Vinho perfumado, brilhante e requintado pode ser obtido em casa a partir de groselhas comuns. O excesso de frutos silvestres é processado, surpreendendo os convidados e deliciando-se com uma deliciosa bebida. Os frutos do arbusto espinhoso são tradicionalmente aproveitados para fazer compotas, mas não é nada difícil diversificar o uso e fazer vinho a partir de groselhas.
- Sutilezas de fazer vinho de groselha
- Regras para escolher ingredientes
- Como fazer vinho de groselha em casa
- Receita simples
- Opção com groselha
- Com groselha preta
- Com framboesas
- Com limão
- De groselhas verdes
- De groselhas vermelhas
- De frutas amarelas
- De groselhas verdes
- Com mel
- Com bananas e passas
- Um vinho espumante
- Vinho de geléia de groselha
- Vinho de groselha do velho mundo
- Com cereja
- Armazenamento adicional do produto acabado
Sutilezas de fazer vinho de groselha
Os enólogos experientes apreciam o vinho de groselha e acreditam que tem gosto de vinho de uva. No entanto, as características dos frutos silvestres são vagamente semelhantes às das groselhas e, portanto, você pode usar com segurança receitas desenvolvidas para vinhos de groselha. A bebida começa a ser preparada o mais rápido possível após a colheita, para que os frutos não tenham tempo de perder o aroma. Não há necessidade de lavar os bagos, basta separá-los bem.
Regras para escolher ingredientes
A etapa mais importante para obter um sabor inigualável é a seleção da matéria-prima. Para a bebida, o melhor é usar variedades com frutos grandes e suculentos, de tonalidade vermelha ou amarela. Apenas são utilizados frutos maduros - o que tornará o produto verdadeiramente aromático. Para que o vinho tenha sabor agradável e seja armazenado por muito tempo, as seguintes frutas são descartadas no preparo:
- verde;
- maduro demais;
- podre;
- mofado;
- estragado.
Como fazer vinho de groselha em casa
De acordo com a tecnologia de preparo, a receita é semelhante a outras tinturas de frutas e frutos silvestres. Para a bebida, você pode levar apenas groselhas ou diversificar adicionando ingredientes adicionais. As opções são muitas, cada um pode escolher a que mais lhe convém.
As groselhas têm acidez natural, por isso deve-se adicionar açúcar à bebida.
Receita simples
Você pode obter um vinho leve e seco se tomar:
- groselhas - 1kg;
- açúcar - 1 copo;
- água - 1 litro.
As frutas são amassadas e regadas com calda pré-preparada e resfriada com água adoçada. A massa é deixada fermentar sem adição de fermento. Após 4 dias, o líquido é decantado, o bolo restante é enchido com água, que, depois de espremida, é adicionada à bebida principal.
A mistura é colocada em uma garrafa, que com uma luva no gargalo é enviada para posterior fermentação em local aquecido.
Um mês depois, o produto semiacabado é despejado com cuidado para não agitar o sedimento e colocado em local fresco por 3 meses até a maturação.
Opção com groselha
A bebida com groselha tem cor coral e leve acidez. Lista de compras:
- groselhas - 3kg;
- açúcar - 2kg;
- groselha - 1kg;
- água.
As matérias-primas são trituradas, para o que é conveniente utilizar um picador de carne, e combinadas com calda pré-cozida e resfriada. A mistura é mantida aquecida por uma semana, mexendo diariamente. Em seguida, o produto semiacabado é transferido para um recipiente esterilizado, fechado com selo d'água e aguardado mais uma semana. Em seguida, o líquido é engarrafado e servido 2 meses depois.
Com groselha preta
A groselha preta adicionada dará um sabor maravilhoso. Dos produtos que eles levam:
- groselhas - 1kg;
- groselha preta - 1 kg;
- açúcar - 1kg;
- água - 3 litros.
O purê de frutas é servido com calda resfriada preparada com antecedência. O recipiente é coberto com gaze e deixado em fermentação primária por até 10 dias, depois o líquido é filtrado e transferido para uma garrafa. O produto semiacabado é coberto com selo d'água e aguardado 3 semanas. Depois disso, a bebida é filtrada novamente, distribuída em recipientes e deixada esfriar até o final da fermentação.
Com framboesas
Uma opção interessante é obtida misturando groselhas com framboesas. Para este vinho você vai precisar de:
- groselhas - 1,5 kg;
- framboesas - 1,5 kg;
- açúcar - 2kg;
- água - 3 litros.
Em primeiro lugar, fazem-se o mosto: os frutos triturados são despejados com calda pré-cozida e resfriada. A mistura é deixada fermentar por uma semana, lembrando de mexer periodicamente.Em seguida, o mosto é filtrado e a composição mantida em recipiente com selo d'água por mais 2 meses. Em seguida, a mistura é cuidadosamente distribuída em frascos, tentando não perturbar o sedimento, e colocada em local fresco por até 3 meses, após os quais o produto está pronto para uso.
Com limão
O limão adicionará um toque cítrico à bebida. Para o vinho você precisa de:
- groselhas - 1,5 kg;
- açúcar - 5 xícaras;
- limão - 1 unid.;
- água - 2,5 litros.
Receita culinária passo a passo:
- Amasse as frutas com 2 xícaras de açúcar e acrescente água.
- Deixe fermentar em local aquecido por 10 dias em recipiente coberto com selo d'água ou luva.
- Corte o limão em rodelas e misture bem com o açúcar restante.
- Despeje a mistura cítrica na mistura de groselha.
- Deixe até que a fermentação esteja completa.
- Coe o vinho em um pano de algodão, distribua em recipientes e coloque em local fresco por 2 dias.
- Coe novamente.
- Após um mês, o produto está pronto para uso.
De groselhas verdes
Para preparar uma bebida alcoólica a partir de frutas cor esmeralda, é necessário levar os seguintes produtos:
- groselhas verdes - 1 kg;
- água - 1 litro;
- açúcar - 700g.
Primeiro, é feito um xarope com água adoçada que, após resfriamento, é adicionado ao purê de frutas vermelhas. A composição é deixada por 3 dias, lembrando de mexer diariamente. Em seguida, a mistura é filtrada e colocada em local aquecido para fermentação por 1,5 meses em recipiente com selo d'água. Em seguida, o líquido é despejado em garrafas, deixando o sedimento no recipiente, e elas aguardam a maturação por até seis meses.
De groselhas vermelhas
Os frutos vermelhos produzem um vinho de bela tonalidade rubi, que se recomenda guardar em copo escuro. Produtos necessários:
- groselhas vermelhas - 2 kg;
- água - 2 litros;
- açúcar - 1,5kg.
Uma calda fria feita de açúcar e água é derramada sobre as groselhas picadas. A composição é mantida aquecida durante 4 dias e agitada diariamente. Ao final do período, a massa é filtrada, a garrafa é fechada com selo d'água ou calça-se uma luva com o dedo furado e deixa-se fermentar por 1,5 mês. Em seguida, o líquido é drenado, tomando cuidado para não perturbar o sedimento, e colocado em local fresco por 4 meses. Ao final da maturação, a bebida é distribuída em garrafas.
De frutas amarelas
A diferença fundamental entre o vinho feito com frutos dourados é a cor, ficará com um tom claro. Produtos que você vai precisar:
- groselhas - 1,5 kg;
- água - 1,5 litros;
- açúcar - 1kg.
Os frutos silvestres são bem amassados e regados com calda não quente, deixados por uma semana, mexendo todos os dias. Em seguida, a mistura deve ser filtrada e colocada em recipiente com selo d'água por 2 meses. Depois disso, o vinho é drenado do sedimento e distribuído em garrafas porcionadas, onde deve repousar mais 3 meses antes do consumo.
De groselhas verdes
Recomenda-se fazer vinho a partir de groselhas verdes com adição de fermento vínico. Para preparar você precisa levar:
- groselhas - 5 kg;
- água - 10 litros;
- açúcar - 4kg;
- fermento de vinho.
Um quilo de açúcar é colocado nas frutas esmagadas, o fermento é adicionado e a água é despejada. Após 10 dias de conservação em temperatura ambiente, acrescente o açúcar restante, feche o recipiente com selo d'água e deixe até o final da fermentação. Em seguida, a bebida deve ser filtrada, colocada em local fresco por 3 dias, depois coada e engarrafada para armazenamento.
Com mel
Uma incrível bebida de mel é obtida substituindo completamente o açúcar por um produto apícola.
Para este vinho você vai precisar de:
- groselhas - 1kg;
- mel - 100 ml;
- pão - 100g;
- água.
Os bagos são amassados de qualquer forma e regados com água fria, após o que se juntam pedaços de pão untados com mel. O recipiente é fechado com selo d'água e deixado em câmara escura para fermentação por até 4 meses. Depois disso, a bebida é filtrada, colocada em garrafas de vidro e servida um mês depois.
Com bananas e passas
Para uma bebida exótica você precisará de:
- groselhas - 1,5 kg;
- bananas - 200g;
- passas - 200 g;
- açúcar - 1kg;
- água - 3,5 litros;
- ácido cítrico - 1 colher de chá;
- enzima pectina - 1 colher de chá;
- fermento de vinho.
Ferva a calda de banana amassada, água e açúcar por 20 minutos. A polpa da fruta é descartada e o líquido doce é filtrado e combinado com groselhas e passas esmagadas. A mistura é fervida por meia hora, adiciona-se fermento e ácido cítrico e depois deixa-se por 12 horas.
O fermento vínico é diluído em uma pequena quantidade de água morna e adicionado ao preparo, após o que é deixado fermentar por 3 dias. Em seguida, filtre e guarde em frasco com selo d'água até que o líquido escorra e as bolhas parem de se formar. Em seguida, o vinho é retirado do sedimento e colocado em recipientes porcionados, onde amadurece por mais 12 meses até a formação do bouquet.
Um vinho espumante
A bebida pode ser guardada na geladeira por cerca de um mês. Para preparar você precisará de:
- groselhas - 3kg;
- açúcar - 2kg;
- água - 5 litros.
Bagas inteiras são cobertas com açúcar e regadas com água morna. O gargalo da garrafa é fechado com luva de borracha furada e o recipiente é colocado em local aquecido por um mês e meio. O líquido é despejado em um recipiente sem perturbar o sedimento, após o qual a bebida está pronta para uso.
Vinho de geléia de groselha
A geléia açucarada ou azeda pode ganhar uma segunda vida ao ser transformada em vinho.Para fazer isso você precisará de:
- geléia de groselha - 1 l;
- água - 1 litro;
- passas - 120g.
Os ingredientes são combinados, cobertos com gaze e deixados em local aquecido para fermentar por 10 dias, mexendo diariamente. Depois disso, o líquido é filtrado e colocado em um recipiente de vidro com selo d'água. O vinho fermenta em local aquecido até ficar pronto, depois é filtrado e colocado em local fresco para amadurecer alguns meses.
Vinho de groselha do velho mundo
Para preparar vinho do velho mundo a partir de groselhas, você precisa levar:
- groselhas duplas;
- vodka;
- Pão de centeio;
- mel.
As frutas são colocadas em um recipiente de dez litros de forma que restem cerca de 15 cm até o topo, e a vodca é despejada no mesmo nível. Após 10 dias, fatias secas de pão espalhadas com mel são adicionadas à mistura e deixadas pelo mesmo período. Depois o vinho é distribuído em garrafas e selado.
Com cereja
Funcionará muito bem se você misturar groselhas com cerejas. Para este tipo de vinho levam:
- groselhas - 5 copos;
- cereja - 4 xícaras;
- açúcar - 1kg;
- água - 4 litros.
As groselhas esmagadas são combinadas com cerejas lavadas, cobertas com açúcar e cheias de água. O recipiente com a mistura é coberto com selo d'água e colocado em local aquecido por um mês. Após o término da fermentação, a bebida é fortificada com álcool ou pasteurizada. Depois é preciso deixar por mais duas semanas, retirar o sedimento e distribuir em frascos porcionados.
Armazenamento adicional do produto acabado
O vinho acabado é armazenado em local fresco e escuro, como despensa ou adega. Os pratos ideais são garrafas de vidro; para uma bebida vermelha, pratos com paredes escuras são mais adequados. O vinho pode ser armazenado durante vários anos, mas após um ano o sabor começa a deteriorar-se gradualmente, pelo que não é aconselhável um maior envelhecimento.
O vinho de groselha ajudará a aproveitar racionalmente toda a colheita e ao mesmo tempo, sem dúvida, decorará qualquer mesa. Não é difícil preparar uma deliciosa bebida aromática, e convidados e familiares não conseguirão conter a alegria ao degustar um vinho feito com frutos silvestres espinhosos.