é transmitido a partir da matéria-prima, por isso é recomendável fazer vinho a partir de um tipo de compota, em vez de misturar diferentes, que se interrompem.
Sutilezas de fazer vinho a partir de geléia
Em casa, uma bebida de vinho geralmente é feita com geléia velha e azeda ou coberta com uma camada de calda de açúcar congelada. Você pode, claro, comer uma iguaria fresca preparada neste ou no ano passado, mas isso não é necessário. Esta sobremesa é perfeita para tomar chá, como recheio de tortas, tortas e pãezinhos.
Preparar o vinho é bastante simples. Antes de adicionar o mosto, o material inicial é bem misturado com água. Não se adiciona açúcar, pois já existe em quantidade suficiente, mas também se utilizam passas, arroz e fermento para o processo de fermentação.
Requisitos para o ingrediente principal
O vinho pode ser feito com geléia. Eles podem conter qualquer fruta. O único requisito para o material de origem é que ele não esteja mofado.
Se o produto doce azedar, tudo bem, pois, segundo a tecnologia, a bebida vínica passa por uma fase de fermentação. Mas se aparecer mofo na superfície de uma guloseima de fruta, é melhor não usá-la, pois o cheiro de mofo será transferido para a bebida alcoólica, mesmo que o mofo tenha sido removido. Também tem a capacidade de decompor o vinho em água e dióxido de carbono.
Como fazer vinho com geléia em casa
Para obter um bom vinho, o principal é preparar bem o recipiente para a fermentação e maturação. A melhor opção para esses fins seria uma garrafa de vidro.
Uma panela ou tanque esmaltado é adequado, mas é para grandes volumes, mas para geléia é melhor usar uma garrafa ou um pote de três litros.
Os recipientes e todos os equipamentos são bem lavados e regados com água fervente ou esterilizados para evitar a entrada de bactérias patogênicas na bebida. Mexa o mosto com uma espátula de madeira ou uma colher de cabo longo.
O vinho é preparado a partir de diferentes compotas, a tecnologia de preparo também pode diferir um pouco, assim como o tempo gasto desde o início da produção da bebida até o produto acabado. Em qualquer caso, use selo d'água. Pode ser uma touca de náilon com tubo de borracha, um tampão de algodão ou uma luva médica, que é usada com mais frequência. Um balão é adequado para um pescoço estreito.
De geléia de framboesa
O vinho elaborado com compota de framboesa é brilhante, de cor rosa escuro, com um aroma subtil a framboesa.
Ingredientes:
- Um pote de litro de geléia de framboesa, geléia ou geléia fina.
- Um litro de água fervida e morna.
- 5 colheres de sopa de passas leves.
Processo de cozimento:
- Coloque todos os produtos em uma jarra de três litros, não lave as passas. Cubra o conteúdo bem misturado com gaze e coloque em local escuro e quente por uma semana e meia.
- Depois disso, retire a polpa flutuante, coe o mosto e despeje em uma garrafa limpa. Coloque o frasco com uma luva colocada sobre o gargalo do recipiente por cerca de mais seis semanas no mesmo local. Fure vários dedos da luva com uma agulha.
- Enquanto o mosto fermenta, a luva permanecerá inflada como um balão. No momento em que cair, a fermentação irá parar.
- Agora a bebida deve ser despejada com cuidado em garrafas, sem perturbar o sedimento. O recipiente deve estar completamente cheio. Envie a bebida para o porão por vários meses para infundir e desenvolver o sabor e o aroma.
De geléia de morango
Surpreendentemente, o vinho feito com geléia de morango fermentada tem um sabor bastante agradável. O seu preparo é um pouco diferente da receita anterior.
Componentes necessários:
- Um litro de morangos fermentados.
- A mesma quantidade de água fervida morna.
- Um copo e meio de açúcar + outro meio copo.
- Colher de sobremesa de passas não lavadas.
Dissolva a geléia e a primeira parte do açúcar na água morna, acrescente as passas, misture bem. Uma garrafa de três litros é adequada para esta quantidade de ingredientes. Coloque uma luva médica de borracha em cima dela, espetando alguns dedos com uma agulha.
A garrafa é mantida em local aquecido e protegido da luz, durante todo o período de fermentação do mosto. Isso levará várias semanas. Todo esse tempo, a luva ficará cheia de dióxido de carbono liberado durante o processo de fermentação. Quando a luva é esvaziada, a fermentação para.
