Fazer vinho caseiro é um processo interessante e emocionante. Cada enólogo tem suas próprias receitas e segredos para preparar bebidas. Alguns preferem os de uva, outros preferem vinhos de bagas ou frutas. Remover bebidas de sedimentos e impurezas, clarificar e filtrar os dons de Dionísio também é um processo muito responsável. Usar argila para limpar o vinho é uma forma de obter uma bebida bonita e aromática.
Prós e contras de usar argila branca para limpar vinho
Existem vários métodos para livrar o vinho jovem dos sedimentos, do sabor fermentado e interromper o processo de fermentação. Use clara de ovo, gelatina, tanino e leite desnatado. Usar argila branca é um dos tipos de produtos de limpeza mais populares. Essa argila é chamada de bentonita. Você pode adquiri-lo em uma loja de ferragens, em lojas online de enólogos, ou comprar areia para gatos em grânulos, cuja embalagem contém a inscrição: “100% bentonita sem impurezas e sabores”. Variedades cosméticas sem aditivos são adequadas.
A principal desvantagem desse esclarecimento é que nem sempre é possível comprar um produto especial para vinificação, e o uso de areia para gatos assusta a maioria dos enólogos novatos.
Importante: a argila para clarificar o vinho deve primeiro ser diluída em água.
A bentonita é quimicamente neutra, econômica e barata para o consumidor. Pode ser utilizado para limpar novamente o produto se a clarificação por outros métodos (gelatina, clara de ovo) não produzir resultados.
Cálculo de proporções
Para clarificar 5 litros de vinho são necessários 15 gramas de bentonita. Se não estiver usando argila especial para vinificação, mas sim uma versão cosmética do produto ou areia de gato, a bentonita deve ser triturada e colocada em uma assadeira para assar. O processo leva de 40 a 45 minutos e é realizado a uma temperatura de 120 a 130 °C.
Após a calcinação, a argila é triturada em um moedor de café, a bentonita é armazenada em recipiente bem fechado para que a argila não absorva umidade e odores estranhos. A bentonita é mais adequada para clarificar vinhos de uva. Também é usado para remover óleos fúsel na produção de aguardente.
Instruções de uso
1 parte de argila é derramada com 10 partes de água e deixada inchar por 12 a 14 horas. Em seguida, adicione mais água, levando a cal resultante ao estado líquido. O vinho no recipiente é mexido intensamente até formar um funil, a suspensão de argila é despejada nele e o recipiente com o vinho é reservado.
Problemas com o uso
Ao usar areia para gatos, um teste de clareamento deve ser realizado em uma pequena quantidade do produto. Para não estragar acidentalmente toda a bebida.
A bentonita não pode ser adicionada ao vinho nem ao mosto seco. Então, um grande aglomerado de substância turva simplesmente aparecerá no fundo do prato e a bebida estragará. A argila deve primeiro ser preparada. O sedimento do vinho deve ser imediatamente despejado do recipiente em um saco plástico ou recipiente portátil e jogado no lixo. Para evitar entupimentos, não jogue no ralo. O recipiente do vinho é lavado imediatamente, sem esperar o endurecimento dos resíduos do vinho.
O uso da bentonita permite que você obtenha em casa uma bebida saborosa e de alta qualidade, com sabor e aroma ricos.