As raças agrícolas mais jovens de animais produtores de leite são representadas pela raça de vacas vermelhas e heterogêneas. Eles foram o resultado do cruzamento das raças Holandesa Simental e Vermelha e Branca. O objetivo do melhoramento é valorizar as características de cada representante. A raça foi oficialmente incluída no Stud Book em 1998. O trabalho de seleção ainda está em andamento.
- Origem
- Aparência e produtividade da raça vermelha e branca
- Vantagens e desvantagens
- Sutilezas de manter e cuidar dos animais
- Parque infantil de verão
- Arranjo das instalações
- Condições de detenção
- Limpeza regular de barracas e equipamentos
- Preparando-se para ordenha
- Planejamento de dieta
- No verão
- no inverno
- Água
- Nuances de criação
- Doenças, sua prevenção e tratamento
Origem
Como espécie independente, a vaca vermelha e branca existe há pouco mais de 20 anos. Para melhorar o desempenho de cada raça, criadores genéticos cruzaram touros Simental com vacas Holandesas durante 20 anos, melhorando e consolidando constantemente os resultados obtidos.
Oficialmente, as vacas vermelhas e brancas foram reconhecidas em 1998, o que foi confirmado pela inclusão da raça no livro genealógico. Esta raça é muito popular tanto entre agricultores amadores como entre grandes explorações agrícolas.
Aparência e produtividade da raça vermelha e branca
Características da raça:
Chifres | Curto |
Cabeça | Enorme |
Caixa torácica | Profundo e amplo |
Tronco | Longo, proporcional ao resto do corpo |
Espartilho muscular | Praticamente não desenvolvido |
Sistema esqueletico | Forte, amplo |
Casaco | Vermelho curto, brilhante e brilhante |
Embora a cor seja chamada de vermelha, a cor natural é marrom, com grandes manchas brancas distribuídas de forma irregular. Peso da vaca adulta chega a 700kg. A altura na cernelha aos 2-3 anos é de 142-146 cm.Os animais são pouco musculosos, mas os músculos existentes são fortes e elásticos. Vale a pena prestar atenção ao escolher e posteriormente comprar gado.
A raça vermelha e branca é valorizada não apenas como raça leiteira, mas também como raça de carne. O rendimento da carne bovina de um touro jovem é de 55,8%, de uma vaca – 54%.Para obter tais valores, é necessário criar corretamente uma dieta para vacas e ajustá-la de tempos em tempos.
Vantagens e desvantagens
A raça Holstein Red-and-White tem muitas vantagens:
- Alta produção de leite com dieta adequada.
- Longo período reprodutivo.
- Os animais adaptam-se rapidamente a quaisquer condições climáticas.
- Os jovens desenvolvem-se rapidamente.
- O gado é despretensioso na alimentação.
- O úbere da maioria dos representantes desta espécie tem formato de taça, o que é ideal para ordenha manual e mecânica.
A raça de vacas vermelhas e brancas não tem desvantagens.
Sutilezas de manter e cuidar dos animais
O nível de cuidados e as condições de vida afetam diretamente indicadores como a produção de leite. Para que as vacas se sintam o mais confortáveis possível, as condições sazonais devem ser levadas em consideração.
Parque infantil de verão
Durante o verão, os animais devem poder caminhar 24 horas por dia. Um piquete cercado ou parte de um campo é adequado para isso. Seu tamanho deve ser calculado com base no número de vacas do rebanho - devem ser alocados pelo menos 22 metros quadrados por cabeça. m. Deve ser instalado um abrigo onde os animais possam se esconder dos ventos fortes, da chuva ou do sol escaldante. Deveria haver água e comedouros especiais disponíveis em domínio público.
Arranjo das instalações
A sala do celeiro deve ser feita de tijolos. Para que mantenha uma temperatura confortável no inverno, é necessário cuidar do isolamento e protegê-lo das correntes de ar. A sala deve ser tratada com agentes especiais de combate a incêndio. Os pisos são de madeira. A ventilação deve garantir a circulação constante de ar dentro da sala.
