Uma das culturas hortícolas mais úteis e fáceis de manter é o feijão. Mas os jardineiros muitas vezes percebem que os insetos aparecem gradualmente na colheita. Isso não acontece apenas pelo armazenamento inadequado da cultura, o aparecimento de insetos no feijão também pode ser devido à sua colheita irracional. Entre os principais pragas de leguminosas Eles secretam pulgões, gorgulhos, moscas dos brotos, gorgulhos dos nódulos das raízes, moscas brancas e mariposas. Para eliminar a possibilidade de sua ocorrência, todo veranista precisa conhecer as medidas de prevenção e combate.
- O que fazer se houver insetos no feijão?
- De onde vêm os insetos até nós?
- Que mal eles causam?
- Como lutar?
- Como guardar o feijão para o inverno?
- Onde e em que o feijão deve ser armazenado?
- Como se preparar para armazenamento?
- Pragas
- Grão de feijão
- Broto mosca
- Lesmas
- Pulgão
- Doenças
- Oídio
- Antracnose
- Podridão branca
- Podridão da raiz
- Mancha bacteriana
- Mosaico de feijão
- Medidas de proteção
- Preventivo
- Ativo
- Químico
O que fazer se houver insetos no feijão?
Antes de tomar medidas drásticas para combater os bugs, você precisa descobrir por que eles começaram. A viabilidade de um ou outro método de lidar com eles dependerá disso.
Você também precisa descobrir que tipo de praga está afetando a colheita. Isso é necessário para selecionar um produto que seja mais eficaz contra um determinado inseto.
De onde vêm os insetos até nós?
Muitas donas de casa que mantêm a casa limpa com cuidado muitas vezes se perguntam: por que há insetos no feijão? Na maioria das vezes, os insetos aparecem devido ao fato de os padrões sanitários serem mal observados nas fábricas. Tais consequências podem ser causadas pela negligência no tratamento térmico e pela violação das regras de armazenamento. É por isso que os feijões vendidos nas lojas podem inicialmente conter pragas.
Os besouros também podem aparecer nos feijões, migrando de produtos vizinhos para eles. Na maioria das vezes, os insetos passam para os feijões feitos de farinha e amido.
Que mal eles causam?
Os insetos que apareceram no feijão passam a comê-lo ativamente, preenchendo o espaço vago com os produtos de sua própria atividade vital. Devido aos danos à estrutura do feijão, ele torna-se impróprio para posterior semeadura. Além disso, esses grãos perdem suas propriedades benéficas e nutricionais, por isso são estritamente proibidos de serem consumidos.
Como lutar?
Os métodos de controle de pragas do feijão incluem o preparo adequado da safra colhida para armazenamento e a garantia das condições corretas para a preservação do feijão. Para fazer isso, você precisa saber a temperatura ideal, o nível de umidade e o método de calcinação dos grãos.
O que fazer se os insetos já estiverem infestados na lavoura? Infelizmente, tal produto torna-se impróprio para consumo e posterior plantio, por isso deve ser jogado fora.
Para evitar a contaminação das culturas, é necessário conhecer as regras de controle das principais pragas. Você pode lidar com o gorgulho do feijão tratando as plantas com Metafox e Decis antes da floração. O tratamento repetido é feito 10 dias após o primeiro.
Se as plantas anteriores foram afetadas pela mosca dos brotos, da próxima vez será necessário realizar as seguintes etapas preparatórias:
- remova todas as ervas daninhas do local;
- organizar a semeadura no período inicial: a uma temperatura do solo de 10 graus;
- se for utilizado esterco, ele deve ser enterrado no solo;
- Antes da semeadura, os grãos devem ser embebidos em estimulador de crescimento.
Para proteger as plantas das lesmas, o solo ao redor do plantio deve ser coberto com caules secos de urtiga. Eles espantarão as pragas e a colheita será preservada.
Para combater os pulgões, é necessário borrifar as plantas com uma solução de sabão. Você também deve regar as plantações com fertilizante feito de urtiga.
Como guardar o feijão para o inverno?
Para eliminar a possibilidade de destruição de toda a cultura do feijão, ele deve ser armazenado corretamente. Neste caso, a temperatura de armazenamento deve ser mantida entre 5 e 10 graus. Este regime garante que as larvas do gorgulho não serão capazes de se desenvolver na cultura colhida. A umidade não deve exceder 50%.
Onde e em que o feijão deve ser armazenado?
Pelo fato do feijão precisar ser mantido frio, a geladeira é considerada o único local ideal até esse momento. Se os grãos estiverem secos, podem ser colocados em um saco de linho natural e depois colocados no compartimento de vegetais ou na porta.
Para se proteger tanto quanto possível do aparecimento de pragas, é necessário colocar dentes de alho com casca e sementes de endro ao lado do feijão. Essas adições repelem as pragas. No inverno, o feijão pode ser transferido para a varanda.
