O feijão branco pertence à família das leguminosas. É uma das hortaliças mais populares, valorizada pelas suas propriedades dietéticas e medicinais. É um produto fitoterápico versátil utilizado no preparo de diversos pratos. O feijão também é utilizado no tratamento de doenças do trato gastrointestinal, do coração e até de pele.
- Especificidades do feijão branco
- Variedades de feijão branco
- Chali
- Olho roxo
- Marinha
- Moscou branco
- Plano branco
- Lótus
- Belozerka
- Éguas brancas
- Datas de desembarque
- Preparação de sementes
- Preparando o solo para o feijão
- Semeando feijão
- Cuidado de feijão
- Tempo de rega
- Nutrição vegetal
- Liga
- Proteção contra doenças
- Proteção contra pragas
- Coleta e armazenamento
- Composição e conteúdo calórico do feijão branco
- Recursos benéficos
- Para homens
- Para mulheres
- Uso para tratamento e prevenção de doenças
- Para doenças do coração e dos vasos sanguíneos
- Doenças do estômago, rins, bexiga
- Danos nas articulações e distúrbios do sistema nervoso
- Dependência de insulina
- Doenças de pele, feridas, rachaduras, úlceras
- Os benefícios do feijão para perda de peso
- Aplicação em cosmetologia
- Contra-indicações e possíveis efeitos colaterais
- Como escolher o feijão certo
Especificidades do feijão branco
O feijão branco é um dos tipos de leguminosas mais comuns. A cultura foi cultivada pela primeira vez na América do Sul. É fácil de cuidar e possui uma grande quantidade de microelementos úteis. Os caules da cultura são retos e encaracolados, até 1 m de altura.Os frutos amadurecem no outono e apresentam formato cilíndrico e ligeiramente achatado. Vale ressaltar que na Roma antiga a cultura era utilizada não só para alimentação, mas também para fazer cal e pó.
Variedades de feijão branco
O feijão surpreende pela variedade de opções, além de interessantes características externas. O feijão branco vem em tamanhos grande, médio e pequeno. Cada variedade possui características e preferências próprias de uso. Para fazer sua escolha, considere todas as variedades de feijão branco.
Chali
Esta cultura é caracterizada por frutos grandes e sabor delicado. Chali é amplamente utilizado na Turquia e nas Ilhas Balcânicas. É utilizado no preparo de sopas, acompanhamentos, saladas e saborosos ensopados.
O feijão Chali tem um formato trapezoidal incomum. Os frutos são ligeiramente achatados e maiores que as outras variedades. Chali cozido tem gosto de batata, por isso é frequentemente usado como acompanhamento. Não requer cozimento longo, o tempo de cozimento não leva mais de 45 minutos.
Olho roxo
É considerada a mais delicada de todas as variedades de cultura. Graças à casca fina cozinha muito rapidamente. A variedade Black Eye é superior a outras espécies em termos de valor energético. Contém muita proteína, amido, carboidratos, fibra alimentar, vitaminas, com quantidade mínima de gordura. O olho roxo é usado com mais frequência do que outras variedades de feijão para tratar muitas doenças e até prevenir o câncer de mama.
Marinha
Essa cultura remonta a mais de 7 mil anos. Ela foi criada na América do Sul. Frutos pequenos em formato de ervilha lideram em teor de fibras, o que os torna concorrentes dignos de outras variedades, apesar de seu pequeno tamanho. Na medicina, a Marinha é usada para obter efeito diurético e antimicrobiano, bem como para reduzir as concentrações de açúcar no sangue. Antes de cozinhar, deve ser deixado de molho em água por pelo menos 5 horas. Neste caso, o tempo de cozimento não demorará mais de 1 hora.
Moscou branco
Esta variedade de feijão branco de vagem verde foi cultivada especificamente para os curtos dias de verão na Rússia central. É caracterizada pela resistência a doenças e mudanças bruscas de temperatura. O comprimento máximo das plantas arbustivas é de 40 mm. O feijão branco Moscou é caracterizado por uma rica colheita. Você pode coletar em média 1,2 kg por metro quadrado.
