Nem todas as variedades de uvas são adequadas para a produção de álcool. A melhor variedade de wineberry é Isabella. O sabor das frutas não pode ser chamado de sobremesa, mas possuem um aroma espesso que se transfere para a bebida. Os viticultores já cultivam a variedade para vinificação há muito tempo, muitas receitas foram criadas para fazer vinho seco e doce a partir da uva Isabella. A bebida preparada não só é saborosa, mas também saudável, limpa o corpo, apoia o sistema imunológico e dá tônus.
Características de fazer vinho de Isabella
Fazer vinho Isabella é fácil. Esta casta não é utilizada na indústria vinícola. A pesquisa estabeleceu que o álcool metílico e o ácido cianídrico estão presentes em altas concentrações na polpa da fruta. Porém, esses compostos não são capazes de causar danos ao corpo humano se o vinho for consumido com moderação.
Portanto, as uvas Isabella são hoje utilizadas apenas na vinificação caseira. Os residentes de verão e viticultores adoram esta variedade por sua despretensão no cultivo, colheitas anuais abundantes e frutificação de alta qualidade, mesmo em condições climáticas não nativas.
Para preparar uma bebida com as próprias mãos, é necessário preparar pratos e um selo d'água.
Use utensílios esmaltados ou de madeira, mas não de metal, pois o metal prejudica o sabor da bebida.
Se você não tiver um selo d'água pronto, poderá usar uma luva médica estéril e furar cada dedo com uma agulha. A função do selo d'água é liberar dióxido de carbono da louça. O recipiente preparado é regado com água fervente.
Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável usar luvas de borracha, pois a casca da uva Isabella contém muito pigmento colorido e seus dedos ficarão sujos.
Regras para escolha de matérias-primas
As uvas Isabella são colhidas em tempo seco, antes que ocorra a geada. Os cachos devem ser cortados com cuidado, procurando não apagar a camada azulada do fruto, pois contém fungos de levedura, sem os quais o processo de fermentação não prosseguirá.
Para fazer vinho de alta qualidade, é necessário separar cuidadosamente as frutas, retirar as secas, podres e maduras. As frutas boas restantes são arrancadas dos cachos e colocadas sobre uma toalha waffle limpa para secar. Em seguida, despeje nos pratos preparados.
Como fazer vinho com uvas Isabella em casa
Preparar uma bebida com uvas Isabella é uma das atividades mais simples da vinificação. Existem receitas com e sem adição de água, bem como com fermento e com bolo.
Receita simples passo a passo sem água
Se você não tem tempo para se preocupar com o preparo completo, você pode fazer o vinho tinto meio doce Isabella usando uma receita simples, sem usar água. A bebida finalizada apresenta um rico aroma de uva, que se intensifica durante o armazenamento a longo prazo, um leve sabor adocicado com acidez quase imperceptível.
Para preparar vinho, leve:
- 10kg de uvas;
- 3 kg de açúcar granulado.
Preparação passo a passo:
- As uvas são moídas numa bacia de esmalte com as mãos ou com pilão de madeira.
- Os pratos são cobertos com gaze ou tecido fino natural e colocados em local aquecido por uma semana para iniciar a fermentação.
- Todos os dias, mexa o mosto de vinho 3 vezes com a mão ou pilão para remover a espuma.
- O líquido fermentado acabado é filtrado. O bolo é bem espremido.
- O líquido é colocado em uma garrafa grande e adicionado adoçante. Eles instalam um selo d'água.
- A garrafa é deixada cerca de 3 semanas para que o suco fermente. A conclusão do processo de fermentação é avaliada pelo esvaziamento da luva de borracha, pela precipitação do sedimento de levedura no fundo e pela cessação do borbulhamento.
- A bebida é colocada em um recipiente de armazenamento para não perturbar o sedimento. Normalmente é usado um tubo fino.
- O vinho servido é hermeticamente fechado e enviado para armazenamento.
A maneira clássica de fazer vinho seco
Para fazer vinho de uva seca, o açúcar e as frutas são ingeridos em proporções diferentes:
- 5kg de uva Isabella;
- açúcar - na proporção de 50 g por 1 litro de mosto de vinho.
Preparação passo a passo:
- O purê de uvas em tigela esmaltada é coberto com gaze e colocado em local aquecido por uma semana. A massa em fermentação é bem agitada diariamente.
- Uma semana depois, a massa da uva é filtrada e o suco extraído do bagaço.
- O líquido fermentado é colocado em uma garrafa grande. Se você verificar a concentração de açúcar com um medidor de açúcar de vinho, então nesta fase de preparação o indicador deve ser de 16 a 18%.
- Um selo d'água é colocado na garrafa. Deixe o mosto fermentar por 8 a 10 dias.
