As uvas são cultivadas pelas pessoas há séculos. Deliciosos frutos silvestres suculentos, vinho aromático, mas para conseguir uma boa colheita é preciso escolher a casta certa e cuidar bem da videira. A história da casta Pinot Grigio, que se estende por vários séculos, permite-nos falar dela como uma das melhores para a produção de vinhos com excelentes características gustativas.
- História da seleção de variedades
- Variedades
- Uvas americanas
- italiano
- Parâmetros e características externas
- Bush e atira
- Produtividade
- Em que áreas é recomendado plantar?
- Plantio e cuidado
- Seleção de mudas
- Requisitos para solo e tamanho de plantio
- Afrouxando o solo
- Rega
- Cobertura
- Aparar e fixar
- Prevenção de doenças sazonais
- Cuidando dos cachos
- Preparando vinhas para o inverno
- Período de amadurecimento dos frutos
- Como armazenar
- Onde são usados os cachos de uva?
- Problemas durante o cultivo e formas de resolvê-los
- Fúngico
- Bacteriana
- Pragas
História da seleção de variedades
A casta Pinot Grigio é uma casta técnica e destina-se à produção de vinho. A primeira menção a esta variedade remonta ao século XIII. Naquela época, esta variedade era cultivada exclusivamente na França. O vinho feito com os frutos desta uva foi especialmente apreciado pelo imperador Carlos IV.
Gray Pinot vem da Borgonha, mas posteriormente esta variedade começou a ser cultivada na Itália. Os enólogos italianos conseguiram obter um vinho leve e perfumado com notas de mel a partir dos frutos silvestres desta casta. O trabalho de seleção realizado pelos cientistas soviéticos P. P. Blagonravov, E. B. Ivanova e P. V. Gorobets permitiu aumentar o rendimento da variedade e possibilitou o seu cultivo no Norte do Cáucaso e nas ex-repúblicas soviéticas.
Em 1970, passou nos testes estaduais e, desde então, tem sido cultivado com sucesso na Rússia.
Os melhores vinhos a partir dos frutos desta casta são produzidos pela Itália e França, mas a Alemanha, os EUA, a Austrália, o Chile, a Rússia e muitos outros países produzem o seu próprio vinho Pinot Grigio. Pinot Gris é uma variedade clonada da principal variedade cultivada na Suíça.
Variedades
A uva Pinot Grigio vem em diversas variedades. A partir dele são produzidos vinhos brancos e rosés.
Uvas americanas
Pinot Grigio é cultivado no estado americano de Oregon desde 1966. Graças aos esforços do agricultor americano David Lett, as uvas criaram raízes bem no Vale Willamette. Produções consistentemente altas permitiram que o vinho feito com uvas dessa variedade se tornasse o mais popular do estado.As características gustativas dos vinhos resultantes atraem uma ampla paleta. Algumas pessoas gostam de tons picantes, outras preferem notas leves e refrescantes.
Para ser justo, é preciso dizer que os conhecedores ainda preferem o vinho italiano ou francês.
italiano
A Itália não abre mão da sua posição de liderança na produção de vinhos Pinot Grigio. As vinhas ocupam o território de norte a sul do país. Dado que a casta prefere um clima temperado, os melhores vinhos dela são obtidos nas regiões setentrionais: Friuli, Veneto, Alto Adige. Os vinhos nórdicos cheiram a especiarias, amêndoas e contêm notas de pêssego. Os italianos adoram vinhos jovens feitos com esta uva.
Parâmetros e características externas
Pertence ao grupo das castas tardias da Europa Ocidental. Embora possuam todas as características técnicas de uma uva branca, os frutos da Pinot Grigio apresentam frequentemente uma tonalidade castanho-avermelhada. Isto é especialmente enfatizado em todas as descrições da variedade. Alguns clones da variedade distinguem-se por cachos de cor verde-dourada ou dourada. É por isso que os vinhos feitos a partir dele podem ser brancos e rosados e ter sabores diferentes.
Pinot significa pinha em francês. Os cachos assemelham-se realmente a um cone: os bagos pequenos são densamente compactados, no centro do cacho por vezes deformados devido à compressão. Podem ser redondos ou ligeiramente ovais, a pele fina é altamente durável. O cacho tem pedúnculo curto e pesa de 80 a 150 gramas. O tamanho médio das folhas é de 15x14 centímetros, são de 3 a 5 lóbulos, com dissecação profunda.
