A vinificação é considerada uma verdadeira arte que precisa ser estudada por mais de um ano. Porém, qualquer pessoa pode fazer uma bebida de vinho caseira. Antes de fazer isso, é recomendável que você se familiarize com a preparação do vinho a partir da uva.
- Os benefícios e malefícios do vinho caseiro
- Regras gerais para fazer vinho a partir de uvas
- As melhores variedades
- Seleção e preparação de matérias-primas
- Como fazer vinho de uva em casa
- Receita clássica passo a passo
- Uma receita simples de vinho com adição de água
- Vinho branco seco
- Rosa
- Quase doce
- Com mel
- De uvas congeladas
- De passas
- Opções de armazenamento de vinho caseiro
- Conclusão
Os benefícios e malefícios do vinho caseiro
A bebida de uva, assim como outras bebidas alcoólicas, pode trazer benefícios e malefícios.Portanto, quem está seriamente interessado na vinificação deve familiarizar-se com as vantagens e desvantagens do vinho.
Entre todas as variedades de vinho, é a bebida de uva que traz maiores benefícios. Contém microelementos que ajudarão a prevenir doenças como:
- ataque cardíaco;
- AVC;
- problemas digestivos;
- doença de urolitíase.
Além disso, o vinho caseiro devidamente preparado ajuda a fortalecer os ossos enfraquecidos e a remover a radiação acumulada no corpo. No entanto, esta bebida também apresenta desvantagens, que incluem as seguintes:
- contribui para a exacerbação dos sintomas da asma;
- provoca alergias;
- afeta negativamente a saúde de pessoas com cirrose hepática e hipertensão.
Regras gerais para fazer vinho a partir de uvas
Antes de começar a cozinhar, é recomendável que você se familiarize com as principais regras de preparo da bebida. Isso inclui o seguinte:
- Para criar a bebida, deve-se usar apenas uvas maduras. As uvas verdes são muito azedas e, portanto, não devem ser utilizadas.
- É imperativo observar as proporções ideais dos ingredientes. Para isso, a bebida deve ser preparada estritamente de acordo com a receita.
- Os recipientes para posterior fermentação devem ser esterilizados previamente. Para esterilizar é pré-tratado com vapor.
As melhores variedades
Não é segredo que existem diferentes variedades de uvas, mas nem todas são adequadas para fazer vinho. As pessoas que planejam preparar uma bebida de uva no futuro devem usar uma das seguintes variedades:
- Chardonnay. É considerada a uva mais famosa utilizada na elaboração de vinhos. Os frutos maduros do Chardonnay têm um aroma único de uva.No preparo de uma bebida vínica desta variedade, deve-se utilizar barricas de madeira.
- Mascate. Esta variedade é popular entre os produtores de vinho. Possui agradável aroma floral e sabor adocicado.
- Riesling. Uma uva popular, frequentemente usada para criar bebidas vínicas. Seu diferencial é o sabor, que lembra o sabor de peras ou maçãs.
Seleção e preparação de matérias-primas
É dada especial atenção à escolha das uvas a partir das quais a bebida será elaborada. Os enólogos experientes aconselham preparar a bebida apenas com frutas maduras, pois as frutas verdes são muito azedas. Uvas muito maduras também não são adequadas, pois nelas inicia-se rapidamente a fermentação acética, o que pode causar a deterioração do mosto.
Também não se deve adicionar carniça ao vinho, pois isso dará ao líquido um sabor desagradável de terra.
Os frutos selecionados para vinificação devem ser separados com antecedência para eliminar os frutos podres. Além disso, todas as folhas com ramos que afetem negativamente o sabor do líquido são retiradas dos pincéis.
Como fazer vinho de uva em casa
São oito receitas que podem ser utilizadas para preparar vinhos aromáticos a partir de bagos de uva.
Receita clássica passo a passo
Para criar vinho corretamente, muitas pessoas usam uma receita culinária passo a passo. Para fazer isso você precisará dos seguintes ingredientes:
- dez quilos de uvas;
- três quilos de açúcar granulado.
Antes de preparar a bebida, todas as uvas devem ser colocadas em um recipiente esmaltado e esmagadas. O recipiente cheio é então coberto com gaze e deixado fermentar por cinco dias. Depois disso, o suco de uva é filtrado, colocado em potes e misturado ao açúcar. Um selo d'água é colocado no gargalo das latas cheias.Após 3-4 semanas, o vinho caseiro é espremido em garrafas, que são tampadas e transferidas para a adega para armazenamento.
Uma receita simples de vinho com adição de água
Você pode preparar uma deliciosa bebida de vinho com mais água. Para criar essa bebida, você precisa de:
- cinco quilos de uvas;
- quatro quilos de açúcar;
- oito litros de água.
