Descrição das variedades de uva para vinho, qual é a melhor para uso doméstico

Para criar vinhos caseiros de alta qualidade a partir de uvas, recomenda-se a utilização de castas especiais para fins vitivinícolas. Cada variedade é única; as uvas diferem na quantidade de açúcares naturais, suculência e adstringência da casca. As uvas devem ser transformadas em vinho manualmente, não sendo necessário lavar os bagos nem retirar as cascas. Vejamos as variedades de vinho mais populares de uvas vermelhas e brancas usadas na vinificação caseira.


Características de variedades técnicas

A videira de castas técnicas resiste a invernos gelados (até -40 0C), é fácil de cuidar e resistente a infecções fúngicas e bacterianas.

Os criadores criaram um grande número de espécies universais adequadas para a produção de vinho e consumo fresco de frutas silvestres.

Um grande papel no sabor final das uvas é desempenhado por:

  • A composição do solo onde a videira é cultivada.
  • Quantidade de precipitação.
  • Influência da luz solar direta.
  • Cuidados com a vinha e condições de cultivo da uva.

Em uma nota! Os bagos das castas técnicas contêm grande quantidade de açúcares e sumo, os frutos apresentam um aroma pronunciado, que constitui a base para a degustação do futuro vinho.

uma garrafa de vinho

Quais são as diferenças entre as variedades de uva para vinho?

As variedades de uvas viníferas são utilizadas principalmente para a preparação de vinho, conhaque, conhaque e outras bebidas alcoólicas. Existem variedades de videira precoce, tardia, moscatel, doce e de mesa.

Para produzir vinhos de elite, são utilizadas variedades de uvas e híbridos testados pelo tempo.

Os bagos das castas de vinho são geralmente de tamanho pequeno, distinguindo-se pelo seu aspecto discreto e casca grossa. Ao mesmo tempo, os frutos maduros contêm uma grande quantidade de suco e açúcar.

cacho de frutas

De quais variedades de uva é feito o vinho branco?

A técnica de elaboração do vinho branco difere da tecnologia clássica de elaboração do vinho tinto.

Para obter vinho branco? é necessário utilizar matérias vínicas diretamente de castas e tipos de uvas brancas e conhecer as suas características. A selecção destas espécies é enorme, sendo seleccionadas as vinhas para cultivo adequadas às condições naturais e climáticas da região onde se pretende plantar a vinha. Vejamos as principais e populares variedades de videira branca e os nomes das variedades.

Pinot Blanc

Casta branca com um bouquet requintado e multifacetado. Adequado para fazer champanhe e vinhos doces de sobremesa. A pátria da videira perfumada é a Borgonha.

O sabor do vinho Pinot Blanc apresenta notas pronunciadas de maçã, com ligeiro tom amendoado. Enólogos inexperientes podem confundir Pinot Blanc com Chardonnay. Pinot Blanc é chamado de vinho tranquilo. Esta uva vinífera ganhou popularidade especial nos EUA, Argentina e Canadá.

Pinot Blanc

Chardonnay

As uvas Chardonnay são do tipo técnico e não são utilizadas frescas na alimentação. Os cachos de Chardonnay são um excelente material vínico universal para vinhos brancos espumantes, secos e doces. A pátria da videira é a Borgonha.

Característica da espécie: se as uvas forem cultivadas em regiões de clima fresco, o vinho adquirirá um leve sabor de noz-limão, se a videira for cultivada no sul e receber muita luz solar, o vinho será denso, com um sabor pronunciado de fruta mel.

A videira é despretensiosa, mas não tem alto rendimento, é uma das mais antigas variedades de uva para vinho.

Uvas Chardonnay

Riesling

Um favorito alemão para fazer vinhos brancos. O Riesling é autossuficiente, as características gustativas são únicas, a videira amadurece por muito tempo, alimenta-se dos raios quentes do sol de outono e é cultivada nas regiões do norte da Europa.

O bouquet do Riesling merece atenção especial: as notas florais se abrem e depois se transformam em notas herbais (aroma de grama recém cortada). Se o Riesling envelhece, apresenta as chamadas “notas petrolíferas” - cheiro de borracha, querosene, alcatrão, que é especialmente apreciado pelos vinicultores de todo o mundo. Riesling não é popular na Rússia; os produtores de vinho inexperientes muitas vezes consideram-no demasiado “azedo”.

Bagas Riesling

Biyanka

Uvas despretensiosas originárias da Hungria. Adequado para regiões de cultivo com climas quentes do sul. Os materiais do vinho Biyanki produzem excelente conhaque e delicioso vinho branco seco. O conhaque tem um sabor pronunciado de amêndoa com delicadas notas de baunilha. Na Rússia, a vodka com especiarias é feita de Biyanka.

É caracterizado por rendimento estável e alto nível de produtividade.

