O feijoeiro está incluído na lista das hortaliças cujos benefícios dificilmente podem ser superestimados. A composição proteica da cultura é próxima da do peixe e da carne. O vegetal é perfeitamente absorvido pelo organismo. Além do seu potencial nutricional, possui um poderoso efeito curativo utilizado na medicina popular e oficial. A planta despretensiosa ocupa o seu devido lugar em hortas e campos de empreendimentos agrícolas.
Características do feijão
Este vegetal surgiu pela primeira vez na América do Sul e se espalhou pelo mundo, adaptando-se às condições climáticas de um determinado país. Ao descrever o feijão comum, não se pode deixar de mencionar que esta planta é uma leguminosa. Esta família inclui um grande número de variedades e variedades, o que nos permite criar apenas um retrato aproximado e generalizado da cultura.
O caule é um tronco herbáceo, ereto ou trepador, cuja parte inferior se torna lenhosa com o tempo e se transforma em raiz principal e ramificada. Folhas par-pinadas e trifolioladas. Os racemos alongados são cobertos por flores em forma de borboleta, cuja cor depende do tipo de feijão.
Os frutos pendurados por muito tempo podem ser retos ou curvos e esconder de 2 a 8 sementes elípticas atrás das válvulas.
Tipos e variedades
São conhecidos cerca de cem tipos de feijão, que se dividem em grupos:
- Descasque (grãos). Apenas os grãos são comestíveis. É cultivada como cultura de mesa e forragem. É importante esperar até que as sementes amadureçam.
- Espargos (açúcar). Rico em vitaminas e proteínas. Não possui camada de pergaminho e fibras duras. Não só o feijão, mas também a vagem inteira é utilizada como alimento. Pode ser consumido fresco, como parte de saladas e pratos de vegetais. É importante não atrasar a colheita.
- Semi-açúcar. As fibras grossas devem ser removidas antes do uso.
- Branco. Dicas de culinária: use água moderada e não mexa o feijão. Uma pequena quantidade de proteínas e grande parte de ferro tornam este produto indispensável para pessoas com sobrepeso e idosos.
- Vermelho (encaracolado). Com vagens grossas e curvas e feijão vermelho. Indispensável na preparação de primeiros pratos, adequado para acompanhamentos e saladas.O rico conteúdo em vitaminas e fibras tem um efeito positivo nos sistemas nervoso e imunológico e melhora a condição da pele.
- Preto. Distingue-se pela cor preta, superfície sedosa do grão e sabor defumado com tonalidade adocicada. Bom em sopas, saladas, sobremesas e assados.
- Pimento. As vagens verdes, carnudas e suculentas com sementes tenras são consumidas inteiras. A presença de fibras e carboidratos complexos determina a inclusão do feijão na dieta alimentar.
- Decorativo. É usado para paisagismo - como se tivesse sido criado para isso. A cor das flores do feijão combina com a cor da fruta. Folhas de feijão formam sombra para gazebos e terraços.
Dividindo variedades por tempo de maturação:
- amadurecimento precoce;
- meio cedo;
- média;
- meia temporada;
- tarde.
A aparência serve como outro sinal de qualificação:
- arbusto;
- encaracolado;
- semi-encaracolado.
Variedades comuns de feijão vegetal que são populares entre os residentes de verão e jardineiros:
- Rainha Roxa. Período médio de maturação. Os frutos quase pretos atingem 15 cm e são resistentes a doenças virais e à seca.
- Melodia. Variedade de escalada precoce com vagens planas de 13 cm de comprimento.
- Guindaste. Variedade de vagem de baixo crescimento e frutos tenros, adequada para congelar e enlatar.
- Rei da manteiga. Distingue-se pelo alto rendimento e sabor requintado.
- Inferno, Rem. Olhar encaracolado. Destacam-se como grãos rosados com sabor de cogumelo.
- Yubileinaya 287. Variedade precoce de baixo crescimento com imunidade a doenças comuns.
- Dokuchaevskaia. Bush, resistente à seca, não sujeito a queda. Tem excelente sabor.
- Generoso. Amadurecimento precoce, frutificação grande. Adequado para preservação.
Depois de se familiarizar com os tipos e características do feijão, não será difícil escolher a variedade certa para você.
Cultivo de feijão
Seguindo as recomendações para o cultivo, você pode obter um depósito de microelementos, vitaminas e minerais sem ultrapassar os limites do seu local.
Preparação de sementes
Antes de semear as sementes, elas precisam ser classificadas, retirando as lentas, vazias e danificadas. A plenitude dos grãos é determinada mergulhando-os em água salgada - amostras inadequadas irão flutuar na superfície. Recomenda-se embeber a semente por 6 horas em água morna, 20 minutos em solução de manganês e 2 horas em solução de cinza de madeira. Em seguida, o feijão é lavado, levemente ventilado e só então plantado em solo úmido. Não é proibido o tratamento com fungicidas imediatamente antes do plantio ou colocação de curto prazo em solução de ácido bórico + amônio para prevenir o aparecimento do gorgulho-nódulo.
Datas de desembarque
A semeadura do feijão é feita em solo aquecido a 12 graus, até uma profundidade de 10 cm, a temperatura do ar não deve cair abaixo de +15 graus durante o dia e o risco de geadas noturnas já passou. As variedades trepadeiras que gostam de calor são plantadas uma semana depois das variedades arbustivas. A data exata é determinada pelas condições climáticas da região.
Requerimentos ambientais
A hortaliça cresce com sucesso quando a iluminação é encurtada artificialmente, cobrindo os canteiros com material opaco. Devido às poucas horas do dia (até 12 horas), a frutificação ocorre mais rapidamente e o rendimento aumenta. É importante seguir estas recomendações no início da estação de cultivo.
Muitas variedades modernas de seleção doméstica são neutras em relação à duração do dia.
Precursores do feijão
O feijão deve ser plantado depois do pepino, pimentão, berinjela, repolho ou tomate e não voltar ao mesmo local antes de três anos depois.Seria bom ter a colheita ao lado de batata, beterraba, cenoura, cebola e repolho. Mas a colheita mais rica é obtida quando se cultiva próximo ao pepino. Sob nenhuma circunstância o feijão deve ser plantado perto de leguminosas; isso atrairá mariposa ervilha, capaz de destruir plantações.
Preparação do solo
O vegetal responde ao preparo adequado do solo, que inclui:
- escolher um local seco;
- escavação do local no outono;
- aplicar quantidade moderada de fertilizantes orgânicos;
- calagem de solos ácidos;
- afrouxar a terra adicionando areia;
- polvilhar as cristas com cinza de madeira;
- angustiante primavera.
Apesar da despretensão, a cultura definha à sombra e em solos pantanosos.
Semeando feijão
Sementes de feijão dispostas em sulcos a uma distância de 20-25 cm, a uma profundidade de 3-5 cm. O intervalo entre linhas depende da variedade: 30-60 cm. No plantio de espécies trepadeiras e semi-escaladas, leve em consideração o local para suporte, que é instalado a 15 cm da planta. Essas variedades são frequentemente usadas para compactar outras hortaliças compatíveis com leguminosas ou são plantadas ao longo da cerca. O plantio misto beneficia as plantas, pois o feijão enriquece o solo com nitrogênio.
Para obter uma colheita antecipada, você precisa cultivar plantas em mudas. As mudas são plantadas em camalhões no final de abril na fase de duas folhas e cobertas com filme plástico.
Não se pode semear feijão em solo sem aquecimento, pois as sementes apodrecem na fase de desenvolvimento.
Cuidado
As medidas agrotécnicas incluem capinar, soltar, regar, fertilizar e, se necessário, desbastar e podar. Arbustos determinados precisam de menos atenção. As variedades trepadeiras e semi-escaladas respondem à alimentação regular.
Momento para regar o feijão
Uma planta que adora umidade não deve sofrer com a falta de água, especialmente durante a formação dos frutos.A rega é feita uma vez por semana, o principal é evitar que o solo resseque. Recomenda-se usar água morna e sedimentada.
Características do fertilizante
Durante a estação de cultivo, o feijão é alimentado três vezes:
- Quando aparece um par de folhas, são aplicados fertilizantes contendo fósforo e potássio na proporção de 20 g por metro quadrado.
- Logo no início da floração, as plantas necessitam de um aditivo na forma de cloreto de potássio: 15-20 g por metro quadrado ou um copo de cinza de madeira.
- Durante o período de maturação das lâminas, são aplicados novamente fertilizantes de fósforo e potássio.
O excesso de fertilizantes leva ao crescimento das copas e à diminuição do número de ovários.
Feijão-liga
Variedades trepadeiras de feijão precisam ser fixadas em treliças ou malhas com células grandes. Você pode esticar arame ou barbante entre os suportes. Às vezes, o método de plantio de ninho é usado, plantando feijão em torno de uma estaca com pedaços de barbante correndo em todas as direções, ao longo dos quais sobem as hastes.
Doenças e pragas
O feijão é suscetível a doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. O míldio, a antracnose, o mosaico de leguminosas e a podridão branca podem causar os maiores danos. Para prevenir doenças, o uso de medicamentos contendo cobre é eficaz. Das pragas de insetos, a cultura é mais frequentemente afetada por lesmas, que devem ser destruídas, as ervas daninhas removidas e o solo umedecido.
Gafanhotos, moscas-brotos, moscas brancas e pulgões são perigosos. Agentes químicos e biológicos servirão de proteção às plantas. Ajuda a atrair insetos benéficos (predadores) para o local, como o cavaleiro, o mosquito da bílis, a joaninha e o crisopídeo.O desenvolvimento de doenças é evitado pela neutralização de solos ácidos, processamento de sementes, cumprimento da rotação de culturas e queima de resíduos vegetais.
Colheita e armazenamento
Os frutos jovens são adequados para consumo in natura 14 dias após a floração. As vagens são cortadas com tesoura pela manhã. O armazenamento é possível em lata ou congelado. Quando uma cultura é cultivada para grãos, é preciso esperar até que os frutos sequem, cortar os caules, amarrá-los em cachos e pendurá-los para que as sementes amadureçam. Os grãos descascados são colocados em potes de vidro e lacrados. Os espécimes selecionados como sementes são armazenados na geladeira.
Para a conservação, o produto é utilizado fervido, embebido em água morna durante a noite antes do cozimento. Outras ações dependem da receita selecionada.
O feijão verde é congelado da seguinte forma:
- os frutos lavados são colocados sobre papel toalha para eliminar o excesso de umidade;
- os frutos são picados aleatoriamente;
- distribuído em pacotes;
- colocado no freezer.
Para preservar a cor verde, recomenda-se escaldar o feijão.
O feijão é um produto nutritivo e saudável, adequado para preparar acompanhamentos e incluído em diversos pratos. A despretensão desta hortaliça permite que até mesmo um jardineiro inexperiente obtenha uma rica colheita.