Existem muitas receitas simples de vinho caseiro de morango. Esta bebida pode ser feita com frutas vermelhas, água e açúcar granulado ou outros ingredientes podem ser adicionados. Na maioria das vezes, fermento ou passas são adicionados à composição. Também existem receitas de vinhos fortificados com vodka. Para conseguir uma bebida saborosa, é necessário seguir rigorosamente as regras básicas de preparo.
Sutilezas de fazer vinho de morango
Para fazer um vinho delicioso, você precisa seguir estas recomendações:
- Use frutas maduras e ricamente coloridas. Frutas verdes ou estragadas não são adequadas.
- Os morangos precisam ser lavados antes de cozinhar porque tocam o solo.
- Para adicionar fermento à composição, pode-se usar passas ou entrada de vinho.
- O suco de morango é bastante difícil de obter. É por isso que os vinhos secos não são feitos de frutas vermelhas. Eles geralmente são usados para bebidas doces.
- O vinho deve fermentar a uma temperatura de 18-26 graus.
- A bebida deve ser guardada em local fresco. A temperatura ideal é considerada 8 graus.
Seleção e preparação de frutas vermelhas
Para fazer vinho de prados, florestas ou campos Victoria, você precisa escolher as matérias-primas com sabedoria. Os frutos devem estar maduros e apresentar tonalidade vermelha brilhante.
Para fazer vinho, as frutas geralmente não são lavadas para que o fermento natural permaneça em sua superfície. No entanto, os morangos devem ser lavados. Caso contrário, a bebida adquirirá um sabor terroso.
Você não deve usar moedor de carne ou liquidificador para moer frutas. Sementes esmagadas causarão amargor. Portanto, você deve amassar as frutas com as mãos. O vinho deve ser preparado em recipientes limpos e esterilizados. Recomenda-se a utilização de recipientes esmaltados. Um recipiente de vidro também é adequado.
Como fazer vinho de morango em casa
Para fazer esse vinho, é preciso escolher a receita certa e seguir à risca a técnica do procedimento.
Receita simples
Esta receita acessível sem fermento é baseada nos seguintes ingredientes:
- 8 quilos de morangos;
- 100-150 gramas de açúcar por 1 quilo de fruta.
As frutas precisam ser lavadas e amassadas. Coloque a polpa em um recipiente de vidro de 10 litros e acrescente o açúcar.Amarre o pescoço com gaze e deixe por 3 dias. Em seguida, despeje o suco em um recipiente limpo e cubra com selo d'água.
Terminada a fermentação, o recipiente deve ser levado para uma sala fria por 30-50 dias até que a massa clareie. Em seguida, despeje o líquido em outro recipiente.
Receita tradicional dos tempos soviéticos
Para fazer vinho com as próprias mãos, você deve preparar os seguintes componentes:
- 2 quilos de açúcar;
- 100 gramas de passas;
- 3 quilos de morangos;
- 3 litros de água.
Esta é uma opção de aldeia acessível que tem sido usada desde os tempos soviéticos. Para começar, lave e amasse as frutas. Em seguida, dissolva 1 quilo de açúcar em água quente. Resfrie a calda a 30 graus.
Adicione os morangos picados e as passas. Cubra o recipiente com gaze. Mexa o mosto periodicamente. Após 5 dias, acrescente o açúcar e coloque uma luva no recipiente.
Depois de um tempo, olhe para o frasco com a luva. Se a fermentação estiver mais fraca, é necessário coar a polpa e colocar o recipiente em local fresco. Após 1,5 meses o vinho ficará leve. Nesta fase é recomendado retirá-lo do sedimento.
De frutas congeladas
Você também pode fazer vinho com morangos congelados. Para descongelar os frutos silvestres, não deite água fervente sobre eles nem use o micro-ondas.
Eles devem descongelar naturalmente.
Para fazer vinho, você precisa levar:
- 2 litros de água;
- 3 quilos de morangos;
- 10 gramas de fermento seco;
- 2 quilos de açúcar;
- 500 mililitros de vodka.
Amasse os frutos silvestres, misture com o açúcar granulado e acrescente o fermento. Coloque o selo d'água e deixe a composição fermentar. Após um mês, retire a polpa e despeje em um novo recipiente. Despeje a vodka e deixe por mais um mês.