Sauvignon Blanc

Uvas brancas francesas. Uma característica distintiva das bagas Sauvignon Blanc é a camada cerosa branca que se forma na fruta no momento em que está totalmente madura. O vinho desta casta é saboroso, caracterizado pela mineralidade e pronunciados tons “fumados” e cheiro a pólvora. Sauvignon Blanc é frequentemente infundido em recipientes de carvalho com a adição de outras variedades de uvas viníferas.

sauvignon branco

Mascate branco

Pertence ao grupo da noz-moscada para uso em mesa com frutificação precoce. Refere-se às espécies caprichosas e caprichosas. O vinho Moscatel Branco é leve, com notas cítricas pronunciadas e aroma de rosa branca.

Recomenda-se o cultivo da videira caprichosa nas encostas sul, sendo necessária a fertilização com potássio.

Aligote

Variedade Borgonha de maturação precoce. A videira é resistente às geadas, as vinhas são plantadas na região norte. Basicamente, os vinhos secos são preparados a partir do Aligote. O vinho apresenta elevada acidez e aroma floral pronunciado.

Não se recomenda envelhecer Aligote em barrica, existem tecnologias para a elaboração de vinho tinto da casta Aligote.

Variedade Borgonha

Viura (Macabeu)

Uvas brancas espanholas. Os vinhos brancos secos e doces são produzidos a partir de cachos de Viura. Tem um rendimento elevado e estável e pode envelhecer em barricas. O sabor do produto final é denso, floral, com notas de nozes. Em geral, o sabor do Viura é neutro; as uvas são frequentemente incluídas nos blends.

Chasselas brancas

Espécie despretensiosa, resistente a doenças fúngicas, capaz de crescer e frutificar em regiões de diversos climas. Refere-se a híbridos de mesa. A pátria da variedade é a França. O vinho tem um sabor neutro.

chasselas brancas

Grilo

Uma variedade autóctone de uvas sicilianas. Uma característica distintiva é o alto teor de açúcar. Os italianos têm tradicionalmente usado materiais vínicos Grillo para fazer vinhos fortificados com aromas complexos.

Os vinhos brancos secos à base de Grillo apresentam sabores brilhantes de frutas cítricas, urtiga e pimenta verde. Os vinhos espumantes também são produzidos a partir de uvas desta casta italiana.

Amizade

Pertence à seleção búlgaro-russa. A uva Druzhba está adaptada às condições naturais e climáticas da Rússia, é despretensiosa no cultivo e é caracterizada por rendimentos elevados e estáveis.

As uvas maduras são adequadas para consumo fresco. Druzhba é usado com sucesso na vinificação: o vinho final tem sabor de noz-moscada e os frutos maduros contêm uma grande quantidade de açúcares.

variedade de amizade

Cristal

Um tipo popular de seleção doméstica na Rússia para fins universais. Frutas de clima temperado, a polpa é suculenta, doce, com aroma brilhante de noz-moscada. Os enólogos valorizam o Crystal pela sua combinação nobre e equilibrada de acidez e teor de açúcar.

Traminer branco

Uma videira austríaca que criou raízes com sucesso na Rússia. Pertence ao grupo das castas moscatel. O sabor do vinho à base de Traminer distingue-se por um sabor rico, individual e pronunciado a damasco, rosa, violeta e peónia, com notas de açafrão e mel.

A cor do produto acabado é amarelo brilhante, rico, com tonalidade dourada.

Traminer branco

Qual uva faz o melhor vinho tinto?

O vinho tinto é produzido a partir de castas escuras, existem tecnologias para destilar vinho tinto a partir de castas brancas. Vejamos os tipos de uvas mais populares e apreciados pelos produtores de vinho, adequados para fazer vinho tinto seco.

Grenache Noir

A principal variedade de uva escura da Espanha. Criado à base de Grenache Noir, o vinho apresenta um rico sabor a framboesa com notas de ervas. Os vinhos rosés são produzidos a partir desta casta.

Em alguns países, o vinho do Porto caseiro é feito a partir de Grenache Noir. Grenache Noir é resistente à seca, altamente resiliente e adequado para cultivo em regiões com climas áridos.

Grenache Noir

Pinot Noir

Uva Borgonha, comum nas culturas vinícolas de todo o mundo. Acredita-se que conseguir um vinho de qualidade decente à base de Pinot Noir não seja tão fácil, mas se o enólogo conseguir, o resultado surpreenderá até os degustadores mais experientes. A paleta de sabores do Pinot Noir é multifacetada: desde aromas doces até as notas mais profundas e deliciosas dos melhores vinhos do planeta, notas frescas de morango se combinam com o aroma de violetas e cerejas.

Mourvedre (Mourvedre Noir)

Uvas vermelhas espanholas. Uma característica distintiva do vinho de Mourvèdre é a sua cor: uma rica tonalidade amora-bordô e uma estrutura densa do vinho. Pertence às variedades técnicas, na Rússia é cultivado na Crimeia.A videira é caracterizada por um crescimento vigoroso e pouca resistência a doenças fúngicas.

Saperavi

Variedade de uva vermelha georgiana. Refere-se a variedades de uso universal. A acidez dos frutos silvestres é elevada, mas existe um óptimo equilíbrio com o teor de açúcar. Uma característica distintiva da casta é a presença de um pigmento colorido nos bagos. Depois de beber este vinho, manchas roxas permanecem nos lábios.