Plano branco
Ao contrário das variedades anteriores, o feijão branco não ganhou grande popularidade em nosso país. No entanto, possui um alto teor de microelementos úteis, razão pela qual é ativamente utilizado na medicina popular. Sua despretensão com o solo e as condições climáticas permite que seja cultivado em quase todas as regiões da Rússia.
Lótus
Variedade meio precoce caracterizada por frutos carnudos e saborosos.Os jardineiros preferem esta variedade pelo seu bom rendimento e facilidade de cuidado. Os feijões de lótus também são adequados para colheita mecanizada. Usado na culinária, cosmetologia e medicina popular. Uma excelente opção de preservação.
Belozerka
Feijão de meia temporada de tamanho médio com alto teor de açúcar. Você pode coletar até 50 frutos de um arbusto. Os frutos são de tamanho médio e formato redondo.
Éguas brancas
Cultura trepadeira decorativa com vagens grandes. Possui folhas verdes brilhantes e exuberantes. Geralmente há 3 frutas em uma vagem. Esta cultura decorativa é adequada não só para o cultivo de alimentos, mas também para o paisagismo de diversas estruturas: gazebos, arcos, casas. Não perde cor e forma até meados de setembro.
Datas de desembarque
A cultura é plantada em campo aberto no mês de maio, levando em consideração o momento dos resultados e as condições climáticas. O solo deve aquecer até 10-12 graus. Você também deve se concentrar na variedade. As formas arbustivas são plantadas mais cedo e as variedades trepadeiras após 1-2 semanas.
Com os devidos cuidados, as mudas aparecerão no 15º ao 20º dia após o plantio. Alguns jardineiros preferem pré-plantar antes de plantar em terreno aberto. brotar feijão. Neste caso, a semeadura é feita inicialmente em recipientes especiais, 2 a 3 semanas antes do plantio em campo aberto.
Para que a cultura germine mais rápido e produza uma colheita rica, ela precisa ser plantada em local bem iluminado. Ao mesmo tempo, devem ser feitas regas e fertilizações regulares.
Preparação de sementes
Antes do plantio, é importante preparar a semente. Embora a cultura seja plantada em maio, isso não exclui uma queda na temperatura, que pode afetar negativamente os brotos. Para evitar um incidente tão desagradável, as sementes são pré-endurecidas.
Observação! Antes do plantio, as sementes passam por uma cuidadosa inspeção visual. São selecionadas frutas amassadas, vazias e estragadas.
Você também pode usar o método de imersão. Para fazer isso, deixe o feijão de molho em água limpa durante a noite. A semente que não passou por tratamento de produção é embebida por 20 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Porém, é importante ressaltar que as sementes que não são embebidas antes do plantio são mais resistentes ao frio, pois não eclodem imediatamente.
Preparando o solo para o feijão
Solos leves, férteis e bem drenados são mais adequados para leguminosas. Se houver água subterrânea perto da horta e o solo for argiloso, existe um grande risco de a cultura não crescer.
Para obter uma colheita abundante, o solo é fertilizado com composto ou húmus antes do plantio das sementes. Você também pode usar superfosfato, nitrato de amônio ou cloreto de potássio. A abundância de nitrogênio no solo não terá o melhor efeito na colheita. A massa verde se desenvolverá abundantemente, mas os frutos sofrerão.
Semeando feijão
Se você planeja cultivar diversas variedades de feijão ao mesmo tempo, é recomendável plantá-los separadamente. Como os feijões são autopolinizadores, canteiros com diferentes variedades podem ser colocados próximos uns dos outros. Mas não devemos esquecer que a cultura tem tendência à polinização cruzada. Por exemplo, se o feijão branco crescer perto do vermelho, podem aparecer pontos vermelhos nos frutos.
Para a cultura, utiliza-se uma ordem de plantio escalonada. A distância entre os furos é de 20-30 cm, em cada um deles são semeadas 3-4 sementes. Muitos jardineiros praticam plantios amplos, com espaço de 50 cm entre as covas.
Se se trata de feijão trepador alto, primeiro prepare os suportes, depois faça buracos perto deles e semeie as sementes. A distância entre fileiras é de 100 cm, entre covas - 60 cm.O feijão trepador também pode ser cultivado em ninhos de 5 peças. Os arbustos em crescimento agarram-se à estaca, localizada perto de cada buraco.
Deve ser de madeira, os grãos simplesmente não conseguem prender-se num suporte de plástico ou metal.
