As propriedades benéficas das leguminosas são conhecidas por muitos residentes de verão que cultivam plantas em suas propriedades. Os horticultores se perguntam quais receitas de preparo do feijão para o inverno em pote são mais saborosas, retêm o máximo de nutrientes e ficam armazenadas por muito tempo. A resposta a esta pergunta às vezes é procurada durante anos. E os residentes de verão especialmente sortudos encontram o seu pela primeira vez.
- Propriedades benéficas e conteúdo calórico das leguminosas
- Preparação do ingrediente principal
- Deliciosas receitas com feijão para o inverno
- Receita clássica de feijão branco e vermelho enlatado
- Enlatado sem tomate
- Método de cozimento no próprio suco
- Com legumes, estilo mosteiro
- Com tomate
- Estufado com ervas
- Cozido
- Feijão picante com pimenta
- Em conserva
- Como armazenar potes de conservas
Propriedades benéficas e conteúdo calórico das leguminosas
Não é segredo que comer leguminosas traz muitos benefícios ao corpo humano. Comer uma pequena quantidade de feijão diariamente melhora a saúde.
Comer ajuda:
- melhorando a digestão;
- fortalecer o corpo, combatendo infecções;
- purificação do sangue;
- prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares;
- saúde do cabelo;
- rico em proteínas sem gordura.
- prevenir a ocorrência de câncer;
- redução dos níveis de colesterol no sangue;
- e as fibras e pectinas contidas no feijão removem os sais de metais pesados do corpo. Isto é especialmente verdadeiro para regiões com elevados níveis de poluição;
- proporcionando efeito antiinflamatório e diurético.
Os benefícios do consumo do feijão são determinados individualmente para cada pessoa, não devemos esquecer os perigos da cultura. Em particular, comer leguminosas não é recomendado para quem sofre de:
- nefrite;
- pancreatite;
- gota;
- ou várias doenças estomacais.
O valor nutricional do feijão depende da variedade, as médias gerais são as seguintes:
- quilocalorias – 14;
- proteínas – 1,5 gramas;
- gorduras – 0,1 gramas;
- carboidratos – 1,8 gramas;
- água – 83 gramas;
- amido – 6 gramas;
- mono e dissacarídeos – 1,6 gramas;
- ácidos orgânicos – 0,7 gramas;
- fibra alimentar – 0,1 gramas.
O feijão contém muitos minerais e vitaminas úteis. O conteúdo calórico do feijão enlatado é de 95 quilocalorias.
Preparação do ingrediente principal
Metade do sucesso depende de quão bem os feijões são cozidos. Regras básicas de preparação:
- os grãos devem ser classificados. É aconselhável selecionar a mesma variedade, pois grãos diferentes são cozidos de maneira diferente;
- à noite fica embebido em água, pode salgar. Aí de manhã vai cozinhar mais rápido;
- Cozinhe até ficar cozido, pois o feijão mal cozido pode causar intoxicação.
Não é necessário fazer nada de especial no preparo do feijão, mas com o passar dos anos vão se desenvolvendo algumas nuances que são relevantes dentro da mesma família.
Deliciosas receitas com feijão para o inverno
As condições do lar contribuem ativamente para o preparo de receitas simples, saudáveis e muito saborosas com feijão para o inverno. Cada dona de casa seleciona os métodos de preparo dos frutos da colheita a seu critério e de acordo com as preferências de sua família. Mas existem receitas melhores que são populares em quase todas as famílias.
Receita clássica de feijão branco e vermelho enlatado
As donas de casa geralmente preferem os clássicos - uma receita testada ao longo dos anos parece confiável. Levará um pouco de tempo e esforço para prepará-lo. E os ingredientes para isso estão sempre à mão. Usado na culinária, tinto ou feijão branco, dependendo da preferência pessoal.
Componentes:
- feijão – 1 quilo;
- água – 3,5 litros;
- sal e açúcar - 120 gramas cada;
- vinagre – 3 colheres de chá;
- especiarias - a gosto.
Ao usar frutas recém colhidas, deixe o feijão de molho por 1 hora.
É melhor encher o produto seco com água e deixar durante a noite. Os grãos são primeiro classificados e classificados. Decorrido o tempo especificado, o líquido onde estavam os grãos é drenado e água limpa é despejada no recipiente. Eles pegam todo o volume de líquido especificado, salgam, acrescentam açúcar e todos os temperos que a família preferir. Leve ao fogo e cozinhe até que o feijão esteja pronto.
Em seguida, adicione vinagre para conservar, deixe cozinhar mais um pouco e coloque quente em potes. Enrole e vire sobre as tampas, cubra com algo quente por cima.Mantenha assim até esfriar completamente.
