Os enólogos guardam os segredos de fazer uma bebida maravilhosa e os transmitem de geração em geração. Mas a tecnologia de fazer vinho é conhecida desde a antiguidade: conhecendo regras simples, qualquer pessoa pode preparar a bebida por conta própria. Vejamos como fazer vinho caseiro a partir de uvas ou outras frutas e bagas. Depois de dominar a tecnologia, você terá suas próprias receitas e segredos que tornarão sua bebida caseira única e requintada.
- O que você precisa para fazer a bebida
- Etapas de fazer vinho em casa
- Regras para seleção e preparação
- Moagem de matérias-primas ou obtenção de celulose
- Fermentação de polpa
- Preparação de mosto
- Fermentação do mosto de vinho e sua clarificação
- Clarificando vinho com gelatina
- Separação do vinho dos sedimentos
- Engarrafamento e armazenamento
- Características de preparação de diferentes tipos de vinho
- Seco
- Vermelho
- Branco
- Rosa
- Fortificado
- Espumante
- Regras de armazenamento de bebidas
- Receitas populares
O que você precisa para fazer a bebida
Para preparar vinho com tecnologia caseira você precisará de:
- recipiente para fermentação de polpa;
- garrafas;
- espremedor, espátula para misturar;
- selo d'água (luva);
- mangueira flexível para remover o vinho dos sedimentos.
Os recipientes e acessórios são lavados, desinfetados e completamente secos antes do uso.
Etapas de fazer vinho em casa
É como se a natureza garantisse que as pessoas pudessem produzir vinho – as substâncias que provocam a fermentação estão presentes nas frutas. A principal tarefa dos enólogos iniciantes é coletar e preparar adequadamente as matérias-primas, criando condições para iniciar o processo de fermentação. Na continuação da produção, é necessário seguir a sequência de trabalho e manter os prazos necessários para que a bebida fermente e amadureça.
Regras para seleção e preparação
A matéria-prima tradicional do vinho são as uvas. As variedades de vinho liberam suco e fermentam melhor. É melhor usá-los para cozinhar em casa. Regras básicas para escolha de uvas:
- selecione apenas pincéis totalmente maduros - sem sinais de imaturidade, deterioração ou danos mecânicos;
- a limpeza é feita em tempo seco - não deve haver umidade nas escovas;
- as uvas não são lavadas - a cobertura contém substâncias que desencadeiam a fermentação;
- as bagas são retiradas dos pincéis.
O tratamento da plantação com produtos químicos, se necessário, é feito muito antes da colheita, para que não fiquem vestígios de substâncias nocivas nos frutos.
Moagem de matérias-primas ou obtenção de celulose
A integridade das uvas deve ser quebrada para que o suco comece a escorrer. Para isso, as uvas são esmagadas - manualmente, com um espremedor de batatas.A pressão não deve ser muito forte para não danificar os ossos. Portanto, não são utilizados liquidificadores, prensas e moedores de carne.
Coloque a polpa preparada em recipientes que não estejam sujeitos à oxidação - em panelas de aço inoxidável, esmaltadas, de vidro. Tradicionalmente, utilizam-se barris de madeira, que são pré-lavados e secos.
Fermentação de polpa
O recipiente com o preparo do vinho é coberto com um pano e amarrado para evitar a entrada de insetos. A composição é agitada 1-2 vezes ao dia para facilitar a fermentação. Quando todo o bolo flutua na superfície e se transforma em uma massa densa, ele é retirado e espremido. O suco não deve conter partículas de uva.
Preparação de mosto
O suco deve continuar a fermentar. Para isso, é colocado em recipientes que podem ser hermeticamente fechados - garrafas de vidro, potes, barris. É necessário evitar que o mosto entre em contacto com o ar. Para tanto, são feitos selos d'água. Feche bem o recipiente, insira um tubo na tampa e coloque a ponta na água.
Durante a fermentação, formam-se gases, por isso o recipiente fica cheio até 2/3 do volume. Os gases fluirão para fora da garrafa através do tubo. A maneira mais simples de substituir o tubo de saída de gás é colocar bem uma luva cirúrgica no pescoço e amarrá-la, usando uma agulha para fazer vários furos na borracha.
Fermentação do mosto de vinho e sua clarificação
Como garantir sabor e fermentação adequada:
- a garrafa é mantida longe da luz solar direta, em uma sala iluminada;
- temperatura - 18-28 °, as baixas temperaturas interrompem a fermentação, as altas temperaturas levam à formação de álcoois que prejudicam o sabor.
A maioria das variedades de uva requer adição de açúcar para melhorar o sabor e manter a fermentação. É introduzido 2 a 3 vezes dependendo do sabor do mosto. A primeira vez - 2-3 semanas após o engarrafamento.
A quantidade de açúcar é de 50 gramas por litro. Parte do líquido é despejado da garrafa, todo o volume do açúcar granulado é dissolvido e devolvido ao recipiente geral.
Antes de adicionar açúcar, é necessário provar o mosto. Se for doce, a fermentação é ativa, não é necessária uma bebida muito forte e açucarada, não se adiciona açúcar. Durante o processo de fermentação, o mosto clareia e amadurece gradualmente.
Clarificando vinho com gelatina
A gelatina ajuda a remover a turvação do vinho, clareá-lo e estimular a formação de sedimentos. Para 5 litros de vinho, tome uma colher de sopa incompleta de gelatina. Despeje com uma colher de sopa de água fria e espere até que se dissolva e inche (1-2 horas). Adicione a mesma quantidade de água fervente e mexa até ficar homogêneo. Após esfriar, despeje no vinho mexendo sempre.
