Nos países orientais, serve um lanche feito de feijão verde, chamado tursha. A decapagem picante tem um sabor incrível e é apreciada tanto por adultos como por crianças. Os vegetais incluídos na sua composição não são em conserva, mas sim fermentados, e combinam-se perfeitamente entre si. As mulheres orientais preparam um lanche apenas com feijão ou acrescentam tomate, pimentão e berinjela. Diferentes nações têm suas próprias receitas de preservação; você mesmo pode fermentar o tursha para o inverno; o processo culinário não é particularmente complicado. Encontrar os ingredientes não é problema.
Características do prato de carcaça
O lanche picante de leguminosas contém muitos componentes úteis. Geralmente é preparado para ser consumido imediatamente, mas é plano vagens Adequado para enrolar no inverno. Tursha tem gosto um pouco de berinjela marinada. Os residentes da Arménia e do Azerbaijão, do Irão e da Turquia não conseguem imaginar uma mesa de jantar sem este prato. É improvável que alguém saiba quando apareceu na Transcaucásia e na Adiguésia. Se os comerciantes trouxeram a receita do lanche ou se a tursha chegou ao seu território durante as guerras constantes, ninguém pode dizer agora.
A peculiaridade do prato armênio clássico é que os vegetais são fermentados sem o uso de vinagre, mas apenas com temperos, sal e alho..
As donas de casa acrescentam diversos produtos vegetais ao feijão verde, o que confere à tursha um sabor original e rico.
Quais ingredientes você precisará?
Para preparar um prato oriental, pode-se usar abóbora e cenoura, cebola e berinjela, tomate e abobrinha, pimentão e repolho, mas o principal componente é o feijão verde - congelado ou fresco. Tempere o aperitivo com especiarias. Muitas receitas contêm coentro, alho e manjericão. Sourdough requer sal e água.
Métodos de preparação para o inverno
Vários ingredientes são selecionados para tursha. Esses pratos são encontrados na culinária dos povos asiáticos e europeus. Alguns preferem um aperitivo com berinjela, outros optam pela combinação de feijão e pimenta. Todos podem combinar os vegetais que mais gostam para o preparo. Mas em todas as receitas são escaldados e fermentados.
Em armênio
As donas de casa caucasianas colocam muitas ervas e temperos na tursha, berinjela e tomate, pepino e aipo.Mas nenhuma versão do prato está completa sem feijão verde jovem.
A tursha armênia é menos picante e tem sabor adocicado, já que a salmoura é feita sem vinagre. Para prepará-lo, leve um quilo:
- tomates;
- pimenta;
- beringela;
- vagens verdes.
Apenas os feijões jovens e sem veias duras são adequados para petiscar. É lavado, as pontas removidas e escaldadas. Os pimentões são imersos em água quente por literalmente 30 segundos e depois cortados em tiras. Os azuis são cortados ao longo da fruta, fervidos em água fervente por 10 minutos, resfriados e esmagados em cubinhos.
O alho é passado por um ralador e misturado com pimenta. Coloque os legumes na panela em camadas. As berinjelas são colocadas no fundo, seguidas dos demais produtos, cada fileira é polvilhada com uma massa picante feita de alho. O aperitivo Turche é recheado com salmoura fria. A opressão é colocada no topo. Para conservar o prato durante todo o inverno, o conteúdo da panela é colocado bem em uma jarra de vidro e esterilizado por 20 minutos.
Em coreano
Ao contrário da tursha armênia, esta versão da preparação contém vinagre de vinho. Para usar a receita, leve os seguintes ingredientes:
- vagens de feijão – 500g;
- óleo de girassol – 2,5 xícaras;
- berinjela – 1kg;
- cenouras e tomates – 8–10 peças cada;
- 4 pepinos e 3 cebolas;
- alho e especiarias;
- pimenta picante
Para quem não sabe a ordem de preparo dos ingredientes, a receita descreve tudo passo a passo:
- As berinjelas maduras são lavadas e retiradas dos talos.
- Ferva os vegetais por 20 minutos, deixe esfriar. Um peso é colocado sobre eles para que o líquido saia.
- Os tomates e os pepinos são cortados em cubos e as cebolas picadas. Todos os componentes são misturados, adiciona-se pimenta picada em um moedor de carne.
- As berinjelas são colocadas no fundo da panela e por cima o tempero, que é obtido ralando o rizoma da pastinaga e a salsa com alho.
- Disponha os legumes restantes.