Esta preparação é utilizada na preparação de qualquer prato ou na sua forma pura como aperitivo.
Enlatado sem tomate
A conservação desta forma permitirá que você experimente no inverno, criando obras-primas culinárias com esta preparação.
Componentes:
- feijão – 2 quilos;
- cebola – 0,4 quilograma;
- cenouras – 0,4 kg;
- pimentão – 0,4 quilograma;
- sal, açúcar e especiarias - a gosto;
- óleo vegetal.
O feijão é cozido até ficar meio cozido. Todos os vegetais são lavados, descascados, cortados em tiras e salteados em óleo vegetal. Misture todos os ingredientes, sal, acrescente o açúcar granulado e os temperos. Cozinhe até que o feijão esteja pronto. É colocado quente em recipientes previamente esterilizados. Enrole e embrulhe em local aquecido até esfriar.
Método de cozimento no próprio suco
Este método de preparação de feijão é denominado natural ou “comprado em loja”. É muito fácil de preparar.
Componentes:
- 1 quilo de feijão;
- sal - a gosto;
- água – 5 litros.
Os grãos são separados, todos os espécimes suspeitos são selecionados e enchidos com água fria por 10-12 horas. Se possível, troque a água várias vezes.
Passado o tempo, enxágue o feijão com água e leve ao fogo baixo. Ferva por uma hora.
Não é possível salgar imediatamente, senão o feijão ficará duro.
Depois, quando a água ferve um pouco, o conteúdo é salgado e cozido até o fim. Quando quentes, são colocados em potes, tapados com tampas e encaminhados para esterilização. O tempo depende do tamanho dos contêineres.
Terminada a esterilização, os frascos são torcidos e embrulhados até esfriarem completamente.
Com legumes, estilo mosteiro
Preparar os frutos da colheita segundo esta receita não leva muito tempo.Além disso, o resultado surpreende até um gourmet sofisticado: o preparo fica excelente, basta lamber os dedos.
Componentes:
- feijão - pote de 700 gramas;
- 1 quilo de pimenta;
- 0,6 quilo de cebola;
- 0,5 quilo de cenoura;
- 2,5 quilos de tomate ou 2 litros de suco;
- 2-3 cabeças de alho;
- 150 mililitros de óleo;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 3 colheres de chá de açúcar granulado;
- vinagre – 1 colher de sopa.
Pré-molhe o ingrediente principal. Como precisa inchar, isso reduzirá o tempo de cozimento.
Após 7-8 horas, os grãos são lavados e cozidos em fogo baixo. Cozinhe até ficar meio cozido. Recomenda-se trocar a primeira água e depois adicionar um pouco de sal.
Enquanto ferve, prepare os legumes, descasque-os e lave-os. Eles cortam a seu critério, conforme a preferência da família.
Todos os ingredientes, exceto o feijão e o tomate, são misturados e levados ao fogo, cozinhe por cerca de 20 minutos, enquanto isso moa os tomates em um moedor de carne. Adicione à preparação e continue cozinhando por 10-15 minutos.
Por fim, adicione o feijão; o líquido com que foi cozido é derramado. Despeje o açúcar e o alho picado aleatoriamente. Deixe a mistura ferver bem, mexendo bem e evitando queimar.
Em seguida, despeje o vinagre e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos. A peça de trabalho está pronta. Enquanto estiver quente, tudo é embalado em potes e enrolado. Coloque sob um cobertor até esfriar completamente.
Com tomate
A variedade de receitas é incrível. Existe um método de cozimento que vai agradar a todos na casa. Você só precisa não ter medo de experimentos.
Componentes:
- feijão – 1 quilo;
- tomate – 3 quilogramas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- especiarias - a gosto.
Como nas receitas anteriores, o ingrediente principal fica de molho por 8 a 10 horas. Depois disso, deixe cozinhar até terminar.
Os tomates da receita são usados sem casca. Um método simples irá ajudá-lo a removê-lo: escalde o vegetal com água fervente e a casca sairá facilmente. Os tomates prontos são torcidos com um moedor de carne.
Salgue o líquido preparado, coloque o açúcar granulado e todos os temperos e leve ao fogo. Ferva a mistura em fogo baixo por 30 minutos, mexendo sempre.
Não deixe o preparo queimar, pois isso estragará o sabor do prato acabado.
Passado o tempo, adicione o feijão e cozinhe por 10-15 minutos. Quando pronta, a mistura é colocada em potes ainda quente. Enrole e guarde para armazenamento. Selar os frutos da colheita segundo esta receita não é nada difícil.