Bagas suculentas e macias têm de 1 a 3 sementes. O suco de uva desta variedade é incolor e rico. O teor de açúcar das bagas é de cerca de 20%. A casta não se caracteriza por um rendimento muito elevado, mas os arbustos são grandes e altos, enraízam-se bem em climas frescos (para uvas) e crescem.
Pinot Gris não tolera geadas. A variedade necessita de 130-150 dias para amadurecer, a colheita é feita na 1ª a 2ª década de setembro. Pouco resistente ao oídio e ao míldio, condições chuvosas prolongadas podem provocar o desenvolvimento de podridão cinzenta.
É utilizado na preparação de vinhos de mesa e espumantes de alta qualidade e na produção de champanhe.
Bush e atira
A variedade distingue-se pelo crescimento significativo dos rebentos e pelo sistema radicular desenvolvido. Os rebentos anuais são de cor castanha clara, com entrenós encurtados e nós de cor mais escura. Se o arbusto crescer fortemente, precisa de poda. A copa dos rebentos jovens é fortemente pubescente. Nos primeiros três anos após o plantio, o mato é especialmente exigente no cumprimento das condições agrotécnicas de cultivo.
Produtividade
A variedade tem rendimento médio. Existem cerca de 52% dos brotos frutíferos no mato. Quando cultivada industrialmente, rende cerca de 9 toneladas por hectare. Para uma boa colheita é necessário: solo adequado, ausência de correntes de ar e tratamento oportuno contra pragas e doenças. O baixo rendimento é mais do que compensado pelo excelente sabor do vinho resultante.
Em que áreas é recomendado plantar?
A variedade Pinot Grigio é ótima no norte do Cáucaso, na Crimeia e no território de Krasnodar. Em outros lugares, é frequentemente afetado pelas geadas da primavera e requer abrigo de alta qualidade para o inverno.
Plantio e cuidado
A variedade enraíza-se bem se as condições climáticas forem adequadas.
Seleção de mudas
É melhor comprar mudas imediatamente antes do plantio. Eles devem ter raízes saudáveis, fortes e desenvolvidas que se assemelhem a batatas cruas quando quebradas. Escolha espécimes com tronco liso, saudável e sem danos. Sob a casca, a muda deve ter uma cor verde rica.Na hora de comprar deve-se pressionar os olhos, se eles caírem deve-se recusar a compra.
É melhor comprar mudas em viveiros especiais ou de fornecedores confiáveis. Freqüentemente, os viticultores entusiasmados trocam mudas entre si. Numerosos fóruns na Internet oferecem conselhos sobre as especificidades da tecnologia agrícola.
Requisitos para solo e tamanho de plantio
As uvas preferem solos férteis. A quantidade e a qualidade da colheita dependem diretamente disso. Não tolera bem solos ácidos e salinos. Cresce bem em áreas ensolaradas, elevadas ou bem drenadas com solo neutro ou alcalino. A distância entre arbustos seguidos e entre fileiras para Pinot Grigio é de cerca de um metro. A cova para plantio tem 80x80 centímetros.
Antes do plantio, as raízes são embebidas em água por 24 horas, aparadas se necessário e tratadas com purê de argila. Se o solo não for muito fértil, adiciona-se húmus no fundo do buraco. A terra do buraco é colocada em um monte, a muda é cuidadosamente colocada no centro e as raízes são espalhadas uniformemente.
Importante: nos primeiros 3 anos, esta casta necessita de cuidados especialmente cuidadosos. Após o plantio, o solo é compactado e a planta regada.
Afrouxando o solo
A variedade é muito sensível às ervas daninhas, as plantações devem ser sistematicamente afrouxadas, garantindo um bom acesso de oxigênio às raízes.
Rega
Durante o período de crescimento ativo, as uvas devem ser regadas, acrescentando-se pelo menos 10 litros de água em cada arbusto. Geralmente regado uma vez por mês, mas ajustado às condições climáticas. Organizar a irrigação por gotejamento é a melhor opção para a variedade Pinot Grigio. Nos meses de agosto e setembro, as plantas não são regadas. A última rega é realizada após a colheita, no início de outubro.