A profundidade de plantio do feijão depende da qualidade do solo. Quanto melhor for a qualidade, mais profundamente as sementes poderão ser plantadas. Se o solo for leve, o feijão é plantado a uma profundidade de 6 a 7 cm, em solos argilosos densos a profundidade de plantio não deve ultrapassar 4 cm.
Cuidado de feijão
Após o plantio, o feijão é regado imediatamente e o solo compactado com ancinho. Se houver risco de geada, a área plantada é coberta com uma película especial. Quando as sementes brotam, elas são imediatamente enterradas. Desta forma, eles ganham estabilidade. Os cuidados adicionais com o feijão são os seguintes:
- rega semanal;
- remoção oportuna de ervas daninhas;
- afrouxamento regular do espaçamento entre linhas;
- alimentação com superfosfato após a formação da primeira folha verdadeira;
- quando os arbustos atingem dois metros, são arrancados de cima para estimular a formação de ovários.
Tempo de rega
O feijão é regado até que a 5ª folha apareça nas plantas. A irrigação é então reiniciada antes da floração, uma vez que as plantas perdem flores com baixa umidade. No tempo seco, a rega é realizada uma vez por semana até a floração. Após o aparecimento das flores, o procedimento é aumentado para 2 a 3 vezes por semana.
Nutrição vegetal
O feijão é uma cultura exigente em termos nutricionais.Um alto rendimento só pode ser obtido em solo fértil, que contenha os elementos necessários ao crescimento e desenvolvimento. Responde bem a fertilizantes minerais e orgânicos.
Os compostos de nitrogênio são adicionados nos estágios iniciais de crescimento. É importante lembrar que eles podem inibir o amadurecimento, por isso não exagere nas dosagens.
Bons resultados são alcançados com a aplicação de fertilizantes fosfatados e potássicos, principalmente superfosfato molibdenado. Também é recomendado o uso de cinzas de madeira em jardins.
Os seguintes microelementos têm um efeito positivo no crescimento do feijão:
- zinco;
- boro;
- manganês;
- cobre;
- molibdênio.
O molibdênio é de particular importância. É melhor usá-lo para o tratamento de sementes pré-semeadura.
Liga
Amarrar o feijão não só evitará que os arbustos se espalhem pelo canteiro, mas também reduzirá a probabilidade de a colheita ser danificada por pragas e doenças. Os suportes deverão ser de madeira.
A liga é feita depois que as plantas atingem 15 cm de altura e são enroladas no suporte, a partir da primeira folha inferior. A fixação é feita no sentido anti-horário. Este método permitirá que você prenda com segurança as plantas no suporte.
Proteção contra doenças
Para prevenir doenças fúngicas, o preparo da área para o feijão começa no outono. Em primeiro lugar, são eliminadas as ervas daninhas, pois é nelas que os microrganismos patogênicos hibernam. Em seguida, são adicionados fertilizantes de potássio e fósforo ao solo, após o que são escavados com uma pá. Durante o período vegetativo, as plantas realizam 1, ou preferencialmente 2, fertilizações, utilizando fertilizantes minerais sem nitrogênio.
Se já ocorreu infecção por doenças fúngicas, são tomadas medidas ativas de controle. Para fazer isso, as plantas são pulverizadas com preparações contendo cobre., por exemplo, uma solução de calda bordalesa (1%).
Para evitar o apodrecimento das raízes e o oídio, as sementes são embebidas em Trichodermin ou Baktofit antes do plantio. As colheitas também são pulverizadas com essas preparações antes da floração.
Para prevenção doenças do feijão É importante observar a rotação de culturas a cada 4-5 anos. Ou seja, após esse período, plante a cultura em seu local original.
Proteção contra pragas
Tal como acontece com as doenças, são utilizadas medidas preventivas e proativas para controlar as pragas. As medidas preventivas, além das descritas acima, incluem também a coleta do feijão antes que ele quebre. Para destruir pragas, use o método de congelamento de frutas por 2 a 3 dias. A uma temperatura de -10 graus, adultos, larvas e ovos morrem.
Quanto às medidas químicas de prevenção de pragas, as plantas podem ser tratadas com Decis ou Aktara antes da floração.
Os seguintes produtos biológicos são utilizados contra pragas sugadoras e roedoras:
- "Guapsina".
- "Planejar."
- "Tricodermina."
Eles só podem ser usados antes da floração.
Coleta e armazenamento
A colheita começa em julho e continua até o outono. O feijão está pronto quando o fruto atinge 4-10 cm, tudo depende da variedade. O ideal é colher de manhã cedo. O feijão é colhido para grão após a maturação completa, quando os frutos ficam densos e as folhas secam. Na colheita, a planta é arrancada, amarrada em um feixe e colocada para amadurecer. Em dias de sol, a colheita é deixada para amadurecer no jardim.
Para evitar que as sementes se percam, coloque uma película sob o feijão. Após o amadurecimento, as plantas são limpas e enviadas para armazenamento. Variedades de feijão verde são colhidas imediatamente após estarem maduras. Nas espécies trepadeiras, os frutos são retirados várias vezes por temporada.
Os grãos de feijão branco são caracterizados pela capacidade de serem armazenados por longos períodos de tempo. Inicialmente, são retirados da vagem e secos. Para garantir que as sementes fiquem bem secas, elas são dispostas em camada fina sobre um pano ou papel. Feijão armazenado deve estar em local quente e seco. Quando os frutos estão completamente secos, são armazenados.
O feijão não exige muito das condições, a única coisa importante é colocá-lo no recipiente certo onde se acumula a condensação. As frutas não devem estar perto de fontes de calor. Vale ressaltar também que o congelamento do feijão afetará negativamente sua posterior germinação.
Para proteger os frutos de diversos insetos, eles são colocados em potes de vidro e bem fechados com tampa.
Composição e conteúdo calórico do feijão branco
O feijão branco impressiona pela sua composição. Em termos de teor de cobre e zinco, supera todas as culturas hortícolas. Ele também contém os seguintes microelementos:
- proteína vegetal;
- vitamina E;
- cálcio;
- magnésio;
- Vitaminas B.
O sabor do feijão branco é apreciado em todo o mundo. A partir dele são preparados pratos nutritivos e saudáveis, que são uma alternativa válida à carne.
100 gramas de feijão branco contêm:
- 102kcal;
- 47g de carboidratos;
- 21g de proteínas;
- 2g de gordura.
Recursos benéficos
O feijão é rico em microelementos benéficos. São utilizados não só na culinária, mas também no preparo de medicamentos.
O consumo regular de feijão branco é muito benéfico para a saúde. Tem os seguintes efeitos positivos:
- estimulação da produção de suco gástrico;
- prevenção de doenças dos sistemas nervoso e cardiovascular;
- visão melhorada;
- diminuição da concentração de açúcar no sangue;
- fortalecimento da imunidade;
- reduzindo e prevenindo o inchaço;
- melhora na condição dos cabelos e unhas;
- melhor recuperação da pele após cortes e lesões;
- limpar o corpo de substâncias tóxicas;
- melhoria do metabolismo.
O teor de cálcio em grandes quantidades faz do feijão um produto indispensável para ossos e dentes.
As inflorescências do feijão branco são usadas com muito menos frequência do que as frutas. No entanto, eles não têm propriedades menos benéficas. Inflorescências e vagens de feijão são úteis para as seguintes condições:
- insuficiência cardíaca;
- patologias renais.
Decocções de folhas secas de feijão são usadas para reumatismo, gota e pancreatite.
Para homens
O feijão é um produto muito saudável para o homem. Satura o corpo com vitaminas e melhora o estado geral. Além disso, o feijão tem um efeito positivo na função sexual e normaliza o funcionamento do aparelho geniturinário.
Para mulheres
Como o feijão contém uma grande quantidade de ferro e cálcio, este produto ajudará as mulheres a melhorar a condição do cabelo, da pele e dos dentes. É frequentemente usado para fins cosméticos para preparar máscaras com efeito rejuvenescedor. As mulheres que amamentam podem usar o “talker”. Para prepará-lo, será necessário moer as sementes do feijão e misturá-las com a farinha de trigo em quantidades iguais. Despeje a mistura com a mesma quantidade de água, misture bem, deixe e tome 2 colheres de sopa três vezes ao dia.
Quanto às leguminosas inteiras, é melhor evitar consumi-las durante a amamentação. Isso ocorre porque a maioria dos bebês tem dificuldade para liberar gases e comer feijão inteiro pode piorar os sintomas.
Uso para tratamento e prevenção de doenças
O feijão branco tem sido usado como medicamento há centenas de anos.Não só os frutos da colheita, mas também as folhas (vagens) possuem propriedades medicinais. Vejamos quais doenças o feijão branco ajuda.
Para doenças do coração e dos vasos sanguíneos
O ferro e o magnésio contidos na cultura ajudam a melhorar a composição do sangue, fortalecer o músculo cardíaco e reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. O feijão branco é recomendado para as seguintes doenças:
- aterosclerose;
- arritmia;
- hipertensão.
Uma decocção cardíaca eficaz é preparada a partir dos retalhos de cultura. Para preparar, basta despejar 4 colheres de sopa das folhas com dois copos de água fervente. O produto é infundido por pelo menos duas horas. Tome 0,5 xícara antes de cada refeição.
Para a aterosclerose, utiliza-se uma receita diferente para preparar a decocção de feijão. Cascas de feijão (3 colheres de sopa) são enchidas com água (750 ml), levadas à fervura e fervidas em fogo médio por 15 minutos. O caldo é filtrado em gaze e diluído até o volume original com água purificada. Tome 150 ml com o estômago vazio, três vezes ao dia.
Doenças do estômago, rins, bexiga
O feijão branco ajuda a normalizar a produção de suco gástrico, por isso é recomendado para gastrite. Esta doença requer ajustes na dieta, muitos alimentos são excluídos da dieta. O feijão pode substituir a carne na gastrite. É utilizado para preparar pratos nutritivos que mantêm a saciedade por muito tempo.
O feijão branco tem um leve efeito diurético, por isso é usado para doenças renais e da bexiga. Dissolve pedras e elimina o inchaço. Para inflamação da bexiga, 3 colheres de sopa da planta são colocadas em 0,5 litro de água fervente e fervidas em fogo médio por 15 minutos.O caldo é infundido por pelo menos três horas, após o que é filtrado e tomado 0,5 xícara antes das refeições.
A receita a seguir é usada para pedras nos rins. As cascas do feijão são enchidas com água na proporção de 1:10 e cozidas por 1,5 horas. Em seguida, o produto é filtrado e retirado da mesma forma descrita acima.
Danos nas articulações e distúrbios do sistema nervoso
A gama de efeitos positivos do feijão branco não se limita às doenças descritas acima. O produto é utilizado com sucesso para reumatismo crônico, gota e outras doenças associadas aos vasos sanguíneos.
O feijão branco também é usado para restaurar o corpo após o estresse. Eles estão incluídos na dieta após operações graves e ferimentos graves.
Dependência de insulina
Para o diabetes, o feijão é um dos principais componentes da dieta alimentar. Devido à sua composição única, é utilizado como substituto da insulina. O consumo regular de feijão tem os seguintes efeitos positivos:
- normaliza a função cardíaca;
- melhora o estado das paredes dos vasos sanguíneos;
- cura rapidamente lesões, rachaduras;
- reduz a concentração de açúcar no sangue;
- acelera processos regenerativos.
O uso prolongado do produto estabiliza o funcionamento do pâncreas. A arginina, que faz parte do feijão branco, estimula a produção de uréia e, consequentemente, reduz a concentração de glicose no sangue.
Graças ao feijão branco, a função cardíaca melhora, sendo este um fator muito importante para os pacientes com diabetes. Os benefícios do produto são equivalentes para os tipos 1 e 2 da doença.
Além de comer frutas, também se prepara uma decocção de folhas de feijão para diabetes. Cerca de 20 gramas do produto são despejados em um litro de água fervente e fervidos em fogo baixo por 30 minutos. O caldo coado e resfriado é bebido em pequenas porções.A dosagem indicada é calculada para 2 dias. Use a decocção por 20 dias. Para um efeito mais eficaz, você pode adicionar 20 g de folhas de mirtilo à receita.
Doenças de pele, feridas, rachaduras, úlceras
O feijão branco contém muito enxofre, por isso é usado no tratamento de doenças de pele. As sementes da cultura são moídas em um moedor de café e depois aplicadas nas áreas afetadas. Este produto tem um efeito cicatrizante pronunciado e é superior a muitos produtos farmacêuticos em eficácia.
Os benefícios do feijão para perda de peso
O baixo teor calórico do feijão o torna um dos principais produtos recomendados para emagrecer. O feijão branco possui alta concentração de proteínas e fibras. Ao mesmo tempo, são pobres em carboidratos, o que os torna um produto ideal para seguir uma dieta alimentar. A principal característica do feijão é que sacia a fome por muito tempo.
Assim, a pessoa não sente necessidade constante de alimentação, pelo que a dieta alimentar é facilmente tolerada.
O feijão é amplamente utilizado em uma dieta protéica. Os cientistas há muito provaram que seu uso aumenta a síntese de colecistocinina, hormônio que acelera o metabolismo e elimina a fome.
Observação! O feijão branco tem baixo índice glicêmico, o que dá à pessoa o impulso de energia necessário por muito tempo.
O feijão branco é especialmente recomendado para quem combina dieta com atividade física intensa. Eles podem ser consumidos no café da manhã, almoço e jantar. Ao mesmo tempo, o consumo frequente de feijão não traz consequências negativas para o organismo.
Aplicação em cosmetologia
O feijão branco é amplamente utilizado em cosmetologia. As máscaras faciais baseadas nele são adequadas para absolutamente todas as mulheres.As ações desses cosméticos visam clarear a pele e saturá-la com microelementos úteis. As máscaras de feijão têm efeito lifting, eliminam cravos, bolsas sob os olhos e diversas erupções cutâneas.
Grãos cozidos e resfriados são usados para máscaras. São peneirados em uma peneira para que não fiquem películas ou grumos na composição do produto cosmético. Em seguida, amasse o feijão com um garfo, acrescente o suco de limão e 1 colher de sopa de azeite. Aplique o produto na pele pré-umedecida. Lave após 15-20 minutos com água morna.
Contra-indicações e possíveis efeitos colaterais
É importante lembrar que o feijão só pode ser consumido após tratamento térmico. As sementes cruas contêm toxinas que podem causar intoxicações graves. Quanto aos efeitos colaterais, o produto costuma causar flatulência. Para evitar que isso aconteça, o feijão fica muito tempo de molho em água (de preferência durante a noite) antes de cozinhar. Você pode adicionar um pouco de refrigerante à água.
Após a imersão, o tempo de cozimento das leguminosas será significativamente reduzido. Existem variedades que não requerem mais de 45 minutos para serem preparadas. No entanto, a maioria deles leva mais de uma hora para cozinhar. É importante lembrar que é melhor cozinhar demais o feijão do que cozinhá-lo mal, por isso não há necessidade de pressa para retirá-lo do fogo.
Se você tem colite, úlceras estomacais, gota ou colecistite, você definitivamente deve consultar seu médico antes de consumir legumes. Caso contrário, os sintomas da doença só poderão piorar. Uma contra-indicação absoluta do produto é o aumento da secreção gástrica. Os idosos também devem ter cuidado ao consumir feijão.
A composição perfeitamente equilibrada das leguminosas irá saturar o corpo com todos os microelementos necessários, mesmo que coma apenas variedades diferentes desta cultura. No entanto, você não deve se deixar levar pelas mono-dietas. Basta incluir o feijão branco na dieta, diluindo-o com outros alimentos saudáveis.
Se você é alérgico a feijão, pare imediatamente de comê-lo.
Como escolher o feijão certo
Na hora de escolher um produto para consumir, é importante prestar atenção à sua aparência. O feijão não deve estar estragado, muito menos podre. Você deve escolher apenas grãos integrais de tamanho uniforme. Sua superfície deve ser brilhante e brilhante.
O feijão deve ser armazenado em recipiente hermético e somente em local seco. Caso contrário, as frutas podem ficar mofadas e seu consumo pode causar intoxicações graves.
O que chama a atenção é que você pode armazenar não só feijão cru, mas também feijão cozido. Para isso, o produto preparado é resfriado, colocado em um saco plástico e enviado ao freezer.
Se for necessário preparar uma grande quantidade de feijão cozido, eles devem ser divididos em pequenas partes, cada uma delas embalada em um saco plástico separado e colocadas no freezer.