Estufado com ervas
Esta preparação irá agradar a todos os amantes de vitaminas. Para isso é preciso preparar as próprias verduras e o feijão. O resto dos ingredientes estão à mão.
Componentes:
- feijão – 1 quilo;
- tomate – 1 quilograma;
- 1 ramo de endro e salsa;
- sal – 100 gramas;
- pimenta - a gosto.
Mergulhe o ingrediente principal em água por várias horas. Quanto mais custar, menos tempo levará para cozinhar. Cozinhe até que o feijão fique macio e quebre facilmente ao meio.
Pique os tomates usando qualquer método conveniente. Adicione um pouco de sal e pimenta. Pique as verduras finamente. Coloque os tomates torcidos no fogo e deixe ferver. Adicione as verduras e ferva por 5-10 minutos. O recheio está pronto.
Os feijões cozidos são colocados em recipientes; os potes não estão cheios. Deixe 4-5 centímetros até o topo e despeje a mistura fervente sobre ele.
Os frascos acabados são colocados em um recipiente para esterilização.A duração do processo é de 1,5 horas. Quando prontos, os potes são retirados, enrolados e armazenados.
Cozido
Existem muitas maneiras de colher os frutos da colheita. Além de ferver e marinar, faz-se feijão cozido. É rápido de preparar e conserva por muito tempo.
Componentes:
- 500 gramas de feijão;
- 250 gramas de tomate;
- 1 cebola;
- vinagre – 1 colher de sopa;
- sal - a gosto.
O feijão é fervido até ficar meio cozido. As cebolas descascadas são cortadas em meias argolas e fritas em óleo vegetal até dourar. Em seguida, são adicionados tomates picados aleatoriamente.
Misture tudo e coloque em uma assadeira própria para assar. Ajuste a temperatura no forno e leve a mistura para lá por aproximadamente 20 minutos. Adicione ácido acético 3-4 minutos antes do final do cozimento. Deixe no forno até o final do tempo.
Quando estiver bem quente, coloque em potes, enrole e coloque sob uma manta até esfriar completamente.
Feijão picante com pimenta
Para enrolar esse método você vai precisar de pimenta picante, cada dona de casa define a quantidade de forma independente, dependendo da preferência pessoal.
Componentes:
- 5 xícaras de feijão;
- 25 pedaços de pimentão;
- 7 cebolas;
- 2-3 pimentas;
- alho – 1-2 cabeças;
- óleo de girassol;
- sal – 50 gramas;
- açúcar granulado – 200 gramas;
- vinagre 9% - 100 mililitros.
O feijão é cozido até ficar macio. Corte a cebola em cubinhos, deixe 2 crus e frite o restante até dourar.
Pimentas também são cortadas em cubos. Os doces são cortados um pouco maiores. Combine os pimentões e frite-os em óleo. O alho descascado é ralado.
Os tomates são esmagados da maneira que for conveniente. Despeje em um recipiente e adicione todas as cebolas e pimentões.Deixe ferver e cozinhe por 10 minutos.
Depois disso, coloque o feijão e o alho. Sal, adicione açúcar. Deixe ferver, despeje o vinagre e, após ferver 5 minutos, desligue.
Quando quentes, são acondicionados em potes, enrolados e embrulhados em uma manta quente.
Em conserva
Existem muitas maneiras de conservar os frutos da colheita. Cada dona de casa escolhe um método que lhe seja conveniente. É importante seguir a receita, e um delicioso lanche fará as delícias da sua casa em pleno inverno.
Componentes:
- feijão – 1-2 quilogramas;
- Vinagre 70% – 1 colher de chá;
- sal e açúcar - 40 gramas cada.
Os grãos são separados e embebidos. Coloque em fogo baixo. Após ferver, adicione sal e açúcar. Monitore a prontidão dos grãos. Antes de terminar adicione ácido acético e deixe ferver.
A mistura finalizada é colocada em potes e enrolada. Para consolidar o resultado, embrulhe em uma manta e deixe em temperatura ambiente até esfriar completamente.
Como armazenar potes de conservas
Qualquer dona de casa quer preservar seus preparativos. Para isso, ela tenta seguir rigorosamente a receita e a esterilidade no trabalho. Mas isto não é o suficiente. Para que as torções sejam bem armazenadas, é necessário manter o regime de temperatura no local onde os estoques são armazenados.
A temperatura ideal é de 0 a +15 ⁰С. Considerando que a umidade não deve ser superior a 80%. Observando esses indicadores, o produto acabado fica armazenado por 1 ano ou mais.
Preparar feijão para o inverno não é nada difícil. Os frutos da colheita prontos reduzem significativamente o tempo de preparação dos seus pratos preferidos com eles.