Deixe a bebida fermentar novamente por 2-3 semanas usando selo d'água. Aguarde a turbidez precipitar.
Separação do vinho dos sedimentos
A conclusão da fermentação é indicada por:
- nenhum gás escapa pelo selo d'água (as luvas caem);
- clarificação e transparência do líquido;
- sedimento formado.
O vinho deve ser drenado imediatamente para que o sabor não se deteriore. A garrafa é colocada sobre uma plataforma elevada, a mangueira flexível é abaixada e, após sugar, começa a despejar em outro recipiente. É importante não tocar no sedimento - deixe-o no lugar.
Importante: se o vinho não for doce o suficiente, pode-se adicionar açúcar e fermentar novamente instalando um selo d'água.
O recipiente é cheio até o topo e ocorre o processo de fermentação silenciosa (inativa). O vinho é drenado regularmente do sedimento.
Engarrafamento e armazenamento
Quando o sedimento para de se formar, a bebida é transferida para garrafas, deixando um espaço de alguns centímetros até a rolha, e selada. Armazenar em local fresco e escuro (adega).O amadurecimento ocorre de vários meses a um ano e meio. A qualidade está melhorando constantemente.
Características de preparação de diferentes tipos de vinho
Em casa, você pode fazer diversos tipos de vinho, inclusive o mais saudável, segundo nutricionistas, a bebida seca. A cor do produto depende dos tipos de uva utilizados, a concentração depende da porcentagem de açúcar e álcool.
Seco
O açúcar não é usado para preparar a bebida seca - a fermentação é fornecida pela frutose das uvas. Portanto, apenas as variedades de uvas mais doces são escolhidas - com um teor de açúcar de 15 a 22%. Se você fornecer vinho com matérias-primas de baixa qualidade, não será mais possível melhorar o sabor.
Informação: os vinhos secos são produzidos com uma intensidade de 8-11 °, o sabor depende apenas da qualidade das uvas.
Vermelho
Após clarificação durante a fermentação, as uvas escuras produzem uma bebida vermelha. Estes são os tipos de vinhos naturais mais ácidos e aromáticos. Para preparar um produto de qualidade, é necessário manter uma temperatura de 22-29 °. Quanto mais doces as uvas, mais refinado é o sabor. A adição artificial de grandes quantidades de açúcar é indesejável, neste caso não será possível fazer vinho com sabor natural. A prontidão ocorre 2 a 3 meses após o engarrafamento.
Branco
Recomenda-se servir vinhos brancos com suco puro - os componentes sólidos são separados imediatamente. As uvas verdes são utilizadas como matéria-prima.
Preparar essas bebidas é fácil e rápido - a fermentação silenciosa não leva mais de 2 meses.
Rosa
A mistura de variedades de uvas escuras e verdes na produção de vinhos caseiros resultará em uma bebida de cor rosa. A composição deve ser preparada tendo em conta a combinação dos sabores da uva, não esquecendo que as castas escuras são mais perfumadas e ácidas e podem encobrir completamente o aroma delicado das castas claras.
Fortificado
As seguintes tecnologias são usadas para fazer vinho fortificado:
- aumento do aporte de açúcar - ao adicionar 1% de areia, a resistência aumenta 0,5%;
- fixação com álcool - aditivo permitido - 2-15% do volume.
Observe que o último método piora o sabor, introduz cheiro alcoólico no produto acabado e priva-o de naturalidade.
Espumante
Para tornar o vinho espumante, é engarrafado quando a fermentação começa a diminuir (após 14-28 dias). Garrafas de champanhe são utilizadas para engarrafamento. O principal no preparo é selar bem com rolhas naturais com freio. As garrafas são colocadas em ângulo para armazenamento para que a rolha fique molhada.
Regras de armazenamento de bebidas
O local de armazenamento ideal é um porão escuro com temperatura constante de 6 a 8 °. Em casa, é necessário fornecer ao vinho um local escuro e com temperatura de 10-15 °. A umidade é mantida entre 60-80%. As garrafas precisam de descanso completo. Com rolhas naturais, as garrafas são colocadas na horizontal.
Receitas populares
Receita passo a passo para fazer vinho seco - a partir de variedades doces Pinot Noir, Solaris:
- Preparando suco. Amasse as frutas e guarde em um recipiente por 12 a 18 horas. Esprema o suco e despeje em uma garrafa.
- Instale um selo d'água.
- Deixe o mosto fermentar durante 3 semanas a uma temperatura de 22-28 °.
- Drene o sedimento. Deixe fermentar durante 3 semanas em frasco fechado.
- Retire novamente o sedimento e deixe por mais um mês.
Despeje em garrafas e guarde.
Você pode fazer um vinho delicioso com suas próprias mãos a partir da popular variedade Lydia. Você precisará de 3 quilos de açúcar para cada 10 quilos de matéria-prima. A polpa é guardada em recipiente coberto com pano por 5 dias. Em seguida, o suco é escorrido e espremido. Despeje em uma garrafa com selo d'água ou uma simples luva de borracha, adicionando 2 quilos de açúcar. Adicione o açúcar restante após 14 dias. O tempo total de fermentação é de 3-4 semanas.Após o engarrafamento, conservar em cave durante pelo menos um mês.
Fazer vinho em casa é criativo e emocionante. No processo de preparo, as receitas são aprimoradas e os enólogos adquirem as habilidades e segredos necessários. O preparo do vinho demorará muito, mas o resultado valerá todo o esforço.