Cobertura
Alimente a planta três vezes por temporada.Na primavera, período de inchaço dos botões, são necessários fertilizantes nitrogenados, pode-se usar uma solução de excrementos de pássaros a 5%. A segunda alimentação é feita antes da floração: utilizar Kemira, Plantofol ou outro complexo pronto para uva, de acordo com as instruções do fabricante. A terceira alimentação desta variedade é aplicada em setembro, após a colheita. Fertilizar com matéria orgânica.
Aparar e fixar
Pinot Grigio requer poda regular. A bucha é aparada na primavera, após retirada do material de cobertura. Remova os galhos secos e corte o excesso de brotos com uma tesoura. A videira é amarrada a estacas de madeira pré-preparadas. A fixação da roupa é feita na primavera, quebrando galhos fortes, com pouco mais de 10 nós.
Prevenção de doenças sazonais
Como a variedade é suscetível ao oídio e ao míldio, as plantas devem ser pulverizadas regularmente. Isso é feito com calda bordalesa ou fungicidas (Horus, Topaz, Strobi). Após a formação do ovário, durante o período de enchimento dos bagos, não é realizada qualquer pulverização.
O tratamento de outono é realizado antes da cobertura das uvas para o inverno, a fim de evitar a preservação de esporos e o desenvolvimento de doenças na estação seguinte.
Cuidando dos cachos
Eles são protegidos dos pássaros esticando uma malha de metal. Para proteção contra vespas, iscas envenenadas são penduradas no vinhedo e ninhos de vespas são encontrados e queimados. Se os cachos forem afetados por doenças, eles serão destruídos em tempo hábil para evitar a propagação da doença.
Preparando vinhas para o inverno
Pinot Grigio precisa ser coberto. É bom que uma trincheira especial seja cavada ao longo das fileiras de uvas para cobrir as vinhas. Depois é simplesmente colocado para o inverno e coberto com terra, filme, ramos de abeto ou outro material de cobertura.Antes de abrigar, retire as folhas murchas e os galhos secos e trate a videira contra doenças e pragas.
Período de amadurecimento dos frutos
O período completo de desenvolvimento leva de 130 a 150 dias. Os cachos maduros são colhidos em meados de setembro. São cuidadosamente cortados com tesoura e colocados em recipientes espaçosos.
Como armazenar
As castas técnicas (de vinho) são imediatamente processadas. Na França, a venda de vinhos jovens começa oficialmente à meia-noite do dia 15 de novembro, período durante o qual deve fermentar, o que requer pelo menos um mês.
Onde são usados os cachos de uva?
A partir de cachos de uvas Pinot Grigio são preparados vinhos de mesa brancos e rosés, espumantes e matéria vínica para champanhe.
Problemas durante o cultivo e formas de resolvê-los
O principal problema são os danos causados às uvas por doenças e pragas.
Fúngico
Esses incluem:
- oídio;
- mofo;
- podridão cinzenta e branca;
- mancha negra.
Para evitar que as uvas adoeçam, deve-se seguir o padrão de plantio das vinhas, podar as vinhas e retirar folhagens e ramos debaixo dos arbustos. Para fins preventivos, as plantas são tratadas com calda bordalesa, sulfato de ferro ou cobre e preparações com enxofre. Fungicidas de ação complexa (Topázio, Horus) ajudam muito.
Bacteriana
Tais doenças ocorrem quando danificadas por pragas, após invernos rigorosos ou doenças crônicas das mudas. Para prevenção você precisa de:
- não sobrecarregue a videira;
- proteger a vinha de pássaros e vespas;
- cubra a planta com cuidado para não danificar o arbusto;
- tratar a planta contra fungos;
- evite rega excessiva;
- fertilizar adequadamente as uvas.
Quando um arbusto fica infectado com bactérias, geralmente precisa ser arrancado.
Pragas
A vinha pode sofrer de: filoxera, ácaros ou enroladores de folhas.Caso sejam detectadas pragas, elas são tratadas com inseticidas (por exemplo, Kenmix), estritamente de acordo com as recomendações do fabricante. É claro que cultivar uvas é um trabalho árduo e meticuloso. Porém, o viticultor, ao ver o seu belo e aromático vinho espirrando num copo, esquece os seus problemas e prepara-se com alegria para a nova estação.