Na próxima etapa, o mosto deve ser coado em três camadas de gaze, adicionar a segunda parte do açúcar, misturar, engarrafar e fechar. Coloque em local fresco por três ou quatro meses.
Após clarificação e precipitação, o vinho é cuidadosamente escorrido, arrolhado e armazenado em cave.
Maçã
Você pode fazer um maravilhoso vinho seco ou semi-seco a partir de matérias-primas de maçã.
Obrigatório:
- 1,5 litros de geléia de maçã;
- 1,3 litros de água purificada;
- um copo de passas leves.
Para tal quantidade de matéria-prima será necessária uma garrafa de cinco litros. Combine todos os ingredientes da futura bebida, misture bem. Cubra com gaze dobrada em quatro camadas e coloque em local escuro e aquecido por cinco dias. Mexa diariamente o conteúdo da garrafa com uma colher de pau de cabo longo.
Depois disso, colete a polpa que subiu até o topo, coe o mosto em um frasco limpo e calce uma luva médica com o dedo furado. Coloque no mesmo local para fermentação até terminar.
Retire o vinho límpido do sedimento, experimente, se estiver muito azedo pode adoçar a gosto. Em seguida, guarde a bebida por mais alguns dias em local escuro.
Leve o vinho derramado e tampado para o porão e observe o aparecimento de sedimentos, dos quais a bebida deve ser retirada periodicamente. Quando a sedimentação das impurezas do vinho cessa, o vinho está pronto para beber.
Damasco
Você pode fazer vinho com geléia de damasco usando a mesma tecnologia do vinho de maçã. Sua cor é âmbar, com tonalidade dourada.
Receita simples sem fermento
Como base para o vinho sem fermento, pode-se fazer um drink com geléia de framboesa, substituindo a base por qualquer outra. Uma sobremesa muito saborosa é feita com geléia de cereja sem caroço, de cor rubi brilhante.
Geléia de Groselha com Arroz
O vinho à base de arroz é mais forte que o vinho de passas, uma espécie de saquê japonês.
Produtos necessários:
- 1,5 litros de geléia de groselha;
- 4,5 litros de água;
- 1,5 xícaras de arroz redondo.
Você precisa começar a fazer vinho misturando os ingredientes. Se a fruta estiver inteira, ela deve ser amassada. A mistura resultante é colocada em uma garrafa com selo d'água e enviada para um quarto escuro por um mês.
Depois disso, a bebida é despejada em potes de três litros, que ficam abertos por um dia na mesma sala. Após este tempo, você pode tirar uma amostra. O vinho, de cor rubi escuro, apresenta sabor ácido.
Receita rápida de duas semanas
Com esta receita simples, o vinho pode ser preparado em apenas 2 semanas, e terá um sabor delicioso, com aroma frutado e, o mais importante, a partir de produtos naturais, sem quaisquer produtos químicos. O processo de cozimento acelerado se deve ao uso de fermento e arroz, além de geléia azeda.
Ingredientes para preparação:
- 1,5 litros de geléia fermentada.
- 1,5 litros de água fervida morna.
- 1,5 xícaras de arroz redondo.
- Um pequeno pacote de fermento seco.
- Uma colher de sopa de açúcar.
Primeiro, misture o fermento com o açúcar e um pouco de água em um copo. Enquanto ocorre o processo de ativação, misture a geléia com o arroz não lavado, adicione água e misture bem. Despeje o fermento na mistura resultante e mexa.
Coloque uma luva médica de borracha no gargalo do frasco e pique três dedos com uma agulha. Coloque o recipiente em uma sala escura e quente por 12 dias. Assim que o vinho ficar límpido, coloque-o na geladeira por alguns dias.
Coe a bebida finalizada, experimente e adoce se necessário. Despeje em garrafas, feche e leve para o porão.
Em uma nota! Ao fazer vinho com fermento, pode-se usar não apenas um tipo de geléia, mas também misturar vários tipos de preparações doces.
Regras de armazenamento de bebidas
É aconselhável guardar qualquer bebida alcoólica em local fresco.
Um porão ou adega é adequado para isso, se você tiver pequenos suprimentos, uma geladeira também servirá.
O produto acabado é colocado em recipientes de vidro: garrafas, potes, garrafões de vários tamanhos. Ao encher o recipiente, procuram despejar a bebida até a tampa ou o mais completamente possível, para que não haja espaço para liberação de dióxido de carbono e posterior fermentação.