- A seguir, o vinho é despejado cuidadosamente em pequenos recipientes por meio de um tubo fino para que o sedimento fique no fundo. Adicione 50 g de açúcar para cada litro de mosto. A quantidade total de adoçante deve ser de aproximadamente 500 g; coloque em um dos recipientes e mexa bem até dissolver. É importante manter as proporções para obter um vinho exatamente seco.
- A garrafa grande é lavada. O mosto adoçado é colocado de volta nele. Instale um selo d'água. O vinho fermenta durante um mês.
- Após um mês, o vinho é escoado, deixando sedimentos no fundo. Eles experimentam: a bebida ainda está turva, mas já deve ter um aroma rico e agradável. A garrafa é lavada e o vinho é revertido. Deixe fermentar por mais 10 dias.
- Repita o procedimento para remoção de sedimentos. O vinho já deverá ter alguma transparência.
- O vinho é guardado até a sedimentação dos sedimentos por mais 10 dias. O resultado é uma bebida transparente de uma bela cor vermelha. É colocado em frascos esterilizados, hermeticamente fechados e enviados por 3 semanas para amadurecer a uma temperatura de 10-12 °C.
O vinho seco acabado com uvas Isabella tem uma concentração de açúcar não superior a 0,5%.
Com adição de água
Para fazer um vinho Isabella mais fraco, usa-se água.A vantagem desse método de preparo é que ele produz um volume maior de bebida.
Os ingredientes são os mesmos da receita clássica. As mudanças dizem respeito apenas à tecnologia de cozimento.
Faça o vinho Isabella com água da seguinte maneira:
- Para 1 litro de suco de uva tome 40 g de açúcar.
- Os pratos com o preparo são colocados em local aquecido por 5 dias. A massa da baga é mexida regularmente para remover a espuma.
- Adicione água fervida na quantidade de cerca de 30% do volume total da massa da uva.
- Despeje o líquido em uma garrafa. Eles instalam um selo d'água.
- O líquido fermentado é despejado, deixando sedimentos no fundo.
- Aqueça um pouco o vinho, acrescente 200 g de adoçante por 1 litro.
- A garrafa é deixada 2 meses em local fresco e com temperatura de 10-15 °C. Despeje periodicamente em um recipiente limpo, deixando sedimentos, para finalmente conseguir a transparência da bebida.
O vinho é preparado com água para equilibrar a acidez. Esta receita é utilizada em áreas de clima desfavorável, onde por falta de luz solar e umidade excessiva do solo, os frutos da uva Isabella crescem sem açúcar.
Se tudo estiver de acordo com o teor de açúcar das uvas, não se deve usar água. Isso estragará o sabor do álcool.
Com fermento
O fermento é utilizado durante o preparo para armazenar o vinho por mais tempo.
Preparar:
- 5kg de frutas;
- 100g de fermento;
- 1 kg de açúcar granulado.
Prepare o vinho Isabella com fermento da seguinte forma:
- As uvas são esmagadas.
- A massa de uva é colocada em uma panela e levada ao fogo baixo. Aqueça a 70-80 °C, não deixe ferver.
- Deixe a mistura em infusão por 3 dias.
- Levedura é adicionada. Pressione e filtre a massa.
- Adicione 0,5 kg de adoçante. Mexa bem.
- Coloque um selo d'água na garrafa.O mosto é deixado fermentar em local aquecido durante vários meses. Mexa ocasionalmente.
- O vinho fermentado é colocado em outra garrafa sem afetar o sedimento. O procedimento é repetido várias vezes até que a bebida fique límpida.
- Adicione a quantidade restante de açúcar. Mexer.
- Engarrafado. Enviado para armazenamento.
Com açucar
Fazer uma bebida de uva é impossível sem usar adoçante. Mas a quantidade de açúcar é ajustada levando em consideração o nível de acidez do suco de uva. Você pode verificar o indicador pelo gosto, mas é melhor usar um medidor de pH. O nível de acidez do mosto de vinho é de 4-6 g/l.
Se o nível de acidez não for satisfatório, adiciona-se açúcar a gosto após o término da fermentação.
Do bolo
A polpa restante após espremer o suco não é jogada fora. A partir dele também se faz vinho, que não é tão rico quanto o primário, mais claro, mais leve, mas ainda assim saboroso.
É necessário adicionar a polpa à composição imediatamente após espremer o suco. Cascas de uva secas e velhas não são adequadas para cozinhar.
Os ingredientes são consumidos nas seguintes proporções:
- 6 litros de bolo;
- 5 litros de água;
- 1 kg de adoçante.
Prepare o vinho Isabella a partir do bagaço de acordo com a receita padrão com água.
Armazenamento adicional do produto
O vinho caseiro acabado com uvas Isabella é colocado em garrafas de vidro limpas e hermeticamente fechadas. Armazenar o produto em cave equipada com prateleiras para colocação horizontal de garrafas, ou em outro local seco e onde a radiação ultravioleta não penetre.
O vinho Isabella pode ser consumido por 5 anos.