Despeje 100 g de sal, pimenta da Jamaica e louro em um recipiente de 1,5 litro de água. A solução é fervida, resfriada, colocada em uma panela com os ingredientes, que é coberta com uma toalha, e um peso é colocado. Os vegetais devem ser fermentados em salmoura por uma semana, após a qual é adicionado óleo de girassol. O aperitivo acaba sendo picante e azedo, usado como prato principal ou servido como acompanhamento.
Receita de tursha turca
Nas bases e mercados de Antalya e Marmaris, nas ruas de Istambul e Kemer, vendem-se xícaras de vegetais em salmoura. Nem todo estrangeiro que vem para a Turquia compra esse produto, mas depois de experimentá-lo pede mais. Os moradores locais comem tursha com peixe frito.
Para que o prato tenha sucesso, é importante preparar bem a salmoura, que se bebe após a ingestão dos vegetais. Um excelente lanche pode ser feito sem feijão verde: as turcas usam uma receita segundo a qual levam um quilo de cenoura, tomate, pepino e repolho. Para esta quantidade de ingredientes principais você precisará de:
- vinagre - ½ xícara;
- lâmpadas – 5 peças;
- aneto;
- açúcar – 40g;
- sal – 2,5 colheres de sopa;
- alho.
Os vegetais são bem lavados. Os pepinos são cortados em duas metades, mas primeiro são embebidos por 3 ou 4 horas em água fria. As cenouras descascadas são cortadas em rodelas. O repolho é dividido em 8 partes. Todos os ingredientes preparados devem ser colocados em um frasco estéril, com os tomates por cima. Os tomates liberarão suco se você furá-los perto do caule.
Os vegetais são cobertos com água fervente, após 15 minutos essa água é colocada em uma panela, acrescenta-se sal, temperos e açúcar.
Adicione 2 colheres de sopa de vinagre e marinada quente aos potes com o preparo, enrole com tampas de lata e embrulhe, virando os recipientes de cabeça para baixo.
Maneira Adyghe de cozinhar
Embora os residentes da parte noroeste do Cáucaso consumam mais carne bovina, cordeiro e aves do que alimentos vegetais, eles não recusam o tursha. As donas de casa Adyghe sabem preparar este prato muito saboroso, usando apenas cenoura e feijão verde, temperando os legumes com pimenta e alho. Para a marinada, leve 1,5 litro de água e meio copo de sal.
Para preparar o tursha você mesmo, você precisa de:
- Escalde as vagens por 5–6 minutos.
- Moa as cenouras em um ralador.
- Corte o alho em cubos e a pimenta em rodelas.
Os vegetais, exceto as vagens, devem ser colocados em uma panela e o feijão por cima.
Todos os ingredientes são despejados em salmoura fervente e, em seguida, é colocado um peso. Depois de alguns dias, a tursha é transferida para potes. As mulheres Adyghe, assim como as armênias, não usam vinagre ao preparar esse lanche.
Em tomate
Os tomates são adicionados a vários pratos e servem como um dos principais ingredientes em saladas, borscht, picles e molhos. Muitas donas de casa colocam tomate na tursha. Adiciona picante e acidez ao lanche e substitui um conservante como o vinagre. Usando a receita mais simples, pegue:
- sal – 15 gramas;
- tomate – 700 g;
- feijão verde – 1kg;
- açúcar – 3 colheres de chá.
Primeiro você precisa lavar as vagens, retirar as pontas e cortá-las em pedaços. Em seguida, os aspargos são encaminhados para água fervente com sal, onde são escaldados por até 5 minutos e transferidos para potes preparados.
Os tomates são passados por um moedor de carne. O açúcar é colocado no suco resultante e fervido um pouco.Às vagens é adicionado tomate quente, que é levado ao fogo para esterilização. Após 45 minutos, os potes são enrolados.
Em óleo
O feijão não pode ser apenas fermentado ou em conserva. Algumas donas de casa fritam legumes e a tursha ganha um sabor completamente diferente. Para um quilo de vagens você precisará de um copo de azeite ou óleo de girassol. Alho picado, cebola e feijão são cozidos nele.
Depois de alguns minutos, adicione 2 tomates grandes e 2 colheres de chá aos vegetais dourados. açúcar, um pouco de sal. A peça é frita em uma frigideira até que os tomates soltem o suco. Todos os ingredientes são cozidos em óleo em fogo baixo por mais 30 minutos, após os quais são colocados em potes. Se o lanche for para armazenamento por longo prazo, recorra à esterilização.