De compota
O vinho em compota deve ser feito com os seguintes ingredientes:
- 500 gramas de açúcar;
- 5 litros de compota fresca;
- 100 gramas de passas.
Leve a compota a 30 graus, acrescente as passas e cubra com gaze. Depois de uma semana, esprema a polpa e acrescente o açúcar. Misture bem e deixe fermentar. Para fazer isso, coloque um selo d'água no recipiente.
Em seguida, escorra o vinho do sedimento. Coloque em um local escuro. Deixe por 2 meses. Quando aparece sedimento, a bebida é drenada novamente.
Com passas
Para esta receita você precisa levar:
- 3 litros de água;
- 3 quilos de frutas;
- 2 quilos de açúcar;
- 100 gramas de passas.
Os frutos devem ser lavados e esmagados. Aqueça a água a 30 graus e adicione 1 quilo de açúcar. Coloque a massa de frutas em um recipiente adequado, acrescente a calda e as passas. Cubra com gaze. A composição deve fermentar por uma semana.
Em seguida, filtre com gaze. Adicione 500 gramas de açúcar ao líquido e instale um selo d'água. Coloque o recipiente em local aquecido. Após 5 dias, adicione 250 gramas de açúcar. Após 5 dias, faça a manipulação novamente. A fermentação terminará depois de alguns meses. Neste ponto, vale a pena retirar do sedimento e transferi-lo para a adega. O vinho deve amadurecer.
Vinho fortificado
A produção deste vinho é realizada com base nos seguintes componentes:
- 1 quilo de morango e açúcar;
- 500 mililitros de água;
- 500 mililitros de vodka.
As bagas precisam ser lavadas, secas e amassadas. Adicione açúcar e água. Misture e cubra com gaze. Durante a fermentação ativa, a composição deve ser agitada. Em seguida, despeje o mosto em um novo recipiente e mantenha-o em selo d'água por 1 semana.
Depois esprema o vinho, misture com a vodka e agite. Despeje em um novo recipiente e cubra com selo d'água. Deixe por 1 semana e coe.
De geléia fermentada
Para fazer vinho a partir de geléia fermentada, você deve usar:
- 1 litro de água;
- 1 litro de geléia;
- 100 gramas de passas.
A geléia deve ser colocada em uma jarra e enchida com água.Adicione as passas e cubra com uma tampa. Após 10 dias, escorra o líquido, coloque selo d'água no recipiente e deixe por 1 mês.
Após a conclusão da fermentação, um sedimento se forma no fundo do recipiente. Neste ponto o vinho deve ser escorrido. Transfira a bebida para garrafas estéreis e guarde em local fresco.
Com vodca
Para fazer este vinho você vai precisar de:
- 1 quilo de fruta e açúcar;
- 500 mililitros de vodka;
- 500 mililitros de água.
Os frutos devem ser bem lavados e secos. Em seguida, devem ser bem amassados, adicionar açúcar e água. Coloque em local aquecido por 5 dias para fermentar. Após a sua conclusão, o líquido deve ser filtrado e adicionada vodka.
Despeje a bebida em garrafas e coloque em local fresco por uma semana. Após o tempo especificado, a bebida pode ser consumida. Deve ser guardado na geladeira.
Regras e períodos de armazenamento
As garrafas de bebidas devem ser armazenadas horizontalmente. Graças a isto, a cortiça não seca, permanecendo constantemente molhada. Este método também impedirá a entrada de ar. A temperatura ideal para o vinho é de +8 graus.
Antes do uso, o frasco deve ser mantido na mesma posição em que foi armazenado. Em seguida, despeje cuidadosamente o conteúdo na garrafa.
Se aparecer turbidez, o recipiente deve ser elevado. O vinho não deve ser armazenado por muito tempo no decantador, pois oxida rapidamente.
Recomenda-se assinar os recipientes com vinho guardados para armazenamento. Isso o ajudará a determinar a ordem correta de consumo da bebida.
O vinho de morango é caracterizado por um sabor excelente. Fazer sua própria bebida aromática é bastante fácil. Para isso, é necessário escolher a receita certa e seguir à risca as regras de confecção do produto.