Hoje em dia o mercado oferece a mais ampla gama de produtos alcoólicos. O vinho branco, feito a partir de frutos de uvas verdes e claras, merece atenção especial. Possui um aroma agradável e leve e um sabor rico e delicado. Dependendo da quantidade de açúcar adicionado no momento do preparo, pode-se obter vinho doce, meio seco ou seco.
Propriedades do vinho de uva branca
O vinho tem muitas propriedades benéficas para o corpo humano, claro, quando consumido com moderação. Mas, apesar de todos os seus benefícios, essa bebida também pode causar danos a uma pessoa, principalmente com abuso ou presença de doenças crônicas.
Beneficiar
Possui alto teor de microelementos, vitaminas e óleos essenciais, muito superior ao suco de uva. O vinho melhora significativamente a digestão, aquece o apetite e ajuda a melhorar a absorção de proteínas e ferro. Ajuda a remover toxinas do corpo, inclusive os radicais livres, que lhe causam grandes danos. A bebida também ajuda no combate a resfriados e é usada na prevenção de doenças virais.
Danos e contra-indicações
Podem ocorrer danos causados pelo consumo de vinho se a dose diária permitida da bebida for excedida, que é de 120 a 150 mililitros. O abuso significativo de vinho leva à perturbação do funcionamento normal dos órgãos internos, como rins, fígado, sistemas digestivo e geniturinário. Também são observados graves distúrbios na psique humana.
O vinho não é recomendado para pessoas com dentes ruins, pois os ácidos contidos na bebida corroem o esmalte dos dentes. É perigoso consumir vinhos baratos, de baixa qualidade ou simplesmente não amadurecidos, preparados em violação da tecnologia, a partir de matérias-primas duvidosas e outros ingredientes desconhecidos. Caso contrário, podem ocorrer alergias graves, dores de cabeça terríveis e até um ataque de asma.
Variedades adequadas para vinificação
A produção de vinhos de elevada qualidade, saborosos e aromáticos depende diretamente da escolha correta da casta adequada. Neste momento, as melhores castas para vinificação são:
- Chardonnay;
- Sauvignon;
- Mascate branco;
- Silvaner;
- Kokur;
- Riesling;
- Isabel;
- Primogênito de Magarach;
- Feteasca;
- Müller-Thurgau.
Requisitos para pratos
Você pode preparar e armazenar vinho em vários recipientes. Garrafas e garrafões de vidro, barris e barris feitos de madeira de amieiro e carvalho, recipientes de aço inoxidável, bem como latas e barris feitos de polímeros de alta qualidade são adequados. Mas a última opção é adequada apenas para armazenamento de curto prazo da bebida.
Pratos esmaltados e até de alumínio são usados para espremer o suco, mas depois ele precisa ser despejado em outros recipientes mais adequados para uma fermentação segura.
Como escolher os ingredientes
Para preparar esses vinhos, são selecionadas variedades com a proporção desejada de açúcar e ácidos, além de alto rendimento de suco. A qualidade da futura bebida depende diretamente disso. Além disso, o mosto de uva deve fermentar naturalmente, sem adição de fermento, o que também é levado em consideração na escolha da casta.
Como fazer vinho branco em casa
Para preparar vinhos saborosos, aromáticos, doces, meio doces ou secos, é necessário selecionar as matérias-primas adequadas e seguir à risca as instruções de receitas comprovadas.
Vinho seco
Vinhos com teor mínimo de açúcar (não mais que 0,3%) ou sem açúcar são considerados secos. Como resultado da fermentação pelo fermento, toda a frutose do suco é processada, mas a preparação não é especialmente adoçada. Para produzir tal bebida são necessárias matérias-primas de alta qualidade, vinho considerado natural e principalmente saudável.
Uma receita comprovada irá ajudá-lo a fazer um excelente vinho caseiro. Obrigatório:
- uvas (com doçura de pelo menos 15%) – 20 quilos.
Preparação passo a passo:
- Primeiro, lave bem todos os recipientes necessários para preparar a bebida e seque-os. Isso protegerá a peça de trabalho contra odores desagradáveis e mofo.
- Agora as frutas estão classificadas. Todas as frutas verdes, podres e estragadas são descartadas.Eles podem estragar o sabor da bebida - ela ficará azeda e azeda. Os frutos nunca são lavados para que o mosto fermente bem.
- Os frutos selecionados devem ser esmagados manualmente, as sementes devem estar intactas, portanto o uso de prensa não é adequado. A polpa e a casca contêm substâncias simples que desempenham um papel vital na formação do sabor da bebida. Portanto, a trituração manual cria o ambiente ideal para a fermentação do mosto.
- Agora o mosto é colocado em uma garrafa de vidro (o recipiente está cheio de 3/4 do volume) de gargalo largo, que é coberto com gaze. Agora você precisa colocar o recipiente em um local aquecido (com temperatura de +20 C...+25 C graus) por um dia.
- Em seguida, a polpa é espremida em um pano de algodão e o suco puro é despejado em uma garrafa de gargalo estreito para posterior fermentação. Uma luva médica é colocada no pescoço ou um selo d'água é instalado.
