Qualquer variedade de feijão preto é um prato saudável e recomendado para ser incluído na dieta de pessoas que sofrem de doenças cardíacas e circulatórias, excesso de peso e diabetes. Esses grãos têm uma característica distintiva: têm sabor defumado. Ao mesmo tempo, a cor do feijão pode variar dependendo da variedade: do bordô escuro ao preto.
- Descrição da espécie
- Com o que se parece?
- Composto
- Calorias e valor nutricional
- Vitaminas, micro, macroelementos
- Como isso é útil?
- Para homens
- Para mulheres
- Durante a gravidez e amamentação
- Para o trato gastrointestinal
- Para dieta e perda de peso
- Para diabetes
- Contra-indicações
- Variedades
- Rim
- Preto
- Crescendo e cuidando
- Coleta e armazenamento
- Pragas e doenças
- Uso na medicina popular
- Preparação de infusões
- Decocções
- Aplicação em cosmetologia
- Preparação
- Absorver?
- Como cozinhar?
- Purê de "Húmus"
- Sopa de feijão preto e trigo sarraceno
- Salada de feijão preto, pimenta e tomate
- Sopa com feijão e linguiça
Descrição da espécie
O feijão preto tem muitas características distintas, incluindo aparência e sabor interessante. Além disso, o feijão preto distingue-se pela sua composição, que inclui uma grande quantidade de microelementos e vitaminas úteis.
Com o que se parece?
A principal característica distintiva deste feijão é sua aparência, nomeadamente cor escura. Caso contrário, o feijão preto tem aparência semelhante ao feijão branco ou vermelho.
Composto
As propriedades benéficas do feijão preto são determinadas pela sua composição. Contém grande quantidade de vitaminas, microelementos, fibras alimentares, que normalizam diversas funções do organismo.
Calorias e valor nutricional
Uma das propriedades positivas do feijão preto é o seu teor calórico, que é calculado a partir do teor de proteínas, gorduras e carboidratos. Assim, este tipo de leguminosa contém 25,3% de proteínas, 1,66% de gorduras e 73,04% de carboidratos. Com base nisso, o conteúdo calórico total do feijão é igual a 341 calorias.
Curiosamente, a composição da proteína em suas qualidades estruturais é a mais próxima possível da do animal. Por causa disso, o feijão preto é popular entre os vegetarianos na culinária.
Vitaminas, micro, macroelementos
O feijão preto é rico em minerais e vitaminas. Com o uso regular deste produto, uma pessoa pode receber a quantidade ideal de substâncias necessárias ao pleno funcionamento do corpo. Isso se deve ao fato de tais elementos estarem contidos nas seguintes quantidades:
- ferro – 5,02 miligramas;
- fósforo – 240,8 miligramas;
- zinco – 3,65 miligramas;
- magnésio – 120,4 miligramas.
Esses elementos são encontrados no feijão preto em quantidades máximas, mas também contêm outras substâncias, que juntas formam uma lista de 23 itens.
Esses feijões também contêm vitaminas:
- ácido fólico;
- filoquinona;
- vitamina B6;
- ácido nicotinico.
O feijão preto também contém muitos aminoácidos: arginina, lisina, ácido glutâmico. Os ácidos graxos insaturados e poliinsaturados que contém contribuem para a ativação dos processos metabólicos lipídicos.
Como isso é útil?
Com base nos resultados de um estudo do valor nutricional e terapêutico da composição deste tipo de feijão, constatou-se que é o produto vegetal mais útil. Portanto, o feijão preto é recomendado como medida preventiva para manter a função cardíaca, para limpar o colesterol das paredes vasculares e para estimular a atividade cerebral.
Além disso, o uso regular deste produto ajuda a fortalecer o sistema imunológico, normalizar a função digestiva e permite a prevenção de patologias oncológicas e diabetes tipo 2. Além dos efeitos positivos indicados, também ajuda a melhorar o estado da pele, cabelos e unhas.
Para homens
O feijão preto também tem um efeito benéfico no corpo masculino. Devido ao fato deste produto conter zinco, a saúde do homem melhora. Além disso, o feijão melhora a qualidade do esperma e previne a prostatite.
Para mulheres
O feijão também é benéfico para a população feminina. Neutraliza ou reduz significativamente os sintomas da menopausa. O feijão preto também melhora a condição da pele, das unhas e dos dentes.
Durante a gravidez e amamentação
O produto leguminoso tem valor nutricional especial durante a lactação, pois pode melhorar a qualidade do leite materno. Com a introdução adequada dessas leguminosas na dieta alimentar, é possível diversificar a alimentação da lactante, além de fornecer ao seu leite nutrientes benéficos.
Para o trato gastrointestinal
O consumo adequado deste produto leguminoso também tem um efeito benéfico no trato gastrointestinal. Ajuda a melhorar os processos de digestão. Mas só se estiver devidamente preparado. Antes de cozinhar, deve ser embebido e fervido por 1,5 a 2 horas. Se você não seguir essas recomendações, em vez de melhorar a digestão, uma pessoa pode ficar envenenada.
Para dieta e perda de peso
Este produto leguminoso estimula o metabolismo e a digestão, por isso é frequentemente recomendado para uso em dietas. Também ajuda a limpar o corpo de toxinas.
Para diabetes
Este tipo de feijão é usado ativamente por pacientes com diabetes. O feijão ganhou popularidade devido à sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Basicamente, para tais fins, utiliza-se uma decocção ou infusão de feijão.
Contra-indicações
Antes de consumir esses grãos, é necessário verificar se há alguma contra-indicação:
- gastrite, patologias ulcerativas do estômago;
- gota;
- flatulência.
Além disso, você não deve usar este produto se for intolerante a ele.
Variedades
Existem muitas variedades de feijão preto. Os mais populares deles são o Rim e o Preto.
Rim
Esta variedade distingue-se pelo seu arbusto de tamanho médio. Seus grãos são de tamanho médio, de cor preta com tonalidade avermelhada. Ao comer feijão, você pode sentir um cheiro de pão.
Preto
Essa variedade também é de tamanho médio. Os grãos são de cor preta, diluídos com uma cicatriz esbranquiçada.Os grãos caracterizam-se pelo tamanho médio e um aroma subtil a frutos silvestres.
Crescendo e cuidando
O cultivo deste produto leguminoso é realizado da mesma forma que qualquer outra variedade. Neste caso, várias regras devem ser levadas em consideração:
- a cultura precisa ter boa iluminação;
- É melhor plantar em terrenos férteis e soltos localizados em uma colina;
- No outono, o solo precisa ser desenterrado e fertilizado com esterco podre e composto.
Você também precisa garantir que nenhum vestígio de doença ou praga apareça na planta.
Coleta e armazenamento
Somente colheitas secas devem ser armazenadas para armazenamento. Caso contrário, o produto irá deteriorar-se rapidamente. O feijão fresco deve ser armazenado em local seco e fresco, longe da luz solar direta. A colheita também pode ser preservada para o inverno.
Pragas e doenças
O cultivo do feijão pode ser danificado por pulgões e ácaros. Além das pragas, as plantações também podem ser afetadas por doenças. Os tipos mais comuns de mofo encontrados nas plantas são mofo branco, mofo de mesa e podridão de raiz. O plantio também pode estar sujeito a amortecimento.
Uso na medicina popular
O feijão preto é amplamente utilizado na medicina popular. Na maioria das vezes, infusões e decocções são preparadas com base nele.
Preparação de infusões
Um dos mais eficazes é aquele preparado de acordo com as instruções:
- 30 gramas de feijão, uma pequena quantidade de folhas de mirtilo, gengibre picado, despeje 1 litro de água fervente;
- a mistura é infundida em garrafa térmica por 16 horas;
- o líquido é filtrado.
O medicamento é tomado antes das refeições.
Decocções
As decocções de feijão são frequentemente usadas para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os mais eficazes são feitos de feijão preto.Além disso, esses medicamentos têm efeito diurético, o que ajuda a combater o acúmulo de líquidos no corpo.
Aplicação em cosmetologia
O consumo regular deste produto leguminoso tem um efeito benéfico na pele, cabelos, unhas e dentes. Portanto, para fins cosméticos, é recomendado para pessoas que sofrem de imperfeições na aparência.
Preparação
Para eliminar a possibilidade de intoxicação, o feijão deve ser bem cozido. O tratamento térmico permite aumentar o grau de digestibilidade do feijão pelo organismo e eliminar toxinas de sua composição.
Absorver?
O feijão deve ser ensopado antes de ferver. A duração deve ser de pelo menos 8 horas. É melhor deixar o produto embebido na geladeira durante a noite.
Como cozinhar?
O feijão deve ser fervido por 1,5 a 2 horas. Neste caso, após a imersão, deve-se escoar a água, lavar o feijão, enchê-lo com um líquido limpo e colocá-lo no fogão.
Purê de "Húmus"
Este prato é preparado de acordo com as instruções:
- 1,5 xícaras de feijão são fervidas até ficarem macias e transferidas para o liquidificador.
- Também são enviados 1 dente de alho, uma cabeça de cebola, meia colher de sobremesa de pimenta, páprica, cominho, cúrcuma e o suco de meio limão.
- Em seguida, adicionam-se 3 colheres de sopa de água limpa à massa, tudo é triturado no liquidificador.
Este purê é ótimo para fazer sanduíches.
Sopa de feijão preto e trigo sarraceno
Para preparar esta sopa, você precisa seguir as seguintes instruções:
- Em primeiro lugar, cozinhe 2 xícaras de caldo de legumes.
- 300 gramas de feijão são fervidos.
- Uma colher de sopa de azeite é aquecida em uma panela e, em seguida, uma terceira xícara de cebola picada e meia xícara de pimentão são fritas por 5 minutos.
- Adicione 1 colher de sobremesa de pimenta e um quarto de xícara de trigo sarraceno. Cubra tudo com uma tampa e cozinhe por 5 minutos.
- O caldo é colocado na mistura, adiciona-se feijão, um copo de milho, um copo de cenoura ralada e uma folha de louro. Tudo está cozido por 3 minutos.
- Alguns copos de água, um pouco de pimenta preta e vermelha e sal são colocados na sopa. Tudo é cozido por mais 15 minutos, complementado com legumes picados do caldo.
Após 2 minutos, você pode adicionar 2 colheres de sopa de suco de limão à sopa e retirar o recipiente do fogo.
Salada de feijão preto, pimenta e tomate
Para preparar uma salada saudável, você precisa de:
- pique 3 tomates, um ramo de aipo, pimentão;
- adicione 1,5 xícaras de feijão preto cozido à mistura;
- tempere a salada com uma mistura de 3 colheres de sopa de creme de leite, sal, pimenta e 100 gramas de molho de salsa.
Tempere o prato com molho antes de servir.
Sopa com feijão e linguiça
Prepare o prato de acordo com as instruções:
- O caldo de carne está sendo cozido.
- Numa panela aqueça o azeite, onde se frita 1 dente de alho e um cacho de cebolinha.
- Em seguida, adicione uma lata de milho, um quilo de tomate picado e 2 xícaras de caldo. O líquido é levado à fervura.
- Adicione 250 gramas de salame e 1 xícara de feijão cozido à sopa. Cozinhe tudo por mais 15 minutos em fogo baixo.
Depois de retirar a sopa do fogo, acrescente 2 talos de manjerona, pimenta e sal. No preparo desses pratos, deve-se usar apenas feijão pré-cozido.