A clarificação do vinho é um processo popular na vinificação em que a cor do líquido fica mais clara. Antes de começar a clarificar uma bebida, você precisa se familiarizar com as características do procedimento e os métodos mais comuns.
- Prós e contras de multar vinho
- Algumas nuances para uma iluminação adequada em casa
- Métodos para limpar vinho
- Métodos físicos
- Filtração
- Crioestabilização
- Pasteurização
- Métodos químicos
- Clara de ovo
- Gelatina
- Cola de peixe (isislass)
- Leite (caseinato de potássio)
- Bentonita (argila vulcânica branca)
- Tanino
- Carvão ativado
- Quitosana
- Outros agentes de colagem de vinho
- Possíveis erros
- Conclusão
Prós e contras de multar vinho
Antes de clarificar uma bebida vínica, é necessário se familiarizar com as vantagens e desvantagens desse procedimento. As vantagens incluem o seguinte:
- Aparência perfeita. A bebida clarificada parece muito melhor que o normal. Torna-se menos turvo devido ao fato de que os sedimentos são completamente removidos dele.
- Duração do armazenamento. Os vinicultores experientes empenham-se na clarificação para aumentar a vida útil do vinho preparado.
Entre as desvantagens está que se clarificado incorretamente, o sabor do líquido pode piorar.
Algumas nuances para uma iluminação adequada em casa
Esclarecer uma bebida de vinho em casa não é fácil, pois é um processo trabalhoso e demorado. Algumas pessoas acreditam que esse procedimento só é realizado se a pessoa fizer vinho de uva, mas não é assim. O vinho de ameixa e maçã também necessita de pré-filtração e clarificação.
Antes de iniciar o procedimento, é necessário verificar se a bebida vínica está madura. Para fazer isso, ele é transferido para uma sala quente por 2 a 3 dias. Se aparecerem bolhas no líquido durante esse período, significa que ele não está totalmente maduro.
Métodos para limpar vinho
Existem várias maneiras eficazes de limpar completamente o líquido do vinho.
Métodos físicos
Os métodos físicos populares entre os produtores de vinho ajudarão a limpar os sedimentos do vinho turvo.
Filtração
Para remover sedimentos, um método de filtração comum é frequentemente usado. Este método de limpeza é usado se você precisar limpar vinho feito de uvas brancas. Os especialistas recomendam o uso de um filtro de camada grossa, que consiste em kieselguhr, celulose ou perlita.Graças a esses filtros, será possível limpar o líquido dos sedimentos e outras partículas grandes que ele contém. Se houver muitos sedimentos na mistura, podem ser usados produtos especiais de filtração por membrana.
Crioestabilização
Para tornar o vinho transparente, recomenda-se utilizar este método. Este método é ideal se você precisar limpar uma bebida de vinho feita de cerejas ou uvas maduras. Na limpeza, os recipientes cheios são transferidos por duas semanas e meia para um local frio, onde a temperatura deve ser de 2 a 3 graus abaixo de zero. A bebida gelada é então colocada em recipientes separados e transferida para a adega para armazenamento.
Pasteurização
A pasteurização ajudará a remover os sedimentos do líquido, durante o qual o vinho é tratado por método térmico. Este tratamento térmico ajuda a retardar o processo de fermentação e também a destruir microorganismos ativos que se instalam no fundo. A pasteurização é recomendada quando é realizada a clarificação de bebidas de vinho tinto.
Métodos químicos
Às vezes, os métodos físicos não ajudam a eliminar a turbidez de um líquido e é necessário usar métodos químicos.
Clara de ovo
A clara do ovo contém uma substância chamada albumina, que não só purifica o líquido, mas também o torna menos duro. Os enólogos recomendam o uso de proteínas para clarificar os vinhos tintos.
Para limpar o vinho, é preciso bater a clara do ovo e mexer com água salgada. Em seguida, tudo é mexido até formar espuma e colocado em um recipiente com vinho. O líquido é infundido por cerca de um mês, após o qual é retirado do sedimento.