Com berinjela
Cada produto vegetal adicionado à tursha confere-lhe originalidade e cheiro próprio. Quem gosta de picles picantes deve preparar um lanche de vegetais para o inverno com os seguintes ingredientes:
- berinjela – 10 peças;
- pimenta – 3 vagens;
- sal – 60g;
- alho - 3 cabeças.
Nos azuis, de 15 a 16 cm de comprimento, é preciso retirar o pedúnculo e fervê-los para que fiquem macios. Após escoar a água, os vegetais são colocados sob pressão. Pimentas devem ser descascadas, cortadas em tiras e alho picado.
As berinjelas são divididas em 2 metades e sobre elas são colocados legumes preparados e folhas de louro. As frutas são fechadas como um livro e amarradas com fios ou talos de aipo, colocadas em uma panela em camadas, cada uma polvilhada com salsa e endro. As berinjelas são servidas com marinada, para cujo preparo se leva um litro de água e 60 g de sal. Tursha é deixada sob pressão por 4 dias, são adicionadas passas.
Para preparar um lanche para o inverno, os azuis são retirados do líquido, a marinada é filtrada e fervida.As frutas precisam ser colocadas em potes, enchidos com salmoura quente e esterilizados por cerca de 20 minutos.
A tursha de berinjela revela-se picante e apetitosa, tem um agradável aroma picante e serve como aperitivo, prato independente ou acompanhamento.
Sem esterilização
Existem muitas receitas culinárias, com as quais você pode preservar o máximo de vitaminas e aminoácidos presentes nos vegetais. Tursha pode ser fechada durante o inverno sem esterilização. O principal é preparar bem a marinada. Os ingredientes para isso você precisa levar:
- água – 1,5 l;
- sal – 150g;
- açúcar - vidro;
- óleo de girassol – 500 ml;
- alho – 3 cabeças;
- vinagre - 0,5 litros;
- um monte de salsa.
Quatro quilos de feijão e meio pimentão são descascados e fervidos por 30 minutos, as verduras são adicionadas, transferidas para potes e enchidas com salmoura quente. Depois de enroladas as tampas, a tursha é levada para o porão ou guardada na geladeira.
Em conserva
Feijão verde achatado usado em muitos pratos orientais que podem ser cobertos para o inverno. As mulheres caucasianas fervem uma solução de água e sal e preparam a tursha. As vagens são aparadas e escaldadas, acrescentando-se pimentão doce e amargo, alho e aipo. Os vegetais são servidos com marinada por um dia e depois levados para a adega. A salga às vezes é coberta com uma película e os grãos são lavados antes do uso. Por um quilo de vagens, leve:
- pimenta – 1kg;
- alho - uma cabeça;
- sal – 100g;
- aipo - um monte.
Tursha marinada tem um sabor incomum e acompanha bem carnes. O prato pode ser temperado com qualquer tempero.
Em conserva
Um lanche saboroso e saudável é obtido quando os vegetais são salgados sem vinagre. Para prepará-lo, tome 2 colheres de sopa de pimenta, alho e sal por litro de água.Feijão e cenoura são fervidos por 5 minutos, resfriados e colocados em um barril, balde ou jarra, cobertos com temperos e preenchidos com salmoura fria. Os vegetais fermentam em poucos dias. Se você colocar a tursha em local fresco, poderá usá-la por 4 meses.
Picles
O feijão verde, presente tanto na culinária europeia quanto na asiática, contém uma pequena quantidade de calorias, por isso é utilizado em diversas dietas. São muitas as opções de preparo de lanches e pratos a partir deste produto. Algumas donas de casa salgam com alho e ervas:
- As pontas dos frutos são cortadas.
- Coloque o feijão em água fervente e escalde por 5 minutos.
- Despeje 2 litros de água na panela e adicione 3 colheres de sal.
- Adicione o alho picado e a pimenta.
- Cubra os frutos com a solução resfriada.
- Eles pressionam e depois de um dia a salmoura é drenada.
Para preparar o lanche são necessários 1,5 kg de feijão. Acontece crocante e saboroso.
Métodos de armazenamento
Para evitar que picles e salgadinhos estraguem, é necessário observar o regime de temperatura. Em embalagens seladas após a esterilização, a tursha é armazenada a 20°C, legumes em conserva - a 0–4. É preferível colocar os espaços em branco na varanda, na adega ou na cave.
O lanche em conserva deve ser consumido em até 9 meses, ou 3 dias após a abertura da embalagem. Tursha em conserva sem vinagre não pode ser guardada na geladeira por mais de 4 meses.