Condições de detenção
A temperatura do ar no celeiro deve oscilar entre +7...+21 graus, a umidade do ar não deve exceder 65%. Se durante a estação quente a temperatura ambiente ultrapassar o valor superior, a produção de leite do gado pode diminuir.
Para uma boa produtividade, os animais devem ter longas horas de luz do dia. Isto pode ser conseguido graças a grandes janelas e iluminação artificial funcional.
Limpeza regular de barracas e equipamentos
As baias das vacas devem ser limpas duas vezes ao dia – de manhã cedo e tarde da noite. Baldes individuais, bebedouros e comedouros de plástico devem ser cuidadosamente tratados para remover restos de comida e outros contaminantes. Uma vez por semana a cama é parcialmente substituída e uma vez por mês é atualizada “para zero”. Uma vez a cada seis meses, as instalações são cuidadosamente limpas com desinfetantes.
Preparando-se para ordenha
Antes da ordenha, é necessário preparar tanto a área do animal quanto a própria vaca. Você precisa remover toda a sujeira do box e adicionar roupa de cama, se necessário. Depois disso, é necessário fazer uma massagem - tirar o pó e a sujeira da vaca, mexer e fixar o rabo, limpar o úbere com água morna e um pano limpo, secar e massagear bem todos os lóbulos.
É muito importante que as mãos e as roupas de quem ordenha estejam limpas e cheirosas.
Planejamento de dieta
A nutrição depende de vários fatores - a época do ano, a região onde as vacas vivem, a idade da vaca e o seu período de vida.
No verão
No verão, dá-se preferência a alimentos verdes suculentos. Para 1 animal adulto deve haver pelo menos 8 kg de forbs e 13 kg de beterraba. A dieta inclui melões. Em média, 1 vaca adulta come cerca de 80 centavos de ração por ano.É importante garantir que as vacas saiam para pastagens verdes bem alimentadas. Comer grama com avidez pode causar inchaço, diarréia e cólicas.
no inverno
No inverno, o gado deve receber os seguintes tipos de ração: suculentas, volumosas, concentradas. Por 100 kg de peso vivo há cerca de 1,8 kg de ração. Durante o dia, a vaca deve receber feno de capim de trigo, forbs, silagem e silagem, além de ração mista para produção de leite. É muito importante garantir que o horário de alimentação não mude. Desvios são permitidos dentro de 8 a 12 minutos. Interrupções na sua rotina alimentar podem reduzir drasticamente a produção de leite.
Água
1 adulto deve beber pelo menos 45 litros de água limpa por dia. Se a vaca estiver grávida, esse número dobra. A água fria pode causar problemas de estômago e intestinos, por isso, antes de beber, a água é aquecida à temperatura ambiente.
Nuances de criação
O período de maturação das vacas dura de 12 a 15 meses. Depois disso, você pode obter descendentes deles por 12 a 14 anos. O peso do animal deve ser de no mínimo 320 kg, caso contrário a prole ficará fraca e não sobreviverá.
O estro em vacas vermelhas e brancas ocorre uma vez a cada três semanas. No inverno dura de 8 a 10 horas, nos meses de verão - de 11 a 12 horas. Caso haja necessidade de recurso à inseminação artificial, esta deve ser feita duas vezes - diretamente durante o estro e 10 horas após o seu término.
Doenças, sua prevenção e tratamento
O principal problema enfrentado pelos agricultores que criam vacas vermelhas e brancas são as doenças do úbere. Isto é especialmente comum durante o parto. O úbere da vaca está inchado, hiperêmico, sua temperatura é ligeiramente superior à temperatura geral do animal.
As fissuras que surgem em decorrência de cuidados inadequados com os animais e violações da tecnologia de ordenha são tratadas com cremes gordurosos especiais, por exemplo, “Burenka”, “Zorka”.
Se a baia do animal for mal ou raramente limpa, microrganismos patogênicos se acumulam na cama, provocando inflamação e numerosos furúnculos. Devem ser tratados com solução alcoólica de iodo e ASD 3 frações na diluição 1:4.