Como se preparar para armazenamento?
Como o besouro do feijão penetra no feijão na fase de maturação, antes de armazenar a safra colhida, ela deve ser preparada. Antes da postura, os grãos devem ser separados e secos. Para isso, devem ser levados ao forno pré-aquecido a 80-90 graus por 5 minutos. Após esse tratamento térmico, os grãos perdem a capacidade de germinar, por isso esses grãos devem ser consumidos. Muitos residentes de verão afirmam fornecer mais tempo vida útil do feijão, ele deve ser separado dos frutos.
Pragas
Na maioria das vezes, o feijão é afetado pelo gorgulho do feijão, mosca do broto, lesmas e pulgões. Portanto, o veranista precisa conhecer as características e os motivos do aparecimento dessas pragas na lavoura.
Grão de feijão
Essa praga afeta as culturas de feijão em todas as regiões, mas aparece com mais frequência nos territórios do sul, que possuem clima quente. A praga é um pequeno besouro cujo tamanho varia de 2 a 5 milímetros. Seu corpo é caracterizado por uma forma oval e uma concha preta. Existem listras cinza-amareladas nas costas. O gorgulho do feijão pode voar longas distâncias e também sobreviver sem comida por 3 meses.
O gorgulho do feijão é um inseto que gosta de calor e não tolera o frio.Se a temperatura ambiente cair abaixo de zero, a praga morre.
Broto mosca
Esta praga se distingue pela cor cinza, com listras escuras no dorso. Seu comprimento pode chegar a 5 milímetros.
O inseto põe ovos no solo em abril ou maio. Se o tempo estiver úmido, as larvas eclodem dos ovos após 9 dias. Se as condições climáticas estiverem secas, os ovos morrem. As larvas sobreviventes penetram nos grãos através da membrana mais fina na área de formação dos brotos.
Lesmas
O aparecimento dessas pragas é detectado quando são detectados vestígios de muco. Durante o dia, as lesmas se escondem na sombra e à noite vão em busca de alimento. Eles morrem se a temperatura cair abaixo de 7 graus.
Pulgão
Esta praga é de tamanho pequeno, não ultrapassando 5 milímetros. Estabelece-se em novos brotos e lâminas foliares inferiores. Esses insetos se alimentam da seiva das plantas, portanto, tal exposição pode levar não apenas à morte da colheita, mas também de toda a planta.
Doenças
Além das pragas, o feijão também pode ser destruído por doenças. Existem vários motivos pelos quais o feijão fica preto. Para entender isso, é preciso conhecer as principais características das doenças dessa cultura.
Oídio
Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de uma camada esbranquiçada nas folhas e caules da planta. Gradualmente, as áreas afetadas ficam amarelas.
Antracnose
Esta patologia se distingue pelo fato de se formarem manchas marrons nas folhas, frutos e caules. As folhas secam e formam-se feridas cor de vinho nos frutos.
Podridão branca
Afeta caules e frutos. As áreas infectadas tornam-se moles e gradualmente ficam brancas. O apodrecimento leva à morte do plantio.
Podridão da raiz
Uma camada rosada esbranquiçada aparece nas raízes.Os feijões ficam atrofiados e morrem gradualmente.
Mancha bacteriana
Sob a influência desta patologia, a planta fica preta. Primeiro, aparecem manchas que se fundem com o tempo. Gradualmente, o plantio desaparece.
Mosaico de feijão
Com esta doença, as folhas ficam com cores variadas. Gradualmente, as folhas enrugam e a planta murcha.
Medidas de proteção
Para proteger as plantas dessas doenças, é necessário livrar-se das pragas, que muitas vezes se tornam suas portadoras. Você também deve fornecer condições ideais de crescimento para o plantio e manter a umidade no nível exigido.
Preventivo
Se um morador de verão tem medo de que o feijão seja afetado por pragas, ele deve prevenir sua ocorrência. Na maioria das vezes, basta usar remédios populares que recomendam cobrir o solo ao redor das plantas com urtigas secas. Você também pode regar as plantações com caldo de alho, que também repelirá as pragas.
Ativo
Durante o crescimento da cultura, o jardineiro é obrigado a monitorar a oportunidade de desenvolvimento e o estado da leguminosa. Isto é necessário para identificar a presença de uma praga ou doença numa fase inicial. O tratamento oportuno salvará não apenas a planta, mas também a colheita.
Químico
Se um jardineiro encontrar vestígios de danos nas plantações de feijão por pragas ou doenças, é necessário começar a combatê-los com urgência. Uma forma eficaz nesta fase é tratar as plantas com produtos químicos. Antes de utilizá-los, é necessário determinar com precisão a praga ou doença que afetou o feijão.