Variedade georgiana

Carménère

Variedade favorita dos enólogos chilenos. Requer um verão longo e um outono quente para atingir a plena maturação dos bagos, além disso, a videira tem tendência a engrossar e cair dos bagos jovens. O sabor do vinho Carménère é semelhante ao Merlot com bouquet carnudo e leve aroma de cedro.

Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon vem da França. Os bagos são grandes, redondos, azuis com cobertura cerosa. Uma característica distintiva é o cheiro da erva-moura, que amadurece as uvas e permanece no vinho resultante.

Cabernet Sauvignon é uma variedade de maturação tardia, caracterizada por imunidade persistente a doenças fúngicas e resistência a rachaduras. Forma uma videira forte e resistente à queda dos frutos.

Cabernet Sauvignon

Syrah (Shiraz)

A variedade mais antiga de uvas francesas. Adequado para cultivo apenas nas regiões quentes do sul. O vinho apresenta uma rica cor púrpura escura. O aroma é brilhante, picante, com notas de chocolate preto e pimenta preta.

Os frutos Syrah são grandes, redondos, quase pretos. A videira fica fraca, as uvas têm tendência a cair.

Merlot

A variedade técnica mais popular entre os vinicultores franceses. Na Rússia, é cultivado no território de Krasnodar e na Crimeia. Não é adequado para consumo fresco. Os bagos são redondos, azuis, com casca densa e cobertura cerosa branca.

A videira é vigorosa, frondosa e o rendimento é estável.O sabor do vinho é leve, equilibrado, delicado, fresco, com aromas de amoras, café e chocolate. As características gustativas do produto acabado variam e são determinadas pela região onde a videira cresceu.

Merlot técnico

Sangiovese

Uvas vermelhas italianas. O vinho Sangiovese é caracterizado por taninos e alta acidez. A gama de sabores é uma combinação de aromas de cerejas, grama recém cortada e amêndoas. A variedade possui muitas duplicatas, mas diferem nos períodos de maturação posteriores.

Em geral, o Sangiovese é uma variedade bastante caprichosa, suscetível a infecções fúngicas.

Richelieu

Um híbrido de uvas de mesa de seleção russa, obtido a partir de variedades da Moldávia. Tem pouca resistência às geadas, por isso é cultivado em nosso país apenas nas regiões sul.

A videira é altamente produtiva, os frutos servem de boa base para a elaboração de vinhos caseiros. Os frutos são grandes, de cor azul-violeta com uma leve camada cerosa.

Richelieu nas mãos

Bobal

Uva vermelha despretensiosa de origem espanhola. Os vinhos tintos secos e de mesa são produzidos a partir de materiais vínicos Bobal. A acidez é elevada, os frutos silvestres contêm um pigmento colorido que escurece os lábios. O produto vínico acabado tem um sabor fresco e suculento. Alguns produtores de vinho envelhecem seus vinhos em barris.

Isabel

A variedade favorita dos vinicultores russos da seleção americana. Isabella é despretensiosa e tolera facilmente o calor e a geada. A peculiaridade dos frutos silvestres é a polpa viscosa, que pode saltar inteira, em forma de bola, ao ser pressionada sobre o fruto. O sabor do vinho é de frutos silvestres, com notas de morango.

Malbec

Variedade de uva vermelha francesa que alcançou especial popularidade na Argentina.O Malbec é utilizado para fazer vinhos envelhecidos em barricas de carvalho. O vinho distingue-se pelo tanino, pela densidade e até por uma certa aspereza no paladar. O Malbec argentino possui notas de violeta e ameixa.

malbec francês

Festival

Pertence à seleção russa de espécies com maturação precoce. Refere-se a tipos de vinho. Não tem medo das temperaturas abaixo de zero no inverno e tem forte imunidade às doenças infecciosas da uva. Recomendado para vinificação caseira. A polpa da fruta é suculenta, macia, com agradável aroma a uva.

Marqueta

Pertence à seleção americana e é cultivado com sucesso na Rússia. O ancestral é Pinot Noir. O arbusto é resistente às geadas, a videira é cultivada em regiões de clima rigoroso das regiões norte e pertence às variedades técnicas.

Dobrynya

Uma popular variedade de uva russa com maturação precoce. Os frutos de Dobrynya são suculentos e açucarados. Dobrynya é caracterizada por alta produtividade, adequada para cultivo nas regiões norte e vinificação caseira. O suco também é preparado a partir das frutas.

grande Dobrynya

Augusta

Casta resistente à geada, recomendada para cultivo no nosso país. A imunidade persistente a doenças fúngicas é combinada com alta produtividade e facilidade de cultivo.

Odessa negra

O segundo nome é Aliberne. Pertence à seleção de uvas ucranianas. Na Rússia, é cultivada em climas quentes, nas regiões costeiras do sul, e tem como base a videira Cabernet Sauvignon. Aliberne é produtivo e pertence à casta vinícola. O vinho preto de Odessa tem um sabor ácido e espinhoso combinado com notas de aroma de erva-moura. A cor do produto final é rubi brilhante.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim