O vinho de pêra tem um aroma doce maravilhoso associado a frutos de pêra maduros e suculentos. Fazer uma bebida alcoólica em casa é fácil, basta preparar bem os ingredientes. A composição dos ingredientes é pequena, a tecnologia de preparo é padrão, como acontece com outros vinhos caseiros de frutas. Ingredientes adicionais podem ser usados para melhorar o sabor.
Especificações de fazer vinho de peras
A única dificuldade no processo de cozimento é a problemática extração do suco da polpa da pêra. Antes de iniciar o processo, é necessário preparar uma garrafa ou outro recipiente onde ocorrerá a fermentação. É aconselhável levar recipientes de vidro em vez de plástico, deitar sobre eles água fervente ou vapor quente e secar.
O nível de acidez do mosto de vinho é de 8-15 g/l. Os frutos da pêra não contêm tanto ácido. E depois de adicionar o adoçante, a acidez do mosto de pêra fica quase zero. O resultado é um vinho insípido e que estraga rapidamente.
Para normalizar a acidez, é necessário incluir suco de limão no mosto de pêra. Para determinar a concentração de ácido, geralmente é usado um medidor de pH, mas nem todas as donas de casa o possuem.
Na falta de aparelho, é preciso acidificar, focando no sabor: quanto mais doce a variedade de pêra, mais ácido é necessário.
Seleção e preparação de matérias-primas
Você pode levar peras doces para cozinhar, mas donas de casa experientes aconselham levar frutas silvestres. A polpa dos frutos silvestres contém quantidades suficientes de taninos e ácidos para produzir vinhos de alta qualidade. No entanto, o vinho feito de peras silvestres tem um sabor insípido, pois a polpa dos frutos silvestres não é aromática. Portanto, a melhor opção é combinar peras silvestres e de jardim.
A composição inclui passas ou uvas. Esses ingredientes são necessários caso não haja fermento suficiente na superfície da pêra para iniciar o processo de fermentação.
As peras preparadas não são lavadas, mas enxugadas com um pano limpo e seco. Os frutos são cortados em duas partes. Recorte o meio com os ossos. A polpa é examinada cuidadosamente, áreas com vestígios de podridão e mofo são descartadas.
Como fazer vinho de pêra em casa
Fazer vinho de pêra com as próprias mãos não é difícil. Com base na receita clássica, muitas opções de culinária originais foram criadas. O esquema de produção é sempre o mesmo, as receitas diferem apenas na composição dos ingredientes.
Receita simples
Para uma receita clássica de fazer vinho, pegue:
- 10kg de frutas;
- 5kg de açúcar granulado;
- 15 litros de água;
- 100 g de passas (não precisa lavar) ou purê de uva;
- de 30 a 100 g de ácido cítrico (a quantidade exata depende da doçura da variedade de pêra).
Receita passo a passo para fazer vinho:
- A polpa da pêra é esmagada de qualquer forma até ficar purê.
- Em uma tigela grande, encha a massa de pêra com água e acrescente 3 kg de açúcar granulado. Adicione ácido cítrico, passas ou uvas. Mexa até que os grãos de açúcar se dissolvam. Cubra o gargalo do prato com gaze para evitar a entrada de partículas estranhas.
- O mosto é colocado por 2-3 dias em local sombreado com temperatura de 18 a 25 °C. A cada 12 horas, mexa o líquido com uma colher de pau para distribuir uniformemente a massa de pêra. Cerca de um dia após o preparo, o mosto começará a espumar e chiar - isso é um sinal do início da fermentação.
- O mosto infundido é filtrado em gaze ou peneira de malha fina. O líquido resultante será límpido ou ligeiramente turvo – ambos são normais.
- O líquido é colocado em um recipiente de fermentação. Deixe aproximadamente 25% do volume vazio para a formação de espuma e a saída de gases. É instalado um selo d'água (em casa costumam pegar uma luva médica e fazer um furo em um dos dedos).
- O futuro vinho é colocado durante 25-55 dias em local sombreado e com temperatura de 20-25 °C.
- Após 5 dias, retire a luva, despeje 0,5 litro de líquido em outro recipiente, acrescente 1 kg de açúcar, mexa. O xarope resultante é derramado no mosto e o selo d'água é instalado novamente.
- Após mais 5 dias, adicione a quantidade restante de açúcar usando o mesmo método.
- Luva murcha, falta de bolhas no selo d'água e aparecimento de sedimentos no fundo são sinais de conclusão da fermentação. O vinho jovem é colocado em outro recipiente por meio de um tubo para que o sedimento fique no fundo.
- Se desejar, o vinho é adoçado e acrescenta-se vodka (até 15% do volume) para deixar a bebida mais forte. O recipiente é hermeticamente fechado.
- O vinho é deixado 4-6 meses à sombra e a uma temperatura de 5-15 °C para a maturação. O precipitado que aparece é filtrado a cada 15-20 dias. Se o vinho tiver sido adoçado adicionalmente, é aconselhável instalar um selo d'água durante os primeiros 10 dias.
Opção com maçãs
Vinho doce com aroma rico é fácil de fazer combinando peras e maçãs. Para 5 litros de água prepare:
- 5 kg de polpa de pêra;
- 2,5 litros de suco espremido de maçã;
- uma taça de entrada de vinho;
- 1,5kg de adoçante;
- 10g de ácido.
A massa de pêra é misturada com suco de maçã e depois preparada de acordo com a receita clássica. Você precisa de menos açúcar porque as maçãs acrescentam doçura.
Com ameixas
Ao combinar peras e ameixas, obtém-se um vinho com um aroma rico e ácido.
Ingredientes para 4 litros de água:
- 4kg de peras;
- a mesma quantidade de ameixas;
- 3kg de açúcar.
Antes do cozimento, as ameixas são sem caroço e combinadas com a polpa da pêra até formar uma massa homogênea.
Sem açúcar
O vinho de pêra requer um adoçante. Caso contrário, a fermentação será fraca ou nem começará. Mas em vez de açúcar você pode usar mel natural.
De suco de pêra
Se não houver frutas, fica muito bom vinho de suco de pêra comprado. Mas a composição da bebida deve ser natural, sem corantes nem conservantes.
Para preparar 5 litros de água você precisa de:
- 7 litros de suco;
- 150g de passas;
- meio quilo de adoçante.
De polpa de pêra
A polpa depositada não é jogada fora, dela também se faz vinho.
Para 10 litros de água prepare:
- 8 kg de polpa de pêra;
- 4kg de adoçante;
- 100g de uvas.
Com limão e fermento
Em vez de ácido, você pode usar suco de limão espremido na hora como acidulante.
Composição para 5 litros de água:
- 5kg de polpa de fruta;
- 50 g de aditivo de fermento;
- meio litro de suco de limão;
- 3kg de açúcar.
As frutas são lavadas antes do cozimento porque se utiliza fermento.
Com mel e fermento
Para uma versão tão doce do vinho, prepare o seguinte para 5 litros de água:
- 5kg de frutas açucaradas;
- 3kg de mel natural;
- 5g de fermento;
- 20g de ácido.
De peras verdes
As peras verdes, cuja polpa está saturada de ácidos, produzem vinhos verdadeiramente de elevada qualidade e sabor agradável. Como os frutos verdes não têm açúcar, para que ocorra a fermentação normal, uma concentração maior de adoçante deve ser adicionada ao mosto.
As frutas verdes liberam suco melhor do que as maduras e carnudas, de modo que o vinho resultante tem sabor profundo e aroma rico.
Para 8 litros de água prepare:
- 5kg de polpa de fruta;
- 100g de uvas secas;
- 3 kg de adoçante.
De peras secas
Para fazer vinho de pêra, primeiro se prepara uma compota de frutas secas. A bebida é preparada concentrada para produzir um vinho de sabor profundo. Damascos secos, ameixas secas e outras frutas secas são adicionados à compota.
A partir da compota preparada, o vinho é feito de acordo com a receita clássica.
De geléia de pêra
Para um litro de água você precisa de:
- 1 kg de sobremesa de pêra;
- adoçante;
- 100g de passas.
Adoce a gosto.Se a geléia for enjoativa, o açúcar granulado não será usado.
Regras de armazenamento
A força do vinho de pêra resultante é de cerca de 12%. Prazo de validade – 3 anos.
Conservar o vinho em cave ou frigorífico com temperaturas até +10 °C e humidade do ar de cerca de 75%. Garrafas de vidro são utilizadas para armazenar a bebida. Recipientes de plástico podem liberar toxinas ou prejudicar o sabor do produto.
O vinho não deve ser agitado com frequência, caso contrário estragará.