Gelatina
Este produto é considerado universal, pois é adequado para qualquer tipo de bebida vínica.
Para clarificar dez litros de líquido, será necessário um grama e meio da substância. A gelatina é misturada com água fria e depois deixada em infusão por 2 a 3 horas. Em seguida, a gelatina embebida é despejada com líquido fervido quente e mexida até inchar. A mistura resultante é colocada em um recipiente com vinho e mexida rapidamente com um palito. A mistura é infundida por quinze dias e colocada em garrafas.
Cola de peixe (isislass)
Este produto é vendido em diversas formas. Você pode encontrar cola de peixe em pó e líquido nas lojas. A cola de peixe é usada para limpar bebidas de vinho tinto ou licoroso. No entanto, este remédio não funciona com vinhos caseiros muito turvos.
Esta cola deve ser utilizada da mesma forma que a gelatina.
A única diferença está nas proporções, já que um grama do produto é suficiente para clarificar cem litros de líquido.
Leite (caseinato de potássio)
O leite contém proteína caseína, que pode reduzir a quantidade de componentes tânicos no vinho e eliminar a tonalidade marrom turva.
Para clarificar dez litros de líquido você precisará de 8 a 9 colheres de chá de leite. Os especialistas aconselham o uso de leite desnatado, pois é o mais eficaz. O leite é adicionado ao vinho e deixado em infusão por uma semana a uma temperatura de vinte graus. A mistura é então engarrafada.
Bentonita (argila vulcânica branca)
Segundo muitos produtores de vinho, o melhor clarificador é a argila vulcânica, que é vendida em pó em muitas lojas. A vantagem dessa argila é que ela é utilizada antes e depois da fermentação.
Trinta gramas da substância são suficientes para clarificar 8 a 9 litros de bebida.Primeiro, o barro é enchido com água e deixado por um dia. Em seguida é adicionado ao mosto de vinho e mexido. Após duas semanas, o vinho purificado é colocado em recipientes.
Tanino
Se precisar clarificar vinho de pêra ou maçã, é melhor usar tanino. Primeiro você precisa preparar uma mistura que vai iluminar a bebida. São adicionados 5 a 7 gramas da substância a um litro de água, após o que tudo é infundido e filtrado em um filtro. Em seguida, a tintura é adicionada ao vinho e deixada por uma semana e meia.
Carvão ativado
Costuma-se usar carvão ativado não só para eliminar os sedimentos, mas também para eliminar o aroma desagradável que emana do vinho. Para começar, os comprimidos de carvão são transformados em pó e depois adicionados ao álcool. Nesse caso, para dez litros de líquido bastam cinco gramas de carvão ativado. Após a adição da substância, o líquido é bem agitado e deixado em infusão por quatro dias. Em seguida, a mistura é filtrada e colocada em recipientes.
Quitosana
Para limpar produtos vitivinícolas, você pode usar quitosana, extraída de cogumelos. A adição deste componente ao vinho evita a oxidação da bebida e a sua posterior deterioração. Também ajuda a eliminar sedimentos e turbidez. É colocado em recipientes com líquido e drenado após uma semana e meia.
Outros agentes de colagem de vinho
Existem outras substâncias que são utilizadas caso seja necessário clarificar o líquido do vinho. Esses incluem:
- produtos de filtração doméstica utilizados para purificação de água;
- enchimentos usados em maca de gato.
Possíveis erros
Existem vários erros pelos quais o vinho preparado não esclarece. Isso inclui o seguinte:
- o vinho tinto ou branco não clareará se o procedimento for realizado em temperatura baixa;
- o vinho das uvas não fermentou, por isso não clarifica.
Conclusão
A bebida vínica preparada após a fermentação pode apresentar uma cor turva devido ao sedimento que contém. Para tornar o líquido mais limpo, é necessário utilizar um dos métodos considerados de clarificação e filtração do vinho, bem como lidar com possíveis erros durante o procedimento.