Primeiro, todas as frutas são colocadas em uma panela e esmagadas, depois cobertas com açúcar e enchidas com água. O recipiente com a mistura é coberto com um pano e transferido para uma sala aquecida para fermentação. Após dez dias, o mosto é colocado em potes cobertos com luvas de borracha. A fermentação dura um mês e meio, após o qual o líquido é engarrafado.
Vinho branco seco
Muitos vinicultores novatos desejam fazer uma bebida de uva seca com as próprias mãos. Para fazer isso você precisará preparar os seguintes ingredientes:
- 7-8 kg de frutas vermelhas;
- 500-600 gramas de açúcar.
Os frutos são esmagados previamente em uma peneira e, em seguida, o suco resultante é colocado em uma jarra. É transferido para uma sala onde a temperatura é de vinte graus Celsius. Após 3-4 dias, o líquido é filtrado e colocado em um recipiente limpo. É fechado com selo d'água e deixado fermentar por mais 2 a 3 meses.
Rosa
Às vezes, os enólogos preferem fazer vinho rosé porque o consideram mais aromático e saboroso. Para isso você precisa dos seguintes ingredientes:
- quinze quilos de frutas vermelhas;
- 550-600 gramas de açúcar granulado;
- água.
Primeiro, as frutas são colocadas em uma panela e esmagadas com as mãos. Em seguida, o recipiente é coberto com gaze e transferido para local escuro para fermentar. Após três dias, o suco é filtrado com gaze, colocado em uma jarra e misturado ao açúcar.Os recipientes são lacrados com selo d'água e deixados fermentar por um mês e meio.
Quase doce
Quem não gosta de vinhos doces prefere preparar bebidas semidoces. Para isso você precisará de:
- trinta quilos de uvas brancas;
- cinco litros de água;
- cinco quilos de açúcar granulado.
As uvas são previamente esmagadas e colocadas em barricas de madeira, após o que são transferidas durante 4-5 dias para um local com temperatura de cerca de 25 graus Celsius. Em seguida, todo o suco é misturado ao açúcar e colocado em potes de vidro. Um selo d'água especial é colocado no recipiente, que é removido após 2 a 3 meses. Após a fermentação, o líquido é filtrado e engarrafado.
Com mel
Alguns produtores de vinho adicionam mel ao líquido em vez de açúcar granulado. Para preparar uma bebida de acordo com esta receita, você precisa de:
- dez litros de suco de uva espremido na hora;
- 3-4 quilos de mel;
- 8-9 litros de água;
- 35 gramas de fermento de vinho.
Primeiro, o suco é misturado com água e mel. O líquido é agitado por 5-7 minutos, após o que é adicionado fermento. Depois, você pode colocar um selo d'água nos recipientes e movê-los para um local aquecido por dois meses e meio.
Quando a fermentação pára, o líquido é filtrado e engarrafado.
De uvas congeladas
Você pode preparar bebidas vínicas não apenas com uvas frescas, mas também congeladas. Para fazer isso, você precisa preparar os seguintes produtos:
- 35-40 kg de frutas congeladas;
- 5-7 quilos de açúcar;
- cinco litros de água;
- cem gramas de fermento.
As frutas congeladas são moídas e misturadas com fermento. Os potes cheios são então tapados com um pano e deixados a fermentar durante uma semana e meia. A mistura deve fermentar a uma temperatura de vinte graus Celsius. O suco fermentado é filtrado e misturado com água e açúcar.O mosto é colocado em garrafas limpas, lacradas com selo d'água e fermenta por mais três meses.
De passas
Para fazer uma bebida segundo esta receita você precisará de:
- um quilo e meio de passas;
- 350 gramas de açúcar;
- dois litros de água.
Todas as passas são cuidadosamente selecionadas e lavadas com água. Em seguida, é colocado em um recipiente e preenchido com calda de açúcar quente. Após duas semanas, o líquido deve ser colocado em outro recipiente e deixado fermentar. Um mês depois, quando o vinho está completamente fermentado, é distribuído em garrafas.
Opções de armazenamento de vinho caseiro
Para garantir que o delicioso vinho não estrague por muito tempo, ele deve ser armazenado corretamente. Recomenda-se a utilização de caves para armazenamento de bebidas vínicas, uma vez que a temperatura nas mesmas ronda os 12-15 graus Celsius.
Conclusão
Deliciosas bebidas de vinho são feitas de frutos de uva. Porém, antes de preparar esse vinho, é necessário se familiarizar com as receitas de sua criação e recursos de armazenamento.