As castas de vinho ou de uvas técnicas não são cultivadas apenas em quantidades industriais para a produção de produtos vitivinícolas, sumos e néctares. Jardineiros e proprietários de terrenos privados cultivam frutas silvestres para fazer vinhos, licores e licores caseiros. O vinho elaborado com a uva Lydia tem sabor e aroma incomuns, por isso é muito procurado pelos amantes das bebidas de uva.
Características de fazer vinho com uvas Lydia
As uvas híbridas da variedade Lydia são preferíveis para cultivo em regiões com clima quente e seco. É nas latitudes meridionais que a concentração de açúcares nas frutas maduras chega a 18%, e de ácidos - até 9,5 gramas por litro de suco. Portanto, na produção do vinho, as matérias-primas secundárias da uva não necessitam de ajustes adicionais.
A principal característica da variedade é que a fruta contém grande quantidade de pectina, que durante o processo de fermentação é convertida em álcool metílico. Nenhum teor de metileno foi detectado em frutas frescas, sucos e néctares.
Embora o álcool metílico esteja contido em qualquer produto alcoólico, a concentração de substâncias nocivas durante a fermentação das uvas Lydia excede significativamente a norma.
Importante! Devido ao aumento do teor de metileno, recomenda-se que os vinhos da casta Lydia sejam consumidos em quantidades moderadas para não causar intoxicações alcoólicas graves no organismo.
Dicas para escolher ingredientes
Para obter uma bebida saborosa e de alta qualidade, é necessário se familiarizar com antecedência com a tecnologia de preparo do vinho caseiro.
- Os recipientes para fermentação da futura bebida são escolhidos em vidro, madeira ou aço inoxidável. Recipientes esmaltados também são adequados. Mas não é recomendado o uso de recipientes de alumínio para fermentação do mosto.
- Os frutos maduros são colhidos em tempo seco e claro. Se as uvas para fazer vinho forem compradas no mercado, os bagos são cuidadosamente separados, separando-se os frutos estragados, enrugados e verdes.
- Antes de fazer o vinho, os bagos não são lavados, pois a casca das uvas contém leveduras que controlam o processo de fermentação do mosto.
- Para obter bebidas suaves e leves, os bagos são separados dos engaços da uva.
Se você quiser uma bebida rica e ácida, deixe as cristas ao fazer o mosto.
Como fazer vinho de uva Lydia em casa
Existem muitas receitas para fazer vinho caseiro com uvas Lydia. O vinho jovem adquire sempre uma agradável tonalidade rosada; Se o mosto tiver fermentado, a bebida ficará marrom.
Receita simples
Fazer uma bebida de uva saborosa e saudável não é difícil, mas leva tempo para o vinho amadurecer.
Para fazer vinho seco com uvas Lydia, você precisará de 10 quilos de frutas e 2,5 quilos de açúcar.
- Retire os frutos das cristas, coloque-os num recipiente largo e amasse bem com um espremedor de madeira ou com as mãos.
- Transfira a massa resultante para um recipiente de vidro de gargalo largo, acrescente 150 gramas de açúcar e misture bem.
- Cubra o recipiente com mosto de uva com gaze ou pano e coloque em local escuro por 3 dias.
- A temperatura é mantida entre 16 e 18 graus.
- No final do período, o mosto de uva é colocado em recipientes para posterior fermentação.
- As garrafas são cobertas com um dispositivo especial - selo d'água, ou luvas de borracha com furo no dedo, e colocadas em um quarto escuro com o mesmo regime de temperatura.
- O açúcar para fazer a bebida é dividido em 3 partes iguais, que são adicionadas às garrafas de vinho a cada 5 dias.
- Após a adição do açúcar, o líquido é bem misturado e deixado para posterior fermentação.
- Depois de um mês, os processos de fermentação serão interrompidos e as luvas cairão.
- O vinho jovem é escoado através de tubos especiais, deixando uma camada de sedimento turvo no fundo do recipiente.
A bebida resultante é engarrafada e enviada para amadurecer em sala escura e fresca por 90-120 dias.
De uvas congeladas
Receita passo a passo para fazer vinho Lydia com frutas congeladas.
Você precisará de 15 quilos de frutas congeladas, 1,5 quilo de açúcar e 150 gramas de fermento de vinho.
- As uvas congeladas são esmagadas no liquidificador.
- A massa triturada é espremida.
- O suco resultante é misturado ao fermento, coberto com gaze e colocado em local escuro e quente.
- Após 3 dias, assim que começa o processo de fermentação, adiciona-se açúcar ao mosto e mistura-se bem.
- Uma luva de borracha é colocada sobre a garrafa de bebida e enviada para uma sala escura e quente.
Após 1,5 meses, o vinho jovem é engarrafado e enviado por 90-120 dias para amadurecer em local escuro e fresco.
Com passas
Para preparar uma bebida vínica caseira de uva Lydia com passas, siga as instruções da receita clássica.
Enquanto os recipientes com o suco espremido aguardam o início da fermentação, colocam-se 300 gramas de passas em uma pequena quantidade de água e adicionam-se 100 gramas de açúcar. Coloque o recipiente com as passas em local aquecido e deixe por 5 dias.
Assim que se inicia a fermentação em um pote de passas, a mistura é despejada com suco de uva, colocada em recipientes de fermentação e deixada em local escuro e aquecido por 60 dias.
Em seguida, a bebida vínica é engarrafada e enviada para amadurecer em sala arejada.
Fortificado com açúcar
Para fazer uma bebida de vinho fortificado, você precisará de 10 quilos de frutas e 1.200 gramas de açúcar. Você também precisará de açúcar adicional na proporção de 100 gramas por litro de suco fermentado.
As frutas são amassadas em um recipiente largo e deixadas por 3 dias em ambiente escuro e aquecido. O mosto é misturado ao açúcar e colocado em recipientes de fermentação cobertos com selo d'água ou luva de borracha.
Após a interrupção da fermentação, o vinho é filtrado e o açúcar restante é adicionado na proporção de 100 gramas por litro de líquido. O vinho fortificado envelhece pelo menos 60 dias.
Com álcool ou vodka
O vinho caseiro Lydia com adição de álcool ou vodka é feito de acordo com uma receita clássica. Ao engarrafar vinho jovem, adicione 10 mililitros de álcool puro a cada litro de bebida.
As garrafas de vinho são colocadas em uma sala quente por 14 dias, após os quais são transferidas para um local fresco e escuro e guardadas por 99-120 dias.
Com mel
Uma bebida de vinho com mel também é preparada de acordo com a receita clássica, apenas 2 colheres de sopa de mel são adicionadas ao mosto junto com o açúcar.
Conselho! Para obter uma bebida mais forte no engarrafamento, adiciona-se vodka ou álcool ao vinho.
Com maçã
Para que o vinho adquira sabor e aroma de maçã, vários pedaços de maçã são adicionados ao mosto durante o processo de fermentação, trocando-os a cada 4-5 dias por frescos.
Regras de armazenamento
Após o engarrafamento, as garrafas com a bebida são arrolhadas e colocadas em local escuro e fresco.
Guarde as garrafas na posição horizontal para que as rolhas fiquem constantemente humedecidas e não sequem.
Recursos de uso
Durante a fermentação, as uvas Lydia liberam uma concentração aumentada de álcool metílico, que pode causar intoxicação alcoólica grave. Mas se você não abusar do vinho caseiro, o vinho feito com frutas da variedade Lydia trará benefícios à saúde e manterá o bom humor.
O melhor é servir este vinho ligeiramente gelado, a uma temperatura de pelo menos 15 graus.