- O recipiente é colocado em uma adega ou despensa, com temperatura de +16 C a + 28 C graus. A preparação é deixada fermentar durante 1-1,5 meses e depois o vinho jovem é cuidadosamente engarrafado. Eles são selados com tampas e colocados em um porão com temperatura de +6 C a +16 C graus por 1 mês. Após este período, o sabor ficará mais suave e o vinho estará pronto para beber.
Quase doce
Fazer vinho caseiro com as próprias mãos não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Mas vai exigir atenção, paciência e cumprimento estrito das instruções da receita. Ingredientes necessários:
- frutas de uva – 10 quilos;
- açúcar granulado – 3 quilos.
Preparação passo a passo:
- As uvas são selecionadas, removendo os frutos podres. Não há necessidade de lavá-los - há fermento na superfície da fruta, graças ao qual o mosto começará a fermentar.
- As frutas são colocadas em uma bacia ou panela esmaltada e bem prensadas de qualquer forma disponível.Em seguida, o recipiente é coberto com gaze e colocado em local aquecido por 5 dias. Além disso, é necessário mexer a massa várias vezes ao dia com uma espátula de madeira.
- Após os primeiros sinais de fermentação - os bagos começam a flutuar na superfície - toda a polpa é colocada em uma peneira e o suco de uva é coado por uma camada de gaze para uma garrafa de vidro. Em seguida, despeja-se o açúcar, mexe-se e coloca-se no gargalo da garrafa uma luva médica de borracha furada em vários lugares. Ele é preso firmemente com um elástico. A própria garrafa precisa ser preenchida até 2/3 do seu volume, deixando espaço para gases.
- Depois de algumas semanas, o vinho irá parar de tocar - a luva irá parar de inchar e cair. Agora você precisa fazer uma degustação para determinar o nível de açúcar. Se o produto estiver azedo, acrescente mais açúcar e deixe descansar por mais algumas semanas. Quando o sabor da bebida se normaliza, ela é filtrada novamente e engarrafada em garrafas de vidro. Em seguida, são arrolhados e colocados em uma adega fresca por 2 a 3 meses. Após este período, o vinho pode ser consumido com segurança.
Doce
Os vinhos doces incluem aqueles que contêm 55-80% de açúcar. Para obter uma bebida de qualidade, selecione os cachos mais suculentos, maduros e até muito maduros, com teor máximo de açúcar. O cozimento começa com a preparação dos seguintes ingredientes:
- frutas de uva – 10 quilos;
- açúcar – 3 quilos.
Preparação passo a passo:
- Após a triagem dos frutos, eles são esmagados para a obtenção do suco e o mosto é deixado assentar.
- O açúcar é colocado na mistura e bem mexido.
- Um selo d'água é colocado na garrafa e o produto é deixado fermentar por 3 semanas.
- Posteriormente, o vinho jovem é separado do sedimento formado, fechado com rolha e deixado por mais 2 meses.
- Agora a bebida é filtrada novamente em gaze, colocada em garrafas de vidro, rolhada e colocada em local fresco (porão, adega) por 8 meses. No final do período, o vinho doce está pronto para consumo.
Bebida gelada
Agora, uma bebida interessante e saborosa está se tornando cada vez mais popular - o vinho gelado feito de uvas leves. Muitas pessoas pensam que um produto de alta qualidade só é obtido na fábrica. Mas isso está fundamentalmente errado - um excelente vinho gelado pode ser facilmente preparado em casa.
Você precisará de:
- frutos de uva branca – 1,5 quilogramas;
- açúcar – 1,5 quilogramas.
Recursos de culinária:
- Para obter uma bebida verdadeiramente saborosa, é importante selecionar frutos silvestres meio maduros. O destaque da tecnologia é que as frutas são congeladas antes de espremer o suco. É graças a este procedimento que a bebida adquire um sabor especial e um aroma encantador, razão da sua crescente popularidade.
- Depois, a tecnologia de preparo não difere daquela utilizada na produção do vinho branco comum. A única coisa importante é adicionar açúcar ao preparo após a última etapa de coar o suco.
Sutilezas de armazenamento
Uma garrafa aberta de vinho branco é consumida em 3 dias, após os quais perde o sabor e as qualidades aromáticas. Para prolongar esse período, a garrafa é rolhada e resfriada. Uma técnica eficaz seria despejar de um recipiente maior para um menor para minimizar o espaço de ar. Por sua vez, as garrafas seladas com rolhas são armazenadas em caves e caves secas, bastante escuras e frescas.
A temperatura ideal é de +10 C a +14 C graus, então o vinho não só mantém a sua qualidade, mas também continua a “amadurecer”, ganhando sabor e aroma. Além disso, é desejável que as garrafas de bebidas sejam armazenadas numa posição horizontal.
Algumas condições mais importantes para o armazenamento do vinho são a ausência de odores estranhos, pungentes e desagradáveis e o descanso total dos recipientes.
Não é recomendado agitar, reorganizar ou virá-los até o uso.